Alerta Interpol: Medicamentos vendidos na Internet matam

40 Comentários

A Internet é hoje o “local” onde quase tudo é possível e bastante explorada ao nível do negócio. Os consumidores facilmente podem, por exemplo, comprar medicamentos via Internet sem a necessidade de receita médica.

No entanto, existem inúmeros sites que actuam completamente fora do controlo das autoridades competentes, nomeadamente do Infarmed. Recentemente a Interpol emitiu um alerta à escala global sobre os riscos de ingerir as cápsulas de emagrecimento 2,4-dinitrofenol ou DNP que estão à venda na Internet. Isto porque há já uma morte associada este produto.

dnp-dinitrophenol-750x557


Apresentada como uma “solução milagrosa” para o emagrecimento, as cápsulas de emagrecimento 2,4-dinitrofenol ou DNP têm vindo a ser noticia pelas piores razões. As autoridades internacionais já classificaram o medicamento como uma “droga ilícita e potencialmente letal” e recentemente a Interpol emitiu um alerta global sobre os riscos de consumir este medicamento.

O comunicado da Interpol foi solicitado pelas autoridades francesas após a morte da estudante britânica Eloise Aimee Parry, que ingeriu oito cápsulas de DNP.  A estudante de 21 anos acabou por falecer apenas três horas após o diagnóstico isto porque não há qualquer antídoto para o DNP. Este tipo de  “medicamento” é vendido livremente na Internet sob a forma de pó amarelo ou então em creme.

DNP_00

Tal como revela o comunicado emitido pela Interpol “Além dos perigos intrínsecos ao DNP, os riscos associados ao uso são também potenciados pelas condições de fabricação. Além de ser produzido em laboratórios clandestinos, sem normas de higiene e sem o conhecimento de especialistas, leva a que os consumidores fiquem expostos a um risco maior de overdose” . De salientar que a substância foi utilizada pela usada pela primeira vez durante a Primeira Guerra Mundial, e era usada na fabricação de explosivos.

O primeiro registo de morte relacionado com o consumo de DNP aconteceu em 1938, quando um americano ingeriu o medicamente e temperatura corporal atingiu os 43,3 graus.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Muitos casos destes podiam ser evitados se o acesso a fármacos regulados fosse mais fácil. Não acredito que alguém vá comprar comprimidos na Internet se pudesse comprar na farmácia. O grande problema é mesmo não os poder comprar sem receita.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Se não podem comprar sem receita médica, vão ao médico e obtenham a receita, muito simples.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Pois, mas se calhar em alguns casos o médico não receita porque pode achar que o paciente não necessita, e o mesmo pode querer tomar na mesma, daí esses casos de comprimidos comprados online. Suponho eu que seja a razão, de resto não estou a ver porque razão alguém vai comprar medicamentos potencialmente perigosos.

        1. Avatar de DS
          DS

          Tratam-se de produtos para obter resultados mais rápido e que afetam o metabolismo da pessoa. São substâncias que estão proibidas ao consumo humano. Não é por ir ao médico que ele vai prescrever uma coisa que é ilegal. As pessoas é que tem de perceber que nada se faz sem esforço. Emagrecer exige esforço não só fisico, mas também capacidade de auto control. Este é só um caso… Daqui a algum tempo começam a vir noticias de efeitos adversos provocados por mais substâncias ilicitas, pelos produtos ditos naturais que passam em publicidade na televisão, pelas substâncias que muitos jovens tomam para ficarem com muito músculo… Este tipo de produtos não são confiscados pelo INFARMED, ou por qualquer outra entidade que faça testes e análises. São produtos em que o rotulo não indica o que realmente vem dentro. Já houve pessoas a irem parar ao hospital por tomarem o famoso Calcitrim e porque? porque a sua composição inclui anabolizantes. e isso vem descrito? óbvio que não. As pessoas desconfiam de um genérico, e confiam em produtos a venda desta forma sem qualquer evidência de segurança e eficácia. Acho que este é um ponto ainda muito pouco explorado e em que a sociedade ainda está pouco alertada para os perigos que correm.

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Se esses medicamentos precisam de receita é porque se foram mal utilizados podem causar problemas muito graves. Com uma receita, parte-se do principiou que a pessoa esta a ser acompanhada e com um tratamento equilibrado.

      Em relação ao preço, isso já será outra questão… mas o lucro fala mais alto.

  2. Avatar de Toninho
    Toninho

    aqui á uns tempos, comprei uns para emagrecer, mas nada de emagrecer, mas a esposa disse para nao deixar de os tomar

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Parece que alguém quer ficar com a divisão de bens facilitada ^.^

  3. Avatar de Luis Costa
    Luis Costa

    “O primeiro registo de morte relacionado com o consumo de DNP aconteceu em 1938, quando um americano ingeriu o medicamente e temperatura corporal atingiu os 43,3 graus.”
    Tristeza à parte, se procuram ficar um brasa este medicamento é o indicado.

