Microsoft confirma Cortana no iOS e Android

34 Comentários

Cortana será, provavelmente, a assistente pessoal mais desenvolvida da actualidade e sempre se falou que a Microsoft queria “invadir” os sistemas operativos rivais para tomar a dianteira neste tipo de serviços.

Até agora nunca houve, contudo, uma declaração oficial sobre esta vontade… sim, até agora, pois agora é oficial. A Microsoft quer a Cortana no iOS e no Android.

pplware_cortana_ios

Com o Windows 10 a Microsoft quer alargar a sua presença nos sistemas da concorrência e para isso tem tratado de criar aplicações que depois vão conseguir fazer a ponte entre as diferentes plataformas, conquistar mais mercados.

A Cortana era uma dúvida que muitos tinham, pois poderia a Microsoft “atacar” o que o Siri tem tentado construir no iOS e o Google Now no Android. Agora é oficial, a Cortana quer mesmo ombrear com esses dois serviços e já muito em breve. Esta aplicação, que terá de ser instalada de forma manual, conseguirá dar ao utilizador uma experiência de utilização semelhante ao que temos hoje no Windows Phone.

Ainda não existem datas concretas para esta disponibilização, mas espera-se que ainda este ano, provavelmente com o lançamento do Windows 10, a Cortana comece a surgir nas stores dos sistemas da Apple e da Google.

cortana_3

O Windows 10 pretende ser a unificação de muitos conceitos. Pretende ser a ponte entre hardware antigo, moderno, pretende chegar com serviços a outros sistemas operativos e, sobretudo, pretende criar ecossistemas. Mas não só!

Para essa ponte, essa união e para ligar os dispositivos que suportam todos esses conceitos a Microsoft está a preparar a chegada de uma nova aplicação, a ‘Phone Companion’, aqui sim haverá muito a conversar sobre um novo movimento “tentacular”.

É através da Phone Companion que o utilizador poderá fazer a ligação directa entre os dispositivos móveis e o Windows 10, tratando de instalar as aplicações necessárias e também sincronizar todos os seus documentos e imagens.

cortana_1

Para já estas duas novidades foram ainda só apresentadas por Joe Belfiore, mas estão nos planos imediatos para serem lançadas.

Esta interligação faz parte do que a Microsoft espera que seja o ecossistema do Windows 10, que se confundirá com a concorrência e que dará ao utilizador uma experiência de utilização única e global.

Para ter acesso a estas novidades, nomeadamente à Phone Companion, os utilizadores precisam de estar registados no programa Insider e ter o Windows 10 instalado numa das suas máquinas.

A Microsoft tratará de trazer as novidades para o Windows 10, colocando-as acessíveis para todos os que as querem testar.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JJ
    JJ

    A Microsoft esta atacar o mercado em todas as frentes…
    Com isto deixa claro, que a Microsoft quer apresentar soluções para todos os tipos de utilizadores, independentemente do SO.

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Mas o CEO actual já referiu isso diversas vezes.
      A MS como uma empresa de serviços para todos.

      1. Avatar de Pinheiro
        Pinheiro

        e volta assim a microsoft a dominar. fico bastante contente, pois sempre foi o sistema que mais gostei desde que peguei num computador. este W10 parece que vai ser algo que vai arrasar no mercado, tanto a telemóveis como a computadores. tem tudo para ser o melhor SO do mercado.

        1. Avatar de Nuno Goncalves
          Nuno Goncalves

          Não sei que computador “pegaste” mas gostava de saber que SO’s mexeste. Quanto ao windows 10, acredito que vai ser uma revolução, se for como dizem, PC/TLM/Surface com o mesmo sistema, tal e qual. Agora, PCs só de topo claro, pq tenho o preview e ja testei em todos os meus pcs e dualcores com 4 GB de ram e ele é lento como tudo. Claro q é preview ainda, vai haver melhoramentos. E vou adquirir grátis. 😉

    2. Avatar de Tiago E.
      Tiago E.

      E a google, nem uma aplicaçao para windows/windows phome…

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        E então? Problema da Google. Não me faz falta.

    3. Avatar de João Terra
      João Terra

      Acordou foi tarde de mais, não achas?
      Espera lá, esperou pelos outros para colocar algo que o motor da Google já tem.
      Continuo com a Google e não quero estragar o meu Android com software da Microsoft

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Já tem, mas será melhor?

