Apple perde tentativa de eliminar marca my|phone nas Filipinas

27 Comentários

A gigante de Cupertino estende a sua ação por todos os cantos do mundo e o branding é coisa séria. Agora foi a vez de tentar impedir que uma operadora Filipina continuasse a comercializar dispositivos com o nome my|phone… mas perdeu o caso.

As razões são fáceis de entender e nem sempre o poder e o dinheiro se sobrepõe ao direito adquirido.

myphone_iphone


A Apple perdeu um caso de registo de marca nas Filipinas que iria obrigar uma fabricante local a deixar de vender os seus dispositivos no país com o nome de “my|phone”.

Estes telefones são produzidos por uma empresa que se chama Solid Broadband que foi a primeira marca a produzir telemóveis nas Filipinas, isto já em 2007. Na altura, a empresa tinha apenas 3 modelos. Actualmente, são mais de 40 modelos que estão no mercado e têm tido uma aceitação forte neste país.

MyPhone-Rio-LTE

Quando a empresa Solid Broadband tentou registar o nome “my|phone” nas Filipinas, a Apple opôs-se referindo que o nome era facilmente confundido com iPhone, por ser muito similar em termos fonéticos e que iria gerar confusão no consumidor. Enquanto a Agência de Propriedade Intelectual das Filipinas avaliava o pedido da Apple, o seu director tecia fortes criticas à empresa de Cupertino.

Nathaniel Arevalo disse que a gigante americana “tentava reclamar território que não lhe pertencia”. O director do organismo referiu então que “não haveria confusão alguma entre a marca my|phone (da empresa Solid) com a marca iPhone (da empresa Apple).”

A Apple tem agora 30 dias para recorrer da decisão (após receber o documento com esta decisão do organismo). Caso a Apple não recorra ou expirem os 30 dias, o caso fica encerrado.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Nogueira
    Bruno Nogueira

    my|phone e iPhone iguais? Tá…
    Não sei onde está a semelhança mas pronto, nada a que o mundo já não esteja habituado a ver.

    1. Avatar de D!
      D!

      A questão é o nome

      1. Avatar de Darkvoid
        Darkvoid

        sim realmente o nome não tem nada a ver. Não é suficientemente parecido nem sequer soa igual.

        Só mesmo a apple para se lembrar disto!

  2. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Agora vão fazer um choradinho ao presidente, e ai logo arranjão umas armas de destruição maciça invade-se as Filipinas e acaba-se com o My Fhone, e assunto resolvida e os tribunais para próxima já sabem o que é Americano tem sempre rasão, ; )

    1. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      Não há como dizer o contrário, de que my phone não é parecido com i phone…

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Sim porque o Meu Telefone é propriedade da Apple.

  3. Avatar de Hélder
    Hélder

    A Google foi processada na União Europeia por tirar da Store uma App de privacidade (que está disponível no iOS e WP)…

    Ninguém fala?

        1. Avatar de int3
          int3

          “The complaint argues that Google’s decision last year to remove Disconnect’s app from the Google Play store was an abuse of its “dominant position on Android, the Play Store, and Chrome mobile.””
          lê bem.

          1. Avatar de Hélder
            Hélder

            Sim…

            Empurrar para o lado uma app que lhes tira a oportunidade de fazer tracking de ti?

            Espetáculo!

          2. Avatar de Gustavo
            Gustavo

            Pois, aquilo corta-lhes o tracking e os anúncios, já não interessa para nada…

          3. Avatar de Gustavo
            Gustavo

            Pois, aquilo corta-lhes o tracking e os anúncios, já não interessa para nada…

    1. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      Isso… isso já não interessa…

  4. Avatar de Pff
    Pff

    Globalização à força… Nem querem deixar uma marca completamente desconhecido de um país em desenvolvimento crescer… Vergonha Apple!

  5. Avatar de Tiago
    Tiago

    Apple na sua estupidez mais normal… aliás, a estupidez é tão grande neste campo e já é tão normal, que nem sei como é que a própria apple não regista uma patente e lança um produto seu com o nome IStupid… devia se fartar de vender a si mesma e aos seus idvogados tão IStupid como eles próprios. É apple e basta! Se a estupidez pagasse impostos, só em Portugal o que a Apple pagaria nos referidos, dava para pagar todo o défice público e ainda sobravapara os políticos roubarem.

    1. Avatar de Hélder
      Hélder

      ^ nunca utilizou um produto Apple.

      1. Avatar de pedro
        pedro

        Eu já usei e não valem o dinheiro. Tal como muitos androids que não valem o que é pedido. (E isto só falando de smartphones, porque a história repete-se nos computadores, por exemplo.)

  6. Avatar de Joao
    Joao

    costumo cobrar a pessoas 10euros por mexer no meu iphone por 5mins, ate fazem fila.

    1. Avatar de Pintor
      Pintor

      Esta boa 🙂

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Devem ser mais uns tantos que, ou não têm onde gastar o dinheiro, ou são mesmo muito bem enganados… porque a outra alternativa é tu seres um grande mentiroso com essa dos 10 euros para deixar mexer…. ahahahahahaha… 10 euros para mexer nisso? É só um smartphone, ou qualquer outro pseudo-nome estúpido típico da apple que gosta de imaginar nomes supostamente bonitos começados em I.

      1. Avatar de g23423
        g23423

        ha pessoas que nao deviam usar a internet, tu es uma delas 😀

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      10€ enquanto te enr…… e mexem no iphone!

      1. Avatar de José
        José

        tu nao tens iphone, e ficas com a outra parte….

  7. Avatar de JN
    JN

    Em Portugal podíamos lançar o AiFone!
    Era capaz de fazer sucesso.
    Com SO Malandroid, vendido em qualquer parque de estacionamento de hipermercado ou de uma qualquer estação de serviço duma qualquer auto-estrada…
    Obviamente as vendas seriam sempre feitas por um agente autorizado cujo primeiro nome seria Lelo…

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Comos as Ardidas,mas para meninos bem.

  8. Avatar de g23423
    g23423

    frustrados 😀