SafeBee – A tecnologia contra larápios de colmeias

42 Comentários

Existem no mercado diversas soluções de proteção das colmeias baseados em sistemas de GPS e comunicação de dados. Estas soluções comercias têm no entanto mostrado alguns problemas que dificultam a sua disseminação pelos apicultores e, consequentemente, a proteção efetiva dos apiários e dos elevados investimentos feitos.

A MAGICKEY e o PPLWARE disponibilizam um novo e inovador sistema de proteção para colmeias, designado por SafeBee, que resolve os principais problemas associados aos sistemas comerciais existentes no mercado.

safe_00


O crescente interesse pela apicultura, com a valorização económica desta atividade, tem levado cada vez mais pessoas a fazerem elevados investimentos nesta área.

Estes investimentos, como qualquer outro, têm sempre alguns riscos associados. O facto dos apiários se localizarem em locais isolados aumenta o risco de roubo das colmeias o que constitui, sem dúvida, um enorme prejuízo para os apicultores.

safe_01

Das soluções actualmente disponíveis no mercado destacam-se os seguintes problemas:

  • Baixa autonomia da bateria que, em regra, não ultrapassa 30 dias, aumentando a necessidade de mão-de-obra adicional para a sua manutenção;
  • Emissão permanente de radiações eletromagnéticas que potencialmente são prejudiciais para as abelhas. Este problema é acrescido pelo facto das radiações eletromagnéticas serem emitidas dentro da própria colmeia;
  • Mensalidade a pagar pelos apicultores por cada colmeia protegida, o que diminui substancialmente os rendimentos obtidos dessa colmeia;

O SafeBee é um sistema de proteção para colmeias, que permite a sua geolocalização em caso de roubo. O apicultor é alertado sempre que exista um movimento e/ou a abertura da tampa da colmeia para roubo de quadros. A informação surgem no seu smartphone, através de um sinal sonoro e visual, onde de imediato poderá ver em mapa a sua localização e velocidade de deslocamento. O apicultor com recurso à aplicação do seu SmartPhone pode ainda a qualquer momento pedir a localização da colmeia.

Resumo das vantagens da solução SafeBee

  • Alerta de abertura da colmeia, enviado para o telemóvel/smartphone do apicultor, com a identificação da colmeia e do respetivo local;
  • Alerta de movimento da colmeia, com o envio periódico das coordenadas GPS que identificam a localização exata da colmeia, permitindo visualizar num mapa, em tempo real ou a posteriori, o percurso da colmeia;
  • Bateria com autonomia para um ano, o que permite fazer a sua manutenção apenas na altura em que se faz a manutenção anual da colmeia;
  • Sem radiações eletromagnéticas prejudiciais para as abelhas durante o normal funcionamento do SafeBee, sendo apenas emitida radiação em caso de roubo ou abertura da colmeia;
  • Sem mensalidade ou anuidade associada a cada sistema de proteção, sendo gasto apenas um SMS por cada alerta enviado ao apicultor;
  • Aplicação Android para o smartphone do apicultor que facilita a interação com as colmeias protegidas

safe_02

A instalação física do SafeBee será feita por cada apicultor, com o apoio técnico da MAGICKEY. Se pretendido a MAGICKEY poderá efetuar a montagem do equipamento em cada colmeia entregando assim uma solução com “chave na mão”.

Para solicitar preços e mais informações, preencha o formulário seguinte:

A MagicKey está disponível para apoiar os apicultores no desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que lhes permitam potenciar os seus resultados económicos e/ou simplicidade da sua gestão.

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JJ
    JJ

    Parabéns, parece ser uma boa solução.

    Mas o equipamento que fica na colmeia, tem de ter algum cartão SIM?

    1. Avatar de Filipe Caetano
      Filipe Caetano

      Sim, no equipamento colocado na colmeia deve ser colocado um cartão SIM que permita o envio de SMS.

