Teste a navegadores… afinal qual é o mais rápido?

79 Comentários

Por vezes vemos os utilizadores vestirem a camisola do seu clube, perdão, do seu navegador e defender as cores… perdão, a tecnologia que cada um os serve. Não deve ser assim, isso é servir o navegador e o correcto é o navegador servir cada um de nós na melhor forma, com a maior segurança e com a melhor performance.. E se não foi assim? Fácil, usamos outro!

Esta análise tem como objetivo testar o maior leque possível de navegadores para o sistema operativo Windows. Como tal, foi feita uma pesquisa por navegadores disponíveis no mercado, tendo-se posteriormente testado individualmente numa máquina virtual.

spartan_00


Durante anos a Microsoft foi castigada por ter um navegador imperfeito, mas era o que mais suporte tinha no mundo empresarial e nos serviços em geral… que remédio tínhamos de o usar. Hoje tudo é diferente (ainda bem) e até a própria Microsoft deu conta disso e dizem… dizem, que o novo navegador que sucederá o Internet Explorer, o Edge, é mais rápido que a concorrência.

Mas vamos lá a contas com o que temos actualmente.

Especificações

CPU – Intel core i5-3317U; 1.70 Ghz
RAM – 2 GB
DISCO – 24,8 GB
SO – Windows 7 SP1 Home Premium

 

Metodologia

O Windows 7 foi escolhido por ser ainda o sistema operativo mais utilizado, tendo sido atualizado por completo. Todos os navegadores foram retirados dos sites oficiais, na sua última versão instalados de forma padrão e sem qualquer alteração.

 

Objetivos

Verificar a quantidade de RAM usada pelo navegador no estado normal. Testar a performance geral do navegador através do site: http://peacekeeper.futuremark.com/

 

Navegadores a teste

pplware_teste_browsers04
As versões de cada browser são as últimas existentes nos sites

Memória Usada

pplware_teste_browsers03

Foi aberto o navegador no site do Google e verificada a quantidade de memória alocada.

 

Performance geral dos navegadores

pplware_teste_browsers02

 

Considerações finais

Os resultados são interessantes e apresentam novos competidores no mercado de navegadores dominados por Chrome, Firefox e IE.

Creio que os mais surpreendentes do teste foram o Maxthon, Avant Browser e até mesmo o SeaMonkey, pois evoluíram muito desde a última vez que foram a teste, como mostra a imagem em baixo de há um ano atrás.

pplware_teste_browsers01

Vale a pena dar o braço a torcer e experimentar estas alternativas aos vossos navegadores, deixem feedback de como correu a vossa experiência.

Partilhar:
Tags:

Comentários

79

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mikes
    Mikes

    Já usei o maxthon mas desinstalei por algo que não corria bem (já não me lembro o quê).

    1. Avatar de Rúben Sousa
      Rúben Sousa

      Provavelmente, era o JS e o Shockwave 😉

  2. Avatar de Luis Mendes
    Luis Mendes

    Os que uso são o Chrome e Firefox mas também gosto bastante do Torch principalmente da sua performance e aparência.

  3. Avatar de Gates
    Gates

    Então o Chrome consome menos memória que o Firefox? Suponho também que o teste foi realizado sem que tenhum browser tenha uma extensão / plugin 3rd party instalada

    Gostaria de ver uma disputa na seguinta forma:

    IE vs Edge vs Chrome vs Firefox vs Opera no Windows
    Safari vs Chrome vs Firefox vs Opera no OS X
    Firefox vs Chrome vs Opera no Linux

    1. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      +1 se bem que bastava ver no windows..
      na verdade é muito dificil arranjar uma boa comparação entre browsers..
      mas isto é o que se chama.. fazer o teste à balda xD
      e parto me a rir quando vejo que o google chrome com menos de 50mb de memoria usada xD

      1. Avatar de Artur
        Artur

        E evidente que so consumiu isso pq a google Claro que otimizou o seu browser para gastar menos recursos no seu site

      2. Avatar de Thiago Holmes
        Thiago Holmes

        Ele diz para fazer a comparação no Linux, porque muitos destes browsers comportam-se melhor no mesmo. O próprio Firefox tem um melhor desempenho no Linux, do que quando usado no Windows.

