É hora de instalar o Linux Mint 8 – “Helena”

40 Comentários

Instalação em 6 Passos

Antes de passar as dicas de instalação do novo Linux Mint 8, com o nome de código Helena preciso de confessar uma coisa…esta foi a primeira vez que experimentei o Linux Mint e acho que fiquei fã!!!! Para quem usa Linux esta versão não foge muito do que estamos habituados, no entanto há algo de especial no sistema operativo que na minha opinião estão associados ao look & feel.

mint_21

Já tinha ouvido falar bastante bem deste sistema operativo mas a falta de tempo nunca me permitiu tal experiência e hoje foi o dia.

Bem vamos ao que interessa.

Preparação do Sistema

Fiz a instalação no VMWare e usei o .iso descarregado aqui. Para que o sistema arranque via imagem .iso devem indicar o local onde se encontra o ficheiro LinuxMint-8.iso, como indica a imagem seguinte:

mint_01

Instalação

mint_02

Passo 1/6 – Escolha do Idioma

Hoje vou escolher o idioma em inglês. No entanto o sistema operativo permite que no final instalemos um pack de idiomas. Desta forma podemos arrancar sempre o sistema em que idioma pretendermos.

mint_03

Passo 2/6 – Fuso Horário

mint_04

Passo 3/6 – Esquema do Teclado

mint_05

Passo 4/6 – Partições

Hoje vou deixar que o Linux Mint trate automaticamente das partições, usando assim todo o disco. No entanto quem pretender criar partições manualmente pode ver neste artigo Instalar o Ubuntu 9.10 (Karmic Koala)

mint_06

Passo 5/6 – Criar Utilizador

mint_07

Passo 6/6 – Instalar

mint_08

mint_09

mint_10

Em seguida deve fazer Restart Now, para voltar a iniciar o sistemas

mint_11

Achei engraçado este screen…será uma vaca???

mint_12

Depois da instalação feita, é hora de entrar no sistema. Aqui devem fornecer as credenciais de acesso criadas no momento da instalação

mint_14

…e aqui estamos nós. Bem vindos ao Linux Mint 8 -Helena

mint_15

Uma visão sobre o menu

mint_16

Dados do nosso sistema

mint_17

Um excelente analisador de recursos (CPU, Memória e Network)

mint_18

Software Manager, com as novidades já anunciadas aqui

mint_20

Um novo Look – o Mint possui alguns temas nativos, interessantes

mint_22

Uma visão sobre o menu ||

mint_23

Análise final

Depois de analisar muitos dos comentários do artigo Lançado Linux Mint 8 “Helena”, comprovei que realmente o Linux Mint é um sistema operativo bastante interessante, intuitivo e robusto. Para quem usa Ubuntu é como se estivesse em “casa” pois há muitas semelhanças.

Para quem está a pensar instalar o Linux Mint 8 aproveito para divulgar duas novidades, a nível de aplicações que surgiram no dia de hoje:

mint_24

mint_25

Licença: Freeware

Download: LinuxMint-8 (LiveCD) [688,14 MB]

Download: LinuxMint-8-Universal (LiveDVD) [1 GB]

Download: LinuxMint-8-x64 RC1 (Live CD) [686 MB]

Homepage: Linux Mint

Partilhar:
Tags:

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    nunca experimentei, mas realmente ouve se falar mt bem dele.. sebem q tmb se ouve falar mt bem do ubuntu e nem sempre concordo com a tao boa fama do mesmo..

    acho q podiam dar oportunidade a outras distros nao tao debian based, pois ha mt mais por explorar..

    by the way, é mesmo uma vaca:p podes metela a dizer oq quiseres instalando o cowsay.. mt util como deves imaginar:P
    qt ao excelente analizador de recursos é apenas o q vem por default com a instalaçao do gnome

    cumps!

  2. Avatar de carlos
    carlos

    boas. no ubuntu 9.10 o gestor de redes anda com bugs, as vezes a minha box funcionava, outras vezes não funciona. sabem me dizer se nesta versão nova do linux mint foi corrigido?

  3. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    Achei engraçado este screen…será uma vaca???

    Já ouviste falar de um GNU?

    1. Avatar de ZiLOG
      ZiLOG

      Acho que é mesmo uma vaca, porque diz: “Esta consola tem poderes de uma supervaca!”

    2. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      http://en.wikipedia.org/wiki/Cowsay

      cow .. acho q esta tudo dito:X

  4. Avatar de Pedro B.
    Pedro B.

    O jogo World of Goo é de todo dos jogos em que mais colei.
    Lindo mesmo, vale a pena (;

    1. Avatar de Bogdan Kulyk
      Bogdan Kulyk

      Pois é. Esse jogo é brutal!

