Richard Stallman arrasa o Windows, OSX, iOS e Android

109 Comentários

Richard Stallman é o principal rosto do purismo e intransigência relativamente ao software livre. Fundador da Free Software Foundation e a mente que desenvolveu o sistema operativo GNU (mais tarde GNU/Linux), Stallman não perde a oportunidade para expor a sua opinião relativamente ao software “não livre”/patentes e afins e recentemente até classificou o Windows, OSX, iOS e Android de malware.

Richard Stallman_2


Richard Matthew Stallman é um activista e fundador do movimento software livre, do projeto GNU, e da FSF. Conhecido por ser um radical, Stallman é bastante conhecido pela suas rígidas e directas afirmações.

Depois de no passado já ter referido que o Ubuntu tinha Malware e também que a Apple algema os seus utilizadores, Stallman voltou a apontar o dedo aos principais sistemas operativos da actualidade.

Em declarações ao site The Register, que preparou várias questões sobre o Windows, OSX, iOS e Android, Stallman afirmou que o primeiro malware é sempre o próprio sistema operativo fazendo alusão à quantidade de bloatware (software pré-instalado) instalado.

What kinds of programs constitute malware? Operating systems, first of all

Richard Stallman

Depois da entrevista à revista New Internationalist em 2009, passados seis anosStallman voltar a reforçar a ideia que os sistemas da Apple são malware e que o OS X “prende” simplesmente o utilizador.

Relativamente ao iOS, o activista foi ainda mais duro referindo que o sistema censura aplicações e que até tem backdoors.

Apple systems are malware too: MacOS snoops and shackles; iOS snoops, shackles, censors apps and has a backdoor

No que diz respeito ao Windows, Stallman refere simplesmente que os utilizadores são “sabotados” e que a Microsoft revela as vulnerabilidades do seu sistema à NSA, antes de lançar as respectivas correcções.

A sua opinião relativamente ao Android não é tão crítica, referindo que a plataforma móvel da Google tem malware no software não livre.

Mas as críticas de Stallman não se ficaram apenas pelos sistemas operativos.  Stallman considera que as Smart TVs e os carros inteligentes estão a ser desenvolvidos para “espiar” os utilizadores.

Qual a sua opinião sobre as declarações “agressivas” de Richard Stallman?

Via The Register

Comentários

109

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco Pinto
    Francisco Pinto

    o homem tinha acabado de fumar um xarro! Há que lhe dar um desconto!! 🙂 🙂

    1. Avatar de Xplouder
      Xplouder

      Aposto que ele achou que o “xarro” tinha bloatware também.

    2. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      Ah,ah,ah. 😀 😀 😀

    3. Avatar de Virgem
      Virgem

      Concordo 🙂

    4. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      COMENTARIOS:

    5. Avatar de João Duarte
      João Duarte

      Se não fosse este senhor e os seus ideais neste momento não estavas a ver este site 🙂 isto é wordpress, que free, estará alojado num servidor que por ventura corre linux (gnu) = free, o wordpress foi escrito em php que tambem é free… enfim para não falar nos browsers e etc… ele fez muito pelo que o “free” é hoje!

      1. Avatar de redefoca
        redefoca

        Open source e não free.

  2. Avatar de Mike
    Mike

    Extremista diz coisas extremas, estou chocado…

    Já tive chance de o conhecer, ele está a um dedo do pé de passar a linha da sanidade para o totalmente xalupa.

    1. Avatar de Renan Moreira
      Renan Moreira

      Dizem isso dele há uns 30 anos e ninguém pode negar que ele tem estado certo até o momento…

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Até um relógio avariado acerta duas vezes ao dia….

        1. Avatar de xp4ever
          xp4ever

          Mas nunca te esqueças, que um relógio certo ( para o teu padrão ), pode nunca acertar uma unica vez !
          Talvez a virtude esteja mesmo no meio termo …

  3. Avatar de Mário
    Mário

    A questão é… o Sr. Stallman não paga o ordenado a ninguém.