        1. Avatar de Artur
          Artur

          Por mim que façam o teste depois no win10 com todos os browsers incluindo o Edge… E desta vez com um hardware mais capaz e que vão por exemplo ao site da pplware para não beneficiar o chrome.

  4. Avatar de Rúben Sousa
    Rúben Sousa

    Boas,

    Fui utilizador durante muito tempo do antigo Maxthon, que para mim, sempre foi dos melhores Browsers, no entanto, começou a não conseguir acompanhar as grandes empresas e a ter falhas nas evoluções do HTML (Na altura, HTML4) e no JS.

    Neste momento irei experimentar o Avant, nunca tinha ouvido falar e fiquei deveras impressionado. Resta saber se se dá bem com JS, HTML5, etc..

    1. Avatar de Rúben Sousa
      Rúben Sousa

      Agora que comecei a investigar o Avant, deparei-me com uma série de coisas bastante interessantes:

      Avant Browser tem três motores de renderização imbutidos: Trident, Gecko and Webkit, os motores por trás do Internet Explorer, Mozilla Firefox and Google Chrome respectivamente.

      “Os utilizadores podem escolher o seu motor preferido como padrão, e alternar para os outros quando o padrão não mostrar uma página web corretamente. Os utilizadores podem também definir um motor de renderização diferente para cada site nas Opções do Avant Browser, de modo que o motor de renderização será ligado automaticamente quando navegar para esse.”

      “Avant Browser pode detectar os vídeos na página da internet que você está navegando, e deixar que você os transfira com apenas um clique.”

      “Navegue e assista a vídeos na internet simultaneamente com o Avant Browser. Avant Browser permite dividir a área de navegação em duas partes, para que você possa navegar na Internet de forma mais eficiente.”

      Entre outras.

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Ainda não experimentei esse!! Vou testar, parece porreiro

        1. Avatar de Rúben Sousa
          Rúben Sousa

          Peca numa coisa :s O design é horrível :S

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        WebKit era o do Chrome, agora é Blink.

        1. Avatar de Rúben Sousa
          Rúben Sousa

          Tens os 3

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Que raio de especificações voces usaram? i5 com 2gb de ram? windows 7? para mim o teste tinha de ser feito com windows 8, i3, 4gb de ram…
    isso sim mostrava o tipico pc não o que foi usado…

    1. Avatar de Slyzer
      Slyzer

      concordo (à excepção do i3… maioria dos pcs têm i5 ou i7)

      1. Avatar de Vítor M.

        Têm? 🙂 vocês não conhecem o mercado definitivamente!!!!

        Source: StatCounter Global Stats – OS Market Share

        1. Avatar de Paulo S.
          Paulo S.

          Definitivamente não conhece mesmo nada do mercado, nomeadamente o mercado empresarial …que ainda usa muito o XP !!!

          1. Avatar de Vítor M.

            Aí calma. Tem de haver uma separação entre a banca, os serviços, o comércio por grosso, retalhistas, grandes superficies e outras empresas no que o Paulo classifica como mercado. Já não é assim tão expressivo o Windows XP porque, por exemplo a Sage, primavera, PHC e outras empresas (do software de gestão), tendo em conta o suporte e a segurança, exigiram já equipamentos pelo menos superiores em termos de sistema operativo. Por isso, cuidado quando afirma isso, há nichos, há segmentos, não generalize. A banca, por exemplo, por questões de segurança, no ano de 2012 até a este ano, fez um esforço enorme para substituir o Windows XP e já é residual.