  5. Avatar de FuhFuh
    FuhFuh

    Uso Ubuntu Netbook remix, e uma coisa que achei curioso é ter só uma barra o que podia ser útil para mim. Nunca usei Mint por achar que a unica coisa de diferente era ter algumas coisas para facilitar a vida de iniciante em mundo Linux (codecs por exemplo) mas depois de ver o promenor da barra vou instalar porque não sou fã o UNR :)(design)

    1. Avatar de AFonseca
      AFonseca

      Não percebi se este post é para ser levado a sério ou não.

      FuhFuh, apresento-te os window managers.
      Window managers apresento-vos o FuhFuh.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        @AFonseca, o post é 5* eh eh eh, o comentário é que é do FuhFuh

        Bom fim de semana

  6. Avatar de zuir
    zuir

    Ora bem, se seguir os passos das partiçoes que estão acima, vou conseguir conservar o windows7 com as partiçoes k tenho neste momento tb?

    E vou conseguir ter acesso a essas partições depois no Mint??

    Cumpriments bom post Pedro..

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    e num netbook, funciona?

    1. Avatar de FuhFuh
      FuhFuh

      Acabei de instalar no meu , via unetbootin trabalha 5 estrelas (Melhor que o Ubuntu NR)e o promenor de ter só uma barra é muito bom, por isso:

      RECOMENDO

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        n me digas q instalaste isso so por ter uma barra em vez de duas -.-

        era uma questao de teres removido uma das barras, e teres movido a outra para onde querias.. ambos usam gnome..

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Claro, mete isso numa PEN e “zumba” .)

      1. Avatar de tiago
        tiago

        ficas com acesso as partiçoes do windows se seguires este tuturial

        https://pplware.sitedev.pt/2009/10/30/instalar-o-ubuntu-9-10-karmic-koala/

        obrigad

      2. Avatar de Btxeize
        Btxeize

        Olá,

        Mas como faço para colocar numa pen? (há algum tutorial?)

        Uso XP ainda e nunca gostei do vista, win7 apenas um talvez caso cumpre novo pc e…

        Adorava entrar no mundo Linux através do uso numa pen drive. Alguem que me ajude a colocar isto numa pen

        Obrigado

        1. Avatar de Pedro Pinto

          @Btxeize
          Já fizemos “milhares” de artigos dessas aqui pelo pplware.
          O mais simples:
          1 – Saca a ISO
          2 – Sacas o Unetbootin – https://pplware.sitedev.pt/2009/04/11/unetbootin-319-crie-o-seu-liveusb/
          3 – Ripa na Rapa keka…

          1. Avatar de Btxeize
            Btxeize

            Obrigado Pedro!

          2. Avatar de AFonseca
            AFonseca

            Utiliza o wubi, podes encontrá-lo em http://wubi-installer.org/

            Permite-te instalar uma distro Ubuntu tal como se fosse um programa que podes remover. Não há nada mais fácil. 😉

  8. Avatar de Manel
    Manel

    Esta é uma distribuição muito boa e facilita muito o utilizador… pode-se abrir uma pasta com os direitos do root só com um clique de um rato… em vez da linha de comandos… e também quando queremos instalar algo e requer a consola pode-se abrir a consola já com o caminho da pasta só um o rato… e claro para quem já conhece o mint… eu pelo menos gostei muito com as figuras que são apresentadas quando inicia-se a consola e uma delas e´a dita “vaca”…

    1. Avatar de AFonseca
      AFonseca

      Em relação ao teu segundo ponto…

      Podes ter esta função em qualquer distro com o Nautilus, só tens que instalar o pacote chamado nautilus-terminal ou algo do género.

      O que quero dizer com isto é que o Mint não é nada fora do normal, é o Ubuntu com outra cara.

  9. Avatar de Mandrake
    Mandrake

    Uso desde a versão anterir(Gloria), gostaria de saber como retirar esse animais que aparecem toda vez que acesso o console.

    Alguem ai sabe?
    Quando usa bastante tornasse estressante velos. hsuahusa

    Excelente Distribuição, 5 estrelas.

    Vlw!

    1. Avatar de Mandrake
      Mandrake

      Respondendo a minha própria pergunta…
      sudo apt-get remove cowsay

      Agradeço ao 1 cara que respondeu este post. ^^
      Vlw maninho.

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        isso n é grande soluçao, dado algures o cowsay esta a ser chamado..
        ao removeres o cowsay apenas fazes com q este n seja mostrado, no entanto ele continua a ser chamado.

        o mais provavel é q a chamada ao cowsay esteja dentro do file /home/vosso_user/.bashrc

        procurem nesse ficheiro alguma referencia ao cowsay, e removam essa linha. ai entao se quiserem desinstalem o cowsay (q sinceramente n vale mt a pena pois o tamanho é ridiculamente pequeno).

        cumps!