    E aposto que esse Sr. Stallman, tem um iPad escondido em casa para ir à net fazer download de músicas novas da Taylor Swift, para comprar cenas na Amazon e no eBay em segurança, para fazer download de eBooks, e a linguagem favorita de programação é o C#…

    1. Avatar de lmx
      lmx

      hehehe a linguagem favorita c#???????loooll
      o homem é fanático por linguagens para homens de barba rija…é C e mais nada!!

      quanto ao ipda…lool não conheces mesmoo Sr. Stallman….este homem até já foi perseguido até pelos serviços secretos americanos, 😀

      Não usa carro porque os carros americanos teem gps integrado, não usa cartoes porque são uma forma de controlar as pessoas, etc…anda de bicicleta 😉

      Aquilo que te digo é que quem diz a verdade não deveria merecer castigo…apoio a 100%!
      O Ultimo grande GURU do MIT…15 mentes brilhantes ao lado dele a trabalhar…e o Sr. Stallman no seu gabinete, brutalmente organizado numa desorganização infernal…não dava hipótse aos 15…que grande frustração para os seus oponentes, e que mente brilhante! 😀

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Ai sim?

        Nunca vi nada de jeito vindo dele…

        1. Avatar de Cris
          Cris

          GCC, emacs, GNU, entre outras coisas.

          1. Avatar de Hélder
            Hélder

            Foi ele que fez sozinho, não foi?

      2. Avatar de Cris
        Cris

        A linguagem favorita dele é Lisp, obviamente.

      3. Avatar de Proud Troll
        Proud Troll

        Barba rija é só C…

        Dahahahaaaaaa.

        Como se um dos trabalhos mais icónicos dele, o editor EMACS, nem tivesse sido desenvolvido em LISP.

        Vem para aqui de pinguim armado em culto.

        Depois eu é que sou troll.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Não só és troll como és teimoso.

          Insistes em não ver e em espalhar cegueira por toda a parte. A contribuição que dás não ajuda em nada a nossa competitividade.

          Vê se acordas porque precisamos de pessoas inteligentes e alertas.

      4. Avatar de João
        João

        De bicicleta? Com aquele corpinho? x’)

    2. Avatar de anti fala baratos
      anti fala baratos

      Se não sabe do que está a falar deixe-se ficar calado!

  4. Avatar de José Avlis
    José Avlis

    Os dois primeiros comentários são lamentáveis e de estrema ignorância, enfim não sei onde vamos parar se deixarem de haver pessoas como o Stallman que alertam para o bom senso que, a humanidade já perde no exagero de auto promoção própria nas redes sócias que se expõem voluntariamente, aqui falamos de expor a privacidade involuntariamente.

    Enfim… perdemos cada vez mais a identidade.

    1. Avatar de José Avlis
      José Avlis

      Correcção os 3 primeiros comentários

    2. Avatar de Miguel Ferreira
      Miguel Ferreira

      +1

    3. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      Chegou o iluminado, o inteligente.. 🙂 🙂 é pena mas deve ser pelo excesso de inteligência que nem percebe a ironia/brincadeira, nem o que quer dizer os smiles…!

      Mas extremismos não levam a lado nenhum, nem são bons em lado nenhum..até andam por ai uns a matar milhões em prol desse extremismo!

    4. Avatar de Sérgio Douglas
      Sérgio Douglas

      “comentários são lamentáveis e de estrema ignorância, enfim não sei onde vamos parar se deixarem de haver pessoas (….) que alertam para o bom senso”

    5. Avatar de carlitos
      carlitos

      +1 e tudo para no fim dar razão ao senhor, só se inveja o que é bom, não é?! 😉

    6. Avatar de António Costa
      António Costa

      +1

    7. Avatar de Carlos
      Carlos

      Sem duvida.

    8. Avatar de João Carvalho
      João Carvalho

      +1

  5. Avatar de João
    João

    É normal que a Microsoft tenha uma colaboração com a NSA, é ela que está em 90% dos computadores do mundo. Quando deixam a chave dentro de casa, quem é que vocês chamam, se não tiverem uma suplente? Não é os bombeiros? Neste caso, a NSA chama a Microsoft. O Windows tem muitas falhas, criadas de propósito para vos vigiar se for necessário, quando se torna publico é lançada uma atualização e essa mesma atualização cria outra falha, uma correção a 1 falha de segurança pode criar outras 10.

