Microsoft pode ser obrigada a mudar o nome do Skype na Europa

63 Comentários

Os problemas da Microsoft com os registos de marcas e com os nomes das suas aplicações e serviços são recorrentes. Frequentemente é obrigada a voltar aos tribunais para se defender e conseguir garantir as suas marcas.

Um novo caso esteve a decorrer e o tribunal chegou agora a um veredicto, nada abonatório para a Microsoft. A marca Skype é demasiado parecida com a Sky e não pode ser registada.

skype_1

Este caso não é novo e tem-se arrastado nos tribunais britânicos desde 2005. A queixa vem da empresa britânica Sky que entende que o nome do serviço de mensagens da Microsoft é demasiado parecido com o da sua marca e que podem ser confundidos.

Existia já uma primeira decisão dos tribunais do Reino Unido, que decidiram a favor da Sky, mas a Microsoft resolveu contestar essa decisão.

O novo resultado da avaliação, realizada pelo tribunal, voltou a dar razão à Sky e determinou que a Microsoft não pode registar a marca no espaço da União Europeia.

Judges at the General Court of the European Union said: “Conceptually, the figurative element conveys no concept, except perhaps that of a cloud. [That] would further increase the likelihood of the element ‘Sky’ being recognised within the word element ‘Skype’, for clouds are to be found ‘in the sky’ and thus may readily be associated with the word ‘sky’.

É natural que a Microsoft tente novamente pedir uma avaliação desta decisão e que tente que lhe seja dada a possibilidade de registar uma das suas marcas mais conhecidas, depois de ter comprado a empresa em 2011.

Não é certo que a decisão seja alterada, o que representará um problema grave para a Microsoft e para o seu serviço de mensagens instantâneas.

skype_2

Esta não é a primeira vez que a Microsoft se encontra com a Sky nos tribunais. Já em 2013 a Microsoft perdeu um caso similar, mas em que estava em causa a marca SkyDrive, o anterior nome do serviço Cloud da Microsoft.

A solução encontrada na altura foi a mudança de nome e assim escapar a possíveis multas e a acordos de pagamento de valores elevados para a utilização do nome.

No caso do Skype o problema poderá ter uma escala bem maior. A presença da marca na Internet e nos utilizadores é anterior à própria Microsoft e a decisão de abandonar todos os outros nomes e sistemas mostra bem do interesse da Microsoft no nome Skype.

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Ridículo!

    1. Avatar de Anderson Lopez
      Anderson Lopez

      Assino embaixo.

      Pode ser útil alguns comentários como:
      “Coisa de quem não tem mais o que fazer”

      ou talvez

      a “Sky” tem sido cada vez mais aniquilada por seus concorrentes que parou de aumentar seus ganhos, aí teve a ideia genial de criar processos para se re-estabiliza financeiramente no mercado e seguir criando lucros, ou seria roubando lucros? É isso mesmo? Até Deus será processado por plágio. Não, pera.

    2. Avatar de Linkyy
      Linkyy

      Não se preocupe a natureza irá processar a Sky por utilizar um nome registado da natureza… ela desaparecerá mais depressa do que eles mesmos pensam.

      1. Avatar de okapi
        okapi

        @Anderson Lopes ” … parou de aumentar seus ganhos.. ” para que saiba nas contas de 2013/14 a SKY Broadcasting teve uma subida nos ganhos só prova o seu desconhecimento ou porque é bonito falar sem saber. Roubando lucros ? Mas a SKY agora faz parte ou é controlada por um PT qualquer, não sabia. Desconheço que esse virus tivesse atravessado o atlantico e já tivesse chegado ás ilhas britanicas.
        @ Linkyy – A SKY é uma empresa que vem desde 1990 e que registou o nome, está espalhada e opera em varios países e além de Broadcasting que eu saiba ainda tem a area de telecomunicações, acho muito bem que defendam os seu direitos e interesses, se fosse o contrário seria amesma coisa. A MS é grande pode mudar o nome que não vai ser beliscada em nada com o novo nome que arranjar.
        Agora que existem comentários que nem lembram ao santanás se ele existisse ia ficar cheio de ciume por terem falado aqui em Deus. ehehehe!!!

