Microsoft irá dar suporte SSH para sistemas Windows

37 Comentários

A Microsoft anunciou hoje que irá contribuir para o projecto OpenSSH activando-o no serviço PowerShell e desta forma transformando-o num cliente SSH nativo.

Como sabemos, no sistema operativo da Microsoft é já uma tradição usar aplicações externas, como o PuTTY, para remotamente gerir estes protocolos Unix, a partir de clientes Windows, mas isso parece ter os dias contados.

pplware_powershell00


Esta é a terceira vez que a Microsoft tenta suportar SSH na sua PowerShell, nas duas vezes mais recentes foram interrompidas devida a um choque de culturas entre a gestão e as equipas envolvidas, agora, segundo um post escrito por Angel Calvo, engenheiro da equipa responsável pela PowerShell, no blog MSDN, a empresa parece estar de acordo.

pplware_powershell01

Ainda segundo Calvo, um dos pedidos mais frequentes que a equipa da PowerShell recebia era a incorporação do SSH no Windows, quer como cliente quer como servidor. Com a chegada desta nova funcionalidade, que combina a PowerShell e o SSH, existirá uma solução mais robusta e segura para automatizar e gerir, remotamente, os sistemas Linux e Windows.

Ainda não há, contudo, uma data definida para quando esta nova situação terá início ou para quando a PowerShell irá aceitar comandos SSH, mas o futuro parece brilhante para o Windows & SSH.

Mais detalhes podem ser consultados neste post no blog MSDN.com lançado hoje.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Ribeiro
    Miguel Ribeiro

    Finalmente!!

    1. Avatar de Yuri da Silva
      Yuri da Silva

      É, depois de 20 anos…

      1. Avatar de asdvbnn
        asdvbnn

        mais vale tarde que nunca 😀

  2. Avatar de Cartolas
    Cartolas

    Não tenho qualquer dúvida que todos os dias a microsoft soma pontos na consideração de muita gente. Incluindo a minha pessoa.

    1. Avatar de Hugo Rodrigues
      Hugo Rodrigues

      +1

  3. Avatar de YUPYUP
    YUPYUP

    Obrigado Microsoft!

  4. Avatar de str
    str

    Sem duvida boa noticia esta ferramenta da muiiito jeito.
    Agora se alguem puder ajudar fico agradecido. Tenho um Portatil e ainda tenho a partiçao de recuperaçao, acontece que tenho um problema na drive e nao consigo gravar o Recovery Cd, ja actualizei firmware e bla bla bla, e a asus ja nao vende recovery discs para aquele pc (+- 5anos) e o hdd está muito instavel, portanto quero comprar um disco e fazer a recuperaçao para o novo hdd mas sem recovery disc nao tou a ver como. Se alguem puder dar uma ideia agradeço. Podia comprar uma drive externa, mas nao queria gastar dinheiro de proposito so por isso. Fazer um ghost? Uma vez experimentei com o Acronis True Image Home noutro pc e ao repor a imagem era so erros nao correu nada bem

    1. Avatar de Pintor
      Pintor

      Lição para o futuro quando compras um portátil deves arranjar uma forma de poderes reinstalar o SO sempre que necessário.
      Uso o Acronis a bastante tempo e desde que instales a imagem referente a maquina que a originou funciona sem qualquer problema.
      Se fizeres uma imagem numa maquina e tentares por essa imagem em outra da asneira.
      Para dares a volta a isso arranja um Windows limpo e instala na maquina, é do melhor e ficas sem o lixo que vem vem junto com o asus.
      Podes comprar uma drive externa por menos de 20 euros.

      1. Avatar de str
        str

        verdade liçao para o futuro. obrigado. abraço

    2. Avatar de nix_sysadmin
      nix_sysadmin

      Podes copiar a partição de recuperação para uma pen.
      Podes gravar o recovery cd para uma pen (há programas que fazem isso).
      Ou fazes download do suporte de instalação do windows 8.1 (não sei que windows tens) aqui: http://windows.microsoft.com/pt-pt/windows-8/create-reset-refresh-media – aqui também pode ser para usb ou dvd.
      Espero ter ajudado.