    1. Avatar de Tiago Santos
      Tiago Santos

      Para ti isto é visto como um “mal necessário”?! lolol

    2. Avatar de Yuri da Silva
      Yuri da Silva

      Correção: 90% dos computadores *desktop* e *laptop* do mundo

  6. Avatar de luizlmarins
    luizlmarins

    Só que ele precisa rever seu conceito e dizer que:

    “software livre tem que ser software grátis”

    Porque, quando um software livre, ainda que tenha o código aberto, é vendido … quem nao puder comprar não pode executar, ferindo a “liberdade zero”.

    E um software que fere a liberdade zero não é software livre.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      podes sempre compilar!

      Na mente de alguém brilhante…a ignorância é crime…

    2. Avatar de madre teresa
      madre teresa

      Comprei a ideia, quer dizer deram-ma… lol

      Realmente o software devia ser todo gratuito, tal como a cerveja, o café, os ferraris, a habitação, a água, etc. Também eu idealizo uma sociedade onde não temos que pagar nada e vivemos de ar, grátis. Quando isso for possível aceito ceder os programadores todos da empresa de borla, mas sem receberem salário, senão seria um insulto.

      Haja paciencia…

  7. Avatar de JC
    JC

    Bom título de clickbait. Sempre a progredir.

  8. Avatar de Junior
    Junior

    Até podemos achar o homem doido de todo mas será que não tem razão?

  9. Avatar de Paulo Correia
    Paulo Correia

    Estou quase totalmente de acordo. Tudo «o que é demais cheira mal».
    Os meninos com a mania de ser moderninhos aceitam tudo sem questionar.
    Andam de «pulseira eletrónica» (smartphones) pagam e ficam felizes. Viva a nulidade.

  10. Avatar de Grammar
    Grammar

    Aquele momento em que o Pplware escreve “espionar”! 😀 Também deve pertencer à NSA. É uma “falha” no texto.

      1. Avatar de Glink
        Glink

        Em Português europeu continua a ser espiar… mas verdade seja dita também me perco no meio de termos brasileiros, uma vez que o acordo ortográfico baralha o sistema todo. Ainda acho que é um atentado à nossa identidade… assim como usar a palavra espionar em vez de espiar.

    1. Avatar de KaPutnixZ
      KaPutnixZ

      Aquele momento em que o “Grammar” não sabe muito de Gramática.. BAhahahahaahahah..

  11. Avatar de Norberto Vale
    Norberto Vale

    Concordo totalmente com Richard Stallman. Acompanho-o há muitos anos, é de facto um purista do software livre e algo excêntrico. Excêntrico sobretudo nas palavras, julgo eu que propositadamente para chamar a atenção. As suas críticas atingem inclusivamente muitas das distribuições linux. Mas, mais importante do que a forma da mensagem, é o seu conteúdo, e essa, concordo a 1.000%

  12. Avatar de Marco
    Marco

    “e a mente que desenvolveu o sistema operativo GNU (mais tarde GNU/Linux)”??? say what??

    vá da página da GNU:
    <>

    Para quem não percebeu a GNU “deu”/emprestou ao kernel linux todas as aplicações que ele precisava. O gnu não se transformou em gnu/linux o gnu existe sem o linux até tem o seu próprio kernel. Já o linux existir sem gnu….

    1. Avatar de Marco
      Marco

      “e a mente que desenvolveu o sistema operativo GNU (mais tarde GNU/Linux)”??? say what??

      vá da página da GNU:
      GNU is a Unix-like operating system. That means it is a collection of many programs: applications, libraries, developer tools, even games. The development of GNU, started in January 1984, is known as the GNU Project. Many of the programs in GNU are released under the auspices of the GNU Project; those we call GNU packages.

      The name “GNU” is a recursive acronym for “GNU’s Not Unix.” “GNU” is pronounced g’noo, as one syllable, like saying “grew” but replacing the r with n.

      The program in a Unix-like system that allocates machine resources and talks to the hardware is called the “kernel”. GNU is typically used with a kernel called Linux. This combination is the GNU/Linux operating system. GNU/Linux is used by millions, though many call it “Linux” by mistake.

      GNU’s own kernel, The Hurd, was started in 1990 (before Linux was started). Volunteers continue developing the Hurd because it is an interesting technical project.

      Para quem não percebeu a GNU “deu”/emprestou ao kernel linux todas as aplicações que ele precisava. O gnu não se transformou em gnu/linux o gnu existe sem o linux até tem o seu próprio kernel. Já o linux existir sem gnu….