            No segmento das seguradoras, por exemplo, no ano de 2014 houve um grande impulso também para haver uma actualização… nas micro empresas e pequenas empresas, após a introdução de determinadas regras fiscais, a obrigatoriedade de emitir talão etc… muitos já não usam o velho Windows XP. Ainda há muita coisa, é verdade, mas não é assim como o Paulo fala e os dados já nos dizem isso.

            Mas mostre dados para afirmar o que diz Paulo 😉 isso é que era de valor 😀

          2. Avatar de Bruno Martins
            Bruno Martins

            Vítor M. A banca já não usa XP mas as caixas multi banco continuam a usar o NT4 e de vez em quando lá se vê um BSOD :-p

          3. Avatar de JJ
            JJ

            Realmente a partir de 2013/2014 muitas empresas começaram actualizar do WinXP para o Win7.

            Algumas empresas ainda tem muitas maquinas com WinXP, porque para as funções que elas realizam, é bastante suficiente. Mas normalmente, quando essas maquinas tem de ser reparadas/substituídas, já são por maquinas com o Win7.

          4. Avatar de Rui
            Rui

            epa fiz estagio na renova e lá só havia um pc com o 98 por causa de um programa especifico, o resto era 7 e 8, e sempre que um 7 ia a reparação, voltava com o 8, apenas os de linha de produção mantinham o 7 pois tinha configurações muito especificas…

        2. Avatar de Rui
          Rui

          com base nesse grafico só vejo que o tipico user é “cromo” não existe razão quase nenhuma para manter o windows 7 numa maquina…

          1. Avatar de Vítor M.

            Cromo? 🙂 não sabe o que está a dizer, não faz ideia do que é investimento, sustentabilidade, não tem a minima noção o que é estabilidade de sistemas, o que é ter um ambiente empresarial optimizado. Não faz ideia do que é ter um sistema que funcione sem determinados floreados, até ºá chegada do Windows 10, o Windows 7 ainda é o que melhor está a servir os utilizadores que usam Windows, pois o Windows 8 e 8.1 não está de todo a ser uma agradável surpresa, por isso o Windows 10 é tão desejado E mais… meu caro. O Windows 7 quando apareceu, na sua versão mais “light” poderia bem ser suportado em máquinas antigas onde existia o Windows XO isso fez com que muita gente utilizasse o Windows 7 Starter 🙂

            Não façam juízos de valor quando não dominam os conceitos que estão por trás destes valores 😉

          2. Avatar de Francisco
            Francisco

            Nem vale a pena continuares a responder a certos comentários. Há pessoal que é “pobre e mal agradecido”!

            Acho que vocês deviam descartar tudo o que andam a fazer (vida pessoal e profissional) e fazer testes exaustivos a todos os browsers em 1001 sites diferentes, com (1, 2, 3, 4, …) e sem extensões, em Windows, Linux e OSX, com P3, P4, i3, i5, i7, 1GB, 2, 3, 4, … de RAM, ligado à corrente, com bateria, etc etc etc. E mesmo assim não sei se chegaria…

      2. Avatar de Danny
        Danny

        vendem-se mais pcs com i3 do que i5 e i7

  6. Avatar de pedro
    pedro

    utilizo o Maxthon e confirmo a velocidade. Apesar de consumir mais RAM não faz diferença na maquina onde corre (tem 16GB RAM)

  7. Avatar de Ricardo Tavares
    Ricardo Tavares

    A primeira impressão com o maxthon não foi propriamente a melhor agora… lol
    http://s22.postimg.org/bt8cokp8x/maxthon.jpg

    Mas após esse pequeno precalço inical estou a gostar bastante, organização bem melhor que a atual do chrome da minha opinião, rápido, sem falhas até ao momeno.

    1. Avatar de pedro
      pedro

      Pois Ricardo …. eu estou a utilizar a versão portable e por isso não tive problemas de instalação!

    2. Avatar de pedro
      pedro

      mas de resto é muito rápido a carregar as paginas ….

  8. Avatar de Miguel Fortunato
    Miguel Fortunato

    Porquê usar versões antigas dos browsers e não as mais recentes?

