Ainda te lembras do IRC?

146 Comentários

Quem não se lembra, ou quem não usou o IRC? Internet Relay Chat [IRC], é um protocolo de comunicação na Internet, criado por Jarkko Oikarinen em 1988, com o objetivo de criar um sistema de texto comunitário, em TCP/IP, envolvendo vários utilizadores, por canais diversificados, que trocassem mensagens entre eles em tempo real e permitindo também o uso de mensagens privadas, bem como vários comandos.

mirc-v635-incl-keygen

O IRC tornou-se então muito popular entre a comunidade online, pois na altura não existia nem MSN, HI5, SKYPE, redes sociais e limitava-se a conversar com um determinado nick, sem se lhe conhecer a cara, por vezes sem saber a sua verdadeira identidade. E muitos amigos se fizeram e muitas conversas construtivas e animadoras se tiveram em salas/canais como o #informática ou o canal da terrinha.

Sendo assim, o IRC tornou-se o chat mais popular nos anos 90, albergando milhares de users diariamente. E quem se portasse mal.. levava sempre ban/kick dos OPs [Operadores] de  determinado canal. Era uma alegria 🙂

O mIRC, como decerto muitos de lembram, foi o cliente do IRC para Windows bem como script mais utilizado. E o dekadence, lembram-se??

download984

No entanto, em 2003, e com o aparecimento de outras redes sociais e programas de chat que privilegiavam conversas mais privadas e com acesso a outras informações da pessoa, tal como o MSN, o IRC teve quedas significativas. As pessoas deixaram de utilizar, deixaram de aparecer, pensaram que já estava “fora de moda”, já não existia.

A verdade é que o IRC, ainda existe, ainda existem salas/canais onde há vida, ainda há alguns utilizadores a utilizarem o IRC, e… há o #pplware.

O mIRC lançou recentemente a última versão, mIRC 6.35 , e proponho que, alguns de vós voltem a visitar aquele que foi o espaço que vos permitiu conhecer, pela primeira vez, outras pessoas online. E decerto irão verificar que hoje é um espaço mais maduro [dependendo dos canais], ao invés do tão conhecido “Olá, como te chamas, ddtc?”.

Só não se esqueçam de registar o nick, e fazer “/join pplware”.

Deixo aqui o link para quem pretender fazer download da última versão do mIRC.

Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7 (32 ou 64 bits) | Download: mIRC 6.35 [1.66MB] | Homepage: mIRC

Comentários

146

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jpedrosa
    jpedrosa

    aderi ao mirc ainda nem havia ptnet. ligavame na undernet. depois la se criou a ptnet e passei a usar os serviços portugueses. grandes tempos

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Excelente artigo Marisa, a recordar os velhos tempos !!

      @ jpedrosa
      Sim duvida :),
      Eu todas as noites ia para o computador da paróquia pois era dos poucos que já tinha Internet por estes lados. O pessoal partilhava conhecimentos e também se “picava” com frequência 🙂
      A Internet era quase o IRC e pouco mais 🙂

      1. Avatar de 3biz
        3biz

        que exagero.
        Continuam a ser grandes tempos e grandes noitadas passadas no IRC!

        Não morreu.

        1. Avatar de Drone
          1. Avatar de 3biz
            3biz

            Só se for para ti xD

          2. Avatar de Drone
            Drone

            Para o mundo. 😉
            Exemplo simples: o latim, mesmo passado tanto tempo, ainda é muito estudado e usado… Mas a nível académico. Para o mundo, é uma língua morta.
            Outro exemplo, o punk. Ainda há muitas bandas de punk. No entanto, o estilo está morto.

          3. Avatar de Joel Oliveira
            Joel Oliveira

            Estás um pouco/muito enganado. Graças a este belo serviço eu, na altura iniciado a webdeveloper, tive muitas ajudas em jquery, mysql, php, apache, asterisk, javascript e tudo o resto que necessitava na altura.
            Eu uso um server da freenode, se pensares a nível de ptnet… sim, agora só lá estão poucas pessoas… mas no mundo de desenvolvimento de software (principalmente web) tal não acontece, muito pelo contrário o open-source até incitiva. 🙂

            Cumps,
            Joel

          4. Avatar de Pedro Gaspar
            Pedro Gaspar

            na minha opinião esta longe de estar morto… a PTNet pode ja nao ter o brilho que tinha antigamente, mas se fores a outros servidores como o caso da freenode notas que ainda ha muita gentinha que usa este meio….

          5. Avatar de Miguel
            Miguel

            Ainda hoje uso!

            Tem coisas so no IRC é que descobres 😉

  2. Avatar de Jorge da Costa

    é pá do que tu foste falar-me … já fui tão feliz no irc … vou fazer uma visitinha

    1. Avatar de Vitor Hugo
      Vitor Hugo

      eu tambem hehe

      1. Avatar de Diogo Almeida
        Diogo Almeida

        E vão dois!
        Lindo lindo era os engates: “nome? idd? ddtc?” ahahahahaha
        Bem, melhor ainda é ter como amizades pessoas que conheci no IRC há 11 anos atrás.
        Acho que o IRC relembra mesmo muita coisa a muita gente…influenciou na minha vida, oh se influenciou…

        1. Avatar de Pat Jer
          Pat Jer

          e vão três nhec =)

          1. Avatar de So7t
            So7t

            E vao quatro!!;) Alias fui um dos fundadores de um canal, ainda hoje sobrevive #torres_de_ervas!! 🙂 Organizaram-se jantares com o pessoal do canal, tive um em comparareceram cerca de 150 pessoas, algumas delas vindas dos mais variados pontos dos país!! COMO EU TENHO SAUDADES DESSE TEMPO!!! Fui TAO TAO FELIZ!!! ]:)

          2. Avatar de Ricardo Borges
            Ricardo Borges

            Frequentei bastante torres_de_ervas, canal dos meus contemporâneos…

  3. Avatar de rmata
    rmata

    Deixei essa rede em 2001, aderi em 97. Bons tempos, muitos risos. Algumas namoradas pelo meio, lol. Alguns takeovers também. ehehe Sorte minha que conhecia alguns ircops e admins senão tinha sido banido para sempre.