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        “By mistake”, não é mistake nenhum. Ninguém queria saber de GNU excepto o Stallman… isso mudou quando surgiu o kernel Linux e se tornou popular. Há anos que se debate se é “Linux” ou “GNU/Linux”, e a verdade é que ninguém quer saber de GNU/Linux mas sim de Linux. GNU/Linux é simplesmente um monicker que a FSF (ergo, Stallman) tenta passar como oficial desde sempre, mas ninguém quer saber minimamente. A controvérsia já envolveu o Linus, já envolveu os nomes sonantes todos da comunidade e todos lhe mostraram o dedo do meio. A verdade é que o Hurd nunca viu a luz do dia como Linux viu, e Stallman não gostou. O Linus já nem quer saber o que lhe chamam, desde que dêm o crédito devido a ambas as partes.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          O Hurd existe, e o debian tem uma versão com o mesmo!

          A questão é que o Hurd…é muito mais limitado, porque é preciso developers para desenvolver algo…se tens poucos vai mais devagar…é so por isso.

          Um projecto sem o outro não vive!

          Por isso é gnu/linux… do meu ponto de vista faria mais sentido ser até linux/gnu ou gnux…mas este apesar de bonito e simples, é demasiado tendencioso, e o torvals com o seu ego de mais ou menos 3 vias lácteas de raio…não gostou da ideia.. 😀

          Grandes mentes, grandes egos…nem sempre é assim, mas…
          O azar do stallman, foi ter nascido num pais que pratica capitalismo selvagem…e como tal até perseguido pelos serviços secretos americanos foi, porque chegou a ser considerado, um perigo para a nação…americanos…enfim.

          Se este homem tivesse nascido num País Nórdico… o Linus se calhar hoje estaria internado ai num sitio qualquer porque não conseguia expandir o seu ego para mais de 3 vias lactes e como tal, iria começar a colapsar psicologicamente…

    2. Avatar de Cris
      Cris

      Bem, concorda com muito do que disseste, mas ou o Clang já compila Linux (kernel), ou está quase lá, e não precisas das core-utils do GNU, nem do emacs, apesar de eu as preferir.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        o que escrevi apenas está parcialmente, o wordpress n deve ter gostado de alguma coisa, no comentário tinha o seguinte excerto da página da GNU.

        GNU is a Unix-like operating system. That means it is a collection of many programs: applications, libraries, developer tools, even games. The development of GNU, started in January 1984, is known as the GNU Project. Many of the programs in GNU are released under the auspices of the GNU Project; those we call GNU packages.

        The name “GNU” is a recursive acronym for “GNU’s Not Unix.” “GNU” is pronounced g’noo, as one syllable, like saying “grew” but replacing the r with n.

        The program in a Unix-like system that allocates machine resources and talks to the hardware is called the “kernel”. GNU is typically used with a kernel called Linux. This combination is the GNU/Linux operating system. GNU/Linux is used by millions, though many call it “Linux” by mistake.

        GNU’s own kernel, The Hurd, was started in 1990 (before Linux was started). Volunteers continue developing the Hurd because it is an interesting technical project.

    3. Avatar de Bruno Miguel
      Bruno Miguel

      Salvo erro, o Gentoo evitava a userland GNU e usava a de uma *BSD

  13. Avatar de A ingenuidade como factor terrível de subdesenvolvimento
    A ingenuidade como factor terrível de subdesenvolvimento

    Só um doido varrido para conhecer outro.

    Em tudo o que diz tem mais de lucidez do que a imagem que lhe querem atribuir.

    O Ubuntu está carregado de software “invisível”. Tudo o que seja proveniente da Google está minado à nascença.

    O resto basta ter atenção e ouvir o que diz o “radical” com as suas “declarações agressivas” acerca do Windows, iOS e afins.

    Coitadinhos dos fabricantes de software que só pensam nos utilizadores e dos seus amiguinhos bonzinhos.

    A ingenuidade é um factor terrível de subdesenvolvimento.

