Facebook vai começar a alojar conteúdos de outros sites

7 Comentários

A maior rede social da Internet tem-se diversificado na oferta de novidades e de novos serviços, sempre com a preocupação de manter os seus utilizadores ligados.

Esta é a sua forma de conseguir rentabilizar ao máximo a publicidade que serve, ao mesmo tempo que cativam os utilizadores e potenciam ainda mais a utilização.

Uma medida que pode vir a tomar forma muito em breve passa pelo alojamento de conteúdos de sites directamente no Facebook, e isso poderá chegar ainda em Maio deste ano.

facebook_1

A ideia do Facebook é conseguir alojar conteúdos de diversos sites, directamente dentro da sua rede, facilitando aos utilizadores o acesso às informações que querem e que pretendem, sem terem de estar a aceder a sites externos.

Esta não é uma ideia nova e, segundo o Wall Street Journal, está agora a ser colocada em prática. As indicações que existem é que ainda este mês o novo serviço esteja funcional e lançado aos utilizadores.

É também uma forma simples de manter os utilizadores ainda mais tempo dentro do Facebook, voltando a maximizar a utilização desta rede, garantindo assim uma ainda maior relação.

A novidade, que se chamará Instant Articles, deverá chegar ainda este mês e apresentará aos utilizadores do Facebook artigos de alguns dos maiores sites da Internet. A lista deverá ser reduzida no arranque da nova funcionalidade e dará acesso a conteúdos da National Geographic, The New York Times e do Buzfeed.

Um dos maiores problemas que o Facebook está a encontrar neste novo processo é a negociação das margens de publicidade que vão ser usadas com estes novos parceiros.

Do que se sabe o Facebook estará disposto a abdicar da totalidade dos lucros da publicidade que esses sites conseguirem angariar e vender. No caso da publicidade que o Facebook conseguir angariar, os valores baixam para os 70%, ficando o Facebook com uma margem muito reduzida.

facebook_2

Mesmo com valores muito baixo, ou até nulos, no que toca ao retorno da publicidade, o interesse do Facebook neste caso é diferente. O que está em causa é conseguir que os utilizadores da rede social se mantenham dentro dela e que não saiam para outro sites à procura de conteúdos e de informação.

É por isso que o Facebook está disposto a abdicar de parte dos lucros da publicidade para garantir que essas fontes de informação estejam presentes na sua rede.

Mesmo que não ganhe com o imediato, acabará por ganhar ao garantir que os utilizadores continuam na sua rede, a ver outras páginas, a consultar outros conteúdos e, em última instância, a consumir a publicidade que têm para exibir.

Ainda se sabe muito pouco sobre o Instant Articles, mas parece ser a forma encontrada pelo Facebook para garantir ainda mais informações e conteúdos para os seus utilizadores, conseguindo assim que estes estejam mais tempo dentro do Facebook.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ismael Guimarães AJ
    Ismael Guimarães AJ

    Não entendo é porque o Facebook não pensa seriamente em modificar as suas páginas de forma a que o utilizador possa personalizá-las. Neste sentido, seria muito interessante se se pudesse modificar o layout das páginas de forma a que estas se tornassem mais atraentes. Um fã de uma página deveria poder ter acesso a ver quem são os outros fãs, poder através de um chat lateral na página, interagir com outros fãs e moderadores da página. Se eles querem que as pessoas fiquem mais no Facebook, têm que acabar com determinados widgets e reduzir a publicidade ao máximo de forma a que os utilizadores não se cansem desta.

    1. Avatar de jafOSteS!
      jafOSteS!

      Voltariamos ao hi5, em que ias a um face que só tinha um reprodutor de música, uma imagem de fundo e quem sabe pouco mais

    2. Avatar de luis rocha
      luis rocha

      Não entendo porque não envias o teu feedback à sede FACEBOOK!….

      1. Avatar de Ismael Guimarães AJ
        Ismael Guimarães AJ

        Luis Rocha, quem disse que não enviei? Apenas partilhei algo aqui que, faz tempo, já mencionei numa mensagem encaminhada pelo espaço de feedback criado pelo Facebook para o efeito.

  2. Avatar de RJCA
    RJCA

    “O que está em causa é conseguir que os utilizadores da rede social se mantenham dentro dela e que não saiam para outro sites à procura de conteúdos e de informação.”

    Simples, criem um browser dentro do Facebook 😉

  3. Avatar de Nokall
    Nokall

    Isto começa a cheirar a concentração de mercado… Ja depois de paginas externas serem abertas dentro da aplicação do facebook. Tirando rendimento e publicidade as paginas e aos autores destas… qualquer dia nem alojamento web se vende. Facebook é um presente envenenado para a maioria dos comerciantes. E muitas marcas ja começam a ver isso e a sair do facebook. Depois dos bonequinhos que as senhoras adoram no facebook. Nao vai tardar muito a ficar como o Hi5… Mais uns meses e vai ter um decréscimo significativo os utilizadores do facebook.

  4. Avatar de João Grácio
    João Grácio

    Cheira-me a freebooting