    1. Avatar de Marisa Pinto
      Marisa Pinto

      Sim sim, também os “bons contactos” ainda são importantes para alguns nicks continuarem online. :p

  4. Avatar de Paulo39
    Paulo39

    Muito bem!
    Infelizmente, o IRC está muito em baixo, ie, principalmente a PTnet, porque existem outras redes cheias de vitalidade.
    Por estranho que pareça, eu segui o trajecto inverso ao da grande maioria: conheci primeiro o MSN, e só depois o IRC.
    Mas, na minha opinião, o MSN é muito limitado. Não percebo como houve essa migração em massa para lá. No IRC posso conhecer muito mais pessoas, e sobretudo, funciona como uma comunidade muito mais engraçada. Os canais, ao serem temáticos, para isso contribuem.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, o MSN é mais segmentado, ja vem por omissão no windows, existem uma serie de addons para ele…etc etc tudo isto contribui para que cresça todos os dias.
      Se repararem o vir ja (pré) instalado num Windows é meio caminho andado para que qualquer utilizador o comece a usar.

    2. Avatar de Bruno.g.
      Bruno.g.

      tal como tu também conheci primeiro o MSN. hoje, só abro o msn para ir ao mail, e o irc tá sempre on. 🙂

    3. Avatar de kekes
      kekes

      Eu creio que o pessoal migrou devido ao facto de nao se quer muitas vezes falar com todos mas sim com os conhecidos…

      Foi a primeira coisa que conheci, o IRC, era muito nice, para dizer a verdade, pena minha que agora os novos neste mundo da informatica desconheçam, e devido ao facto que nao conheço ninguem que actulamente o use diariamente e frequentemente, abandonei tambem essa rede no remoto 2003, a qual tinha aderido em 2000 a quando o meu primeiro PC e quando tive acesso a internet do Dialup que fazia um ruidos de marcaçao caracteristicos os quais eu tentava abafar para nao ouvir dos meus pais 😛

      Bons tempos que já lá bom, gostava de ver uma nova comunidade emergente neste rede :S

      1. Avatar de 3biz
        3biz

        Eu creio que o pessoal migrou para o MSN devido à facilidade.

        Mas quem é que com um bocadinho de juizo ainda anda a escrever comandos para aceder a um chat ou comunicar?

        1. Avatar de cdq74cn
          cdq74cn

          Acho que o povo Português nunca gostou de hierarquias já que dava lugar a invejas e abusos de poder, e no IRC isso acontecia, lembro-me a primeira vez que me deram a conhecer o mIRC falaram de algo em não havia os tais “OP” e comp. e eu por instinto disse “Que fixe !” e no msn a pessoas estando mais identificáveis não há aquele bate-papo da treta e chato !
          Viva o msn sinceramente não aprecio mto o IRC, a unica qualidade que tenho saudade é as conversas de canais em que todos podiam participar (no msn não acontece tanto, conversas a varias ). Velhos tempos ! Ainda se lembram do canal lésbicas que o ppl avacalhava tanto e que no fim de tudo era só homens LOL!

          1. Avatar de ze_tuga
            ze_tuga

            LOLOL o mesmo se passa no canal SEX , onde 98% das gaja sao gajos , no entanto nao deixa de ser ridiculo e nojento que os founders destes canais gastem uma fortuna a comprar shell´s para assim encher os canais com screens / bnc´s ..

            Obvio que nao entendem que desta forma estao apenas a destruir o pouco que resta da rede , porque os users entram e após verificar que ninguem tecla acabam por bazar para outras redes , porque como é obvio esses screens/bnc´s enchem os canais mas nao dao vida aos mesmos ..

  5. Avatar de prom

    Nunca abandonei a ptnet. Desconhecia no entanto o canal do pplware. Já lá vou visitar 😀

  6. Avatar de PTDennis
    PTDennis

    Tchiii.. Boas memórias!!

  7. Avatar de Marcelo

    este semestre fiz um cliente IRC ao estilo do mIRC para linux.

  8. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    oi? ddtc? 😀

    Grandes tempos.. ainda a pouco tempo tive a rever velhos mirc scripts que usei. Cheguei até mesmo a fazer um script que era o que eu usava na altura, e muitos para fazer brincadeiras como respostas automáticas a quem escrevia na minha janela de chat..

    Os comandos era qq coisa como : on 1:text:say oi.. etc..etc.. grandes tempos mesmo..

    Outra coisa que recordo e bem foi os primeiros filmes que tirava na internet com a velha ligação 56k e tinha que ser através de DCC do Mirc.. ficar em lista de espera, demorava uma eternidade..já lá vão 10, 11 anos 😛

  9. Avatar de Timóteo
    Timóteo

    Eu que era o grande “XIRA” 😀

  10. Avatar de 3biz
    3biz

    A maioria das pessoas que aqui falam dizem “grandes tempos”.

    Se foi assim tao bom, porque abandonaram, porque sairam? São a causa também da morte lenta da PTnet.

    Eu continuo por lá e esses grandes tempos e noitadas continuam presentes quase todos os dias. 😛

  11. Avatar de 3biz
    3biz

    A maioria das pessoas aqui diz “grandes tempos”, “que saudade” e semelhantes.

    Porque sairam? Os bons tempos continuam lá, as noitadas e as grandes discussoes em grupo.

    O MSN ganha por ser simples de registar e utilizar, mas perde porque inidivualiza a net. Quem nunca conheceu o IRC apaixona-se pela amizade e pela proximidade que trás as pessoas.

    Nao entendo mesmo porque o pessoal demonstra ter tido momentos fantanticos mas ausentou-se.

