Quer testar já o Android M num Google Nexus? Já o pode fazer!

29 Comentários

O final do dia de ontem foi dedicado à Google e a tudo o que de novo a gigante das pesquisas apresentou na sua conferência anual.

Uma das novidades que mais interesse gerou, até ainda antes de ser oficialmente apresentada foi a nova versão do Android.

Durante a sua apresentação a Google tinha prometido a disponibilização da sua primeira versão de testes. E mais uma vez não defraudou os seus utilizadores e está finalmente disponível nos repositórios da Google a primeira versão de testes do Android M.

android_m_1

As novidades do Android M não são ainda muitas, mas as que a Google apresentou mostram um sistema que quer acima de tudo melhorar na estabilidade e na relação dos utilizadores com as suas aplicações.

Para além da novidade do Google Pay e da leitura de impressões digitais para autorizar pagamentos e acesso aos dispositivos existem ainda as melhorias nos consumos de energia, com o Dozer.

A Google disponibilizou há poucas horas as primeiras versões de testes do novo Android M para os seus dispositivos Nexus. Esta é ainda uma versão muito inicial do seu novo sistema operativo, mas que pode ser já instalada e usada por qualquer um.

Para já a Google limitou a disponibilização desta Developer Preview apenas ao Nexus 5, 6, 9 (Wifi) e Player. Notem que apenas estes equipamentos devem receber o Android M, algo que a Google não revelou no seu evento.

As novas imagens estão disponíveis para download nos servidores da Google e os utilizadores apenas necessitam de as descarregar e seguir as já conhecidas instruções para instalar esta nova versão.

android_m_2

Segundo informação da Google quem instalar esta versão irá receber de forma automática e OTA as novas versões Developer Preview que entretanto forem surgindo até ao lançamento da versão final.

A Google informou que vão existir três versões Developer Preview, com a primeira a ter sido lançada hoje. As restantes vão surgir no final do mês de Junho e no final do mês de Julho. A versão final surgirá algures durante o terceiro trimestre deste ano, sem uma janela de tempo precisa.

Notem que a versão final não será oferecida via OTA e terá de ser instalada de forma manual, da mesma forma que esta versão terá de ser instalada.

Se ficaram curiosos sobre o que o novo Android M traz e como se comportará nos Nexus, iremos nos próximos dias apresentar de forma detalhada o processo de instalação deste novo sistemas operativo num Google Nexus.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Já testei e está muito bom, está super fluido no Nexus 6.

    1. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Super super fluido, ta bem ta, entao já no lolipop não adavam a dizer que era fluido e nada de lags bla bla bla

      1. Avatar de mapbastos
        mapbastos

        bla bla bla wiskas saquetas…..

  2. Avatar de Jorge
    Jorge

    Alguém já experimentou no Nexus 5 ?

    1. Avatar de Emanuel Vitorino
      Emanuel Vitorino

      Está espetacular! Aqui no 9 e no 5 está a funcionar lindamente!

    2. Avatar de Yordanov
      Yordanov

      Vou instalar agora no meu 5 hehehehe

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    Encrava por todos os lados, demasiado buggy tipico do android, e o gps n funciona

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      No nexus 5 destruiu o gps e ficou com random reboots, nao instalem

      1. Avatar de Pedro Araújo
        Pedro Araújo

        Deved ter Android deves. …

    2. Avatar de Hugo Rodrigues
      Hugo Rodrigues

      É normal que esteja cheio de bugs, ainda só é uma versão destinada a programadores, nem é recomendada para o utilizador comum

      1. Avatar de Rmcrys
        Rmcrys

        Ele é um troll 🙂 não ligues que não é verdade

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Troll es tu , o teu note ainda tem a 2.3?

          1. Avatar de Eugéniu
            Eugéniu

            Carlos; Mais valia estares calado, só te enterraste mais :>

          2. Avatar de Rmcrys
            Rmcrys

            Epa eu devo ser alguém importante, sabes que tenho um Note e importas-te com isso.

    3. Avatar de KikoFHM
      KikoFHM

      “tipico do android”… opa… juro as pessoas fazem cada comentário… ( desculpa se “explodi” contigo @Carlos (calhou 😉 )
      mas não percebo como as pessoas falam tanto de bugs e de lags etc…. já pensaram que pode ser falha vossa? de não terem feito bem as coisas bem.
      Continuo a dizer que Android é preciso ter quase um doutoramento em engenharia nuclear mas quem o tem sabe bem o que é preciso ter alguns cuidados e sabe como fazer as coisas cirurgicamente.

      não sou fanboy de nada tenho vários SO (e ainda bem!!) mas não venham com coisas que num android é só lag etc… porque se é lag é porque não tem nada de jeito na mão e mesmo tendo não sabem tirar melhor rendimento ao dispositivo,
      Pois há lag em qualquer dispositivo móvel e não há SO perfeitos 🙂
      99.9% das lags e dos bugs existentes é por culpa nossa pelas mais variadas razões (em qualquer SO )

      ———————————————-
      foi só um desabafo 😉

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Diz um lumia ou iphone recente com lag, nao ha. Essas pessoas tem cuidado extra? Nao, a culpa esta no SO e nao no utilizador, so no android ha queixas.

        1. Avatar de CP
          CP

          Carlos, diz-me um tlm Android recente, ao mesmo nível desses lumia ou iphone que referes, que tenham lag

        2. Avatar de mapbastos
          mapbastos

          tb tenho iphone e tenho queixas…..

          (tenho android – LG G2 e Iphone 5)

          1. Avatar de Manelbastos
            Manelbastos

            tens queixas do que? o iphone 5 funciona sem qq problema, o lg g2 ainda ta na versão 4.2 lol

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Ja agr porque o gps no android tem problemas e nos outros nao? Testei no note 4, lg g3 , nexus 5..todos demoram imenso em fazer lock, o lumia de 60 euros fez em 3segs. Estranho ne?

        1. Avatar de mapbastos
          mapbastos

          nas tuas mãos é capaz…

          1. Avatar de Manelbastos
            Manelbastos

            troll e fandroid, se arranjares emprego dizias menos disparates.

        2. Avatar de larterpt
          larterpt

          Olha eu tenho um Oneplus One, uso e abuso dele e nunca tive um único lag… Até a Samasung conhecida pelos lags fez historia com o S6. Pelo que vejo o problema é mesmo andares com palas nos olhos… Cumprimentos caro amigo 😉

        3. Avatar de CP
          CP

          E o teste foi feito nas mesmas condições, ou seja, no mesmo local, com o estado do serviço de dados igual nos 2, terem utilizado o gps anteriormente, nesse mesmo local, da mesma forma? São variáveis que podem alterar em muito o tempo de aquisição de satélites

          Eu tenho um Galaxy S4 e muito raramente tem lag, tem sempre muitas aplicações abertas e nem bloqueia, mesmo quando recebo algumas sms =P

          Tal como o KikoFHM disse o lag depende do equipamento que se tem e das aplicações que se tem. Mal gerido qualquer um berra

  4. Avatar de Joao
    Joao

    No nexus 6 esta fluido com alguns engasgos a abrir apps, mas ha varias apps que fecham sozinhas e o gps tb deixou de dar

  5. Avatar de larterpt
    larterpt

    Acho que o interessante aqui era testar as novidades, isto é apenas uma preview para dar a conhecer as novas funcionalidades, se querem estabilidade esperem pela versão final 😉

  6. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Sabem se vai sair para o Nexus 4?

  7. Avatar de pj
    pj

    Oficialmente julgo que não vai sair para o nexus 4.