      1. Avatar de chicosoft
        chicosoft

        Sai um bocado caro entao…

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Bem mais barato do que o prejuízo que se tem quando o dono perde montes de colmeias.

        2. Avatar de ze
          ze

          ter um cartao com 10 euros so para sms sai caro? caro sai ficar sem colmeia e rainha isso é que é caro

          1. Avatar de chicosoft
            chicosoft

            Sim, um cartao com 10euros vezes 1000 ou 2000 Colmeias… faz as contas…
            Acredito que quem tenha colmeias tenha esse numero, pois uma é pouco para produzir…

            Um sistema de alarme com um unico cartao gsm interligando as colmeias todas era mais interessante e barato nao?

        3. Avatar de Filipe Caetano
          Filipe Caetano

          Boa tarde,

          deve ter-se em conta que apenas existe comunicações em caso de roubo da colmeia ou dos quadros do seu interior, pelo que não parece ser consideravelmente caro.

          ate já.

        4. Avatar de Henrique
          Henrique

          A meu ver não sai nada caro,
          Metes um cartão com um tarifário livre e com 5€ de saldo, somente quando e se for preciso é que esse saldo irá ser utilizado.

          Convêm no entanto de 3 em 3 meses enviar uma sms para esses números de forma a garantir a permanência dos cartões no estado activo na Operadora caso contrario entram no processo de bloqueado e depois inactivo.

          1. Avatar de Filipe Caetano
            Filipe Caetano

            Precisamente Henrique, faltou apenas referir que o preço das SMS’s na maioria desses cartões é de 8 cêntimos.

  2. Avatar de GRD
    GRD

    Quanto custa o equipamento, e qual o valor total com cartão sim, mensalidades e ativações de cartão?…num apiário com 100 colmeias se colocar 50 equipamentos com 50 cartões SIM é muito dispendioso… e complicado de gerir os cartões…já pensaram numa solução?, acho que poderá ser viável ter 1 só equipamento que comunique com as 50 restantes.

    1. Avatar de Filipe Caetano
      Filipe Caetano

      Bom dia,

      a solução de monitorização de múltiplas colmeias apenas com um Kit encontra-se em estudo, existem, no entanto, algumas condicionantes a este tipo de implementação.

      Até já

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Claro que existe, senão vejamos:
        1. Se tivermos só um equipamento de comunicação GSM/GPRS numa colmeia, após uma das outras ser furtada e sair da área de comunicação (ficar sem rede com a principal) fica-se logo sem forma de a localizar.
        2. Caso o equipamento de comunicação GSM/GPRS esteja algures no apiário, ou seja, não esteja embutido numa colmeia, segue o mesmo problema que referi no ponto 1.

        A meu ver, terá de se ter um cartão SIM para cada colmeia, e muito sinceramente ao preço a que actualmente temos os componentes e/ou módulos de electrónica (robótica) que são utilizados para este projecto, não fica assim tão dispendioso.

  3. Avatar de Mauro Costa
    Mauro Costa

    Alguém sabe se existe algo parecido para automóveis? Inventei um localizador com um smartphone equipado com o Cerberus, mas a verdade é que não funciona lá muito bem.

    1. Avatar de Vítor M.

      Existe. MagicKey tem um sistema que funciona em automóvel.

    2. Avatar de Joselito
      Joselito

      Experimenta ver as soluções da Cartrack

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Qual o preço de venda do produto? tinha interesse em monitorizar um parque de colmeias

    1. Avatar de Filipe Caetano
      Filipe Caetano

      Bom dia Ricardo,

      use o formulário de contacto sff.

      Até já

  5. Avatar de Samuel
    Samuel

    Juntamente com um colega fizemos um projeto com Arduino deste género
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.beehive.beestracking

  6. Avatar de Iago Melo
    Iago Melo

    Julgo ser facilmente contornável com algo tipo isto: http://goo.gl/Awds97
    A não ser que emita de “x” em “x” segundos ou minutos um sinal para a central a informar que tem rede o que não me parece que seja o caso: “sendo apenas emitida radiação em caso de roubo ou abertura da colmeia”.

