Uber Portugal ainda não foi notificada pelo tribunal

40 Comentários

Site e aplicação ainda continuam operacionais

Na passada terça-Feira o Tribunal de Instrução de Lisboa decidiu “proibir, de imediato” a actividade da empresa de transportes em automóvel ligeiro Uber em Portugal.  A empresa reagiu hoje  a tal medida, via blog oficial, esclarecendo que continua sem receber qualquer notificação dos tribunais.

uber_004


«Um tribunal de Lisboa terá aparentemente tomado uma decisão acerca da operação da Uber, a qual foi publicada na comunicação social antes mesmo de ser tornada oficial. De acordo com esse tribunal, a Uber é um sério risco para as pessoas em Portugal», revela a Uber no seu blog oficial.
uber_001

Passados dois dias de extensa cobertura nos meios de comunicação social, a Uber continua sem receber qualquer notificação dos tribunais. A falta de transparência e de clareza em relação a este processo tem causado profunda estranheza à empresa.

Relativamente à questão do Uber ser um sério risco para as pessoas em Portugal, a empresa informa que:

  • A Uber oferece uma experiência com um nível de segurança sem precedentes na indústria
  • Todas as viagens são rastreáveis
  • Todas as viagens são cobertas pelos respectivos seguros
  • Todos os motoristas são verificados antes de se juntarem à plataforma e estão habilitados a transportar pessoas em veículos ligeiros
  • Todos os motoristas na plataforma são incentivados a prestar uma elevada qualidade de serviço
  • Todos os pagamentos são electrónicos, rastreáveis e transparentes

O Uber que não é um serviço de táxi, é considerado uma espécie de motorista particular que garante o conforto no transporte e a comodidade tanto na requisição do serviço como no seu pagamento, já que todo esse processo é feito através de uma aplicação para smartphone.

A Uber Portugal refere que continua a contar com o apoio dos portugueses, tendo disponibilizado uma petição pública.

Via Uber

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de int3
    int3

    offtopic: – Alguém tem um adaptador USB para RS-232 que funcione no mac? é para configurar o IOS da cisco. alguém já mandou vir pelo ebay?

    1. Avatar de Telmo Sousa
      Telmo Sousa

      Não sei se ajuda, mas eu uso um da ATEN o modelo UC-232A em Windows e funciona muito bem. Na caixa diz que é compatível com MAC 8.6 ou superior. Não te sei é dizer onde foi comprado porque é do trabalho.

      1. Avatar de Vitor Oliveira
        Vitor Oliveira

        Sim esse adaptador da ATEN e muito bom. Nunca me deixou mal quer em windows ou linux. MAC nao experimentei…

      2. Avatar de lmx
        lmx

        Telmo Sousa,

        esse por exemplo usa o pl2303 driver…o que quer dizer que funciona em linux…

        uma coisa que reparei 😀 eles pelo menos foram honestos, e informam a limitação a 230400kbps 😀

        O que é uma palhaçada, porque o hardware suporta cerca de 1mbps, mas pronto..

    2. Avatar de Dumitru Toderici
      Dumitru Toderici

      Se o vendedor venda para Europa entao podes encomendar sem problemas, o melhor é ebay.uk e ebay.de

    3. Avatar de lmx
      lmx

      eu tenho 2 com base no Driver de Hardware pl2303(prolific), e funciona bem…

      Nunca testei velocidades superiores a 115200, mas supostamente até 1 Mbps funciona segundo o datasheet, tem é que o driver no pc suportar também essas velocidades….
      no linux vais ter problemas a conectar-te a mais de 230400, porque o termios so funciona até 230400kbps(limitação do driver claro, e propositada 🙁 ), apesar de haver ai já umas guerras, nas mailinglists, com o homem forte da integração de software do kernel Linux Greg Kroah-Hartman, que ele não quer activar o código para este driver porque diz que…não sabe se todos os devices de hardware da prolific, suportam pelo menos 460800..

