Já é possível converter apps de iOS e Android para Windows 10

51 Comentários

Depois de vários rumores que davam como certa a capacidade de correr aplicações Android no Windows 10, a Microsoft acabou por revelar tudo no primeiro dia da sua conferência Build.

Não são apenas as aplicações Android que se vão poder usar no Windows 10 mas também as criadas para o SO móvel da Apple. E se esperavam que demorasse para ser disponibilizada essa possibilidade, a Microsoft antecipou-se e tem já disponível as primeiras versões dessas ferramentas.

ios_android_win10_0

É claro, e até natural, que a transposição destas aplicações não se faça de forma directa, bastando apenas “traduzir” código entre plataformas. O ideal seria essa compatibilidade existir de raiz, mas por se tratarem de linguagens de programação distintas, é necessário um processo intermédio.

Vai ser necessário um processo de conversão, entre cada um dos sistemas, para garantir que as linguagens de programação sejam adaptadas e até as funções e serviços usados sejam transpostos.

É por isso que a Microsoft criou já os mecanismos dedicados a essa conversão, bastando aos utilizadores fazer a importação para os novas ferramentas, que depois se encarregam de as migrar para o Visual Studio.

Essas ferramentas de conversão estão já abertas ao público, numa Developer Preview, para que os programadores as comecem a testar e a preparar-se para criar as aplicações para o novo Windows 10 dedicado aos dispositivos móveis.

ios_android_win10_1

Project Islandwood

O Project Islandwood é a ferramenta que a Microsoft criou, dedicada à transposição de código e aplicações do iOS para o Windows 10.

Com esta ferramenta os programadores vão poder importar os seus projectos criados em Xcode para o Visual Studio e a partir dai compilá-los e publicá-los na loja de aplicações do Windows.

Uma vez no Visual Studio vai ser simples e rápida a compilação e a debug de todas as aplicações criadas em Objective-C.

As alterações necessárias para conseguir transportar uma aplicação criada no mundo iOS para o universo Windows.

Project Astoria

O Project Astoria é a versão criada para importar e compilar as aplicações criadas para Android para a loja de aplicações do Windows.

Também aqui as alterações necessárias para ter uma aplicação Android a funcionar no Windows, podendo ser usadas as bibliotecas do Windows para adicionar serviços a essas aplicações.

Depois de convertida a aplicação esta poderá ser avaliada e testada em qualquer IDE e preparada para ser submetida na loja de aplicações do Windows.

Para já o acesso a qualquer um destes projectos está limitado e em Developer Preview, mas os interessados apenas necessitam de se inscrever para que o acesso seja garantido. Essa inscrição é feita na página de cada um destes projectos.

As versões finais destas ferramentas chegarão depois do Windows 10 ser lançado, o que se espera que seja já no início do Verão de 2015.

A Microsoft parece ter conseguido criar algo que muitos procuravam há bastantes anos. A experiência da BlackBerry conseguiu trazer o Android para o seu sistema, mas acabou por ficar por ai.

A Microsoft ao conseguir integrar também o iOS deu o passo seguinte e acabou de abrir um novo caminho na área do desenvolvimento.

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Acho que estão a assimilar demais o Project Islandwood (iOS) ao Astoria (Android), quando são muito diferentes.

    Para iOS é preciso portar a app, procurando a Microsoft criar as APIs que a app esperava encontrar no iOS. No Android correrão sem modificação, criando a Microsoft um ambiente preparado (para Java and C++).

    Off Topic
    Como a 6,ª F.ª ainda vem longe e não há a secção apropriada, deixo aqui o vídeo “Lopetagui… ” 🙂
    http://www.dn.pt/desporto/interior.aspx?content_id=4541815

    1. Avatar de Abécula15
      Abécula15

      “No Android correrão sem modificação, criando a Microsoft um ambiente preparado (para Java and C++).”

      Não.

