Questão semanal: Qual o melhor ambiente gráfico Linux?

44 Comentários

Com o objectivo de recolhermos informações dos gostos e interesses dos nossos leitores, recorremos aos nossos grupos do Facebook onde será colocada uma questão semanal, variando de grupo, acerca de um tema pertinente.

Desta vez fomos ao grupo Pplware @ Linux, onde ficámos a saber “Qual é o melhor ambiente gráfico Linux?“.

pplware_ambientelinux

A questão foi colocada no dia 14 de Abril, tendo ficado disponível até ao dia 21 de Abril pelas 23:59. A recolha foi, posteriormente, feita e cá estão os resultados.

Obtivemos 307 votos válidos.

Então… “O melhor ambiente gráfico Linux” é…

1. GNOME (78 votos)

linux gnome 1920x1200 wallpaper_www.wall321.com_28

GNOME é um ambiente gráfico para Linux, lançado a 3 de Março de 1999. Pertence ao projecto GNU e um dos objectivos centrais é a promoção de um ambiente de trabalho elaborado exclusivamente em Open Source.

A sua aparência cativa pela simplicidade e elegância, tendo sido assim escolhido pela maioria dos nossos leitotes como o melhor ambiente gráfico para Linux.

Aqui fica a lista dos restantes ambientes gráficos Linux mais votados:

2. Pantheon (73 votos) Elementary OS foi aqui unificado

3. Mint Cinnamon (40 votos)

4. KDE (30 votos)

5. XFCE (29 votos)

6. Unity (25 votos)

7. Mate (14 votos)

8. LXDE (12 votos)

9. OpenBox (4 votos)

10. TDE (1 voto)

11. Budgie (1 voto)

Concordam com estes resultados? Para vocês, qual o melhor smartphone Android até 200€?

A questão actual encontra-se no grupo Pplware @ Gaming. Votem 🙂

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    O pantheon teve tantos votos por ter sido lançado à pouco tempo.

    Mas acho que neste momento existem 3 interfaces, que lutam de igual para igual.
    Unity, Gnome e Cinnamon

    Pantheon está quase a entrar na luta, mas a distro necessita de ser mais rápida a ser produzida.

    Mas claro não desvalorizando o seu poder visual

    1. Avatar de Ivan
      Ivan

      Concordo. Mas o Gnome e Cinnamon são muito mais flexiveis que o unity. Alias Cinnamon foi baseado no gnome (gnome 3) e foi um ponto de viragem radical.

    2. Avatar de Gian
      Gian

      Eu acho o Pantheon supervalorizado, ele não tem nada demais.
      Inclusive com temas e extensões você pode deixar o Gnome-shell com aparência idêntica.
      Talvez a única função nele que eu acho legal é a notificação de ação concluída do terminal.

    3. Avatar de Mark Damaceno
      Mark Damaceno

      Pantheon tem outra questão deve ser considerada, são apenas dois Desenvolvedores. Gnome é certamente indiscutível em sua soberania, quanto a Cinnamon e KDE; pra mim são gêmeos. Unity provavelmente foi deixado para trás por conta de seu peso se comparado aos outros que são ambientes gráficos bem mais leves.

  2. Avatar de user01
    user01

    Em tempos fui utilizador Gnome., mas desde que saiu a versão 3 deparava-me sempre com crashes, e grandes dificuldades em configurar um segundo monitor no portátil, o que para o meu trabalho era crucial. Desde então comecei a usar o KDE, que apesar de achar um pouco lento no inicio tem uma robustez e uma personalização fantástica, para além de resolver os meus problemas com a configuração dos monitores externos ainda tem um gestor de ligações de rede super completo. Pode demorar um pouco a adaptação de quem vem do Gnome e muda para o KDE, mas o que é certo é que até agora estou super satisfeito.

  3. Avatar de Daniel de Melo
    Daniel de Melo

    Que saudades do GNOME 2…

    1. Avatar de taberneiro
      taberneiro

      usa o MATE que não ficas mal servido!

      1. Avatar de lmx
        lmx

        +1

        O meu preferio 😉

    2. Avatar de Myrddin Emrys
      Myrddin Emrys

      Existe pacotes que te permitem instalar o gnome 2.
      Normalmente têm o nome de fallback, try ‘gnome-session-fallback’.

      Anyway, é mais uma curiosidade :p

  4. Avatar de cypolaris
    cypolaris

    Nada se compara ao poder KDE.

  5. Avatar de irlm
    irlm

    ambiente estilo classico kde e cinnamon, ambiente diferente moderno mas confuso gnome 3. pacotes gosto misturar os tres como por exemplo: gnome boxes, kdelive, nemo.

  6. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Uso ubuntu gnome porque acho o gnome 3 o sistema mais bonito, mais bonito até que windows e Mac OS x. Por isso para mim o “melhor” é sem sombra de dúvida o Gnome 3. Agora se precisamos de um ambiente gráfico leve, qualquer um dos mais leves serve porque aí o design interessa pouco…

  7. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    É tudo muito bonito mas não uso nenhum!
    Uso o mais poderoso deles todos, SSH todos os dias!

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Se usas SSH massivamente…aconselho-te mesmo a usar um …até porque te daria muito geito..