  14. Avatar de Bruno Miguel
    Bruno Miguel

    Lembram-se quando chamavam doidos aos que diziam que o governo norte-americano andava a espiar o mundo todo? Depois veio o Snowden e vimos que a coisa ainda era pior do que os “maluquinhos” diziam. Eu próprio não achava que o fizessem à escala que o pessoal com chapéus de folha de alumínio dizia, e depois vi que afinal era pior. Talvez o Stallman não esteja assim tão errado quanto isso, mas quando rumamos a favor da corrente é difícil tentar sequer perceber algo que seja diferente. Tal e qual como quando elegemos os nossos governantes; por mais que nos lixem, votamos sempre na mesma caca.

    1. Avatar de Duarte Santos
      Duarte Santos

      +1

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Lembram-se quando chamavam Theodore Kaczynski de doido? Pois bem, ele era mesmo doido (Unabomber). What’s your point?! Temos de ser críticos, o racio de previsões ou análises falhadas do homem excedem as que acertou. Estatísticamente o polvo que adivinhava resultados do Mundial/Europeu (já não me recordo qual) era mais fiável que Stallman.

  15. Avatar de sakura
    sakura

    a unica que se negou a dar dados aos USA, foi a
    MS!!! emails de um servidor da Irlanda.
    mas a lei é a lei.
    “”a Microsoft revela as vulnerabilidade do seu sistema à NSA””

    LOL i eu a pensar que eram os bad boys da google ou o ppl do lado negro……..
    ele tem toda a razão mas …. querm que a MS, apple, google, incunprem a LEI? (sociedad)
    hoje a MS é 30%, 70% open S. Close S.
    “”relativamente ao Android”” pois o maior violador de privacidade já é coll .

    1. Avatar de Reboot
      Reboot

      Mas que grande avaria.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      para perceber parte do teu comentário tive de fazer um grande esforço

  16. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Precisamos de pessoas como Richard Stallman que defende as liberdades da pessoas , mesmo que elas não reconheçam essas liberdades .

  17. Avatar de mafc
    mafc

    Há muito que não lia nada do Senhor Stallman, mas nunca falha no que diz.

  18. Avatar de dbcooper
    dbcooper

    Deixem lá o sr. Falar… Tudo e controlado até aqui Portugal o fazem mais que pensam… Em relação EUA e seus pares e inimigos… Pesquisem por Echelon ou melhor Projecto Echelon…. http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Echelon … Pelas datas vão ver que somos controlados a muito tempo… Sr. Snowden só veio confirma… Mas historia bem mais antiga que o próprio sr. Snowden… Mais digo e afirmo… A informação por ele trazida e restante é só uma gota no oceano do que realmente e controlado…

    1. Avatar de NT
      NT

      Por acaso o pessoal que dizia que ele era louco(alguns canais de TV e afins) quando o Snowden deu com a língua nos dentes foram todos pedir a ‘opinião’ ao Stallman… Enfim.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        +1

        mas isso é o mesmo do costume , gente burra a liderar , da nisso..

  19. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Tem um ar muito alternativo (e por isso tanta malta a chamar de maluco), mas quem teve oportunidade de o conhecer por exemplo quando veio a Sinfo viu que pode ser muito alternativo e tal mas tem mais sabedoria naquela tola do que , vá diria, 95% da população mundial.
    E nestes comentários tb não disse nada do outro mundo ou que o pessoal já não tenha noção. O impressionante é pessoal vir logo defender as marcas parece que é tudo patrocinado ou algo do género.

  20. Avatar de JJ
    JJ

    Então qual é o sistema que o Sr. Stallman, recomenda?

    1. Avatar de João
      João

      GNU/Linux e Software Livre. Este seria o puro conceito de liberdade.

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Mas que distro? E quem me garante que nenhuma dessas distro, tem ferramentas de espionagem?

        1. Avatar de Augusto
          Augusto

          Trisquel, Gnewsense, Blag… Ta ai a lista completa: https://www.gnu.org/distros/free-distros.html. Garantia não existe, nunca se pode confiar a vida em alguma coisa, mas em relação ao software livre puro 100%, a garantia é que todo o código é livre e aberto para que programadores e desenvolvedores vasculhem em busca de bugs e softwares maliciosos. Se existe poucas pessoas olhando o código pode ou não haver software de espionagem com maior probabilidade do que código com várias pessoas olhando. Em relação ao software proprietário, até mesmo o sr Richard disse que pode não contem malwares, mas como o código é privado como e que garantia você tem que não exista?, no livre a garantia é a transparência, no privado é a palavra de uma empresa ou multinacional, que sabemos muito bem o como que elas tratam o usuário com décadas de exploração.