      “O Project Astoria é a versão criada para IMPORTAR e COMPILAR as aplicações criadas para Android para a loja de aplicações do Windows.”

      O significa que o Windows10 não vai correr dalvik/art bytecode mas as apps vão sim ser importadas e compiladas para correrem especificamente no Windows e serem publicadas na windows Store.

      Basicamente o que acontece é que a MS implementa/mímica as api’s do android e o iOS pelo que não existe diferença significativa entre portar uma app iOS ou Android. Já agora ninguém vai conseguir portar uma app android ou iOS com 2 cliques, a não ser que seja um básico hello world ou a app esteja bem feita com separação de responsabilidades, presentation layers, data layer etc…

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        No post estão os links para os dois projectos. A informação é escassa, mas dá para perceber que as diferenças são significativas.

        P.S. Quanto a correr diretamente apps de lojas Android, como acontece com o Blackberry (apps free e, que além disso podem ter problemas de compatibilidade) de facto o que está anunciado não o permite.

      2. Avatar de FG
        FG

        Pa, no caso do android, eles usam mesmo o APK!

        No caso do iOS, é pelo código fonte.

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Do Blackberry só li o que a empresa disponibilizou. O que a Microsoft anunciou não corresponde ao primeiro link (o utilizador fazer o download da app diretamente de uma loja Android), mas sim a uma das formas do segundo.

          http://supportforums.blackberry.com/t5/Downloaded-Applications-for/You-Upgraded-to-OS-10-2-1-and-want-to-run-Android-Apps-on-Your/td-p/2784957

          https://developer.blackberry.com/android/documentation/porting_android_to_bb_device.html

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      Pelo que tenho lido, mesmo as Android para tirarem partido das funcionalidades do Windows, p.ex., da Cortana, têm de ser portadas.

      1. Avatar de FG
        FG

        Vê o raio do vídeo da notícia.

    3. Avatar de LP
      LP

      La se vao as tuas previsões de que não iam conseguir portar do iOS… la se vão as histórias dos iFans de não haver aplicações para outras plataformas com a mesma qualidade de iOS.
      Microsoft a reinar…

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Já as viste?

        1. Avatar de Sim Sim!
          Sim Sim!

          Tem calma…
          “Para já o acesso a qualquer um destes projectos está limitado e em Developer Preview”
          ainda está em Developer Preview! tudo a seu tempo. N precisa de ficar impaciente! Ainda vai poder usar as apps do iOS exclusivamente nesse dispositivo por mais algum tempo… mhuaahahahahaha
          WELCOME TO THE DARK SIDE!!!!!!

          1. Avatar de Flavio
            Flavio

            “Ainda vai poder usar as apps do iOS exclusivamente nesse dispositivo por mais algum tempo”

            Muitas delas vão continuar exclusivas para iOS, muitos developers não vão fazer o port para Windows.

        2. Avatar de Mikes
          Mikes

          Sim, p.ex., aquele jogo que está na moda.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            Muitos jogos são das coisas menos complicadas de portar por já usarem APIs multiplataforma bem documentadas.
            O mesmo não se passa com muitas outras aplicações que usam APIs especificas

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        :S
        já há alguns anos que há ferramentas que portam código! Esta ferramenta da Microsoft está na mesma linha, talvez com mais algum suporte, mas continua a não ter suporte para todas as APIs do iOS, continua a ter problemas com código próprio que não recorre a APIs do sistema, e não tem como resolver código escrito em Swift e provavelmente em C. E tal como as outras ferramentas terá sempre que correr atrás das modificações introduzidas pela Apple e obrigar os programadores a mínimos denominadores comuns, isto é, a não expandir muito a sua criatividade!

