Pois bem. Depois desta pequena demonstração do exterior deste pequeno grande smartphone, vamos espreitar o seu interior, nomeadamente o seu software.
Como já apresentado na página anterior nas especificações, este equipamento vem munido de um sistema operativo Symbian OS v9.4 S60 5th. Apesar de termos o Windows Mobile que, a cada dia que passa, ganha cada vez mais terreno no mundo dos smartphones, a meu ver, a Samsung não podia ter tido uma melhor escolha no que toca ao sistema operativo. É limpo, rápido e responde muito bem aos comandos e, acima de tudo, podemos fazer tudo com os dedos. Mesmo que não o quiséssemos não nos ia valer de muito, visto este telemóvel só ser possível de ser manuseado a partir dos dedos tal como o iPhone.
Para começar vou passar a apresentar-vos o ecrã principal que o telemóvel nos apresenta sempre que o queremos aceder.
O telemóvel está sempre bloqueado. Dá para desligar a opção de bloqueio automático, mas eu aconselho a terem-no sempre activo, pois o ecrã só funciona com calor Humano, algo que não é muito difícil de encontrar nos bolsos das nossas calças. Como podem ver, a qualidade de imagem é simplesmente espectacular.
Assim que desbloqueamos o telemóvel com recurso ao botão que se encontra na lateral direita do telemóvel para esse mesmo efeito, entramos no “ambiente de trabalho” do telemóvel.
Aqui somos brindados com quatro teclas de acesso rápido para o Telefone, Lista de Contactos, Mensagens e Menu. O “ambiente de trabalho” pode ficar só com a imagem de fundo ou então podemos preenchê-lo com widgets que a Samsung nos disponibiliza na sua widget bar.
Se repararem por cima do relógio temos uma barra com três ícones iguais. Cada um desses ícones referencia um “ambiente de trabalho” diferente. Assim, podemos personalizar “ambientes de trabalho” ao nosso gosto para diferentes situações. O ícone do aloquete serve simplesmente para prender os widgets ao “ambiente de trabalho” de forma a imobilizá-los.
Este “ambiente de trabalho” não fica por aqui. Se pressionarmos e arrastarmos o dedo no ecrã para direita, conseguimos girar para um outro tipo de gestor de conteúdos.
Como podem reparar dá a impressão de que estamos mesmo a girar algo no equipamento. O efeito é suave e rápido. Muito bom mesmo. O gestor de conteúdos que nos é apresentado depois de se completar o ciclo giratório é o que actualmente quase todos equipamentos disponibilizam, isto é, o “photo contacts”.
E vocês perguntam, o que é o “Photo Contacts”?! O “Photo Contacts” é nada mais nada menos do que uma nova maneira de acederem rapidamente ao contacto de uma pessoa a partir de uma determinada zona da fotografia.
Por exemplo, vamos supor que na imagem que vos apresento acima tínhamos uma fotografia onde apareciam três amigos nossos. Nessa fotografia, eu colocava um rectângulo,o que a Samsung designa de “área”, em cima da cara de cada um desses amigos e a cada “área” atribuía o respectivo número que se encontra na minha lista de contactos tradicional. Da próxima vez que quisesse ligar a um desses meus amigos, ia ao “Photo Contacts”, seleccionava a fotografia onde aparecem os três amigos e pressionava a área que eu designei, por exemplo, para o amigo Vítor e logo de seguida começava a chamar.
É uma forma intuitiva e muito engraçada de organizarmos os nossos contactos.
No entanto, se pressionarmos o ecrã e deslizarmos duas vezes o dedo para a esquerda acedemos ao menu propriamente dito do telemóvel.
Como podemos ver é um menu muito arrumado. As opções são propositadamente grandes, pois como já referi, o telemóvel é todo ele manuseado única e exclusivamente pelos nossos dedos. Quando deixamos uma aplicação a correr em background, a opção que contém o ícone dessa tal aplicação que ficou a correr em background, fica com uma espécie de símbolo “loading” no canto superior direito. Assim podemos sempre saber o quê e onde estão a correr as aplicações que provavelmente nos estão a comer a memória e/ou deixar o telemóvel lento.
Já que estamos neste menu vamos aproveitar para darmos uma olhadela no sistema de mensagens e teclados que o acompanham.
Este é um menu extremamente simples e com opções com o tamanho adequado à ponta dos nossos dedos.
Vamos olhar como é o editor de uma nova mensagem.
Este editor serve tanto para SMS, MMS como para emails. Tudo depende do conteúdo da vossa mensagem ou do tipo de contacto que adicionam. Como podem observar o aspecto é o de um caderno de linhas normal. Para começarem a escrever a vossa mensagem basta pressionar o local das linhas e passam automaticamente para uma àrea de edição com teclado virtual.