  12. Avatar de Marisa Pinto
    Marisa Pinto

    Só digo isto… o #pplware está em altas. 😀

  13. Avatar de portugasx25

    sem duvida uma grande ideia recordar estes tempos 😀

  14. Avatar de Pedro Pinto

    Canal pplware no mIRC, simplesmente fantástico !!!!
    Muito pessoal já anda por lá e o espírito continua o mesmo de há uns anos atrás.

    Bons tempos

  15. Avatar de tobois(rui)
    tobois(rui)

    Bom dia, ja estou ligado. Eu e outros 18 e a aumentar a olhos vistos, está a ser muito engraçado verificar tanta gente aderir apenas com este artigo. Sem dúvida uma grane ocasião para relembrar o irc (meu caso) e para alguns a conhecerem.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Olha quem é ele!! O teu nick no IRC também era Tobois!

      Hugs, Anoyz.

  16. Avatar de cool-man
  17. Avatar de Alberto Sousa
    Alberto Sousa

    Grande post..

    Só não me lembro do mIRC, como o uso diariamente..

    É verdade, sou um dos poucos que utiliza o serviço IRC..

    Todos os dias passo uma media de 3/4 horas com o pessoal no IRC..

    Muito bom post..

  18. Avatar de R3volution
    R3volution

    eishhh 😛

    oi
    ddtc
    idade

    e assim começava uma conversa com alguém totalmente desconhecido.
    Tantas horas livres que passava no pc biblioteca nisto.
    Ou às vezes metendo conversa com o amigo do lado fazendo-se passar por uma gaja que estaria interessada nele e vê-lo todo empolgado a cada palavra escrita eheh 😀

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Essas maldades….era tipico 😀 eheh…
      Pior mesmo foi por um amigo meu a falar com um script que fiz durante 1 hora e tal e ele nunca ter descoberto.

      Quando ele fazia alguma pergunta eu arranjava respostas, e se ele repetisse a pergunta o proprio script chamava-lhe a atenção disso, mesmo para dar mais credebilidade à coisa.. lol… ou seja mesmo depois de ele ter descoberto isso ainda caia porque eu ia evoluindo o script no sentido de não ser muito linear e ter respostas o mais aleatorio possivel.

    2. Avatar de Marisa Pinto
      Marisa Pinto

      ahahaha

      só vos digo, o #pplware está mesmo a voltar ao tempo do IRC.

      1. Avatar de Filipe Vieira
        Filipe Vieira

        A ver se isto agora se mantém 🙂

  19. Avatar de Carlos "sharoak" Carvalho
    Carlos “sharoak” Carvalho

    o IRC para quem não esta muito dentro da coisa, é o mais utilizado entre a comunidade gaming.

    é onde se marcar as ditas PCW, torneio, e o convívio entre a comunidade.

    para essa área a utilidade do irc ainda vais durar uns aninhos..

  20. Avatar de diogoj95
    diogoj95

    Ok, o canal é #ppware, mas qual é o servidor?? E que eu não uso o mIRC mas sim o MegaIRC

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      /server irc.ptnet.org

      /join #pplware

      😉

  21. Avatar de Marisa Pinto
    Marisa Pinto

    Não se esqueçam que quem se quiser ligar, terá que o fazer a partir da rede da PTnet.

  22. Avatar de Shiryu

    Toda a gente que conheço deixou de andar no IRC para usarem o MSN. O meu nick está confirmado na PTNet desde 1999, embora já lá andasse antes pelo menos desde 1997. É pena, sempre o achei uma ferramenta bem mais útil para comunicar que os MSNs do mundo…

  23. Avatar de Vitor Hugo
    Vitor Hugo

    estão um bocadinho desactualizados 😀
    mIRC 6.35 has been released! (October 17th 2008)

  24. Avatar de Marisa Pinto
    Marisa Pinto

    Bem, o #pplware deu o salto gigantesco… de 4 users esta manha, passou para 38 no momento..

    Marisa Pinto aka Sekhmet 🙂

    Apareçam, o pessoal está a curtir.

    Pplware.. onde a noticia acontece.

  25. Avatar de omgwtfbbq
    omgwtfbbq

    Ainda me lembro de instalar o mIRC nos PCs da escola, entrar num canal e meter conversa com pessoas de lá.
    Haviam canais para quase todas as terras de Portugal.

    Como a maioria das pessoas deixei de usar. No entanto descobri o xddc há uns anos e voltei a usar. Mas uso esporadicamente, não faço muitos downloads de lá.

  26. Avatar de LuSiFer
    LuSiFer

    Oh pá que recordações..e pensar que namoro à 5 anos com uma pessoa com a qual tive o primeiro contacto no MIRC!:D Sem dúvida que este programa teve um efeito determinante na minha vida.

    vou fazer uma visita!;)

  27. Avatar de Ricardo Ribeiro
    Ricardo Ribeiro

    Eh! Lembro-me pois. Todos os dias entro, como tenho feito nos últimos… deixa ver… 14 anos. Em 1995 nem Undernet havia. Em 1996, eu e mais 3 ou 4 amigos participámos no primeiro ensaio do que viria a ser a PtNet, numa ligação feita entre um servidor da UALG e um servidor do ISCTE. Por essa altura era a Efnet, a primeira rede de proporções “sérias” criada, antes da Undernet. E porquê que o IRC “faliu”? Tudo tem o seu tempo, o seu ciclo de vida, com um nascimento, apogeu e velhice… o IRC chegou à velhice, e pronto.
    Ass: Torgut

  28. Avatar de 3biz
    3biz

    Um grande exemplo de um caso de irc de sucesso é um canal que eu conheço, os #abandon@dos

    Embora o nome possa parecer estranho conheco os gajos e ainda hoje fazem jantaradas e têm inclusivé uma “exteriorização” do IRC em forma de planet

    http://abandonados.info/

  29. Avatar de Luis Leite

    Bem eu sou “novo” no IRC visto que o uso apenas a 3 anos e pouco.
    Mas posso dizer que fiz grandes amizades por lá. Tenho pena de ter aparecido o MSN, mesmo o tendo só o uso por causa de quase toda a gente usar e não usar IRC.
    Foi um bom post Marisa!

