Aplicações do Android e iOS podem correr no Windows 10

70 Comentários

Depois de vários rumores sobre o facto das aplicações Android poderem ser portadas para o Windows 10 a Microsoft esclareceu hoje durante o primeiro dia da conferência Build 2015, que decorre em S. Francisco, que além do Android será possível também portar aplicações do iOS para o Windows 10. E há uma “novidade”…

ioS-objective-C-Build


A noticia é simplesmente fantástica mas o processo parece-nos ser ainda melhor. De acordo com o que for referido pela Microsoft, a empresa tem planos de disponibilizar uma ferramenta que permitirá aos programadores “converter” directamente o código fonte de aplicações iOS e Android para que estas possam correr no Windows 10.

A Microsoft refere ainda que o programador apenas terá de efectuar “umas alterações mínimas” recorrendo a este tipo de ferramentas.

Windows10_ios_android

A Microsoft revelou que o King, programador do Candy Crush já usa um conjunto de técnicas que o permitem “portar” facilmente o jogo do iOS para Windows 10. 

A ideia da disponibilização destas ferramentas tem como principal objectivo trazer as aplicações para o Windows 10, independentemente da linguagem onde foram originalmente programadas.

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de flavio
    flavio

    Sempre é melhor do que os rumores de que iria correr aplicações android directamente

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      vai correr aplicações Android directamente!

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Não leste pois não!?
        “permitirá aos programadores “converter” directamente (em concreto o código fonte) aplicações do iOS e Android para que estas possam correr no Windows 10”

        Ou seja, existira uma ferramenta que irá permitir fazer uma conversão do código fonte, se apenas necessários os programadores fazerem alguns ajustes.

        Acaba por ser um pouco semelhante ao que é feito no mundo dos jogos, onde a editora converte o jogo (fazendo os devidos ajustes) para as diversas plataformas de jogos (PC, PS, Xbox).

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Não é isso que a Microsoft apresentou relativamente às aplicações Android! O Windows correrá as aplicações sem necessidade de modificação.

          Pode ser que por ventura a Microsoft tb disponibilize ferramentas para os programadores modificarem o código, mas não é isso que a Microsoft frisou

          1. Avatar de JJ
            JJ

            Leste o artigo?

            “A Microsoft refere ainda que o programador apenas terá de efectuar “umas alterações mínimas” recorrendo a este tipo de ferramentas.”

            “Alterações mínimas” significa que vai ser preciso fazer algumas modificações, mesmo que mínimas…

        2. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          O que artigo diz é que alem do que já sabiamos (correr apps de android) haveria outra novidade interessante. Ia haver uma ferramenta que permite converter o código , para código nativo.

          Esta foi a ideia que fiquei do artigo.

      2. Avatar de Mikes
        Mikes

        Não, não vai correr directamente. As apps, tanto Android como IOS têm de ser “portadas” e vão para a store da MS.
        O boato que havia dizia que o windows usava as stores Android, e não é isso que vão acontecer.
        As apps usarão os recursos do Windows.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          a informação dada pela Microsoft é que o Windows nos telemóveis terá um subsistema capaz de correr aplicações Android

          1. Avatar de flavio
            flavio

            Qual subsistema? Vai ser feito, como já foi dito, o port de aplicações. Não vai existir cá nenhum android a correr em segundo plano a correr aplicações android. Por essa lógica também vamos ter iOS a correr nos lumias não?

          2. Avatar de Mikes
            Mikes

            Lê melhor o artigo ou vai rever o vídeo da conferência.

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            ” Por essa lógica também vamos ter iOS a correr nos lumias não?”
            As aplicações do iOS são pré-compiladas ao contrário da maioria das aplicações Android, e a Microsoft teria problemas em usar o runtime da Apple, por isso não, a lógica não é a mesma.
            quanto ao subsistema, ele existe e permite correr código Flash e C++ de programas feitos para o Android.
            http://arstechnica.com/information-technology/2015/04/29/microsoft-brings-android-ios-apps-to-windows-10/

          4. Avatar de Paulo
            Paulo

            Não, Nunes, a Microsoft vai compilar código-fonte escrito para Android e iOS em App’s para Windows Phone.

          5. Avatar de Nunes
            Nunes

            Já foi indicado pela própria Microsoft que APKs feitos para o Android AOSP correm “directamente” no Windows sem problemas.