    1. Avatar de Vítor M.

      Como está no texto, as versões usadas são as mais recentes.

  9. Avatar de censo
    censo

    Já mudavam era o pc onde fizeram os testes. Que raio de especificaçoes essas.

      1. Avatar de One Asgardian
        One Asgardian

        as especificações minimas atualmente são um I3 com 4GB de RAM não 2GB de RAM como dizem!

  10. Avatar de Tó Canela
    Tó Canela

    Chrome 27? Firefox 21? Este teste foi feito há quantos anos?
    Não vejo credibilidade nenhuma neste teste, desde essas versões para cá já muita coisa se alterou!

    1. Avatar de Vítor M.

      Onde diz isso? Se soubesse ler veria que isso é o comparativo de há um ano atrás, em cima, nos browsers, diz que foram usadas as últimas versões. Ler é complicado, mas facilita a vida Tó, ora leia tudo e não veja só as figuras.

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Achas que alguém lê alguma coisa?! A malta lê o título, vês as imagens e comenta! 😀

        1. Avatar de Vítor M.

          Alguns, poucos, sim fazem isso. Mas mesmo esses vão aprendendo, também estamos aqui para isso.

          Agora, é necessário perceber o enquadramento dos testes, isto não é feito ao acaso, há uma evolução, um acompanhamento ao longo dos anos, há, por trás disto tudo, trabalho de pesquisa… não é ao acaso!!!

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Não sejam assim. Tb ia comentar porque no último gráfico é a versão que aparece. o FF já vai na versão 38. EM principio deve haver alterações…
        Cumps

    2. Avatar de Sawlyn
      Sawlyn

      Opera 12.25?

  11. Avatar de Rui Martins
    Rui Martins

    Experimentei o Avant Browser, mas pareceu-me muito lento a abrir as páginas. Utilizei o motor de renderização do Chrome e comparando com o Chrome, demorou o dobro do tempo a abrir a página sapo.pt e a página do rlslog.net, falha a abrir as imagens.
    De resto pareceu-me bastante ‘leve’ a nível de consumo de recursos.

  12. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    O Maxthon tem vindo cada vez mais a destacar a sua posição no mercado.
    Apesar de ainda haver uma serie de pequenas coisinhas a resolver, tem estado em constante evolução.
    O Forum é bastante activo.
    Apesar de consumir mais RAM, o primeiro arranque é sempre rápido. uma da “features” que uso regularmente é o SkyNote, que inclusivé tem a apk para Android.
    Deixei de usar o Firefox como main-browser( ainda uso pontualmente) a partir do momento em que demorar que tempos a carregar, e cada vez mais lento e instável.

    1. Avatar de Nelson N
      Nelson N

      e quando dá …Destacar a Janela do Video, para o desktop e meter a um cantinho ( perfeito para os live-streams!).
      Possibilidade de usar uma especie de WebPage to Application. Por exemplo em vez de abrir o browser e clicar no Link/Favorito. Pode-se criar um icon/shorcut que vai directamente para a Webpage, sem carregar as funcionalidades todas do browser. É algo que dá jeito para quem consulta regularmente a mesma página e de acesso muito directo e rápido.

  13. Avatar de Francisco
    Francisco

    Desses browsers mais leves, qual é que tem extenção addblock ou semelhante?

    1. Avatar de Ricardo Tavares
      Ricardo Tavares

      O Maxthon mal iniciamos a primeira vez, pergunta logo se queremos utilizar o addblock plus. 🙂

    2. Avatar de André
      André

      A maioria dos que permitem instalar javascripts. IE está fora. No entanto, atenção que cada script instalado vai aumentar o consumo de memória.

  14. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Quando fizerem gráficos, era interessante colocarem as unidades de medida usadas, e se barra maior ou menor é melhor.