    Luis Leite aka EMC

  30. Avatar de Seraphiel
    Seraphiel

    I approve this post!
    http://i145.photobucket.com/albums/r231/Lordofsith/fonz.jpg
    😉

    Bom post sim senhor, fez recordar boas memorias.

    Venham lá ao IRC, cada vez somos mais no #pplware =D

  31. Avatar de Miguel Ferreira

    Eu tb usei muito irc, mas como em windows os clientes ou não valem nada ou são pirateados…
    Concordo que morreu um bocado, o msn já na altura se usava, mas era principalmente pra voz e video, mas tb como se fala e manda sms mais baratas com telemoveis… No meu caso especifico, apenas deixei de usar irc, não uso mais outras redes simplesmente deixei de abrir messenger

    1. Avatar de o_unico
      o_unico

      Existe addons para usar webcam e microfone pelo IRC.

  32. Avatar de L.Mata
    L.Mata

    o IRC continua a ser dos melhores locais para conhecer pessoas. Passou por uma fase dificil a uns tempos com o aparecimento do MSN, Facebook e afins, mas ainda está vivo e recomenda-se.

    Ainda existe um forte sentido de comunidade por lá, ainda se encontram grupos interessantes e continua a ser possivelmente a melhor forma de poder ter conversas em grupo. As pessoas aparecem e juntam-se aos canais, e não ha grande stresses. Os canais são moderados, pode-se dar voz ou tirar, e os membros podem falar em privado. E depois existem actividades como jogos e afins que só podem mesmo acontecer num espaço como esse.

    Espero que nunca desapareça.

    Infelizmente um ladrão gamou o meu nick por eu ter estado alguns anos sem lá aparecer. Mas prontos… inventa-se outro e já esta.

  33. Avatar de Bruno Silva
    Bruno Silva

    Se ainda me lembro? Ainda o uso.

    Mirc + NNscript = epic

  34. Avatar de Ricardo Fernandes
    Ricardo Fernandes

    Eu também ainda uso!

  35. Avatar de Zilch
    Zilch

    No IRC a magia era outra…

  36. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    A internet ainda é um meio relactivamente novo, existe muita euforia associada, Facebook, Twitter, Messenger… o que acabou por “ocultar” um pouco o mIRC.. mas agora acredito que passados estes Hypes todos, as pessoas comecem a voltar ao mIRC.. parece estranho dizer isto mas é verdade.

    Há menos exposição e as pessoas focam-se no dialogo, conhecer as pessoas pelo que não e não pelo que mostram como se vê nas redes sociais ( ex. Hi5 )

    Há lugar para todas as tecnologias e formas de contacto, o IRC é o ideal para um cantinho pplware por ex. Para os amigos mais directos, ou familia usa-se o messenger ou skype e pronto.. há lugar para tudo… Se quiser um canto onde posso falar com as mais variadas pessoas, sem sequer as conhecer e ter dialogos bem interessantes, mIRC online… Se quiser enviar um ficheiro ou falar com um familiar via mensagens, videochamada ou trocar ficheiros e fotos, Messenger/Skype.

    Resumindo, Messenger “Privado ou Profissional” vs mIRC “Chat Social”
    Nenhum extingue o outro…

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      correcção: “…conhecer as pessoas pelo que SÃO..”

  37. Avatar de RA

    Bons tempos! 🙂

    Sim é verdade que já lá não vou há muito tempo, mais porque a maior parte do pessoal com quem falava mudou-se para o Messenger, tendo eu mudado também.

    Confesso que tenho algumas saudades 🙂

    Já agora deixo aqui uma sugestão. Porque é que o pplware não adiciona aqui ao site o seu canal de IRC em formato Java? Como é o caso do canal #curtocircuito que pode ser visto aqui http://www.chatcurtocircuito.pt.la

    Desta forma mais pessoas aderiam ao canal por não ser necessário instalar o mIRC, basta usar o browser 🙂

  38. Avatar de Ryan
    Ryan

    Eu também fui muito feliz no IRC… e se fui!!! Belos engates que se faziam e conversas e zaragatas… Dava mais interesse e era mais misterioso que as actuais redes sociais que mais não são do que a versão bem mais avançada do IRC… Enfim outros tempos… Mas lá está redes sociais… chega mesmo…

  39. Avatar de NT
    NT

    Boas….

    Se ainda não estás no canal VAI!!!!
    Pico 61 Users… objectivo 100 (antes do natal ok… lol)

  40. Avatar de DekkeR
    DekkeR

    O mIRC é Shareware e não Freeware.

    1. Avatar de Marisa Pinto
      Marisa Pinto

      Obrigada pela correcção 🙂

  41. Avatar de Pedro Serra
    Pedro Serra

    Ora, pelos vistos o meu xchat também ainda se consegue ligar e, melhor ainda, ainda me lembro de um comando ou dois 🙂

  42. Avatar de jmtdstoc
    jmtdstoc

    E quem se lembra das BBS’s (Bulletin Board Service), anteriores à Internet?

    Isso é que é verdadeiramente “old school” 🙂 .

  43. Avatar de Carlos 'lexiuS' Pombo
    Carlos ‘lexiuS’ Pombo

    Respondendo à pergunta do título deste post: sim lembro-me perfeitamente do IRC. Uso diariamente desde que comprei o meu primeiro computador, isto em 1999, mas desde à uns anos para cá apenas visito o servidor da QuakeNet, que é onde se organizam os jogos do meu clan de Unreal Tournament e onde posso falar com os meus companheiros de equipa.
    Já lá estou no vosso canal na PTnet e vou tentar por lá aparecer mais regularmente a partir de agora.

  44. Avatar de Moésio
    Moésio

    fui mais um daqueles que foi la com o sentimento de nostalgia e posso dizer que valeu bem a pena… até a minha gripe ficou mais suportavel 😀 (tks to Corvus)

    ps: este foi o meu primeiro comentário no blog 🙂 )

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boa Moésio,

      Viste como não custa nada?