  2. Avatar de Diogo
    Diogo

    Acho que a Apple também devia ser banida por ser demasiado parecida com a marca Pingo Doce.
    Isto à com cada uma…

  3. Avatar de jafOSteS!
    jafOSteS!

    chupistas everywhere!

    lol… sky? céu?

    Confundiria tanto com sky, que nunca ouvi falar até agora

  4. Avatar de Daniel
    Daniel

    Mas o que é a Sky ? Sky news ? é isso ?

    Alguém confunde um serviço destes com “um” canal de televisão rasca ? Podem contestar mas aqui a Microsoft ganha à vontade se for bem a fundo, com vários estudos de mercado sobre a marca etc.
    No Nepal mais facilmente sabem o que é o Skype do que o que é a Sky…

    1. Avatar de Ferreira
      Ferreira

      A Sky nao e’ so’ noticias. E’ uma empresa de Telecomunicacoes – fornecedor de broadband internet e televisao.
      Tens canais de TV Sky (Sky Living, Sky Atlantic, Sky 1, Sky Sports, Sky Movies etc..) Tens tambem a Sky Bingo, Sky Poker e Sky Bet e a propria NOW TV.

      No entanto, concordo que e’ realmente uma estupidez. O Sky Drive ainda posso compreender, mas o skype nao faz sentido algum.

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        Sky Bingo… Olha a MS a processar a Sky, por usar o nome Bingo… Demasiado parecido com Biing…!!! 😀

        1. Avatar de Luís Lemos
          Luís Lemos

          Vê lá se não é antes ao contrário! 😀

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Até podiam ser fornecedores de batatas.. uma coisa é serem nomes parecidos e terem serviços idênticos ou no mesmo mercado, que não é o caso. Microsoft não é em nada idêntico à Sky, faça ela o que fizer.

        Parece a historia da Ferrari com o carro F1… era o F150, mas isso era um modelo da Ford… cuidado que se vão confundir os carros.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          A questão não é se o serviço ou as empresas são idênticas, a questão é em que áreas de actividade a Skype tentou registar a marca, já que muitas vezes as empresas tentam alargar ao máximo o que a marca pode cobrir.

  5. Avatar de dotmacbook
    dotmacbook

    Aos anos que existe o “skype” e só agora é que se lembraram disso…? Por favor… tenham paciência…

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Não é so agora… Se leste, esta bem escrito que é desde 2005 😉

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Pois foi em 2005… foi assim que a empresa foi comprada pelo eBay.
        Ou seja assim que deixou de ser uma empresa europeia, veio os processos.

        Os serviços são totalmente diferentes entre empresas e a empresa Sky não deve ter registado o termo “sky” mas sim a marca Sky. Ou seja, se a empresa tenta-se processar uma empresa europeia, não conseguiria nada, visto que são ramos de negocio diferente. Alem disso, quando a marca foi registada em 2003, a Sky teve tempo para contestar esse registo, pois antes de um registo ser aceite existe um período de tempo para contestações.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Para quem está de fora os serviços são ramos diferentes, mas não fazes ideia o que é que a Skype tentou registar. Lendo as notícias dá a entender que a Skype tentou registar a marca para, por exemplo, envolver tb a televisão. E a Sky já não era uma empresa só de canais de TV por cabo ou Satélite!

  6. Avatar de Luis Costa
    Luis Costa

    Nunca ouvi falar da Sky e fui pesquisar e se trata da empresa de noticias o que faz com que esta queixa seja por mera estupidez. O que chamadas VOIP tem a haver com noticias? Nada. Cambada de otários que não tem mais nada que fazer ao dinheiro.