            “Microsoft vai compilar código-fonte escrito para Android”
            As aplicações Android são normalmente compiladas no dispositivo.

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      vai correr aplicações Android directamente!

      1. Avatar de Etnic_bOy
        Etnic_bOy

        Mas tu viste o evento? Vai lá ver antes de vires para aqui dizer disparates!

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          e tu viste?
          há um artigo da Arstechinca que diz o que eu digo, e ela falou com responsáveis da Microsoft

        2. Avatar de Mrsz
          Mrsz

          Ele tem razão.

          Vai correr Apps Android directamente.

          Para iOS, vai compilar ObjectiveC, e possivelmente os descritores da interface gráfica também… O que espero para ver se a Microsoft também portou todas as API do iOS!!!

  2. Avatar de Ricardo Monteiro
    Ricardo Monteiro

    Isso é uma forma “agradável” de convidar os developers a aventurarem-se no Windows 🙂

    É uma boa estratégia, por parte da Microsoft, dar ferramentas para facilitar o enriquecimento da loja de apps.

  3. Avatar de Tiago E.
    Tiago E.

    Este SO só tinha uma falha e acabou de ser colmatada.

  4. Avatar de millers
    millers

    oh. a microsoft precisa do android e ios para ir mais para a frente. oh

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Não é uma questão de ir mais a frente. É uma questão de facilitar o trabalho dos programadores. É de todo o interesse dos programadores terem o menor trabalho possível para por a funcionar os seus programas em todas as plataformas do seu interesse.

      E nesse campo, a Microsoft sempre facilitou.

    2. Avatar de Sandro Garcia
      Sandro Garcia

      Adoro a maneira como deturpas a notícia. Para bom entendedor meia palavra basta. Volta a ler o artigo para perceberes que aquilo é só uma ferramente para ajudar os programadores que desenvolvem apps a transformá-las para Windows. Hás de me dizer o que é que os programadores das apps têm a ver com o Android e o iOS para estares a dizer que a MS precisa deles. O artigo fala sobre programadores, não fala sobre aplicações desenvolvidas pelos próprios sistemas.

  5. Avatar de Mikes
    Mikes

    1 billion devices! Acabaram-se as desculpas da baixa quota de mercado.
    A MS está claramente num nível de inovação acima da concorrência.
    Halolens! Ui… parece algo saído de um filme de ficção científica… nem parece real.
    Brutal!

    1. Avatar de PedroTeixeira
      PedroTeixeira

      Aplaudo a iniciativa mas daí a dizer que a MS esta acima da concorrência vai um grande caminho. Neste caso a “inovação” é apanhar boleia de plataformas com 7/8 anos de existência. Inteligente talvez, inovador de certeza que não.

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Hololens não é inovador? Windows igual em todos os devices e apps universais não é inovador? Centralização de data num único local não é inovador? Um screen um pc não é inovador?
        Integração da cortana num patamar além de um “robot” não é inovador?
        Ja sei, meter um usb-c num laptop é que é…

  6. Avatar de Nunes
    Nunes

    O portar de código do iOS está limitado ao Objective-C.
    De modo que com o aparecimento e adopção do Swift no iOS, mais as mudanças nas APIs que irão ser introduzidas pela Apple todos os anos, o ganho possível para a Microsoft será muito parcial.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      A ideia será motivar os programadores a começarem também a fazer nativamente apps para Windows. Ou seja, eles agora portam as versões que tem das suas apps, depois conforme as que tem saída ou não, dedicam tempo para as desenvolver a pensar no Windows.

      Esta solução acaba por ser uma forma rápida de testar, por parte dos programadores, que apps são mais aceites no Win10 e por sua vez dedicarem o seu tempo aquelas que realmente interessam ao utilizadores.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        O problema não está nos programadores testarem, mas em manter as aplicações com funcionalidades iguais entre plataformas. Já muitos testaram mas não conseguem investir recursos para manter a paridade.
        Dado que no lado do iOS estão a ocorrer transformações importantes vai ser muito complicado para a Microsoft convencer os programadores que as suas ferramentas conseguirão acompanhar as mudanças introduzidas pela Apple! E mesmo que consiga acompanhar será sempre com atraso.