      Abraço e as melhoras

    2. Avatar de Corvus
      Corvus

      Não sei o que fiz à tua gripe… Querem ver que agora faço concorrência ao tamiflu? 😉

  45. Avatar de Paulo Trindade

    O que um artigo faz, puseram o canal à pinha 😛

    Em relação ao IRC, eu fui utilizador assiduo (puro viciado) na parte final da decada de 90 mas nos ultimos anos,não deixando de visitar esporadicamente, afastei-me um bocado.

    Acho que foi o Msn o grande “culpado” pela debandada que o irc levou, especialmente quando era as webcams eram uma novidade.

    Actualmente são serviços com finalidades bem distintas. Enquanto o Irc serve para conhecer novas pessoas (tal como as redes sociais actuais) e o live messenger para contactos diarios (pessoais e profissionais).

    1. Avatar de Marisa Pinto
      Marisa Pinto

      Sem dúvida.

      Obrigada por terem aderido à proposta de aparecerem, e de se estarem a divertir e verificar que no IRC há conversas mais construtivas que noutras vias e permite conhecer pessoal bem bacano. 🙂

    2. Avatar de Ricardo Moreira

      “Actualmente são serviços com finalidades bem distintas. Enquanto o Irc serve para conhecer novas pessoas”, não concordo.

      Actualmente muitos sites tem o seu canal no IRC, visto ser uma das formas mais simples de os utilizadores falarem entre si (isto tirando dúvidas sobre isto ou aquilo).

      Caso queiram voltar ao IRC passem no canal #scene-rush @PTNet

  46. Avatar de dethos

    Pois, grande tempos sim senhor!
    Para responder a quem pergunta o porquê de ter sido abandonado se a malta gostava assim tanto, a razão é simples … os contactos começaram a abandonar, se se queres manter o contacto pela Internet vais ter de mudar para o messenger da MSN. Após algum tempo lá estás tu só … e o local que era habitado por toda a malta da zona … está vazio! acabas por deixar de la ir aos poucos.

    assim que tenha oportunidade dou lá um salto ao canal do pplware.

  47. Avatar de Jorge Costa

    a Qnet ainda continua bem vivinha 😀

  48. Avatar de Rui Cruz

    Como heçper da rede, é sempre bom ver que sites populares ainda dão vida ao IRC.

    Até sugeria mais: usar um webchat, do qual recomendo o mibbit, para as pessoas IREM ao IRC quando vos vêm visitar.

    Se algum user precisar de ajuda, #PThelp ou join@pthelp.org, ou Join no IRC.

    Fiquei bastante surpreendido, pela positiva.

    Continuem! 🙂

    Rui

  49. Avatar de andrius
    andrius

    Ja agora aproveito.. como faço para que comandos como /j pplware começem a funcionar como nas versoes antigas? aqui nao consigo usari shortcuts..=/

    1. Avatar de o_unico
      o_unico

      tenta o comando por completo /join #pplware.

      1. Avatar de andrius
        andrius

        lol obvio que se disse que o /j pplware nao funciona tive de entrar com esse comamndo xD nao sei pq, mas nenhum shortcut funciona mm. nenhum.. xD

        1. Avatar de N. Roque
          N. Roque

          Precisas de ter algum script nisso para que os comandos “curtos” funcionem.

  50. Avatar de Navyseal

    O MSN já foi melhor, se formos a ver as pessoas mudaram-se para pior. Enquanto no IRC era sempre possível conhecer novas caras, o MSN limita a um contacto que se tenha caso contrário não é possível conhecer ninguém. Claro que tem a vantagem do grafismo ser melhor, ter webcam e micro, mas de resto… Mas há uns anos ainda era possível conhecer gente com o MSN personals, depois acabaram com isso para fazerem as ditas redes sociais onde só conheces gente se já fores social na vida real e andares adicionar pessoas com quem falas quase todos os dias, caso contrário, esquece.
    Quem quiser conhecer pessoas novas sem qualquer ligação aos “amigos dos amigos) já não tem muito por onde escolher. A internet desde 2005 que se tornou demasiado limitada este aspecto. (lá vai uma alma falar-me de engates e outra sobre grupos, digo já que a 1ª nunca tive e o 2º diga-se que é uma autentica treta, especialmente porque não há grupos “quero conhecer gente nova”, mas sim relacionados com outras áreas e a maioria das pessoas tem perfil mega protegido ou seja não se conhece ninguém, é ver fotos e é se queres!)

  51. Avatar de fran
    fran

    no iPhone temos o FlowChat (melhor programa irc do iphone)

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Esse desconhecia 😉

      Há também para MacOsX e iPhone o Colloquy, que é o mais conhecido.

  52. Avatar de Fairwind
    Fairwind

    Do que se vocês se foram lembrar, velhos tempos e grandes jantares… Fui OP no Portugal da #undernet, nos tempos que nem PTNet havia ainda, ricos jantares que chegámos a organizar onde chegavam a se juntar mais de 100 pessoas, era normalmente por debaixo do 3º anel do antigo Estádio da Luz, até portistas ferrenhos vinham :P. Ainda uso o IRC principalmente para falar com algum do pessoal que conheci (principal/ de forma pessoal) e que não tenho no MSN.
    Cheguei a ir a Montreal ao Canadá onde tenho família e aproveitar e conhecer pessoalmente pessoal com quem só falava via IRC.
    Ainda hoje tenho alguns grandes amigos que só os conhecia via IRC.

    1. Avatar de Fernando Tavares
      Fernando Tavares

      oh pa já faz tempo que perdi os contatos com a velha guarda porque o meu HD foi ao ar, comprei um novo mas como perdi tudo o que tinha agoar não consigo descortinar para me render ao grupo, mudei de companhioa de serviço talvez isso dificulte as coisas se receberes esta noticia entra em contato comigo no MSN ou facebook,
      um abraço

      Fern

  53. Avatar de NoFait
    NoFait

    Pois é pessoal, lembro-me que muita gente se afastou do IRC não só pelo aparecimento das redes sociais (MySpace, Hi5, Facebook, Orkut) e do MSN, mas também pelo abuso dos bots, screens e afins.. A “invasão” massiva que houve com a internet em todas as casas (ADSL e CABO) em que qualquer miúdo ou miúda tinham acesso ao IRC, à internet e desde então notou-se um crescimento na decadência desse por nós tão bem conhecido mundo.