      2. Avatar de JJ
        JJ

        Será que acordou tarde?
        Enquanto os outros, apenas fazem serviços para clientes quase exclusivamente seus, a Microsoft tem estado a preparar os seus serviços para qualquer tipo de clientes, de qualquer SO.

        Logo consegue ter um mercado muito mais alargado do que a concorrência. Quando os outros, começarem a desenvolver os seus serviços para todas as plataformas, a Microsoft já lá esta… depois quem afinal vai tarde?

      3. Avatar de Realista
        Realista

        Acho que o que estraga o software da microsoft é mesmo o Android…

      4. Avatar de 1berto
        1berto

        Então desinstala o Android, pois está cheio de patentes da Microsoft. Alias, a Microsoft ganha mais dinheiro com Android do que com Windows Phone.

  2. Avatar de Uaparac
    Uaparac

    Uiiiiiiii vai parecer o Samaritano !!! Person of Ineterest 😀 ;P

    1. Avatar de SSaraiva
      SSaraiva

      he is always watching

    2. Avatar de rgj
      rgj

      Loool. Concordo! (um à parte, adoro essa serie!…)

  3. Avatar de SSilva
    SSilva

    A Microsoft andou a conter-se este tempo todo e pelo que vejo vai revolucionar o mercado como nunca antes, Windows 10 em PC’s, tablets e telemóveis, Cortana e Hololens, especialmente o Hololens tou super ansioso por ver isso a ser comercializado as possibilidades do que dá para fazer com aquilo são ínfimas. A Apple e a Google que se ponham atentas ou de um momento para o outro passam a ficar tipo a Nokia quando não migrou do Symbian para android.

    1. Avatar de Confundido
      Confundido

      Se “as possibilidades do que dá para fazer com aquilo são ínfimas” então para quê gastar dinheiro numa coisa que não serve para praticamente nada?!

  4. Avatar de censo
    censo

    E a miss Cortana em Portugal, quando teremos esse prazer?

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      PT-BR acho que está para breve. PT-PT talvez nunca.

      1. Avatar de censo
        censo

        Porque não ? Tens alguma fonte fidedigna para o que afirmas ?

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          Não, mas basta ver as outras plataformas e basta ver as outras plataformas para não criar expectativas.
          E PT-BR já foi anunciado.

      2. Avatar de 1berto
        1berto

        Em Portugal existe o Microsoft Language Development Center (o primeiro fora dos EUA), pelo que não me parece de todo improvável ver um dia a Cortana a falar Português de Portugal.

  5. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Já arranjavam eram nomes decentes, agora ir buscar nomes de personagens de jogos é muito foleiro e pouco profissional.

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Cada um tem a sua opinião, mas pessoalmente acho o nome Cortana o melhor das 3 plataformas (siri e google now não têm personalidade).

      1. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        Siri é tipo um sapo não é?

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          É um caranguejo… 🙂

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Eu não sabia que era de um jogo até alguém me ter indicado que era de um jogo…
      Por mim até podia ser HAL 9000

    3. Avatar de 1berto
      1berto

      Desculpa, mas a Cortana é brutal! É uma assistente pessoal já com história, o que dá muito mais interesse. Já o Google Now por exemplo é tão frio… parece mesmo eu estou a falar para um aparelho e não para um assistente pessoal.

    4. Avatar de Paulo
      Paulo

      Eu trato-a por gaja.

  6. Avatar de Filipe Viola
    Filipe Viola

    É bom que exista concorrência para que este tipo de serviços melhore e seja implementado em mais idiomas.

  7. Avatar de Diogo Aleixo
    Diogo Aleixo

    Alguem sabe se foi disponibilizada uma API para IOS?

  8. Avatar de joao
    joao

    muito bom mas deviam pensar no cortana em portugues para quando ?mas portugues de portugal nao brasileiro que odeio ter o sistema de maos livres e ter que falar brasileiro para eu ligar ou ler uma msg

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Diz isso não, cara.

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      Ue, não gosta de capirinha não?

  9. Avatar de Roger
    Roger

    excelente mas claro.. PT-PT se calhar zerinhos!