      1. Avatar de str
        str

        amigo como copio a partiçao para uma pen? tenho o W7 home. desculpe la

        1. Avatar de Sérgio Douglas
          Sérgio Douglas

          O Hirens Boot CD tem varias ferramentas para cópia de partições. Inclusive pode “mover” todo seu disco antigo e evitar ter que instalar tudo novamente. Bom trabalho.

        2. Avatar de Censo
          Censo

          O melhor a fazer é se tiveres o número de série do Windows é fazeres um fresh install do Windows a partir dos ficheiros originais de instalação e criar uma imagem (iso file) para uma pen. Vê aqui http://www.microsoft.com/en-us/software-recovery

  5. Avatar de Daniel
    Daniel

    Não é que o putty não seja fantástico, mas se já vem de raiz, para quê usar software externo.

    Vamos ver é se suporta tudo, como será em termos de certificados etc.

  6. Avatar de Samuel
    Samuel

    Finalmente deram ouvidos a comunidade! Só espero que a implementação não seja só um serviço “quebra galho” e que venha com todos os recursos necessários.

  7. Avatar de Joao A
    Joao A

    Isto serve para que? E o mesmo que o cmd?

    1. Avatar de YUUUUP
      YUUUUP

      Serve para utilizares o teu windows como um servidor para receber ligações ssh e como cliente para fazeres ligações ssh. Excelente para N equipamentos / Sistemas (Cisco / Linux / …)

    2. Avatar de asdvbnn
      asdvbnn

      se nao sabes o que é, tambem nao te vai afectar muito 😀

  8. Avatar de Alex
    Alex

    Mas não tinha já???? Aí não! Por isso mudei para Linux que já tem há muito tempo!

    1. Avatar de Alex
      Alex

      E sim, sou Windows hater!
      E o que digo estão muito queridos agora! Devem ter alguma na manga!
      Linux4Ever!!

      1. Avatar de Saturday
        Saturday

        E dizes que és hater com esse orgulho todo? Sinceramente há mesmo quem não bata bem da pinha lol

        1. Avatar de artnerfy
          artnerfy

          loool +1

    2. Avatar de asdvbnn
      asdvbnn

      isso e como mudar de carro, porque os pneus do actual nao sao da michelin 😀

      mas por algum motivo , da maneira como falas calculo que nem devas usar SSH , apenas vens aki para fazer barulho 😀

  9. Avatar de José
    José

    vai ser bom para abrir buracos nos servidores, obrigado mas para mim nao

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Buracos nos servidores?! Buracos são essas sessões RDP estupidas que o Windows tem, que são tão faceis de penetrar.

  10. Avatar de lmx
    lmx

    Agora so falta incluirem bash, ou outra shell poderosa e o windows, apesar de não ser a mesma coisa, começa a ser util…grande jogada!

    1. Avatar de YUUUUP
      YUUUUP

      era excelente se algo como uma bash que e utilizado em linux fosse utilizado em windows. a vida era bela. powershell e o melhor que se arranja xD

    2. Avatar de Joao A
      Joao A

      olha que o windows 10 apesar de nao ser o osx, comeca a ter argumentos de peso.

      1. Avatar de ptpedropt
        ptpedropt

        ainda agora li em cima disseste isto..

        “Joao A – 3 de Junho de 2015 às 20:22
        Isto serve para que? E o mesmo que o cmd?”

    3. Avatar de Marco
      Marco

      a windows power shell, já começa a ser qualquer coisa de jeito.

  11. Avatar de Oscar
    Oscar

    O Vítor (autor da notícia) por favor para a próxima crie alguma introdução, fiquei sem saber o que é o SSH? E para que serve?

    1. Avatar de Filipe
  12. Avatar de jedi
    jedi

    boa noticia, vamos ver desta vez será para ir até ao fim. 😉

  13. Avatar de Luiz Peteri
    Luiz Peteri

    kkkk era só o que faltava, daqui a pouco a ‪Microsoft‬ vai mudar o nome do IIS para Cacique, do compartilhador de arquivos dela para Valsa, e abrir o código do ‪‎Windows‬ pra apoiar a causa Open Source!