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Como é que hoje os programadores mantém as suas aplicações com funcionalidades iguais entre plataformas/sistemas?
          O sistema será o mesmo.

          Quando é feito um update numa app, o programador terá de fazer essa update em todas as versões…

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            Não se percebe nada do que queres dizer!
            A ferramenta da Microsoft está dependente de traduzir como deve ser o código que os programadores usam no iOS. Mas dado que há cada vez mais programadores a introduzir o Swift nas aplicações, e as APIs no iOS não ficam estáticas no tempo, portar o código não é tão simples como a Microsoft pinta.
            Nem sequer é a primeira vez que a Microsoft vem com ferramentas do género, havendo mesmo outros a tentar algo idêntico. Não é provável que venha a mudar muito o panorama.

        2. Avatar de Fábio
          Fábio

          Tem calma, o problema nem é assim tão grande, a MS agora tem uma parceria com a xamarin e eles são bem rápidos a implementar o suporte às APIs tanto da Google como da Apple.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            onde é que vão arranjar o suporte em condições para o Swift que continua em evolução!? Estão a trabalhar com alvos em movimento, o que implica que mesmo que até consigam lá chegar será sempre atrasado. É a razão para muitos programadores não usarem esse tipo de soluções, que não são propriamente novas

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Amanha eles vão falar do Objective-C no Windows… veremos como irá funcionar.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        O problema não é o Objective-C

        1. Avatar de int3
          int3

          é a framework mesmo. Cocoa 🙂

    3. Avatar de Mikes
      Mikes

      Eu sei, estás a morder-te todo e a desejar fortemente que a Apple em Maio apresente algo realmente inovador – e não passa por um novo ipad pro que tira imperiais, tem de ser muito mais que isso.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        tens noção que já há muitas ferramentas a portar código entre plataformas!? Nem sequer é a primeira vez que a Microsoft mostra uma ferramenta para portar código de aplicações do iOS.

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          Não são só as apps. O evento mostrou muito mais que as apps. Mostraram muita inovação. 😉

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            a única coisa “inovadora” é o Hololens, que já tinha sido apresentado e ao qual a maioria das pessoas não vai ter acesso durante muito tempo.
            O resto é a evolução das plataformas da Microsoft, sendo que estávamos a falar disso!

          2. Avatar de Mikes
            Mikes

            Ok. Vamos ver se manténs esse discurso daqui a uns dias

          3. Avatar de JJ
            JJ

            Nunes… não é isso que os outros tem feito nos últimos tempos? Uma evolução das suas plataformas!?

            É que é isso que tem ocorrido. A questão será a que nível se leva essa evolução, se mais aberta e generalizada, se mais individualista e fechada.

          4. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ JJ
            só me estás a dar razão! A microsoft está a fazer o seu trabalho tal como as outras. Mas isso não invalida que a achar que ir atrás desta solução para as aplicações seja um mar de rosas como muita gente quer tanto acreditar!

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Senão o quê?

        Isto só beneficia a Apple!

        Programe para iOS, e obtenha de borla a versão Windows!

        1. Avatar de Paulo 2
          Paulo 2

          Compre windows e corra IOS/android/Windows apps num so dispositivo…

  7. Avatar de ricardo
    ricardo

    Wp a melhorar… E a passar por cima de todos…

    1. Avatar de Tiago E.
      Tiago E.

      Estas novidades com L930 a 299€, está feita a minha escolha.

  8. Avatar de João
    João

    A noticia é fantástica? Como vai a Microsoft garantir a qualidade das apps? Uma app que não é projectada para correr no Windows Phone, não vai ser a mesma coisa que correr no Android ou IOS. O Windows phone não vai ter grande futuro, tenho-o dito desde o inicio. Estão a ser criadas falsas expectativas em relação ao Windows 10. A Microsoft não está a criar uma alternativa ao Android e IOS… está a criar um lixo…

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      A tua visão está um pouco limitada.
      Isto abre a porta que as apps sos outros sistemas sejam rapidamente testadas a nível de aceitação no windows. Se for bem aceite, não me parece que o developer não aproveite para melhorar directamente a app do Windows.
      Estamos a falar de 1 mil milhão de potenciais alvos! Acho que valerá a pena tentar… digo eu…

    2. Avatar de int3
      int3

      Já o tenho dito há muito tempo.