      Bem mas eu acho que queres é um dispositivo para te ligares ao router/switch…os que tiverem este hardware funcionam, muitos da FTDI também funcionam, mas não te sei dizer quais..

      verifica…ha muitos que trazem usb-cabos para ligar a placas de circuito impresso directamente, tu queres é os outros.. ou seja usb-rs232(ficha fisica).

      abraço

    4. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      É o melhor adaptador. É o que aconselho a todos os meus clientes. Os outros ao fim de algum tempo lá vão à vida.

  2. Avatar de André Alves
    André Alves

    Nunca devia ter entrado em Portugal

    1. Avatar de João Silva
      João Silva

      Nunca devias ter nascido em Portugal

      1. Avatar de André Alves
        André Alves

        Se tu gostas de serviços ilegais é um problema teu porque a uber além de concorrência desleal aos táxis (dá o mesmo serviço) não emite faturas por exemplo(como podes ver numa reportagem da RTP sobre a uber)

        1. Avatar de Alexandre_40
          Alexandre_40

          André, a Huber emite automaticamente a factura electrotecnia do serviço para o eMail do cliente

    2. Avatar de Alexandre_40
      Alexandre_40

      André, a Huber não engana o cliente, nos trajectos nos extras da bagagem, se forem mal educados tem feedback negativo, etc. Já alguns ‘taxeiros’ ….. é de fugir.

      1. Avatar de Silvex65
        Silvex65

        Só é enganado quem quer, os preços extra estão todos afixados (como é lei) e basta as pessoas terem atenção.

  3. Avatar de Dumitru Toderici
    Dumitru Toderici

    Como a “nova” treta do tribunal so se aplica ao uber, bem que eles podem mudar o nome para puber (mas de pobre não tem nada lol) e fazer tipo privado, ai o tribunal não pode fazer nada!

  4. Avatar de João Silva
    João Silva

    Quem se lixa é o consumidor que deixa de poder usufruir de um serviço de qualidade, diferente ao mero taxi (muitos ainda não percebem que são serviços distintos). Mas isso é normal em Portugal e na Europa em geral, pois primeiro estão os “seus” interesses e só depois os consumidores… Evoluam!

    1. Avatar de João Santos
      João Santos

      Serviços ilegais? Nem passam facturas nem nada… Evolui mas é tu…

      1. Avatar de Alexandre_40
        Alexandre_40

        João Santos, a Uber emite automaticamente a factura electrónica do serviço para o eMail do cliente.

        1. Avatar de Aldrabão
          Aldrabão

          O valor do imposto nunca chega aos cofres do estado.

          É limpo para o bolso dos americanos.

          Empresas dessas a facturar milhares de milhões sem pagar os devidos impostos em Portugal são aos magotes!

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      São serviços distintos porque? Porque há uma forma diferente de requisitar o serviço? Ou porque a Uber funciona como empresa vão de escada? E peço desculpa a todas as empresas de vão de escada.

      1. Avatar de Alexandre_40
        Alexandre_40

        Sérgio, Uber foi avaliada em 18,2 bilhões de dólares, em junho de 2014.

        1. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          Não me refiro à dimensão, mas à ilegalidade.

          1. Avatar de Alexandre_40
            Alexandre_40

            Sérgio, ilegal é enganar o cliente no preço, nos trajectos, nos extras da bagagem, má educação etc. Na Uber se for mal classificado salta fora da organização.

          2. Avatar de lmx
            lmx

            Alexandre_40
            nesse ponto estou contigo..

            A ANTRAL deve ser obrigada a implementar métodos de segurança, e de rastreio dos pagamentos!
            Deve ainda possiblitar no mersmo serviço a hipotse para o cliente de se puder queixar do serviço…

            Em Portugal é OBRIGATORIO livre de reclamações, e aqui, num serviço movel, esta é uma forma de o fazer, cordenando com um site web…

            É porque se a ANTRAL não o fizer, corre o risco de ver esta uber legalizada, pela mais valia na segurança e transparencia financeira…e isso é mau para os taxistas, porque passam a ser vendidos como carne…como acontece com as areas tecnicas actualmente..

