Televisão com Firmware Linux actualizável!

29 Comentários

Por José Luís Teixeira para o Pplware
Um facto pouco conhecido é que existem televisores high-end que usam Linux para implementar recursos avançados.

Tratam-se de versões do Sistema Operativo especialmente equipadas para reproduzir directamente no televisor meios digitais disponíveis através de rede ou até unidades USB, como por exemplo filmes, música e/ou jogos.

Assim, surge o projecto SamyGo, que visa substituir a adaptação do Linux incluída nas TVs Samsung por uma versão modificada que (obviamente) quebra algumas restrições do fabricante.

Dentre as várias modificações no firmware da TV, um dos mais interessantes é o acesso à rede: estes televisores originalmente usam DLNA acesso à rede, que exige também instalado um servidor DLNA, com o SamyGo pode-se activar o suporte a ficheiros partilhados por NFS e SMB (Samba), que permite à televisão reproduzir conteúdos multimedia que estejam alojados na nossa rede.
Além disso, a implementação da DNLA pode ser melhorada para suportar uma variedade muito maior de formatos.

A porta USB na TV tem vários usos, tais como o acesso aos meios de comunicação ou jogos armazenados em discos USB, mas também ligar placa de rede Wi-Fi via USB. No firmware original só se pode conectar dispositivos próprios da Samsung, mas como o Linux suporta um grande número de dispositivos Wi-Fi, o SamyGo permite que se ligue dispositivos que de outra forma estariam removidos da lista de dispositivos reconhecidos pela TV.

A Samsung não demonstrou qualquer apoio ou rejeição ao projecto, talvez a única característica que possa desagradar ao fabricante é o apoio de outras empresas de dispositivos Wi-Fi.

Acredito que este SamyGo vai acabar de passar um pouco despercebido pois poucos de nós estão dispostos a correr o risco de transformar um super televisor num tijolo… ou neste caso, uma parede.

Para finalizar deixo-vos também a informação que podem também usar linha de comandos através de Telnet.

Fonte: LWN
Download: SamyGO 0.03 [ 65.99KB]
Homepage: DLNA

Partilhar:
Tags:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Bem, apesar de ser um risco, é algo bastante interessante… estar a aceder directamente via WiFi aos conteúdos multimédia disponíveis no nosso pc.

  2. Avatar de chicosoft

    Eu sou um dos que vai testar certamente… o firmware da samsung é muito limitado

  3. Avatar de pph
    pph

    Já por la andei..ainda não vi benefícios que compensem o risco de trocar o firmware. Por outro lado tentei abrir o telnet com a aplicação que eles la tem, e não funcionou.

    Mas acho que a coisa vai andar para a frente e vai de facto haver novidades que irão valer a pena.

  4. Avatar de Nelson Neves

    Acompanhei a discução inicial antes da criação do projecto SamyGo e fiquei deveras impressionado com o que 1/2 duzia de curiosos do mundo linux conseguiram descobrir! Tenho uma NAS drive onde costumo partilhar pela rede fotos/mp3/divx e acho triste comprar uma TV de alta gama e ter de andar a copiar filmes para a pen drive para poder utilizar o media center embebido na TV (maps de rede por NFS e SMB não são suportados pela firmware original, uma pena!). A partir dos tweaks apresentados no projecto SamyGo será possivel ver filmes a partir da NAS drive ou duma pasta partilhada num PC, sem ter de recorrer a um servidor auxiliar de DLNA). Um projecto deveras interessante!

    Acesso por telnet ou controlo remoto por porta serie tb promete! (pelo menos as alterações a efectuar ao firmware original são minimas).

  5. Avatar de Ezequiel (Brasil)
    Ezequiel (Brasil)

    Esta possibilidade de fazer um upgrade no firmware de qualquer dispositivo eletrônico é muito bem vindo. Atualmente é possível melhorar os telefones celulares, máquinas fotográficas, dvd playes e agora os televisores. Eu já tinha testado uma modificação de firmware em uma câmera Canon e achei muito interessante os novos recursos disponibilizado pelo novo firmware. Em televisores acredito que isto poderá ser muito mais interessante.

    1. Avatar de point
      point

      pois.. o problema é ter tomates para actualizar o firmware de uma televisão de 1500€> com um firmware não-oficial, que pode danificar permanentemente o dispositivo… (já para os oficiais sabe deus..)

      1. Avatar de Nelson Neves

        Tb concordo, isto não é uma coisa que se faça sem alguma ponderação, aliás o aviso está latente no site do projecto! A coisa tem de ser bem estudada e ter sempre planos de recuperação! É um risco enorme, que poderá só compensar qd o nivel de funcionalidades extras for realmente apetecivel!

        Quem anda nestas andanças à mais tempo é mais o bichinho da costumização a falar mais alto, com linux então torna a coisa mais apetecivel!

        Eu já costumizei algumas NAS drives com diferentes versões de linux, depois de abrir o sistema é muito reconfortante poder fazer coisas espetaculares apenas com alguns scripts e muita imaginação!

        1. Avatar de Jose Luis Teixeira

          [QUOTE= Nelson Neves]
          Quem anda nestas andanças à mais tempo é mais o bichinho da costumização a falar mais alto, com linux então torna a coisa mais apetecivel!
          [/QUOTE]

          Nem mais!