    Actualmente, ainda continuam “on” alguns dos oldies no IRC. Ainda se encontra vida por lá e acho que todos aqueles que ainda se lembram de como era conversar pelo IRC deviam voltar para lá, voltar a ter as conversas animadas que por lá haviam… 🙂

    PS: Cuidado com o Rui Cruz… 😀 (kidding)

  54. Avatar de Hugo C
    Hugo C

    Grande Artigo … Velhos tempos , grandes conversas , discussões , sei lá , bons tempos passados no IRC . Mas ainda sou do tempo do COMIC CHAT !!!! Quem é que não se lembra deste programita ?? Que usava figuras da Banda Desenhada ….

    1. Avatar de MAROTO
      MAROTO

      Eu lembro do COMIC CHAT, lol

  55. Avatar de Marisa Pinto
    Marisa Pinto

    Quem quiser entrar no canal #pplware, terá que, após instalar o mIRC, registar o seu nick “Nickserv register PASS MAIL”; de seguida receberão mail com pass extra para validar o registo do nick. Basta copiarem e colarem na janela do mIRC.

    De seguida façam #join pplware.

    Não se esqueçam também que têem que entrar pelo cliente da PTnet, e por um dos diversos servidores, tais como irc.ptnet.pt

  56. Avatar de Corvus
    Corvus

    Pequeno tutorial para entrar no #pplware

    Servidor irc: irc.ptnet.org
    Porta: 6667

    Mudar para o nick pretendido e (caso ele esteja disponivel) registar com: /nickserv register a_vossa_password o_vosso_email

    Irão receber um mail com a indicação de como confirmar o registo do nick

    A partir do momento que o nick está registado, quando entrarem basta fazer: /nickserv login o_vosso_nick a_vossa_password

    Para entrar no #pplware: /join #pplware

    Curto, mas com o básico necessário

  57. Avatar de US

    já agora aqui fica o convite para uma visita ao

    #spectrum

    podem usar o applet existente no site sem terem de instalar nada (sim, também dá para aceder ao #pplware 😉 )

  58. Avatar de Mafalda Moniz

    Há quanto tempo já não ouvia falar do IRC… saudades… quando era mais novinha andava lá às escondidas dos meus pais :/… eles bem me diziam que aquilo não tinha interesse nenhum, mas eu insistia…
    Cheguei a fundar um canal… agora nem me recordo qual … ficava contentíssima quando me colocavam com “regalias” em determinados canais ;)… enfim, parvoíces 🙂 agora resolvi instalá-lo para recordar os velhos tempos 🙂 fui ao canal do pplware, mas não encontrei ninguém…
    Beijinho para o pessoal frequentador do site*
    Até à próxima 😉

  59. Avatar de Fernando
    Fernando

    Eu ainda uso o IRC.
    Prefiro o IRC ao MSN.
    Tirem as saudades voltando novamente para lá. Eu paro nos canais #informatica #computadores #techzone #fotografia com o nick “chinike”
    Aparecem e matem as saudades 🙂

  60. Avatar de Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira

    Eu uso o IRC há cerca de 10 anos e continuo a preferir o IRC ao MSN e todas as outras redes sociais. Gostaria de ver o IRC como o via dantes mas com o boom MSN o IRC nunca mais voltará a ser o que era.

    Toca a dar lá um saltinho 🙂

  61. Avatar de PazDAlma
    PazDAlma

    Bom, agora é tornarem o canal interessante pra isto não ser uma visita de um dia

  62. Avatar de darkxp
    darkxp

    eu ainda fiz la uns scripts 🙂

    hehe… teve piada, ja passou…. agora nao tenho tempo para aquilo….

    alguem ainda se lembra do Rob_ ?? lol

  63. Avatar de Danilo Belo

    Velhos tempos… 1996, 1997, 1998, 1999… anos de glória do Irc no Brasil. Chegava a ter mais de 600 pessoas na mesma sala.. era uma loucura o #Brasil!

    Depois veio o ICQ e logo mais, como sempre, a Micro$oft copiou a idéia e criou o MSN.

  64. Avatar de David Branco

    Eu comecei a usar o IRC em meados de 97 e desde então tenho usado, embora hoje em dia com MUITO menos frequência que há uns anos.
    Conheci muita gente via irc e ainda hoje pertenço a um grupo (www.ptscouts.org) que se formou a partir do IRC.
    Também existe anualmente no 3º fim de semana de Outubro, a nível mundial uma actividade escutista (http://jotajoti.cne-escutismo.pt http://www.jotajoti.org http://www.jotibrasil.org)via IRC nos servidores da scoutlink (www.scoutlink.net), mas também já decorreu na ptnet.
    Eu sou o coordenador dessa actividade a nível nacional na associação escutista que faço parte (CNE) e daí, juntamente com a minha equipa estarmos ainda em contacto com o irc.
    Hoje a lista de canais existentes é bem reduzida. Antigamente por exemplo tínhamos um canal (#escuteiros) com algumas dezenas de utilizadores em simultâneo, hoje em dia estão 3 ou 4 diariamente, e neste fim-de-semana do ano que falei, aí sim ainda se juntam alguns milhares em todo o mundo.
    Tentamos mostrar aos mais novos, que o irc existe, pois muitos nem sabem e ensinamos a trabalhar no mesmo. É uma experiência nova para muitos, mas que no ano seguinte já sabem e utilizam.