  7. Avatar de Andrey Oliveira
    Andrey Oliveira

    Só acho que deveria se chamar BeeSafe, iria servir também como um trocadilho para “Be safe” (esteja seguro).

  8. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    É uma boa ideia, mas por norma os apicultores têm mais do que um apiário e cada apiário tem varias dezenas de colmeias. Estamos a falar de um investimento nas centenas de euros.
    É verdade que o roubo de algumas colmeias ou apenas os quadros tem um prejuízo bastante elevado mas não deixa de ser um grande investimento.

    1. Avatar de Filipe Caetano
      Filipe Caetano

      Boa tarde Gonçalo,

      a ideia do SafeBee não é monitorizar todas as colmeias do apiário, mas apenas aquelas que estão mais suscetíveis de serem roubadas, pelo que num apiário de 100 colmeias julgamos que sejam monitorizadas cerca de 12 colmeias.

      ate já

      1. Avatar de Rui C
        Rui C

        Porque 12 e não 20? Como chegaram a esse calculo ?

        1. Avatar de Filipe Caetano
          Filipe Caetano

          Boa tarde Rui,

          nós consideramos que deve colocar-se um rácio de um kit SafeBee por cada 10 colmeias, devendo, no entanto, ser colocar-se mais alguns kits nas que se encontram mais “à mão”.

        2. Avatar de Henrique
          Henrique

          Rui,
          O raciocínio que o Filipe indica faz sentido…se tu tiveres 50 colmeias num apiário, as que são mais propicias a roubo são precisamente as que eventualmente se encontram nas margens do apiário ou perto de uma saída da propriedade onde se encontram…

          Imagina que tens 50 colmeias, todas dispostas num propriedade em que a sua arrumação faz um quadrado (visto de cima/ do ar lol) a colmeia que se encontram no cento de todas essas colmeias é a que tem a menor probabilidade de ser roubada, e as que se encontras nas aresta desse quadrado as mais óbvias, logo a implementação deste tipo de segurança num cenário destes ia de encontra a umas 10 a 15 colmeias.

          Nota: cada cenário é um cenário, e todos eles devem ser estudados, todos mesmo para tentar rentabilizar o seu objectivo e não ter uma gasto elevado e desnecessário.

  9. Avatar de Rui C
    Rui C

    Pena este sistema ser fácil de controlar por quem faz o assalto a estas colmeias. Um simples bloqueador de GPS e GSM , inviabiliza este tipo de investimento.
    Basta colocar as colmeias na carrinha, colocar o bloqueador por cima e lá se vai o efeito da solução.

    Pensa-se na solução, mas não se pensa antes a forma negativa de a combater.
    Metade das soluções que são apresentadas tanto em automóveis, como agora nas colmeias, são totalmente inúteis.
    Desculpem a opinião frontal.

    1. Avatar de Vítor M.

      Rui 🙂 então pela sua ideia o larápio vai com um jammer no bolso, rouba as colmeias e está protegido porque o jammer vai bloquear o sinal que o dispositivo está a propagar. Chega a casa, desliga o jammer, abre as colmeias, tira o dispositivo de detecção. Fácil, até porque o larápio sabe que tipo de segurança está por trás das colmeias, ou até se tem algum sistema, ele estudou o sitio, tirou notas….. é isso? 😀

      1. Avatar de Rui C
        Rui C

        Vítor tudo é possível. Não são filmes. E ambos sabemos que os malfeitores andam sempre um passo à frente dos sistemas ditos de segurança. 🙁