  5. Avatar de fneves
    fneves

    Porque razão por exemplo a meo taxi nao foi banida? Ha espaço para todos… Do que saiu do tribunal é que todas as aplicações denominadas uber ou outras… Ou seja, o problema esta por ser via aplicação? :-\

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      O problema está que eles até podiam ter app e só serem chamados ppr telefone que era igual. Eles dizem qur nao sao taxi, pois nao. São um sevico ilegal.
      Era como eu abrir as portas da minha casa e permitisse que estranhos fossem lá comer, mediante pagamento. Eu também podia alegar que nao era um restaurante. Ppr exemplo o aluguer de quartos no verao. Tambem nao é um hotel…

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Para quando a opção editar?

      2. Avatar de fneves
        fneves

        Entao e o homelidays? E mesmo o booking que agora ja nao tem mínimo de quartos, podendo ja ser particulares a por a alugar… Isso não é banido porque? Ca em Portugal espera-se que os hoteis façam greve para aplicar as leis? Nao entendo mesmo…

        1. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          É ilegal e devia ser erradicado.

          1. Avatar de Andre P
            Andre P

            A ilegalidade da Uber reside em alguns factos…

            – Os taxistas nao gostam de concorrencia,
            – Os taxistas querem poder cobrar aquilo que querem e bem lhes apetece,
            – Os taxistas acham que e concorrencia desleal porque eles nao querem baixar os precos e tem medo de perder o negocio(leia-se monopolio) do mercado.

            A ANTRAL so se meteu nisso, porque como e obvio tem medo do mesmo, porque se os taxistas nao ganharem nao podem ser socios logo nao pagam quota a ANTRAL…

            Nao e Sr Presidente da Antral?

  6. Avatar de Zen
    Zen

    Como proíbem e controlam se a Uber está a respeitar?

    http://mvalente.eu/2015/04/29/juiz-portugues-despenteia-a-uber/

    1. Avatar de André Alves
      André Alves

      Wtf? Não nada tem lógica nesse site, começa por ver informações verídicas em vez desses sites que criticam à criança.

  7. Avatar de Alzejin
    Alzejin

    Aqui no Brasil o Uber foi suspenso esta semana após uma greve dos Taxistas. Foi exigida a remoção do aplicativo das lojas do Google e Apple, e também a remoção remota do aplicativo de todos os telefones que já o tenham instalado o Uber.

    1. Avatar de PH
      PH

      + 1 excelente decisão

  8. Avatar de Jorge
    Jorge

    Depois de uns dias de atraso, a Uber lá recebeu a comunicação do Tribunal que a obriga a suspender as operações em Portugal – aproveitando a oportunidade para lançar uma petição que contraria esta decisão, e apelando a todos os que usam o seu serviço, ou que com ele concordem, para que se façam ouvir.Sob o lema #somostodosUBER já foi criada uma página do Facebook Queremos a Uber em Portugal acompanhada por uma petição que tentará chamar a atenção a partidos políticos e Secretário de Estado dos Transportes para esta situação.Trata-se efectivamente de uma decisão curiosa de um Tribunal, que parece nem ter sentido necessidade de ouvir o “acusado” para averiguar se tudo o que o “acusador” dizia era efectivamente correcto. Aparentemente, o cenário apocalíptico pintado pela ANTRAL terá sido suficiente para assustar os juízes ao ponto destes considerarem o serviço um “sério risco”, e “determina ainda que Google, Apple, Microsoft e Samsung deixem de fornecer o aplicativo em suas lojas online e que suspendam remotamente os aplicativos Uber dos usuários que já o possuam instalado em seus aparelhos celulares”!Aliás esta seria, sinceramente, uma medida que eu gostava de ver aplicada… para assistir à grande barracada que se seguiria: pois gostaria de ver o senhor juiz que ditou tal coisa a explicar porque motivo um português não poderia ter no seu smartphone uma app que lhe facilitaria a vida em muitas cidades fora de Portugal, ou será que lá pelo meio a Antral também o terá conseguido convencer de que nenhum português poderá andar de Uber, seja onde for?Não nego que a Uber tenha coisas censuráveis, tal como as práticas hiper-agressivas com que tem lidado com serviços concorrentes nos EUA, e que tenha uma atitude de “pôr a funcionar primeiro, e lidar com as consequências depois”. Mas a questão é que cá em Portugal se limitou a juntar “1+1” e implementar o seu serviço dando uso a empresas nacionais que podem fazer o transporte de pessoas – embora a sua componente “revolucionária” seja a modalidade UberPop, onde qualquer pessoa se poderia tornar num dos seus condutores (e que inevitavelmente terá que ser abordada, mais cedo ou mais tarde…)O grande problema é que conhecendo-se a (falta de) celeridade dos tribunais portugueses, ficamos sem ter qualquer previsão de quando é que o assunto poderá ficar resolvido, ou pelo menos saber de quando estará teoricamente apta a continuar as operações como fazia; embora de momento, tudo pareça continuar a funcionar como dantes, ou pelo menos assim me indica a app, dizendo que existem carros disponíveis no Porto e em Lisboa…. Por outro lado, se calhar até arranjo uma forma bem simples e rápida de resolver esta situação: bastaria instalar a app do Uber no smartphone do juiz, e convidava-o o usar o nosso código para ter direito à sua primeira viagem gratuita no Uber. Acham que depois de o fazer ainda consideraria o Uber um “sério risco”? O único risco é acelerar a extinção de todos os maus profissionais do sector, que se sentem no direito de roubar portugueses e estrangeiros à primeira oportunidade! (por App tecnologias)