    1. Avatar de João C.
      João C.

      Estava a pensar no mesmo. No gráfico da Performance as unidades são o quê? 1000, 2000, 3000… mas 3000 quê? Faz lembrar as professoras no tempo de escola a dizerem: “Meninos isto é o quê, Batatas, Cebolas?!” xD Se o gráfico é retirado do site e não vem com legenda, podiam colocar no texto em que é que se baseiam os dados obtidos. Claro que toda gente pode ir consultar o site e procurar lá a informação mas era preferível que viesse aqui explicito, pois para quem gosta de vir cá ler as notícias ficava a compreender um pouco melhor do que foi feito. Porque isto até é um artigo muito interessante, visto que foram buscar dados anteriores e tudo. Podiam aprofundar mais e testar os browser por um tempo e aí sim fazer os testes de RAM consumida e por aí…
      Fico à espera de melhorias num novo ranking!

      Cumps.

    2. Avatar de Pedro C.
      Pedro C.

      Na RAM quanto mais pior, na performance quanto mais melhor

  15. Avatar de Francisco
    Francisco

    No teste foi um dos que acusou maior consumo de memória…

    Já agora, esse teste deixa-me muitas duvidas no capitula da memória usada, o Chrome consome bem mais que o Firefox, mas de longe, e no teste até passa por um browser leve

    1. Avatar de Francisco C.
      Francisco C.

      Visto haver aqui outro Francisco, altero o meu nome para Francisco C. (sou o que respondeu ao Vítor M. dizendo “Nem vale a pena continuares a responder a certos comentários. Há pessoal que é “pobre e mal agradecido”!…”

  16. Avatar de jedi
    jedi

    Porque razão que não incluiram o safari. Eu por acaso não utilizo, mas já no teste que vocês fizeram não utilizaram.

    1. Avatar de irlm
      irlm

      Safari foi descontinuado pela Apple na versão Windows.

    2. Avatar de André
      André

      O Safari era demasiado fraco e nunca conseguiu chegar ao 0,0001% nos utilizadores de Windows. Apesar de ter quase 99% dos utilizadores nos aparelhos Apple, foi abandonado há 18 versões atrás (cerca de 1 ano e meio) dos sistemas não Apple. Apesar de terem lançado uma correção em Outubro de 2014, desde aí para cá o Safari nunca mais foi atualizado para o Windows.

  17. Avatar de Osvander
    Osvander

    Eu uso o sistema Pclinux os lxde, e os navegadores firefox e chromium comparando os dois, o firefox entra em 2 segundos e o chromium demora 6 e 8 segundos. Não a comparação prefiro o firefox ou Maxthon.

    1. Avatar de André
      André

      Atenção que aqui foi contabilizado a utilização. Por exemplo: o Opera demora muito mais a carregar na 1 vez que se abre mas torna-se mais rápido em sites de necessitam de renderização. No caso do Firefox e Chrome, o suporte de plugins é ativado conforme o site pede. Por isso, podem ser mais lentos a carregar site a site. (este último opera também já está a fazer isso… gasta muito mais memória do que a versão anterior mas abre mais rapidamente)

  18. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Até estão muito acima as especificações.
    Pois acreditem que são mais computadores com dual core… que com I3…

  19. Avatar de TheGhostWriter
    TheGhostWriter

    Utilizei durante algum tempo do Maxthon e gostei mas os vídeos no youtube estavam a extremamente lentos. Acabei por voltar para o Chrome.

  20. Avatar de Filipe
    Filipe

    Faltou a nova versão do navegador russo o Yandex, ele na versão beta está muito bom!!!

  21. Avatar de W10 Incoming
    W10 Incoming

    Boas alguém me sabe dizer porque é que o Chrome spama carradas de processos? Neste momento tenho só uma tab aberta e vejo 9 processos do chrome abertos perfazendo no total 480 megas de ram!

    1. Avatar de Basic
      Basic

      Extensões..

  22. Avatar de Mario
    Mario

    Realmente os resultados são estranhos.
    Assim como o ambiente de teste (não referindo o CPU/Memoria mas sim o disco(24,8 GB)).