  9. Avatar de LP
    LP

    A MS esta a apostar forte… Gostei.

  10. Avatar de Ricardo Peralta
    Ricardo Peralta

    Excelente noticia! Que jogada da Microsoft! Finalmente está a aplicar algo que está a ser necessário, uma uniformização de plataformas.
    Algo nem a apple ou a google vão dar o braço a torcer para fazem o mesmo nas suas plataformas… se o fizeres é devido a força desta implementação da microsoft.

  11. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    É desta que vou comprar um WP lá para 2016/2017

  12. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    – Para iOS: Project Islandwood – para uma app funcionar no iOS, precisam das APIs disponibilizadas pela Apple. A Microsoft diz que desenvolveu uma ferramenta em Objective C que dará, no Windows, as APIs que as apps esperam no IOS. Os developers terão que recompilar as suas apps para Windows. Boa sorte, com as APIs 😉

    – Para Android:Project Astoria – ao contrário das apps para iOS, as apps para Android não precisarão de ser modificadas e irão correr num ambiente Java and C++ preparado.

    É o que diz o Ars Technica, que costuma ter bom ouvido.

    http://arstechnica.com/information-technology/2015/04/29/microsoft-brings-android-ios-apps-to-windows-10/

  13. Avatar de ....
    ….

    Estas apps vão estar disponiveis na loja simplesmente a distancia de um clique ou vai ser preciso mudar alguma coisa feito pelos utilizadores para que as que sejam de outros SO’s possam ser usadas?

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Depende. Se forem apps que existam para iOS, estarão à distância de um clique, na loja de apps para Windows mobile, depois de os developers e as portarem e lá colocarem.

      Se forem apps para Android, estarão à distância de um clique numa loja Android como a Amazon (mas não no Google Play), como acontece com o Blackberry, a menos que a Microsoft também abra uma loja de apps para Android.

      1. Avatar de Etnic_bOy
        Etnic_bOy

        Mas quais apps Android?! O Windows não vai correr APK!!!! Elas terão de ser modificadas e adaptadas para correr em Windows!

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Primeiro link acima.

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      Segundo a MS, as apps estarão na store e instalação é igual. Para o user nada muda.

  14. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    Assim sim!
    Deixa de ser preciso escravizar o pobre programador que anteriormente tinha que reprogramar tudo de raiz.
    Bendita hora que regressei ao Windows e que comprei o meu belo lumia!

  15. Avatar de FG
    FG

    Eu quero ver isso, e as após android a correr melhor no Windows Mobile que no Android? LOL

    1. Avatar de Etnic_bOy
      Etnic_bOy

      Não conheço o Windows Mobile, isso ficou em 2006.
      Chama-se Windows Phone!
      E se fores minimamente inteligente e leres o artigo, que está bem explícito, vês que o Windows Phone não vai correr nenhuma app Android nativamente! Elas terão de ser modificadas e adaptadas para correr em Windows!

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        O Windows Phone parece que vai passar a usar a designação de Windows Mobile. Parece que não viste o evento

    2. Avatar de Mrsz
      Mrsz

      Google Maps no Windows Phone?

      LOLOLOLO

    3. Avatar de Abécula15
      Abécula15

      Por mais boa que seja uma noticia existe sempre uma abécula que mais não faz do que deitar tudo abaixo.

  16. Avatar de David
    David

    Hum estou mesmo a gostar da ideia, como aqui já disseram o Windows deixa de ter um calcanhar de aquiles que é a loja de apps e assim o meu L1520 vai ser por enquanto a melhor máquina do mercado, fico só um pouco reticente em relação á performance que os Lumias vão ter com essa adaptação.
    Não quero que se tornem num android lento….

  17. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Completamente “off topic”: acaba de ser instalada no meu PC a “build” 10074 do Windows 10.

  18. Avatar de Abécula15
    Abécula15

    Nunca vi tanto hype e tanta novidade da microsoft desde sempre. .net em linux e iOS, “visual studio” em linux e iOs, cortana no PC, android e iOS apps no w10, streaming da xbox para o PC hololens, w10 no rpi2 mas ca ganda revolução!!!!!

    cada semana 1 coisa nova esta ms anda a bombar muito não se ponham a pau nao