    1. Avatar de Anderson Lopez
      Anderson Lopez

      Não sei do que se trata na Europa, mas no Brasil, Sky é uma empresa de TV por assinatura (via satélite). Mas acredito que não deve ser a mesma.

    2. Avatar de Ferreira
      Ferreira

      A Sky nao e’ so’ noticias. E’ uma empresa de Telecomunicacoes – fornecedor de broadband internet e televisao.
      Tens canais de TV Sky (Sky Living, Sky Atlantic, Sky 1, Sky Sports, Sky Movies etc..) Tens tambem a Sky Bingo, Sky Poker e Sky Bet e a propria NOW TV.

      No entanto, concordo que e’ realmente uma estupidez. O Sky Drive ainda posso compreender, mas o skype nao faz sentido algum.

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      Sky não é só uma empresa de noticias, eles são uma operadora fixa que têm variados canais televisivos.
      Sky News, Sky Sports, etc etc

  7. Avatar de Rsantos
    Rsantos

    Mais um processo no tribunal europeu que não tem pés nem cabeça..

    1. Avatar de Rsantos
      Rsantos

      Eu devia ter escrito tribunal britânico.

  8. Avatar de Zefra
    Zefra

    Isto parece mais um episódio da saga… “Imperio Contra ataca” Os gajos fizeram a MS mudar o nome da Sky Drive agora querem mudar o nome do Skype isto já parece chupismo a mais. o Skype ja existe há muito tempo e os gajos nunca fizeram barulho. Agora como esta nas mãos da Micro$oft toca a ver se ganhamos uns trocos sem especularmos no mercado do “jornaleirismo”

  9. Avatar de Mikes
    Mikes

    A mesma sky que fez com que a MS mudasse de skydrive para OneDrive.
    Ridículo. Estes tipos da Sky são uns xupistas.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Mas essa mudança até não foi má de todo, acho até o nome OneDrive mais apelativo.

      Agora, vai mudar para que? “Onepe”!?

      1. Avatar de Alvaro Costa
        Alvaro Costa

        LOL
        Depois iríamos ter conversas do género:
        “Tás aí?”
        “Liga-te no Skype, quer dizer no Onepe!”
        “Quêêê?????”

  10. Avatar de JJ
    JJ

    Mas quando a empresa foi fundada em 2003, ou por ai…, era uma empresa Europeia! Logo a Sky já existia e quando os criadores da empresa foram patentear o nome, ninguém disse nada e foi aceite…

    Resumindo, como a empresa agora é da Microsoft e não é “Europeia”, lembraram-se de arranjar dinheiro as custas de uma empresa EUA…

    É vergonhoso… quando se regista um nome/marca, existe um período de tempo que outras empresas podem questionar esse registo, se não foi feito na altura então já não deveria ser feito agora.

    Se a Microsoft lembrar-se de começar a processar empresas europeias que usam o no nome micro+soft queria ver o que é que acontecia…

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Não foi aceite, pelo menos não foi aceite como marca alargada a toda a União Europeia, pois a Sky reclamou logo em 2005! Não tem nada a ver com empresa ser ou não europeia, pois tudo começou antes da Microsoft comprar

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Em 2005 o eBay comprou o Skype…

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          E sabes se comprou antes da reclamação!?
          E sabias que a BSkyB era detida maioritariamente pela NewsCorp também uma empresa americana!?

          1. Avatar de JJ
            JJ

            Qualquer empresa quer comprar outra que tenha processos em tribunais que podem-lhe custar milhões, sem duvida.

  11. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    No Reino Unido a marca Sky é infinitamente mais cinhecida que a marca Skype. É que nem se quer tem comparação.

    Eles querem proibir o nome no Reino Unido, não em Portugal. Nao percebo a admiração de alguns. A Sky não está preocupada com as pessoas de outros países, mas sim com as pessoas onde opera confundirem.

    Imaginemos que o Skype se chamava SICC. A SIC também nao iria achar piada.

