Cidade de Coimbra já disponibiliza Internet gratuita

29 Comentários

Desde o passado dia 25 de Abril que a Câmara Municipal de Coimbra passou a disponibilizar acesso gratuito à internet. Este projecto de rede sem fios, designado de Coimbra+ , tem actualmente 24 pontos de acesso que dão cobertura em vários pontos “bastante frequentados” da cidade.

De salientar que o acesso à rede está disponível gratuitamente a qualquer pessoa, sendo apenas necessário efectuar um simples registo e aceitar os termos e condições de acesso.

coimbra_00


De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, «O sistema Coimbra+ é uma marca que se encontra patenteada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial e partirá do coração da cidade para as comunidades periurbanas do nosso concelho».  Com este projeto, a autarquia pretende «contribuir para transformar Coimbra numa cidade mais moderna, cosmopolita e atrativa turisticamente, mas também mais democrática e plural».

Manuel-Machado

Além da área classificada, que abrange a generalidade do Polo I da Universidade, na Alta histórica da cidade, e a Rua da Sofia, na Baixa, a rede abrange, designadamente, ruas e espaços como Parque Verde, Largo da Portagem, ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz, Praça 8 de Maio, Câmara e Mercado D. Pedro V, na Baixa da cidade, Praça da República e Casa Municipal da Cultura, na Alta, e Pavilhão Multidesportos Mário Mexia e Complexo das Piscinas Municipais, na Solum.

Esta rede está disponível a quem pretenda acesso à internet, sejam turistas, moradores, estudantes ou até empresas. O próximo passo é ampliar a rede e articulá-la com outros serviços de internet que já se encontram implementados naquele município.

A implementação da solução esteve a cargo da Wavecom, empresa portuguesa de engenharia de comunicações com grande know how nesta área das redes wireless.

Via CM-Coimbra

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Luna
    Rui Luna

    Em Palmela, já existe wifi gratuito, no Centro Histórico, há pelo menos 4 anos.

    1. Avatar de Carlos Brejos
      Carlos Brejos

      Sim, existe mas navegar na net… é só uma miragem, como a vista…

      1. Avatar de Sérgio Dias
        Sérgio Dias

        Confirma-se, funciona em muito poucos locais. Ela está lá mas não funciona…

  2. Avatar de kreetor
    kreetor

    Em Marco de Canaveses, já existe isso há uns 5 anos.
    Registo e tens net, apesar de apenas abranger o centro da cidade.

  3. Avatar de Faria
    Faria

    Notícias
    terça-feira, 13 Novembro 2012
    Em Outubro de 2006, Amarante inaugurou os primeiros quatro hotspots (pontos de acesso) da sua Rede Wireless, cobrindo, então, o núcleo principal do Centro Histórico. Começava, aí, a construir-se “Amarante Cidade Wireless”, uma rede de acesso gratuito que, hoje, disponibiliza 62 hotspots, 19 dos quais na cidade, três em Vila Meã e 1 em cada freguesia do Concelho.

    1. Avatar de Miguel Carvalho
      Miguel Carvalho

      Aliás foi a pioneira nacional.

  4. Avatar de Manel
    Manel

    Melhor que isso, tenho conta NOS@FON e PTwifi 🙂

  5. Avatar de José Coelho
    José Coelho

    E novidades!
    Em Viseu… há muito que temos WIFI gratuita nos espaços públicos.

  6. Avatar de cmcuser
    cmcuser

    Com AP muito fraquinho, quase que temos que entrar na cãmara para apanhar sinal 🙁

  7. Avatar de Diigo
    Diigo

    Estarreja ja o tem nos aspaços públicos ha 3/4 anos ou ate mais mas desd que saiba…

  8. Avatar de asdbvbc
    asdbvbc

    os típicos tugas :p
    em vez de louvarem a boa iniciativa , vêm aqui à mete nojo dizer que no ninho deles já existia 😀

    1. Avatar de Carlos Ferreira
      Carlos Ferreira

      True. Não é por vir depois que não é de louvar. Antes tarde que nunca.

  9. Avatar de jafostes
    jafostes

    Ja se paga taxa ao municipio pela passagem do serviço de casa. Acho mto bem.. Mas la esta “gratuita” nunca… Alguem a paga e somos nos, claro

  10. Avatar de David Fialho
    David Fialho

    José Carvalho, como isto foi feito pela wavecom, é diferente 😛

    o concelho de VFX tem mais de 100 hotspot 😛 ao longo de todo o concelho

    1. Avatar de Mauro Crispim
      Mauro Crispim

      E mais com um sistema de registo via cartão do Cidadão.

    1. Avatar de Liberal da Cerca
      Liberal da Cerca

      (…) tem há 1 ano. Há com agá! (Há tempo que não comia um coelho à caçador)

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Nunca entendi porque se diz «à caçador» e não «ao caçador» . «à» é a contração da preposição «a», com o artigo/pronome «a». O artigo «a» refere-se ao feminino e «caçador» é masculino. A única hipótese será «a» ser um pronome. Mas se é um pronome está a está a substituir quem?

        1. Avatar de Liberal da Cerca
          Liberal da Cerca

          substitui a moda, forma, maneira, etc… “à moda do caçador”, p.e.

          1. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            Faz sentido. Obrigado.

      2. Avatar de Alvaro Costa
        Alvaro Costa

        Tens toda a razão 🙂
        Para quem tiver dúvidas:
        http://emportuguescorrecto.blogs.sapo.pt/917.html

  11. Avatar de Liberal da Cerca
    Liberal da Cerca

    Só comentários hipócritas! Cambada de asnos!

  12. Avatar de Panhonhas
    Panhonhas

    A minha terra que é uma aldeia, já tem Internet gratuita no centro à uns 5 ou 6 anos.

  13. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    Parabéns a Coimbra, uma das mais belas cidades do mundo pela iniciativa! É excelente que a informação através da net se vá liberalizando e chegando a cada vez mais lugares do país. Esperemos que outras novidades e melhorias de natureza social possam também ocorrer nas nossas localidades e que o país aos poucos se encontre e marque a sua presença no mundo.
    Bem hajam!

  14. Avatar de fibonacci
    fibonacci

    A frequesia da Memória também tem wifi gratuita há alguns anos como resultado de um projeto do Instituto Politécnico de Leiria

  15. Avatar de André Alves
    André Alves

    Existem aldeias em Trás dos montes que já têm há 10 anos…

  16. Avatar de Tiago
    Tiago

    Estudo em Coimbra e, como tal, passo muito do meu tempo lá. A maior parte do tempo passo-o na Alta Universitária (Polo 1), mas por vezes também vou à Baixa.
    Devo dizer que ainda não consegui apanhar sinal desta rede Coimbra +. Nem no Largo da Portagem, nem na Rua Ferreira Borges, nem na Praça da República, nem no Largo 8 de Maio, nem em sítio algum da Alta, tudo sítios que era suposto ter esta rede.

    1. Avatar de Diogo Estrela
      Diogo Estrela

      Tiago, deves ter sérios problemas no ter smartphone.
      Já me liguei diversas vezes à rede na baixa e tb na pç da républica e sempre com bom desempenho.
      O problema deve estar no teu dispositivo. Revê lá isso …

  17. Avatar de Tiago
    Tiago

    É necessária a introdução de credenciais (user, password) para entrar na rede?