Qual será o melhor navegador para o seu Linux?

14 Comentários

Muitos utilizadores que hoje usam Linux dizem que os navegadores estão melhores, ao nível, ou até já melhores, que os navegadores para Windows. Será verdade?

Mas não é provar essa teoria que nos traz hoje aqui. Após a análise feita aos navegadores para o sistema operativo Windows, deixamos agora a análise para navegadores em GNU/Linux.

pplware_teste_nav_linux00


Cada sistema tem as suas especificações pois derivam da sua própria essência, da sua construção e isso influência tudo o resto, até mesmo os mecanismos das aplicações que correm por cima dos sistemas operativos. Mais concretamente falamos de Linux e dos seus mais populares navegadores. É complexo comparar o desempenho de um mesmo navegador que corre em Linux com o que corre em Windows, isso porque há diferenças abismais na concepção das estruturas que os suportam.

Mas podemos fazer algo interessante para quem usa Linux. Que tal comparar e analisar os navegadores em GNU/Linux? Vamos então mostrar.

Especificações

CPU – Intel core i5-3317U; 1.70 Ghz
RAM – 2 GB
DISCO – 24,8 GB
SO – Xubuntu Core

 

Metodologia

O Xubuntu Core foi escolhido por ser um derivado de um dos sistemas mais populares (Ubuntu) e por vir com menos funcionalidades instaladas permitindo tentando desta forma minimizar interferências externas durante o âmbito do teste. Todos os navegadores foram testados nas suas versões mais recentes disponíveis.

 

Objetivos

Verificar a quantidade de RAM usada pelo navegador no estado normal. Testar a performance geral do navegador através do site: http://peacekeeper.futuremark.com/.

 

Navegadores a teste

pplware_teste_nav_lunux01
As versões de cada browser são as últimas existentes nos sites

 

Memória Usada

Foram abertas cinco tabs de diferentes websites e registado o consumo de memória RAM em megabytes (os valores representam a soma de todos os processos abertos referentes ao navegador em causa). Sites abertos nas tabs: Facebook, YouTube, olx, Sapo e Amazon

pplware_teste_nav_linux02

 

Performance geral dos navegadores

Os navegadores foram todos testados no http://peacekeeper.futuremark.com/ quanto maior a pontuação obtida melhor.

pplware_teste_nav_linux03

 

Considerações finais

Mais uma vez os resultados revelam-se interessantes, sobretudo se compararmos ao teste realizado no passado. A Mozilla claramente tem vindo aplicar-se nas versões dos seus produtos para GNU/Linux e os resultados estão à vista. A concorrência terá que se esforçar mais, sobretudo o Chrome e Opera que no passado obtiveram pontuações elevadas e agora estão mais afastados de lugares cimeiros.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jrgAugusto
    jrgAugusto

    Iceweasel & slimJet

  2. Avatar de Alucard
    Alucard

    O meu navegador em Linux é o mesmo que uso em Windows, o Mozilla Firefox. Não vejo o interesse em navegadores que não são multiplataforma hoje em dia.

  3. Avatar de Daniel
    Daniel

    Firefox, em todo o lado.

  4. Avatar de portaro
    portaro

    Midori e Qupzilla são ambos boas alternativas para navegações em que sabemos que precisamos de poupar RAM O Firefox tende a sobrecarregar RAM e com o Flash activado é demais.

    Depois tb podemos poupar se usarmos um navegador tipo texto como o Lynx ou outros.

  5. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    No Windows uso o Chrome porque para mim o rendering nativo do Windows é horrível e o firefox acaba por ser mais lento no Windows do que o Chrome em websites com canvas e etc. No linux é firefox sempre excepto quando preciso de usar o flash mais recente, que nesses casos uso o Chrome.

  6. Avatar de Fucking Cunt
    Fucking Cunt

    Firefox & linux all the way…

  7. Avatar de João Simões
    João Simões

    Como uso imensos serviços Google e os meus dispositivos móveis são Android, uso o Google Chrome em todo o lado, o que me garante uma maior integração. No entanto é um papa recursos e sempre que estou a trabalhar em VMs ou no meu Notebook bem velhinho prefiro usar muito mais o Firefox! Bem mais leve, o que é óptimo para máquinas mais limitadas!

  8. Avatar de Bruno
    Bruno

    Tenho o Firefox e Chrome instalados e o Firefox é mais rápido no meu linux…

  9. Avatar de lmx
    lmx

    aqui é sempre a dar no Opera!

    tenho todas as tabs das varias maquinas , que uso guardadas…é um luxo…é como se estivesse nas 3 maquinas 😉
    Lindo, cheior de funcionalidades, rapido, Europeu…what else!?

  10. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    Gostaria de um esclarecimento, vi uma postagem similar a essa no site (linuxcentro) o mesmo realizou o teste de (RAM), porém lá ele informa que quanto “quanto menor uso da ram, melhor” aqui não encontrei essa informação, minha pergunta é o uso demasiado da memoria é prejudicial ou não, penso que sim,mas gostaria de saber através de vocês de acordo com a analise realizada?

  11. Avatar de Ghost
    Ghost

    Testei o Midori, Firefox,Pale Moon, Dillo , no meu Lubuntu 16.04 , mas nenhum me agradou tanto quanto o SEAMONKEY , trabalha com muita suavidade , tudo funciona redondinho ,e muito rápido , nota 10 , com certeza será meu Webbrowser oficial daqui pra frente, .. 😀

    1. Avatar de Geovane
      Geovane

      instalei hoje o seamonkey e realmente é muito bom, ainda to testando mais ja to pensando em dispensar o chrome 🙂

  12. Avatar de Douglas
    Douglas

    O Baidu Spark Browser 40.17.1000.248 tem funcão de download por torrent e detecção de vídeos.

    Ele é compatível com Linux?