Como tirar Screenshots no Mac sem sombra

8 Comentários

No Consultório Pplware recebemos uma questão que, ao que parece, é uma dúvida partilhada por vários utilizadores. Embora seja de resolução simples, exige que se executem alguns passos, e é isso que vamos deixar para resolver.

Sabe como tirar Screenshots no OS X sem que as imagens tenham uma sombra?

pplware_tirar_sombra00


A Apple deu uma grande importância a esta funcionalidade, tirar uma captura do ecrã, de uma janela ou de uma parte da imagem é muito fácil de executar, sendo apenas necessário combinar duas ou três teclas.

Para perceber como é fácil, e já há uns anos deixámos essas dicas, basta combinar estas teclas:

  • CMD+Shift+3 – Ecrã
  • CMD+Shift+4 – Área do Ecrã
  • CMD+Shift+4 e depois barra de espaço – Janela

Simples, verdade? Ainda pode mesmo colocar a captura na área de transferências se, ao capturar, clicar na tecla Control (ctrl).

 

Para que colocou a Apple esta opção?

Para diferenciar estas capturas de todas as outras que eram possíveis no Windows e mesmo no OS X com outras ferramentas de capturas, a empresa de Cupertino adicionou um efeito a cada imagem, uma sombra em volta da mesma.

Muitas pessoas não gostam dessa sombra e procuram soluções para a remover, até porque não há um “botão” de ligar e desligar a colocação da sombra de forma nativa. Há, contudo, algumas ferramentas que permitem fazer isso e comandos que, executados, removem essa funcionalidade, até porque no OS X dá para fazer tudo, muitas acções é que estão “camufladas”.

 

1 – Remover sombra com o método mais fácil

Vamos começar pelo mais fácil. Sem dúvida que este é um método que não tem nada de difícil e que basta combinar as teclas CMD+Shift+4 e depois Barra de espaço para seleccionar a janela que quer capturar, se clicar simultaneamente na tecla alt, a sombra desaparece. Exemplo:

pplware_tirar_sombra01

Como podem ver, o screen fica sem a sombra que marca as capturas de imagem do OS X.

 

2 – Usar a app TinkerTool

Como referimos acima, há a possibilidade de usar uma app, uma caixa cheia de ferramentas, que nos ajuda com uma interface a “desligar” certas funcionalidades. Uma dessas ferramentas é a app TinkerTool, que já dissecámos e que podem ver aqui tudo sobre a mesma.

pplware_tirar_sombra02

Depois de descarregar a app, de a colocar na pasta Aplicações e de a abrir, verá a ferramenta tal como ela se apresenta acima, mas é no separador General que está a opção que queremos desligar.

pplware_tirar_sombra03

Se tirar o “visto” da opção “Include shadow when capturing window”, o OS X não irá colocar a sombra nas capturas. Contudo, esta alteração só ficará activa quando reiniciar o OS X, para que a Interface de Utilizador ou UI, fique actualizada.

Para o fazer sem reiniciar a máquina, abra o Terminal (pesquise no Spotlight por Terminal), escreva ou cole este comando e clique no Enter:

killall SystemUIServer

pplware_tirar_sombra04

Este comando vai fazer um reset à UI do seu Mac e, com isso, vai reconhecer as alterações que estavam pedidas desde que tirou a opção das sombras das capturas da ferramenta TinkerTool.

 

3 – Usar a app Terminal

Claro que há sempre o “modo geek”, até porque debaixo do capot do OS X está um Terminal com poderosos comandos. Vamos então mostrar como usar o Terminal:

Procure novamente a app Terminal e, se não a encontrar nas Aplicações, use o poderoso Spotlight que ele mostra em segundos. Agora, com o Terminal aberto, escreva o seguinte comando e pressione o Enter:

defaults write com.apple.screencapture disable-shadow -bool true

pplware_tirar_sombra05

Em seguida, utilize o seguinte comando para aplicar as alterações:

killall SystemUIServer

pplware_tirar_sombra04

E está feito.

 

E posso reverter estas alterações?

Claro. Abra o terminal então e vamos executar uns comandos e clicar no Enter.

defaults write com.apple.screencapture disable-shadow -bool false

pplware_tirar_sombra06

E, mais uma vez, já sabe o que tem de fazer para que as alterações tenham efeito imediato. Vamos carregar as alterações:

killall SystemUIServer

pplware_tirar_sombra04

Pronto. Está como estava e como veio ao mundo. Novo em folha e a fazer sombras. Se reparar, bastou uma pequena alteração no comando para “ligar ou desligar” a opção de sombrear as capturas.

 

Em conclusão:

Pessoalmente gosto das sombras, embora em vários casos é-me mais útil sem a sombra, tudo depende do que estou a capturar. Não gosto de usar aplicações de terceiros para fazer as capturas, prefiro a simplicidade nativa para executar esta tarefa e, com um ou outro ajuste, o OS X ajuda-nos a ter essa simplicidade.

Qualquer dúvida, não hesitem, usem o nossos Consultório que ajudaremos a esclarecer essas dúvidas.

Partilhar:
Tags:

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ru1Sous4
    Ru1Sous4

    Era só isto que eu precisava de saber: CMD+Shift+4 e depois barra de espaço – Janela

  2. Avatar de Luna Thomas
    Luna Thomas

    Sugestão: ShadowSweeper da Irradiated Software.
    https://www.irradiatedsoftware.com/labs/ <- Encontram no fim desta lista.
    Para usar bastante abrir a app. É só isso mesmo 🙂

    1. Avatar de Luna Thomas
      Luna Thomas

      *basta abrir a app

  3. Avatar de taberneiro
    taberneiro

    os problemas caricatos com que um utilizador Apple tem de viver…

    1. Avatar de Mrsz
      Mrsz

      Sim, que grande problema…

  4. Avatar de Rui
    Rui

    … e se usarem:
    CMD+Ctrl+Shift+4
    faz o mesmo efeito do “CMD+Shift+4” mas em vez de criar um ficheiro no desktop que contém o print-screen grava na memória, assim basta usar o “paste” no programa desejado (exemplo photoshop).

  5. Avatar de GM
    GM

    Porque não usar o Grab que é nativo do OSX? Permite fazer vários tipos de captura… sem sombra!