        1. Avatar de LP
          LP

          :SSS
          Não fales do que não sabes… deixa ver o que a MS vai tirar da cartola.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            não sei do que falo!?
            Estou a repetir informação já conhecida sobre o que foi apresentado
            http://www.infoq.com/news/2015/04/VS-Objective-C

          2. Avatar de LP
            LP

            “Microsoft’s official stance on Swift is “No comment at this time”. Unofficially, they want to support it”. Está na cartola…
            “If you keep the iOS APIs, Windows will provide a compatibility layer so that the APIs will just work.” Desde que a MS vá mantendo esta layer atualizada os programadores não têm muito com que se preocupar.

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ LP
            incrível como citas só partes ignorando o resto das frases e parágrafos e assim distorcendo o sentido!
            ““If you keep the iOS APIs, Windows will provide a compatibility layer so that the APIs will just work.””
            Isso só se aplica a algumas APIs, que são mencionadas
            O suporte dado é só para uma parte das APIs do iOS
            “Windows 10 is supporting a “reasonable subset” of the iOS APIs”

            “Unofficially, they want to support it”.”
            Mas ainda não têm suporte para tal, e certamente que não terão a vida muito facilitada, dado que ao contrário do Objective-C há muita informação do Swift que a Apple não partilha.

            “Desde que a MS vá mantendo esta layer atualizada os programadores não têm muito com que se preocupar.”
            não têm que se preocupar!? e o resto do código que não tem suporte, e o tempo que têm que estar à espera para que a Microsoft acompanhe as modificações… Continuam com os problemas de muitas das soluções já existentes!

          4. Avatar de LP
            LP

            Incrivel seria citar o artigo todo, não?
            Eu não disse que eram providenciadas todas as APIs, o que eu disse é que o trabalho está nas mãos da MS e não dos programadores, mesmo com “modificações introduzidas pela Apple “, que também não são assim tão frequentes como sugeres.
            Como contrapartida por poderem não ter acesso a todas as APIs têm o facto de poderem acrescentar “Windows features”.

          5. Avatar de Nunes
            Nunes

            lol
            o trabalho está na Microsoft!?
            Não me digas que acreditas no Pai Natal… Os programadores têm ainda muito trabalho dado o suporte incompleto…
            ““modificações introduzidas pela Apple “, que também não são assim tão frequentes como sugeres.”
            tendo em conta o que aconteceu este ano, já houve 2 updates ao iOS8 que introduziram modificações! E ainda virá o iOS9!

            “Como contrapartida por poderem não ter acesso a todas as APIs têm o facto de poderem acrescentar “Windows features”.”
            onde é que está a contrapartida!???????? Têm que escrever código diferente para cada sistema, para o que não tem suporte… Isto sem falar na menor flexibilidade para encontrar soluções melhor adaptadas a cada sistema se realmente quiserem aproveitar o suporte que é possível para poupar trabalho!

        2. Avatar de Mikes
          Mikes

          Afinal a MS está a preparar um emulador para swift também.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            emulador!? nada aqui é um emulador!!
            e já agora onde é que viste isso, quando a MS diz que só está a trabalhar com o Objective-C? Desejam um dia ter tb o Swift mas até lá terão que ultrapassar muita coisa… e nos entretantos serão cada vez mais as aplicações a usar Swift!

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            claramente não percebeste o sentido da frase, e se tens dúvidas podes ouvir o que é dito no video!
            Gostavam de fazer isso, mas ainda não estão a trabalhar nisso

    4. Avatar de JJ
      JJ

      O Windows não vai ter nenhum emulador de Android.

      A app é convertida para Visual Studio e depois tem de ser compilada em Visual Studio. Se o programador faz alguma alteração ou não é com ele. Mas certamente se não fizer alguns ajustes, mesmo que mínimos, o resultado final pode não ser o pretendido pelo programador. Qualquer das formas isso vai depender de cada app e de como o código foi escrito.

  2. Avatar de ....
    ….

    Isto são ferramentas que o utilizador tem de sacar depois ir buscar as aplicações ao IOS e android e converter ou são ferramentas usadas pelos programadores da Microsoft fazendo eles a conversão e disponibilizando as aplicações já prontas a ser utilizadas na loja das aplicações Windows?