    Mas pronto o MSN e mais alguns sistemas de comunicação online vieram deitar para segundo plano e IRC…

  65. Avatar de Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira

    IRC ftw
    Taralh0k0 @ PTnet 🙂

  66. Avatar de mokoto

    Ui o IRC bons tempos eram aqueles, na altura a microsoft tinha algo do genero chamado MSchat que mais parecia um banda desenhada pois era composto por bonecos.
    Parabens pedro mais um bom artigo

  67. Avatar de Marisa Pinto
    Marisa Pinto

    100 😀 O canal ainda está à pinha ehehe

  68. Avatar de XR
    XR

    XII MIRC, COMO EU ADORAVA O MIRC, FOI SEM DUVIDA O MELHOR TEMPO DA MINHA VIDA NO MUNDO DA INTERNET, PENA AGORA ESTAR AO ABANDONO, AS PESSOAS NAO SABEM O QUE ERA O MIRC

    I LOVE MIRC 🙂

    PARA QUEM AINDA SE LEMBRA, EU SOU O ” XR ”

    LOL

  69. Avatar de Snipper1
    Snipper1

    Realmente bons tempos passados em frente ao pc!o Curioso é ter estado no trabalho a relembrar esses tempos de Irc e hoje ao vir aqui, ler este, muito bem feito e nostálgico post. Que belos tempos no #Odivelas e mais alguns #!!será que aindamelembro de alguma coisa? já se descobre lol

  70. Avatar de natacha
    natacha

    passo por aqui para te dar os parabéns pelo artigo que esta bem feito.bem na pesco nada de informática mas posso dizer que faço parte da estatística das pessoas que têm mirc vá se lá saber porquê. thank ú :p

  71. Avatar de Marisa Pinto
    Marisa Pinto

    Obrigada a todos 🙂 Um especial obrigada àqueles que aceitaram a minha proposta e estão no #pplware.
    Realmente este blog faz maravilhas, esta equipa é algo de fantástico 🙂 Parabéns.

  72. Avatar de involved
    involved

    Oh yeah!!! IRC powAH!

    “involved” here! =)

  73. Avatar de Luís Santos

    Antes do IRC eu ainda andava pelo NetMeeting, e fui aderindo ao IRC a algum custo. Na altura não havia PTNet e, portanto, ninguém era dono de canal algum. O dono (ou OP, ou @) dum canal era a pessoa que nele entrasse primeiro. Claro que alguns dos maiores canais (#portugal, etc.) tinham “bots”, que se tratavam de PC’s em faculdades e afins que estavam ligados 24h por dia com um cliente de IRC aberto. E na altura era engraçado fazer “takeovers” desses canais, usando clientes de IRC com scripts marados que enchiam os canais de clones 😛

    Depois, por volta de 1996, se não me engano, apareceu a PTNet. Eu estava na escola, num furo entre aulas, e fui à sala dos PC’s com um colega meu. Estávamos no IRC e reparámos numa série de mensagens estranhas, ao mesmo tempo que percebemos que não conseguíamos entrar em certos canais a não ser que nos registássemos. Lá andámos a ler o “help” daquilo e vai de registar nicks e canais e o diabo a quatro lol
    Foram bons tempos, mas já não é a mesma coisa.

  74. Avatar de Maria João Leitão
    Maria João Leitão

    Sim, ainda me lembro 🙂 Já lá uns 14 anos quando me sentarem à frente de um computador e disseram-me: “Agora falas com quem quiseres. Escolhe um nick (sabia lá eu o que ísso era) e um canal” (qual canal: o 1, a 2 ou a sic? (pensei eu, na minha inocente ignorância)). Depois de tentar ser criativa, lá me veio à ideia um nick do mais piroso que podia haver e lá andei ainda meio a medo a descobrir o que andava a fazer… ddtc…surgia na minha janela…e começa a conversa… Comecei a achar aquilo um pouco chato, as mesmas perguntas, as mesmas respostas… Até que decidi começar a inventar ( maneira mais simpática para “mentir”). Iventava com cada história, que por vezes misturava as minhas vidas todas e era uma confusão engraçada… Foi uma tarde bem passada. Depois desta minha primeira incursão pelo mundo mágico do IRC, não alimentei muito o “vicio”. Foram precisos mais 10 anos para o IRC reentrasse na minha vida, através da autora deste post 🙂 Aquelas noitadas na sala de estudo, os pvt…enfim…mais uma das muitas recordações que nos ligam 🙂 É normal que os utilizadores sejam em minoria, comparando com MSN e outros chats do género, mas aqueles que realmente apreciam e sempre foram seguidores, continuam a utilizar. Espero que este post faça reavivar a memória de muitos que outrora teclaram neste mundo virtual (mas que se torna tão pessoal) e para aquelas que não conhecem, que sintam a curiosidade de descobrir e surpreenderem-se com a diferença. E parabens para a “minha menina”, pelo artigo 😀

  75. Avatar de Ana
    Ana

    Excelente artigo!! Apesar de já não usar o IRC, foi atraves dele que travei amizade com o meu marido há 10 anos. Digamos que foi uma forma nova de na altura conhecer pessoas para além do grupo de amizades habitual.

  76. Avatar de Denker
    Denker

    Belíssimo artigo. Parabéns! Fui usuário de muitos anos do mIRC. Nossa! Saudade daquele tempo.

  77. Avatar de LUFILTE
    LUFILTE

    Oi Oi Oiiiiiiiiiii
    pera ai um pouquinho.
    estamos a falar em anos 90. quem disse que só existia o IRC.
    quer dizer que esqueceram do ICQ? era taco a taco, além de que também existia o netmeeting, antes do MSN.
    Pois tenho saudades das partidas e das noites que passei em Undernet.
    Alias estou casado até hoje com alguem que conheci em ARIAL Bold nº9…confuso axo que não lol.

  78. Avatar de Márcio Pinto
    Márcio Pinto

    Compadre e na paróquia?

    Isso é que era

  79. Avatar de EsPiRiTuDaCoisa

    Ainda existe ?!?!? ehehe
    Ainda me lembro das facturas de 20 contos e mais às vezes… que viciado…ai jazuzz

    deixa ver se me recordo dos canais que frequentava…

    #eterno #dialogos #Braga #porto #gritos_mudos #poesia #20_40 …

    Façam um tutorial para esta nova malta saber instalar essa coisa…

    Abraços!!!

