ZyCoo UC510: Aprenda a realizar as primeiras configurações

5 Comentários

O ZyCoo UC510 é router wireless e wired mas também uma central telefónica que foi especialmente concebida para funcionar como IP PBX para pequenas empresas e também em ambientes domésticos.

Depois de termos feito uma breve apresentação desde interessante e poderosos equipamentos, hoje vamos ensinar como realizar as configurações básicas.

zycoo_02-720x530


O ZyCoo UC510 oferece uma interface web muito intuitiva para a gestão de todas as funcionalidades. Além disso, este equipamento tem também um servidor SSH que nos permite remotamente proceder a várias configuração e também a execução de scripts.

Como aceder à Interface de Gestão

Para acederem à interface de gestão do equipamento, basta que liguem um cabo do vosso PC a uma porta LAN do equipamento e acedam ao endereço 192.168.1.1 (Nota: A configuração no PC deve ser atribuída via DHCP).  O acesso poderá também ser realizado via interface wireless. As credências de acesso  (de fábrica) são:

  • Username: admin
  • Password: admin

zycoo_04

Após a autenticação com sucesso, somos de imediato alertados que devemos proceder à alteração da password que vem de fábrica.

zycoo_05

A alteração da password pode ser facilmente realizada acedendo a System > Administration > Managment e depois em Adminstrator Settings

zycoo_06

Uma vez alterada a password vamos explorar o menu PBX onde temos os sub-menus:

  • Extensions
  • Inbound Control
  • Advanced
  • Report

Extensions

Com uma interface baseada no popular Asterisk, a criação de extensões é um processo bastante simples. Para criar uma extensão basta que carregue em New User (É possível criar utilizadores em “massa” carregando em Batch Add Users).

zycoo_07

Dentro da interface de criação de uma nova extensão/utilizador, o utilizador pode decidir se pertente uma extensão com suporte para o protocolo de SIP ou IAX2. Depois é necessário que defina o número da extensão a criar, indique a respectiva password da extensão e mais um conjunto de opções que iremos analisar em outros artigos.

zycoo_08

Dentro do SubMenu Extensions é ainda possível criar Trunks (VoIP Trunks ou FXO Trunk) e Outbound Routes (podendo ser definido um conjunto de Dial Patterns/regras e a respectiva sequência de Trunks criados).

zycoo_09

No Submenu Inbloud Control estão disponíveis as seguintes opções:

  • Inbound Routes
  • IVR
  • IVR Promps
  • Call Queues
  • Ring Groups
  • Black List
  • Time based Rules

Tal como o nome sugere, as Inbound Routes permitem-nos criar rotas de entrada no iPBX.

zycoo_10

“Aguarde por favor… Vamos transferir a sua chamada”, ouvir o pressionar de uma tecla, aguardar ao som de um toque musical são certamente sons e expressões que já todos ouvimos em algum ponto do passado, provavelmente até já ouvimos hoje e pela a evolução que se constata vamos continuar a ouvir. Tudo isso é possível definir na opção IVR.

zycoo_11

Os Ring Groups são também bastante importantes uma vez que nos permitem criar um número e associar vários números. Por exemplo,  ligando para a extensão 640, as extensões 800, 803 e 807 devem tocar  em simultâneo ou de acordo com a acção definida. Caso ninguém atenda a chamada para 0 640 poderá ser automaticamente reencaminhada para o 802.

zycoo_12

E por hoje é tudo. Num próximo artigo vamos continuar a explorar a interface Web para depois ensinarmos a implementar um pequeno cenário. Alguma dúvida ou questão não hesitem em questionar via zona de comentários.

Um agradecimento à  loja VoIP.pt

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de int3
    int3

    É engraçado ver que os routers continuam a vir sempre com user e pass default.
    Poucos pedem para mudar na primeira vez que é ligado…

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Muito básico, prefiro o Fritzbox 7390 dá 10-0 a este.

    1. Avatar de João Miguel Silva
      João Miguel Silva

      Onde posso comprar Fritzbox 7390?

    2. Avatar de David
      David

      Ja testaste a Uc510, por acaso? É q a fritzbox nao chega a fazer 10% do que uma appliance baseada em asterisk, e como tal nem sequer é comparável!
      Mas imagino que o teu “expertize” em Voip deve ser enorme, para aclamares algo assim sem conheceres o equipamento!
      Eu ja tive FritzBox, e bem dito o dia em que troquei por uma Zycoo U20, que o software parece-me ser o mesmo que esta Uc510: Viva o Asterisk! Coisa q a fritzbox nao conhece!

  3. Avatar de Amekuatisa
    Amekuatisa

    Boas…
    Tenho uma ZYCOO “ZX9M019806”
    E a mesma parou de registar os telefones CooFone D30 e o D60…

    O que deve ser?
    Alguém para me ajudar?