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Acho que é para os programadores já que é preciso o código fonte e foi apresentado em conferência de programadores e não num evento de produto – mas pouco ou nada percebo disso.

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Sim é só para programadores. Porque será preciso o código fonte das apps para serem feitas as conversões.
      Ou seja, vai sempre depender do programador de determinada app, converter ou não a mesma para Windows.

      1. Avatar de Sim Sim!
        Sim Sim!

        humm… ganhar dinheiro de um lado, ou de dois lados?
        ….. hummmm?

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Com a facilidade do processo, é quase certo que os programadores das maiores apps, vão converter as suas apps para Windows, pois com pouco esforço conseguem ficar disponíveis para um publico muito maior, do que actualmente.

      2. Avatar de ....
        ….

        posterior a essa conversão as apps convertidas vão para o mesmo sitio que as apps originais da windows ou vão estar em lojas especificas? Caso estejam em lojas especificas acedem-se da mesma maneira /são fáceis de aceder?

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          Vão a store universal da MS.

  3. Avatar de Iurie Solomon
    Iurie Solomon

    converte pra um exe ou para codigo k depois poderia tb ser melhorado?

    1. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      converte para projeto visual studio (uma solucao como lhe chamam acho) e podes/vais ter que alterar codigo e melhorar caso queiras

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Ficando em Visual Studio, depois o programador pode fazer as alterações que quiser.

  4. Avatar de João Terra
    João Terra

    Olá a toda a equipa do pplware, li o tópico e vi o seguinte erro “acabou abriu” ou acabou abrindo ou acabou e abriu?

    1. Avatar de Vítor M.

      Corrigido. Obrigado pelo reparo.

  5. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Acho muito bonito este homescreen do Windows que está na imagem. De longe muito mais bonito que o homescreen do IOS e que o Material Design, que não gosto como está nos moldes actuais.

    Quando saiu o Windows Phone 7 (ou Windows 8, já não me lembro), eu escrevi aqui que imaginava o Windows a evoluir para esta solução, acabando com aquelas cores ensossas originais.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Mas poe bonito nisso,o start screen do WP dá gosto perder tempo a olhar só para ele.

  6. Avatar de FG
    FG

    Convertam as após da Google! LOL

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Quem tem de fazer isso é a Google.

      Que certamente fará isso, se o Win10 tiver a aceitação que se está a espera.
      Depois será a Google (e não só) que não vai querer perder o barco…

      1. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        A Google atualmente está tipo bebé birrento.. vamos ver se assim eles aceitam compilar para WP.
        Acho que vão depender do sucesso do Windows 10 e das universal apps.

  7. Avatar de J
    J

    …”procuravam ambicionavam” ?!?

  8. Avatar de Stako
    Stako

    Até me espanta a Apple não meter a mão nisto e dizer do género “nop not here mofo”

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      A MS e a Apple têm acordos de partilha de muitas ferramentas e, alem disso, a Apple só podia bloquear isto se tivesse acordo de exclusividade com os programadores.
      Um programador é livre de vender o seu produto em que plataforma quiser.

    2. Avatar de Etnic_bOy
      Etnic_bOy

      A Apple não é monopolista como a Google! A Apple e a Microsoft são empresas de nível!

  9. Avatar de FAQ
    FAQ

    …Não será mais “fácil” utilizar o ARC Welder e correr as apk’s directamente no Chrome. Isto em quase todos os OS.

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      No chrome? Esquece lá isso.

  10. Avatar de djizus
    djizus

    Depois de uma BUILD destas e o pplware faz 2 ou 3 posts sobre o assunto?
    Apple lança update a uma treta qualquer e passam a semana toda a lançar posts de como revolucionaram o mundo -_-

  11. Avatar de Paulo
    Paulo

    Há alguma app a atualmente para Android ou iphone que não haja no Windows Phone? Bem…o kodi.

    1. Avatar de Maxim
      Maxim

      O Kodi é muito fixe :p