        1. Avatar de Vítor M.

          Não digo que não, mas… estamos a falar de abelhas 😉

  10. Avatar de Luis
    Luis

    E caso o que aconteça seja levarem somente as abelhas como já tem acontecido? O apicultor recebe uma sms a avisar que a tampa foi aberta, só para quando lá for verificar a colmeia se aperceber que só a caixa e os quadros lá permanecem. Seria interessante se esse equipamento tivesse um sistema de captura de imagens associado…

  11. Avatar de Kastro
    Kastro

    O projecto é interessante, mas apenas viável para quem tem a apicutura como um hobbie, será eventualmente útil para quem tem meia dúzia de colmeias. Tenho vários apiários, todos eles com várias dezenas de colmeias (um deles está perto das 90 colmeias) e garanto que esta solução é absolutamente incomportável financeiramente, apesar de ser uma boa ideia. Dou os parabéns pelo projecto, pela iniciativa, mas de momento creio que esta é uma solução apenas para pequena escala. No entanto, ficarei atento a futuros projectos nesta área. Continuem com o bom trabalho.

  12. Avatar de DG
    DG

    Não deixa de ser interessante, o video publicitário:
    https://www.youtube.com/watch?t=91&v=3xptA9lKTfU

  13. Avatar de Paulo
    Paulo

    Muito interessante, mas por exemplo aqui na minha zona tenho pessoal que tem para cima de 500 colmeias, e a maior parte estão situadas em zonas onde não existe qualquer cobertura móvel, nesses casos este sistema é inútil, ou não?

    1. Avatar de Filipe Caetano
      Filipe Caetano

      Bom dia Paulo,

      O sistema envia alertas caso seja aberta a tampa da colmeia e/ou seja movida, sendo que os alertas continuam a ser enviados de forma periódica enquanto a tampa esteja aberta ou se encontre em movimento.
      Desta forma, logo que no trajeto exista rede GSM a colmeia enviará a sua localização e velocidade.

  14. Avatar de AM
    AM

    Isso é muito bonito na teoria mas na prática não resolve nada, apenas acarreta custos insuportáveis! Tenho cerca de 700 colmeias, divididas em 16 apiários entre transumantes e fixistas. A maioria encontra-se em locais onde não existe cobertura de rede. Para este sistema ser efectivo, a meu ver tem de estar presente em pelo menos 10% das colmeias por cada apiário. Agora a pergunta a que todos esperam resposta; em quanto (€) me ficaria este sistema anti-roubo para cobrir o meu efectivo?

  15. Avatar de nuno lopes
    nuno lopes

    boa tarde
    eu sou um apicultor com centenas de colmeias e estou interessado em comprar um sistema anti-roubo .
    Gostaria de saber mais promenores sobre o produto se me poderem contactar agradecia

    Nuno Lopes 919938026

  16. Avatar de Alex
    Alex

    melhor dizendo, radiação há sempre, não há maneira de fugir, nem que seja de satelites (GPS e outros tipos)

  17. Avatar de eusebio
    eusebio

    boas gostaria de saber qual o preço deste alarme para o meu apiário que tem 10 colmeias aguardo resposta obrigado

    1. Avatar de Filipe Caetano
      Filipe Caetano

      Bom dia Eusébio,
      para que possamos falar melhor acerca deste produto e esclarecer algumas questões que possam surgir, por favor contacte-nos através do nosso e-mail, magickey@ipg.pt ou pelo telefone 271220160.
      Até já.

  18. Avatar de Homero
    Homero

    Boa tarde,
    Gostaria de saber o valor é como realmente funciona, vi este número de telefone mais não consigo ligar, qual o prefixo desse número?

  19. Avatar de sergio
    sergio

    boa noite ,gostaria de saber ,se as minhas colméias ñ estiverem com area ,seria por via satélite ou ñ

  20. Avatar de BeeMonitor
    BeeMonitor

    Projecto Tuga a tentar recolher fundos para uma plataforma aberta para monitorização de colmeias
    https://www.ulule.com/open-source-platform-beehive/