          1. Avatar de JJ
            JJ

            Sim… mas se eu não souber verificar o código, como sei se existe problemas ou não?
            Estarei ao mesmo nível, do que código privado.

          2. Avatar de Augusto
            Augusto

            Software livre e auditável é mais confiante do que software livre puro, pelo simples motivo de que foi passado um pente fino no código por pessoas que entendem de código, se você não entende de código a comunidade o protege contra malwares e softwares espiões. Eu não entendo muito de programação e nem por isso uso software proprietário pelo simples motivo que a garantia de ser seguro cai drasticamente porque ninguém de “fora” sabe o que se está escrito. O software livre a comunidade protege o usuário comum, no software privativo é a sua confiança numa empresa privada, assim como você não sabe realmente os ingredientes secretos da coca-cola, como saber se não contem algum elemento viciante? Citando o wikileaks: “Transparência para os poderosos e privacidade para os fracos”

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Blackberry para telefones. Para Pç utiliza o Linux .

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Mas a BB também não tem de cumprir a lei, e ceder dados a NSA quando solicitado por ordem judicial?

        1. Avatar de lmx
          lmx

          A BB tem que fornecer o mesmo tipo de dados que a nossa PT fornece ao estado se este pedir!

          Mas a BB não abre o seu SO nem os seus algoritmos, e chaves para o estado…percebes-te a diferença entre BB e Microsoft?

          A MS abre o SO ou vende vulnerabilidades a NSA, a BB luta para que nunca tenha que chegar e esse ponto, porque no dia em que isso acontecer…a BB como empresa acaba!

          A BB é uma empresa que fornece estados/sectores militares, um pouco por todo o mundo…e claro que se vendes a tua galinha dos ovos de ouro…ficas sem nada para oferecer…essa é a diferença.

          Se os EUA pedirem tráfego de rede, a BB Entrega…a seguir os EUA vão pedir tráfego de rede como deve ser…e a BB não pode entregar como deve ser, porque o tráfego e encriptado end-to-end…eles entregam o que teem, e é isso que a lei obriga.
          A BB não fornece a sua tecnologia aos EUA.
          Mas a BB fornece a NSA, etc..mas não com a mesma equipa, são coisas separadas…uma coisa é rede, controlo de segurança, etc, outra coisa é o software/hardware/rede da BB da BB, são coisas á parte..

    3. Avatar de Wiki
      Wiki

      Não custa muito ir à wikipedia.

      “For a period of time, Stallman used a notebook from the One Laptop per Child program. Stallman’s only computer is a Lemote Yeeloong netbook (using the same company’s Loongson processor) which he chose because it can run with 100% free software even at the BIOS level, stating “freedom is my priority. I’ve campaigned for freedom since 1983, and I am not going to surrender that freedom for the sake of a more convenient computer.”[67] Lemote is a joint venture of the Institute of Computing Technology of the Chinese Academy of Sciences, an institution of the State Council of China. Stallman’s Lemote was stolen from him in 2012.[68] In January 2010, he was using the gNewSense operating system.[69] and he still used it in April 2014”

      1. Avatar de Wiki
        Wiki

        Aparentemente, agora usa Trisquel: https://en.wikipedia.org/wiki/Trisquel

        Em geral, esta é a lista de OSs que a FSF considera “free”: https://www.gnu.org/distros/free-distros.html

      2. Avatar de JJ
        JJ

        Eu acredito mais que ele use um feito por ele, que mais ninguém tenha acesso, que seja exclusivamente para sua utilização.

  21. Avatar de PP
    PP

    Fossem todos assim e não estaríamos subjugados a interesses capitalistas que dominam o mundo…

  22. Avatar de André
    André

    Não estou a ver os peixeiros a dizer:
    “Não comprem o meu peixe fresquinho!!!”
    É obvio que o homem tem de puxar a brasa à sua sardinha para tornar o universo Linux (ainda) mais vasto…
    Não vejo onde existe a “noticia”… Se ele tivesse a dizer que o OSX é melhor que Linux e Windows (e é) aí era noticia…

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Obviamente não o conheces.