    1. Avatar de knom
      knom

      ahahaha ganhaste

  4. Avatar de Johnny
    Johnny

    Isso acontece por causa da publicidade a maioria é visto na publicidade enganosa e as pessoas clicam e pronto.. e ainda querem proibir o AdBlock Plus.. 🙂
    É preciso tambem ver que tipos de sites vendem esses medicamentos, sites poucos trabalhados? só com 1 video? é enganoso.. ta registado a empresa que vende? não ta? pois..

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Existem pessoas que não tem isso em atenção/consciência… ficam “cegas” com as informações que são apresentadas, acreditam e compram.

  5. Avatar de JJ
    JJ

    Mas como é que isso entra em Portugal? Só se vier de dentro de um país europeu… Mas se vier de dentro da Europa a Interpol irá certamente conseguir descobrir a origem.
    Porque se vier de fora da Europa, só entram medicamentos em Portugal para particulares, se os destinatário tiver uma receita.

  6. Avatar de Filipe Costa
    Filipe Costa

    Infelizmente também houve uma morte associada a estes medicamentos nos Açores, o jovem faleceu na semana passada.

    1. Avatar de knom
      knom

      o “bullying” faz destas coisas…

  7. Avatar de Alexandre Cunha
    Alexandre Cunha

    No artigo “que ingeriu oito cápsulas de DNP”.
    No rótulo da embalagem “1 tab / 200mgr per day”

    A acreditar no que está escrito, claramente uma overdose.
    Quem fizer o mesmo com outro fármaco também se arrisca a consequências graves. Independentemente do canal de distribuição, legislação, autorização de regulador, etc.

  8. Avatar de knom
    knom

    queres emagrecer? rápido? sem gastar exercicio?
    DIRIJA-SE AO PARQUE MAIS PROXIMO E COMECE A CORRER =D

    1. Avatar de chicosoft
      chicosoft

      nao diria que consegues o corpo antes do verao, como prometem os comprimidos, mas é um bom comeco lol

      1. Avatar de knom
        knom

        e a faltar um mês é que queres ter o tal “corpinho”? deves começar logo no final do verão para no proximo estares em forma.. não é já com a primavera a meio/fim que consegues o tal corpinho

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      “DIRIJA-SE AO PARQUE MAIS PROXIMO E COMECE A CORRER =D”

      correr não emagrece

      1. Avatar de knom
        knom

        desculpa cometi algumas gafes

      2. Avatar de knom
        knom

        queres perder peso? rápido? sem gastar dinheiro?
        DIRIJA-SE AO PARQUE MAIS PROXIMO COMECE A CORRER, A FAZER FLEXOES E ABDOMINAIS QUE NEM UM MALUCO =DDD
        ou faça em casa ******

      3. Avatar de Marco
        Marco

        “correr não emagrece”

        O que emagrece, Bruno?

        1. Avatar de Nuno Santos
          Nuno Santos

          Ter atenção à Comida e bebida que se ingere, é isso que tem um grande potencial de emagrecimento. Mas correr, embora por si só não emagreça já que as calorias que se queima com exercicio são irrisorias, contribui para um aumento de metabolismo e isso já ajuda no emagrecimento pelo que correr, é sempre bom para quem queira perder peso 🙂

          1. Avatar de knom
            knom

            e os que vão a andar a paço de caracol para o parque? tambem emagrece?

          2. Avatar de Marco
            Marco

            Comida e bebida que se ingere tem potencial de emagrecimento, mas isso “apenas” não chega.

            Quanto a correr as calorias serem irrisórias é muito subjectivo. A que velocidade se corre? E por quanto tempo? E que valor é que é considerado irrisório? Certamente que a respostas de uns não irá de encontro à resposta de outros. Além de que não é só no momento de se correr que se perde calorias, o facto de o corpo ser activo nesse aspecto irá fazer com que em horas seguintes o metabolismo esteja mais acelerado e, por conseguinte, queimar mais calorias.

            Agora se me disserem que correr sem estar aliado à alimentação (e descanso), então aí estou completamente de acordo.

  9. Avatar de Zé

    Infelizmente esse fim de semana, um aluno do Porto que estudava na universidade dos Açores, foi vitima de medicamentos comprados na internet para musculação!
    🙁

  10. Avatar de joao
    joao

    comam bem e façam exercício, pois nao ha o tal comprimido milagroso

    esqueçam a ideia de encher o bandulho com porcaria e depois ir tomar esta m*****

  11. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    Quer emagrecer?
    Beba água e não coma

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Quer emagrecer?
      Corte o cabelo… E já agora um braço.