Aqui podemos observar o típico teclado tradicional, isto é, o teclado com números e letras que conhecemos desde os primórdios dos telemóveis, não é verdade?
Se rodarem 90º o telemóvel o teclado também acompanha a rotação.
Nesta posição o teclado tradicional é inútil. Não há conforto na escrita. No entanto, este equipamento vem munido de um teclado virtual QWERTY muito bom e extremamente fácil de usar sem carregar em teclas vizinhas.
Um teclado deveras ideal para aqueles que gostam de escrever de forma rápida e usar um dedo de cada mão.
As mensagens que recebemos não são visualizadas em formato de conversa como no Windows Mobile ou iPhone OS, o que é uma pena. Podemos sempre usar um programa de terceiros para o fazer mas o ideal era o próprio sistema Symbian já o fazer. As mensagens são armazenadas à medida que vão entrando e saindo, sendo estas apresentadas por ordem de chegada e saída independentemente do contacto em questão.
Vamos agora passar para a parte da marcação de números do telemóvel de modo a podermos ter uma ideia do que nos espera quando adquirirmos este equipamento.
Relativamente à marcação de números, é algo muito simples e fácil de se utilizar. Os números são grandes bem como os números apresentados no mostrador.
Vamos passar para a câmara fotográfica.
Mais uma vez, uma interface simples, minimalista e intuitiva. Este equipamento vem equipado com uma câmera fotográfica HD de 8 Megapíxeis, o que nos proporciona uma boa experiência fotográfica até para aqueles que não têm queda para a coisa, como eu, com a ajuda do estabilizador de imagem.
Consegue quase ser um substituto à máquina fotográfica convencional. Para terem uma ideia da qualidade de imagem, deixo-vos aqui um exemplo de fotografia tirada pela própria máquina.
Tem também uma câmera de filmar HD. Não é Full HD mas é de 720p. Já é muito bom para um telemóvel deste tamanho. Onde já se viu tanta tecnologia numa coisa tão pequena?
O equipamento também lê filmes em alta definição. Inclusivé vem acompanhado de alguns exemplos de filmes para se experimentar a qualidade do smartphone.
Deixo-vos o exemplo que vem com o telemóvel.
Para aqueles que gostam de tirar uma foto e estar logo a partilhar no mundo das redes sociais, este Samsung vem equipado com acesso directo a essas conhecidas comunidades.
Como podem observar, o smartphone vem equipado com acesso directo às maiores redes sociais de partilha de fotos do mundo, nomeadamente Facebook, Flickr, MySpace, etc.
No que toca a reprodução de vídeo, se é um utilizador daqueles que gosta de ver séries em tudo o que é sítio, então este é o equipamento ideal para si, pois tem um brutíssimo leitor de DivX que suporta legendas. Este é talvez o telemóvel ideal para ver as suas séries favoritas a qualquer hora, em qualquer lugar.
Também tem um fantástico leitor de mp3 que debita altos decibéis em modo Dolby Digital 5.1. É verdade, este telemóvel tem um Home Cinema incorporado.
Aqui passo a mostrar-vos o leitor.
Este leitor também acompanha a rotação do ecrã.
Para terminar não podia deixar de focar a qualidade de som de chamada e navegação Internet.
Relativamente à qualidade de som de chamada, parece-me muito boa. Quando compro um telemóvel a primeira coisa que gosto de testar é o alta-voz. Quando se vai a conduzir e nos esquecemos de ligar o kit de mãos livres, caso o tenhamos, o recurso ao alta-voz é importante e por essa razão dou muita importância a esse assunto. Posso garantir que para agora foi dos melhores telemóveis que já vi no que toca a qualidade de som de alta-voz e mesmo sem ser em alta -voz. Digamos que se fica com a impressão de que a pessoa está mesmo ao nosso lado a falar-nos ao ouvido ou que pelo menos está perto de nós. Algo fora do comum.
Relativamente ao volume de toque posso-vos garantir que tem o volume ideal, pelo menos para quem não trabalha em ambientes de elevado ruído.
No que toca à navegação, para mim é uma das melhores. Tem uma navegação muito ao estilo do iPhone, onde podemos ver páginas completas,s em termos de transitar para as páginas desenhadas especialmente para telemóveis.
Podemos correr toda a página mexendo um único dedo. Os links são fáceis de pressionar. O browser por vezes faz zoom automático quando se apercebe de que estamos a querer pressionar um determinado link. Gostei muito da experiência web, até tive tempo de responder a uns comentários e de fazer algum texto desta análise. Simplesmente do melhor que se pode imaginar.
Software: 9/10