  23. Avatar de Celso
    Celso

    Não defendo as marcas porque na verdade isto é tudo a mesma coisa. No entanto… faz me confusão ver pessoas como o Stallman falar em software livre e criticar todos e todos sem ter uma alternativa que qualquer pessoa possa usar.

    Se o Ubuntu, Windows, Mac, Android, iOS, etc, são maus, que crie uma alternativa user friendly e decente que não seja má… mas o máximo que fazem é criar um OS estável, potente, com uma UI foleira que uma pessoa “normal” não sabe usar (sim, nem todos conseguem andar a mexer no terminal). Ah, e que seja usável, porque em 2015 ninguém navega na internet da forma que o Stallman navega.

  24. Avatar de Diogo Alexandre
    Diogo Alexandre

    se calhar este senhor não é bem maluco. as aparências enganam. Quero relembrar que houve outras pessoas que fizeram revelações idênticas, como por exemplo: Ladar Levison (ex. Lavabit), John Callas, Phill Zimmermann, Mike Janke (dark Mail, Pgp,), Edward Snowden, Julian Assange e outros. Estes senhores também estão malucos? Os meninos da apple é que não gostam nada de ouvir estas coisas. E depois dizem que as pessoas estão malucas. lol

  25. Avatar de MyPenthouse
    MyPenthouse

    Concordo com o tudo que o Sr. Disse.. Só tem um problema a maior parte do mundo (99% digo eu :D) não é informático e não tem conhecimentos nem apetências para usar um sistema GNU / Linux.

    Se quer que se deixe de usar Windows, IOS… faça algo que o comun do mortal consiga usar…

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Mas já existem sistemas baseados em linux(ubuntu, elementary os,, ubuntu gnome, antergos,…) que o comum dos mortais pode usar… O problema é que o comum dos mortais está escravizado ao windblows pq nunca o ensinaram a usar outra coisa… Talvez se o fizessem em vez de usar windblows ele usaria linux.

  26. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Favor trocar “purismo e intransigência ” por “purismo e COERÊNCIA”. O RMS é das poucas figuras do Software Livre que sempre se manteve coerente 100% com suas idéias, e nem podia ser diferente já que é defensor do term que ele mesmo cunhou.

  27. Avatar de Joe Fagundes
    Joe Fagundes

    Este homem é um mister! É um senhor!

  28. Avatar de António Costa
    António Costa

    Utilizo Win e uma distri do Linux como alternativa, uso android, talvez uma das piores em segurança, a EMUI acente em 4.4, sei o que é tudo isto mas não tenho nada a esconder, em relacao ao andropid limpo o mais possivel as aplicações inuteis que tras. E vamos para a frente, como ja disse nada tenho a esconder.

  29. Avatar de Joaquim Venâncio
    Joaquim Venâncio

    Aqui está alguém que diz as verdades dos Softwres não livres…
    Os criadores desses softwres poderam tentar contradizer essas palavras, mas provar as suas versões é algo impensável.

  30. Avatar de vc
    vc

    Tudo o que ele diz é verdade e os comentários infelizes que assistimos é de pessoas onde a ignorância sobre o tema que comentam é muito grande. Este homem marcou a história e quem não souber que se informe antes de dizer asneiras…

  31. Avatar de kalash
    kalash

    É mais fácil enganar uma pessoa do que fazê-la acreditar que ela foi enganada.

  32. Avatar de NT
    NT

    Só dou razão ao Sr. Stallman. E para quem diz que não é possível ter um computador GNU
    Aqui têm a listagem de hardware disponibilizada pela wikipédia.
    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_open-source_hardware_projects
    Quem quiser um portátil 100% Free (AS IN FREEDOM!)
    http://shop.gluglug.org.uk/

    Agora muito pessoal diz que não tem privacidade, mas sempre que vai à casa de banho, manda um tweet, tira uma selfie no instagram, faz um post no facebook (likes?)… Não é fácil, mas também não é difícil viver sem isso.
    Agora não sendo verdade que processadores, boards, material de rede nos espia. Porque é que raio os Estados Amaricados (errrr Americanos) não querem nada que seja ‘made in china’ ou ‘assembled in china’ nas suas infraestruturas? Pois se eles metem os chineses também podem meter.
    Enfim continuem a ser os velhos do restelo e julguem que se seguirmos a ideologia de Free(E o Stallman faz todos os esforços para indicar que é Free as in Freedom, traduzindo significa livre, aberto não significa grátis) que iremos todos ser birutas…
    Sem dúvida open source em tudo. Se queres já ‘montado’ pagas, se sabes compilar os programas, juntar o hardware, etc. é fazeres ou ter alguém que faça…
    Já agora uma GRANDE critica a muitos utilizadores/defensores de gnu / linux (ou só linux), já contribuíram para a alguma coisa para o sistema? já compraram software para linux? já desenvolveram um patch? já traduziram alguma coisa? Pois a ideia é essa…