  80. Avatar de Sharky @ PTNet
    Sharky @ PTNet

    Deem um look em chat.mibbit.com para entrarem via web (browser) e para colocar um canal numa pagina usam o widget https://widgetmanager.mibbit.com/

  81. Avatar de Miguel Almeida
    Miguel Almeida

    Ainda uso o IRC, mas na QuakeNet! 🙂

  82. Avatar de BMJ
    BMJ

    Voltei ao Mirc 😉

    1. Avatar de Deckard

      Fizeste muito bem.
      WB
      []

      1. Avatar de BMJ
        BMJ

        Já agora para quem está na sala BMJ = Jakob

  83. Avatar de Deckard

    bom
    quem disse que morreu?
    o antigo ppl do IRC reuniu-se à pouco tempo no Facebook, abriu-se um grupo Velha-Guarda, e aos poucos o ppl que já não se via à anos está a encontrar.
    E abriu-se um canal #portugal @chatnet.
    Viva ao IRC, os bons tempos está de volta

    []’s

  84. Avatar de joao
    joao

    ola ppl grande irc, usei algum tempo na decada de 90…heheh
    ja nao me lembro de nada…
    estou a usar o XChat em linux mint, alguem me ajuda a configurar?

  85. Avatar de Deckard
    Deckard

    João deves fazer/preencher as definições como é ilustrado na seguinte figura, claro não esquecendo que tens de registar o nick na rede que queres.
    http://xchat.org/files/screenshots/xchat-260-winxp-slist.png

    se quiseres aceder ao canal do #pplware @Ptnet, acedes á rede e depois registas o nick na consola do status. claro lembras que teras sempre ajuda….
    Abraço

    1. Avatar de joao
      joao

      Deckard

      obrigado, vou testar..

      cmps

  86. Avatar de Arnaldo
    Arnaldo

    É incrível como o IRC consegue ser tão elogiado e tão esquecido ao mesmo tempo. Quem passou por lá, ficou apaixonado e, não obstante, foi capaz de o trocar por um MSN, um Hi5 ou um Facebook qualquer. E, ainda assim, passados estes anos todos, a mesma pessoa é capaz de dizer, saudosamente, “mas o IRC era melhor”… lol.
    E, na verdade, era melhor. O IRC é, sem dúvida, uma das maneiras mais interessantes de conhecer novas pessoas, de partilhar ideias, de brincar e de trabalhar em equipa. É das criações mais fantásticas que a Internet conseguiu produzir até hoje.

  87. Avatar de Ricardo Coutinho
    Ricardo Coutinho

    Eu ainda usava isto a 2 anos atras, quando jogava CS….e acredito que ainda muita malta de Gaming usa isto.

  88. Avatar de I_CAN
    I_CAN

    Convenhamos que convinha especificarem o servidor nao?

    1. Avatar de Pedro Cunha
      Pedro Cunha

      PTnet. 😀

  89. Avatar de Eduardo Pires
    Eduardo Pires

    Eu ainda uso 😀

  90. Avatar de Pedro Cunha
    Pedro Cunha

    Só tenho pena do meu nick já não estar registado… 🙁

    Que nostalgia pá! Já lá estou! 😀

  91. Avatar de m4x
    m4x

    Ainda uso diariamente.

  92. Avatar de Tiago
    Tiago

    Velhos tempos… axo que ainda vou lá voltar para ver como está ainda isso… e se me lembro dos velhos comandos… lolol

  93. Avatar de Ricardo Marques
    Ricardo Marques

    Eu ainda uso IRC lol

  94. Avatar de João Nuno
    João Nuno

    o que tá a dar é o badoo

  95. Avatar de Paulo Oliveira
    Paulo Oliveira

    É verdade… Excelentes tempos que um grupo vindo dos talkers se meteu nessa aventura. O IRC ganhou notoriedade durante a primeira guerra do golfo, pois foi a forma dos jornalistas de todo o mundo difundirem as notícias em tempo real para o mundo. Em Portugal começamos aos poucos entre instituições do ensino superior e depois, entidades públicas e privadas. Tivemos de nos constituir em associação, registar o dominio, o nome que a PT teimava em querer ficar com ele. Enfim tanta história para contar, tantas memórias! Grande abraço a todos deste vosso amigo, um dos fundadores da PTnet, ToUrIsT

  96. Avatar de diamantino
    diamantino

    Ainda o uso também.
    Existe informação e media que só existe lá e não encontro em mais lado nenhum!!!
    Espero que continue por mais anos 🙂

  97. […] de comunicação ocupam hoje em dia um espaço muito importante na Internet. Se há uns anos o IRC era um dos principais serviços de Chat, hoje em dia, os utilizadores procuram serviços com mais […]

  98. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    O filho da puta do Raver ou Raver_ bloqueou-me o nick porque havia um animal que andava sempre a por bots num canal para fazer flood e depois eu bani esse animal do canal, então acho que conhecia um ircop e foi-lhe fazer queixinhas. Uns dias depois esse filho da puta (Raver ou Raver_) veio ter comigo com uma conversa de virgem ofendida do tipo “desculpe, como disse?” e eu ” disse o que? não estou a perceber” e bloqueou-me lol

    Tirando isso, bons velhos tempos. Nas férias até até perto das 8 da manhã no vicio. Conheci muita mal e ainda hoje em dia falo com alguns 🙂

  99. Avatar de Krasy
    Krasy

    Protx já bateu a nostalgia. bons velhos tempos com modem de 56k no irc a usar o ninjascript ( óptimo para enviar bonecos) tão fixe e bons amigos que fiz

  100. Avatar de Pedro
    Pedro

    cheguei a parar a minha escola o INETESE, pq ofendi um ircop o dankiller e ele ligou para lá a dar a tangaque era da pt e andaram a procura do responsável