    1. Avatar de Nuno Azevedo
      Nuno Azevedo

      Não percebo nada !!!!!! este governo deve querer ter Taxistas curruptos e ladões onde roubam os clientes, pricipalmente no aeroporto de lisboa, onde 90% dos taxistas são trafulhas lolololol, onde enganam o turista, e nem querem levar portugueses que façam despesa de 5 € lolololol.

      UBER é uma solução é concorrência é opção de escolha ao consumidor, estamos fartos de ver monopolios……………….

    2. Avatar de Alexandre_40
      Alexandre_40

      A Antral devia era criar uma aplicação idêntica, assim podíamos classificar os ‘Taxeiros’ ‘feios, porcos e maus’ e também os bons taxistas

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        A Antral é só uma associação de taxistas. Nem todos os taxistas são seus associados.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          Mas os que são percencem obviamente a associação…e se a ANTRAL quer concorrer, vai ter que evoluir também..

          Eu sou defensor do que é nosso,
          mas também concordo com alguns pontos…
          a ANTRAL ha muito que devia ter esta app, para as suas viaturas, onde o pagamento é feito via app, e onde o taxista não recebe dinheiro…ou seja onde o taxista é obrigado a emitir factura…e em caso de roubar o cliente, possa por parte do cliente ser apresentada uma queixa relativa ao mesmo processo de prestação de serviços usado…

          é que anda por ai muito mafioso…e depois vemos o estado português a té obrigar a meter IRS, a te pedir para que faças o trabalho deles pedindo factura…mas na prática, se as coisas fossem feitas para funcionar, era muito facil resolver estes problemas todos…

    3. Avatar de Contra-Espião
      Contra-Espião

      Empregado uver.

      Vários a comentar por aqui.

  9. Avatar de pedrostrik
    pedrostrik

    a antral é uma cambada de corruptos, desde os primórdios das atribuições fraudulentas de ”praças”, até aos monopolios das coop de taxis tb elas 100% fraudulentas (autocoop entre outras), mas como Portugal só imita no que há de pior nos outros paises, lá está o cliente é que se lixa, basta vermos a vergonha do que se passa nos aeroportos….
    Alias os que defendem a ilegalidade da Uber só podem pertencer a quadrilha da antral e outros taxistas, e para os leigos, a uber envia factura electronica para o cliente, sempre, já no caso dos taxistas, é o habitual foge ao fisco, do tuga xico esperto de meia tigela, e assim continuamos a ser encavados (o povo claro), por causa de mais um grupinho que afinal tb tem poder em portugal