  6. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    Falando de firmware, alguém tem o Zon Hub – parece que usa linux (Foomatic…)? Que tal é?
    http://www.zon.pt/zonhub/

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      consultei agr o link e olhei para aquilo e fiquei tipo ‘:|’.. fui ler as caracteristicas apresentadas a espera de algo do outro mundo, mas afinal é apenas um router como mts outros de €100 q andam prai.. so q com uma box futurista LOL.

      basicamente tem wireless N ao contrario dos outros q eles usavam(e andavam a vender mesmo a quem tinha fibra o q é estupidamente ridiculo pois limitam a velocidade), e tem duas portas USB, em q podes ligar impressora e disco externo..
      linux num router, para mim é dd-wrt q é o q uso.

      cumps[]

      1. Avatar de killer
        killer

        Alguém sabe se posso trocar gratuitamente o netgear ranhoso que tenho aqui por casa por este “zon hub”? Este netgear da zon só me tem dado problemas!

        1. Avatar de point
          point

          não, tens de pagar 25€.

          1. Avatar de killer
            killer

            Obrigado pela resposta.

      2. Avatar de CarlosMC
        CarlosMC

        A minha curiosidade vinha de usar linux, uma vez que isso implica disponibilizar o código (e tudo o que isso pode permitir), mas acho que só tem uma porta usb – no manual parece isso (aliás, é o mesmo com todos os modems/routers com usb que conheço). Também tem zon@fon, mas já li criticas negativas ao conceito e viabilidade disso.

        tx.

  7. Avatar de fabio
    fabio

    cool. isto deve ser utilizado nos primeiros 15 dias k compram a tv, pork s correr mal. basta levar a loja k sao obrigados a trocar logo sem mandar pra garantia. logo n ve k foi violada =)

    1. Avatar de ViajantE
      ViajantE

      Fia-te nisso e vais ver como ficas com a TV mesmo que pifada, pois a culpa foi tua, trocaste o firmware por um não oficial e aí não há nenhuma marca que fique com as culpas, seja nos primeiros 15 dias ou não.

    2. Avatar de point
      point

      são obrigados a trocar? logo vês se trocam assim tão facilmente.

  8. Avatar de mmick
    mmick

    Eu tenho uma Philips 42″ e eles actualizam o FW quase todos os meses. Havia a versão “USB” e a versão Multimedia “USB” e “RJ45”, diferindo as duas no DLNA, internet e pouco mais (o hardware é o mesmo, só falta soldar uma porta RJ45 e conseguir meter o software da versão superior) mas custava mais 200eur.
    Pessoalmente penso que no estado actual é preferível comprar ou construir um Media Center pelo mesmo valor (eu tenho um mini-PC que demora uns 20 segundos a arranjar desde carregar o botão, Core 2 Duo, 2Gb RAM, saída HDMI 1080p) do que andar a brincar com uma TV de 1000eur e mais de 40 polegadas.
    O ideal será manter o FW original ou comprar uma TV que já tenha aquilo que querem, de outro modo aconselho a não brincarem com o fogo já que a maior parte dos construtores de TVs conseguem ver logo se foi adulterada.

  9. Avatar de Jonathan
    Jonathan

    E para Philips não há nada?

  10. Avatar de JPereke

    A minha Samsung já dá para ir buscar os filmes, musica, fotos ao pc por wireless.

  11. Avatar de Nuno José

    Pra quando um ubuntu ou chrome os numa TV ?????

    1. Avatar de mmick
      mmick

      e para quando o Windows 7 numa TV? E o Adobe Photoshop? LOL mas sempre podes criar um mini Media Center por 150€ e meter lá o SO que quiseres 😉 Eu criei um com um Core 2 Duo,2Gb RAM,MB com gráfica Nvidia 7100 e saída HDMI mais caixa, gravador DVD e um disco usado por 150€. Comando uso o da PS3 no PC (por bluetooth de 5€).

      1. Avatar de Nelson Neves

        Eu uso uma velhota XBox com um sistema alternativo, Xbox Media Center, que tb pode ser instalado num pc com linux. Para quem não quer ter mt trabalho a montar uma maquina pode sempre optar por um media center compacto deste genero:

        http://hacknmod.com/hack/build-a-cheap-and-powerful-xbmc-media-center/

        http://lifehacker.com/5391308/build-a-silent-standalone-xbmc-media-center-on-the-cheap

  12. Avatar de Daniel Coelho
    Daniel Coelho

    NINGUEM PARA O LINUX!
    NINGUEM PARA O LINUX!
    NINGUEM PARA O LINUX!
    OH EH OH!!!!!!

  13. Avatar de fabio
    fabio

    ViajantE kuando falo sei o que digo! E SIM sao obrigados de lei a trocar logo. N vais é dizer que trocast o firmware logico! imagina que compras a tv hoje, xegas a casa nao dá, vais tar 3meses a espera que a componham na garantia? logico que nao, dao t logo outra! e ja fiz isso, no meu caso com 2psps, no tempo que os downgrades ainda eram um bocado problematicos e nao houve problema nenhum, trocaram na hora!

    n falem a sorte tá!

    1. Avatar de point
      point

      por causa dos chicos espertos como tu é que quelquer dia os consumidores não tem direitos nenhuns…

      1. Avatar de point
        point

        e não, eles não tem de trocar ‘na hora’

    2. Avatar de S Miranda
      S Miranda

      Não sejas tão arrogante.
      Essa dos “15dias” é apenas para compras online e situações do genero,em que não podes ver presencialmente o equipamento que compras.

      Deves ter tido sorte na loja que foste, não tavam para se chatear com mais um chico esperto.

      1. Avatar de Nelson Neves

        Já tenho feito entregas dentro dos 15 dias e costumam ligar o equipamento para se assegurarem que está tudo em ordem! Ora, se flashares a TV com um firmware não valido tás feito, o serviço de imagem da TV pode não arrancar e a TV deixa de dar imagem!!! Logo, não se fiem nisso!