        1. Avatar de Mandrake
          Mandrake

          Soh retirar a ultima linha do Bash.

  10. Avatar de Jorge Martins
    Jorge Martins

    Boa noite

    Uma dúvida, é possível instalar programas como Photoshop nesta versão do Linux?

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      se for possivel instalar numa versao de linux, é possivel em todas..

      e a resposta é sim..
      procura neste site as aplicaçoes q queres instalar e podes verificar se sao compativeis(e q versoes demonstram ter melhor compatibilidade):
      http://appdb.winehq.org/

      obvio q tens q ter o WINE instalado.

      cumps!

  11. Avatar de irlm
    irlm

    A partir de hoje eu tenho a versao do kernel 2.6.31.16, está muito mais rapido e estavel, recomendo a todos os users que actualizem o kernel e façam actualizações. Excelente Ditribuição Linux by “ubuntu/debian”.

  12. Avatar de The STK
    The STK

    Fui utilizador do Mint durante algum tempo,mas a verdade é que as diferenças em relação ao Ubuntu começaram a ser cada vez mais pequenas, e para mim o Ubuntu é eleição… Ainda para mais agora que o Mint4Win (equivalente ao WUBI do Ubuntu) não está presente nesta ediçao do Mint…
    Ando colado ao Jolicloud, mesmo num laptop normal funciona muito bem (toshiba 14.1″ no meu caso), e parece ser uma proposta muito interessante…

    1. Avatar de João Campos
      João Campos

      Falo por experiência própria, tanto o Mint4Win como o WUBI só traz problemas e inconvenientes, além do decréscimo na performance ser demasiada. Quem estiver mesmo com intenção de tirar todo o proveito, seja qual for a distro do linux, não aconselho mesmo nada.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Partilho da mesma opinião..

        1. Avatar de Guilherme de Sousa
          Guilherme de Sousa

          x3

          n custa nada isntalar normalmente o OS.. e tiram partido de ext4 e tudo..

          cumps!

  13. Avatar de João Santos
    João Santos

    eu uso openSuse, mas darei a oportunidade a essa distro! Vou experimentar.

    Cumprimentos

  14. Avatar de mane
    mane

    Já usei, pessoalmente para quem está viciado no software da microsoft pode facilitar a migração linux. No entanto uso o ubuntu e não gostei muito desta distro disfarçada

  15. Avatar de UKN
    UKN

    Já usei e instalei num outro pc pra testes e gostei. O problema é que nas versões anteriores do ubuntu começaram a inventar com drivers de audio e open source e eu fui um dos que se deu mal com aquilo, e não tive paciência para andar a procurar aqui e ali. Este novo Ubuntu/Mint ainda não testei mas está à espera. Em todo o caso gosto mais do aspecto do Mint do que o do Ubuntu … além de já trazer os codecs … o que para maçaricos como eu … dá jeito …

  16. Avatar de Drakul
    Drakul

    A melhor distribuição do Linux, facil e intuitiva.

    Sejam adeptos de Linux ou Windows ( ou mesmo Mac) não ficam indiferentes a ela

  17. Avatar de Henrique Picanço

    Ele é facil de ser instalado por que seu instalador é o mesmo do Ubuntu 9.10, ou seja, é um Ubuntu melhorado em seus aspectos visuais.

  18. Avatar de João
    João

    Bem, já instalei.
    Estou a dar o primeiro passo em linux e encontrei um problema.
    O multifunções lexmark X1195 não funciona, quando o liguei o sistema actualizou o software, mas quando mando imprimir ou fazer um scan nada acontece.

    Já andei no fórum Mint e parece ser um problema geral, além de que eu não entendo metade dos procedimentos apresentados (sou mesmo newby nisto).

    Vou instalar o xp só por causa disto 🙁

  19. Avatar de Alex Góes Fuhrmann

    Nossa até as “propagandas” do instalador está parecido com o Ubuntu. Os caras do Mint capricham hem… huahua. Rola ubuntu one no Mint? Será que eles pretendem fazer uma central de software também? E o tema é o Sonar, o mesmo utilizado pela opção Gnome do OpenSuSE 11.2. O menu também é bem parecido… isso se não for o mesmo. Pegaram o melhor de cada um e melhoraram? huahua.

    Sou mais Ubuntu pela popularidade, aliás depois de instalado o pacote Ubuntu Restricted Extra está tudo resolvido. Mas é bom termos alternativas como o Mint. Liberdade é isso.