  33. Avatar de fmf
    fmf

    É difícil…a liberdade não é um conceito ou miragem, é um direito inalienavel!! A sua supressão requer consentimento, consciente ou adormecido, tanto faz. Lei?? Da lei consta tão somente a presunção de inocência, associada e suporte das tal liberdade. Não consinto, é tão simples. É possível preferir ser vigiados, controlados, arrebanhados a troco de…user-friendly? Ah é que eu sou ignorante e preguiçoso, agarrado e demasiado ocupado com os meus vícios e prazeres para me dar ao trabalho de agir como um ser humano. E de mais a mais, estou bem assim, tirem-me tudo que não me importo, desde que não me tirem a ilusão e a fantasia. Não tenho nada a esconder e o que posso mostrar é isto….tão triste onde chegámos….

  34. Avatar de Alucard
    Alucard

    Eu sou grande defensor do Linux enquanto sistema operativo (e não é GNU/Linux, já agora), mas não posso com este tipo. Este tipo de fanáticos só dão má imagem ao Linux e ao movimento open-source. A GNU Foundation é assim tipo a Al-Qaeda do software.

    Segundo o Sr. Stallman, ser livre é usar um sistema operativo de código aberto mas estar impedido de instalar software proprietário nele sejam drivers, codecs multimedia, Skype, etc. Ele que fique com a sua “liberdade”, eu fico com a minha liberdade de instalar Linux e todo o software que precise nele, seja aberto ou proprietário.

    E já agora, ele que trabalhe mais no seu maravilhoso kernel Hurd, que está a ser desenvolvido há mais tempo do que o kernel Linux existe, e ainda não é funcional para coisa nenhuma, e mande menos farpas. Aí poderá deixar de chatear quem usa Linux (e não GNU/Linux) e fica feliz da vida com a sua “manada de bois selvagens” (GNU/Hurd).

  35. Avatar de Jorge Rosa
    Jorge Rosa

    O Sr. Stallman tem razão no que diz, mas o utilizador comum não se apercebe muito disso. Mas quando se tenta desenvolver algo (software) a titânica briga com as licenças tem início. E de facto, o software rouba informação do equipamento que se está a utilizar, sem perguntar ao utilizador. (Nomeadamente características técnicas, localização, user names, etc, etc). Sejam para marketing, para publicidade, para estatísticas, para melhorar os serviços, etc, etc…
    Seja para que fim for, eu (utilizador) deveria ter uma opinião (opção) sobre isso… ou não?…
    – Já que estas multinacionais são “radicais” em obter essa informação pessoal, também é normal haver “radicalismo” no outro lado (que afinal é o “nosso” lado) para (tentar) haver algum equilíbrio nisto.

  36. Avatar de Bruno Fernandes
    Bruno Fernandes

    Eu gosto muto de linux mais esse cara caga pela boca.

  37. Avatar de Anderson
    Anderson

    O que ele falou é 100 % verdade, todo o sistema tem falha, inclusive são usados principalmente para espionagem, desde o setor 0 de uma unidade de armazenamento até aplicação nível usuário, independente do sistema utilizado

  38. Avatar de Job
    Job

    Stallman é uma figura ícone, é daquelas pessoas indispensáveis. Uma pessoa coerente com suas palavras. Um tremendo programador. Quem aqui tiver contribuído mais que ele, pode começar a criticá-lo. Projeto GNU sozinho, já seria suficiente. Para quem não sabe, o Linux é apenas o Kernel, o resto todo é o GNU. GCC, Emacs, GPL. Você pode até discordar das opiniões de Stallman, mas jamais poderá chama-lo de hipócrita ou falso. E por isso, por ser verdadeiro muitos não gostam.

  39. Avatar de redefoca
    redefoca

    Agressivo são os comportamentos da microsoft, Apple e Google.