    Eu sei bem o que é a dificuldade em dar um nome a uma empresa. Há 12 anos, quando formamos a nossa empresa, tivemos exatamente o mesmo problema.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      A questão é que a empresa quando foi formada em 2003, os criadores dela não devem ter tido dificuldade, visto que o nome foi registado. A diferença é que antes era uma empresa europeia, e agora (desde 2005) que é de empresas dos EUA.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Esta reclamação da Sky sobre o registo da marca Skype vem desde de 2005!
        A Skype só foi comprada pela Microsoft em 2012.
        E creio que o problema da Sky é que a Skype queria registar a marca associando a serviços que se sobrepõem à actividade da Sky

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Em 2005 a eBay comprou a Skype… E foi a partir dessa data que começou os processos contra a Skype.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            repito, não sabes se a reclamação foi antes ou não dessa compra, como tb não sabes quando é que a Skype fez o pedido para este registo de marca alargado a toda a União Europeia, pedido que ao que parece se alargava a vários ramos de actividade!
            Eu até acho caricato achares que o tribunal europeu ía andar preocupado com proteccionismo, quando a Skype continuou a operar como empresa europeia e a BSkyB era tb detida maioritariamente por uma empresa americana.

          2. Avatar de JJ
            JJ

            Nunes… ate 2014 a empresa BSkyB era assim conhecida, BSkyB, não como Sky. Ou seja quando o Skype certamente faz o seu registo o nome não havia interferência com a BSkyB.
            Por isso é que mesmo o processo aberto em 2005, não foi muito longe, visto que o nome Skype dificilmente era associado ao nome BSkyB.

            E se reparares só em 2014, depois de ter ganho em tribunal a Microsoft por causa do nome SkyDrive, é que a BSkyB mudou de nome. Acho que isto é tudo uma questão de lógica. Agora será mais fácil lançar/ganhar todos os processos contra empresas que usem o nome Sky.

            E o facto de 40% ser capital americano, a empresa continua a ser britânica, com sede no Reino Unido. O processo não é levantado por uma empresa USA contra outra USA na Europa. É uma empresa da Europa contra uma dos USA.

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ JJ
            mas que confusão estás para aí a fazer!???
            O que é que o nome da empresa tem a ver com isso quando a BSkyB tinha diversas marcas Sky!????

            “Por isso é que mesmo o processo aberto em 2005, não foi muito longe”
            não foi longe??? O gabinete de registos europeu deu razão à Sky! Isto agora já era um recurso da Skype à justiça para inverter essa decisão!

            “E o facto de 40% ser capital americano, a empresa continua a ser britânica, com sede no Reino Unido. O processo não é levantado por uma empresa USA contra outra USA na Europa. É uma empresa da Europa contra uma dos USA.”
            A empresa era para todos os efeitos controlada e gerida por Rupert Murdoch, com um império que se estende a partir do EUA. E a Skype continuou a ser uma empresa Europeia!

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      A sky não é dona da palavra sky. Deus deveria processar a sky, afinal o céu (sky) é d’Ele. 🙂
      A sério, a marca Skype já existe há mais de 10 anos, porquê agora?
      Sky Drive percebo o processo. Skype não. Xupismo de baixo nível.

  12. Avatar de JN
    JN

    Isto é tão estupido!
    É mais ou menos como se uma fábrica de faianças das Caldas da Rainha levasse a tribunal a Junta de Freguesia da Vila do Carvalho por causa das semelhanças fonéticas do nome da vila com o de algumas loiças…

  13. Avatar de MAX
    MAX

    Não aconteceu o mesmo ao skydrive?

  14. Avatar de Realista
    Realista

    Porque não processar também o skyscanner…
    E já agora processar tudo o que tenha SK no nome.

  15. Avatar de JJ
    JJ

    Skyscanner é uma empresa europeia… Esses processos entre empresas de cá não vão muito longe, porque invoca-se áreas de negócios diferentes.