    1. Avatar de Vítor M.

      Estranhos? 🙂 muitas vezes não são os dados, mas sim a falta de ferramentas para os perceber 😉 Qual é a dúvida que o assola caro Mario, ora explique lá a ver se o iluminamos!

      1. Avatar de Nelson N
        Nelson N

        Virtual Machine ?! I think yes

        1. Avatar de Vítor M.

          Em nenhum sistema se consegue uma relação “inócua”, dada a contaminação pelo próprio sistema. 😉

  23. Avatar de Marco
    Marco

    Eu uso o Maxthon Nitro, para mim não há melhor. É um browser muito “básico”, sem muitos dos extras usados noutros, mas para quem gosta de performance bruta num browser, então deverá ser das melhores escolhas.

    Até comparando o Maxthon ‘normal’ ao Nitro não têm nada a ver, o Nitro faz o básico que um browser deveria fazer e fá-lo bem. Isto para máquinas mais fracas faz uma diferença enorme.

  24. Avatar de lmx
    lmx

    Opera.

    sempre a malhar..

  25. Avatar de DrKein
    DrKein

    “Todos os navegadores foram retirados dos sites oficiais, na sua última versão instalados de forma padrão e sem qualquer alteração.”
    Onde anda o IE 11?? é que no teste está o 10! Onde anda o FF 38.0.1 ?? é que no teste está o 21…

    1. Avatar de Pedro C.
      Pedro C.

      Lê melhor o artigo e com mais calma. 😉

    2. Avatar de Francisco
      Francisco

      “como mostra a imagem em baixo de há um ano atrás.”

  26. Avatar de Kendimen
    Kendimen

    Vou já experimentar o Sleipnir!! Tem um nome imponente 😀
    Pena não ter sido possível testar o Yandex ou o Vivaldi!

  27. Avatar de Regis
    Regis

    Uso, desde há + de 10 ano o Opera. Porém as últimas versões são, para mim, uma grande desilusão.
    Estou a seguir a evolução do Vivaldi e do UC Browser. Parecem muito promissoras. Alguém Tem experiência?

  28. Avatar de Luis Costa
    Luis Costa

    Pode não ser o mais rápido, mas é aquele que eu uso atualmente e que mais me satisfaz – Cyberfox 64bits.
    http://cyberfox.8pecxstudios.com/cyberfox-intel-version-x64/

  29. Avatar de Jose Lindo
    Jose Lindo

    Ja utilizei durante bastante tempo o avant. Contudo com o evoluir das versoes começou a dexixar de responder com alguma frequencia sempre que tinha muitas tabs abertas (+ de 10, 15, 20).
    Entretanto testei o sucessor do netscape, o SeaMonkey e gostei.
    Neste momento é o que uso e não me arrependo

  30. Avatar de darcy
    darcy

    mais rápido de todos é o mustang, imbatível

  31. Avatar de Alex
    Alex

    Uso o UC Browser. É um excelente navegador e não pesa no xp.

  32. Avatar de Gil.Araújo
    Gil.Araújo

    O Navegador Maxthon agora é MX5. Vem com várias extensões nativas, que eu n entendo porque o Chrome n vem. Rápido, seguro e mais intuitivo. E o melhor, o Netflix passa em HD, mesmo os usuários que n tem o sistema na Tv do PC. Como eu…rs. O Opera foi vendido para a Qihoo, que é conhecida em colher dados para o partido Chinês. Mas a galera vai perguntar; mas o MX5 n é chinês?. Bem, mas o desenvolvedor do Maxthon, deixa bem claro no tutorial de privacidade, o que a empresa faz na telemetria dos dados, o que a Qihoo n faz. Maxthon, é mais transparente. Uso ele, com o Yandex da Rússia e, logico Firefox, no W 10.

  33. Avatar de Gustavo Silva Guimarães
    Gustavo Silva Guimarães

    Yandex é muito bom e não trava muito não….
    Tem extensões do Opera……….