      Boa lógica.

      1. Avatar de Zé Montanelas
        Zé Montanelas

        Garanto-te que este é o plano mais simples, eficaz e fácil para quem conseguir ficar sem comer quase nada, as energias vão ter de sair de algum lado

        Fazer exercício físico ou apanhar uma carraspana das grandes também serve para acelerar o processo

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Eu próprio já comprovei (por duas vezes). Estive uma semana apenas a beber água. É uma experiência incrível.
          Eu não o fiz para emagrecer (sou magro por natureza), mas ainda assim emagreci 7 quilos numa semana. Depois quando voltei a comer recuperei-os novamente.
          Existem pessoas que não comem mesmo NUNCA. Pesquisem na net. Também existem pessoas que nem sequer bebem (vivem de “PRANA”), mas isso é outro tema mais complexo.
          Entretanto, a indústria farmacêutica, com estes “alertas” (ui que medo – morreu uma pessoa… LOL)consegue arrumar com as vendas paralelas (que representam prejuízos reais nos cofres dela).
          Quer dizer que ninguém morre com os “medicamentos” com receita? HAHAHAHA… ah pois, mas desses ninguém fala… hehehe
          Abram a pestana!!! Não tomem nenhum medicamento! Apenas em caso de NECESSIDADE mesmo.
          Se fizerem uma alimentação saudável (por exemplo sem comer cadáveres) não vão precisar de visitar médicos em toda a vida.

        2. Avatar de Marco
          Marco

          Plano mais simples, eficaz e fácil? Talvez se acrescentares perigoso à saúde, então eu concordo. E depois no dia em que se voltar a comer, voltam os kg todos novamente.

          Jamais entenderei a lógica de ficar sem comer é o “melhor” para emagrecer, mas se alguém me explicar o contrário, terei todo o gosto em tentar perceber. Claro que falo em casos de não criar problemas à saúde.

  12. Avatar de luis santos
    luis santos

    Sim sim , vêem com estas noticias para assustar e comprar aos grandes laboratorios a preço de ouro .. Só vêem o lucro

  13. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Eu infelizmente tenho uma doença cronica, altamente incapacitante, como tal farto-me de tomar comprimidos, e procuro muito na internet conselhos de outros doentes, mas comprar medicamentos na internet é de gente louca, muita gente não compra nada na internet com medo de ser engado, pagar como original e receber uma cópia, mas compram medicamentos e tomam.

    1. Avatar de knom
      knom

      as pessoas não pensam…. elas querem fazer as coisas sem esforço… metem-se a inventar depois queixam-se!!!

      as pessoas querem ter o “corpo perfeito” em pouco tempo….. e acham que ter um kilo a mais do peso ideal delas é ser gordo/obeso…..

  14. Avatar de knom
    knom

    começar a chamar as pessoas a atenção começando com as crianças e o abuso de chamar gordo a toda a gente.. isso deixa sequelas conheço pessoas que não são gordas e acham que são por brincadeiras estupidas.. meio caminho andado para depressões e “remedios” destes…. a procura do corpo perfeito

  15. Avatar de Nuno
    Nuno

    Só Vejo opiniões de gente que não sabe o que diz, mas já algum de vocês experimentou tomar uma caixa de brunefos a ver o que acontece? ou uma caixa de aspirinas? Todos os medicamentos tomados em doses altas são potencialmente mortais, e que eu saiba nem a aspirina nem os brufenos precisam de receita médica, são de venda livre. Isto porque não interessava nada À bayer vocês terem de ter uma receita para poderem comprar uma aspirina “por exemplo”. A Rapariga britanica que faleceu tomou 11 COMPRIMIDOS…ONZEEeeeeeee… experimentem tomar 11 aspirinas e depois contem-me o resultado sff.

  16. Avatar de JN
    JN

    Que o digam os recursos da cadeia de Castelo Branco…

  17. Avatar de o magrinho
    o magrinho

    A única forma de perder peso passa por duas mudanças simples na alimentação:
    1ª aplicar o ditado “de manhã comer como um rei, à tarde como um príncipe e à noite como um pobre
    2º ao aplicar o ponto anterior, passa a comer menos e daí o emagrecimento. Eu perdi 13 kg há cerca de 3 anos e até hoje continuo igual.
    O exercício físico a mim só me traz mais fome e consequentemente aumento de peso. Portanto, quem quer perder peso, deve comer menos. É simples, é barato, mas não dá milhões às indústrias deste ramo