  16. Avatar de Alvaro Costa
    Alvaro Costa

    Para quem não conhece a Sky (estranho mas aceito…):
    https://en.wikipedia.org/wiki/Sky_plc

  17. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    Acho que a igreja católica devia por um processo na Sky por usar o nome da casa de deus..

  18. Avatar de RF
    RF

    A MSFT que faça uma OPA à SKY e caso resolvido!

  19. Avatar de okapi
    okapi

    Mas a Microsoft quando comprou a Skype ja’ sabia do problema que teria que enfrentar. Agora aguente=se e que mude o nome como fez com a outra marca, e acreditem que “Onedrive” veio para ficar e ja’ pouco se ouve falar em Skydrive, e que na altura aqui muita tinta correu, estou certo que arranjara’ outro para o Skype.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      A questão é a diferença de nomes e de “fama”.

      No SkyDrive, tinhamos uma palavra exactamente com o mesmo nome da empresa “Sky”, lia-se e escrevia-se da mesma forma.

      No caso do Skype, temos uma palavra única e que lê-se de outra forma, face a palavra única “sky”. Outro problema é que o Skype é das plataformas de comunicações web mais conhecidas do mundo, assim como era conhecido o MSN Messenger (que apesar de já ter terminado, ainda continua a ser falado).

      1. Avatar de okapi
        okapi

        A mim não me preocupa que mudem de nome, eu sou pessoa que me adapto facilmente e a Microsoft é um nome forte e todos os nome aliados a ela tambem são é uma questão de tempo. Neste caso a Microsoft vai perder como perdeu com o Skydrive nem tenham duvidas.

  20. Avatar de Abécula15
    Abécula15

    A burocracia é uma coisa muito estúpida.
    RIDÍCULO
    Mas enfim, até pode ser que com o nome mudado ganhe mais gente visto que muita malta está a fugir do skype .

  21. Avatar de Realista
    Realista

    Se o SkyDrive passou para OneDrive… vou já registrar o Onepy!

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Ah bolas… já existe.

  22. Avatar de Sera
    Sera

    A mesma merda quando foi sobre o skydrive. A sky a choramingar que era muito parecido. Se fosse eu era logo “sky is identical to the English language common name “sky” that falls into the general public use, to which if you want to register you’ll automatically forfeit any litigations evolving your “registered” name and others that might “sound” like it but are not identical to the common name.

  23. Avatar de 1berto
    1berto

    Concordo que deva haver este protecionismo em relação às marcas, mas esta parece um exagero…

    Se houver uma marca “A” não poderão haver mais marcas a começar com a letra “A”? Ridículo.

    Quando foi com o SkyDrive, compreendo, porque o nome era mesmo uma combinação de 2 palavras, (Sky+Drive), agora Skype não parece ser a combinação de nada, pelo que não deveria de ser confundido nem com uma empresa chamada “Sky”, ou com uma empresa chamada “Pe”.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Os formulários dão erro, mínimo de caracteres. lol

  24. Avatar de Gonçalo Damas
    Gonçalo Damas

    Sim, porque Skai e Skaipe é totalmente igual.

  25. Avatar de jedi
    jedi

    é uma boa pergunta para que a MS vai mudar, se calhar para SKIPE, mas nao terá sorte visto que existe a tal marca de detergente SKIP. LOL

  26. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    E o detergente de lavar roupa Skip? Também é parecido com Skype….
    https://www.skip.pt/

    1. Avatar de Nelson R.
      Nelson R.

      Se ainda fosse por ser parecido com Skip ainda era credível, agora por causa da Sky????? Que mariquice.

  27. Avatar de int3
    int3

    acho muito bem. fazem a nós lá o mesmo.

    1. Avatar de Etnic_bOy
      Etnic_bOy

      Tudo o que seja contra a Microsoft tu estás de acordo.
      O que fazem a vós? LOL

  28. Avatar de farmita
    farmita

    por me mudando ou não de nome fica uma marca,e so muda quem desiste.