      Aqui ha uns tempos apanhei um Americano que tinha pinta de Veterano…tipo um 6º dame no assunto 😀

      Ele usava uma maquina windows para administrar maquinas linux 😀
      Conclusão depois de mais de 3 horas a descascar coisas em maquinas virtuais kvm…descubriu que o problema era mesmo a inclompatiblidade … foi só um exemplo…

      Se trabalhas com ferramentas windows ruma ao windows, mas se usas maquinas unix like…usa um pc com o mesmo servidor gráfico, as mesmas ferramentas etc…vais ver o teu dia a dia melhora e muito 😉

    2. Avatar de Rafael Paredes
      Rafael Paredes

      “Ambiente gráfico”?!
      SSH!

      Ok!

  8. Avatar de VC
    VC

    Openbox sem dúvida 🙂

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Acho que estamos numa fase interessante a nivel de interfaces gradicos Linux. Os principais projectos que foram lancados ha uns anos que tanto fizeram correr tinta estao ja amadurecidos e ja oferecem uma experiencia estavel de utilizacao, exemplos do Unity, gnome 3.16 etc. Cinnamon e mate tambem estao ja bastante estaveis e populares. Xfce parece que n mexe, mas o que e certo e que faz o que lhe compete.
    Entretanto surgiu o pantheon com o qual nao estou muito familiar ainda, e tambem o KDE 5 que penso que pode vir a dar um grande contributo. Por isso acho que ja passamos a fase dos haters das novidades e parece-me que temos boas escolhas a disposicao dependendo do gosto! o que e optimo!

  10. Avatar de João Brito
    João Brito

    Uma questão sobre Android no grupo Pplware @ Gaming ?!

  11. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    O Gnome até pode ser estável e personalizável, mas é horrível. O estilo e os ícones mais parecem saídos do Windows 3.1 ou MacOS 7. Em termos de qualidade visual, o KDE é brutal, melhor que Windows 8.

    1. Avatar de taberneiro
      taberneiro

      já eu acho o inverso! o estilo e os ícones do KDE pareceram-me sempre algo datados ou pseudo-modernos!

      1. Avatar de paulo
        paulo

        acho de todos…este quesito, precisa mudar em todos

  12. Avatar de João Jorge
    João Jorge

    KDE for the win :p

  13. Avatar de Paulo Trindade
    Paulo Trindade

    Confesso que fui um bocado critico do Unity mas rendi-me. Acho que quando foi lançado estava muito cru mas agora está no ponto.
    Além demais, a facilidade e o acesso facilitado por teclado às aplicações + o HUD simplificam e muito a utilização diária.
    Na linha dos ambientes mais clássicos, o KDE está incrível. Robusto, elegante e com uma possibilidade de personalização sem igual. Gosto também do Cinnamon

  14. Avatar de Gustavo Marques
    Gustavo Marques

    Cinnamon, MATE e Pantheon são, para mim, os que actualmente melhor combinam design moderno e usabilidade, o Unity parece estar um pouco melhor agora no 15.04, o Gnome 3 tb teve um revamp recentemente que o tornou mais interessante, mas mesmo assim não os acho muito práticos.

  15. Avatar de Yuri da Silva
    Yuri da Silva

    Xfce deveria estar em primeiro lugar. O mais personalizável.

  16. Avatar de RJCA
    RJCA

    Eu é mais “Bifanas”…

    Agora a sério. Das poucas vezes que testei Linux tanto os ambientes em xFce (Mints, Xubuntus) ou mesmo os KDE (PClinuxOS) sempre os achei muito simples e fluídos tanto tanto na conceção como no funcionamento dos referidos SO…

  17. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    XFCE e LXDE.
    GNOME e Pantheon.

  18. Avatar de Jorge Rosa
    Jorge Rosa

    A minha opinião é similar à do Paulo Trindade. De facto, o Unity tem vindo a melhorar… e muito!
    No início também não gostei nada. Mas é bom saber que os criadores têm estado atentos às pessoas.
    Além disso todas essas críticas tem feito com que todos os interfaces tenham vindo a melhorar. O ideal seria ter apenas um com tudo isso (mas tb não sei se seria bom…), mas havendo inúmeras escolhas… aumenta a “competição” e todos ficamos a ganhar. Difícil é acompanhar todos os updates e upgrades deles. De quaquer modo fico pelo Unity (apenas por já vir instalado no Ubuntu, só isso. Não entro nessa disputa de qual “o melhor”, ficaria mais à vontade num “Top 5”)

  19. Avatar de Paulo Trindade
    Paulo Trindade

    Também gosto muito do XFCE e Mate. Mate no Ubuntu e PCLinuxOs tem um rendimento excelente.

    Openbox no crunchbang é fantástico 🙂

    Em suma. Há para todos os gostos 😀

  20. Avatar de Ribeiro
    Ribeiro

    Fugindo um bocado à questão, para mim ambiente gráfico é Windows e só Windows, tudo o que é distro linux é SSH. São tantas as distros que não há paciência para as testar. Linux servidores, windows trabalho.

  21. Avatar de eSoul
    eSoul

    KDE 5 Plasma: NetRunner 15 e KaOS
    XFCE 4: Leve e de fácil edição: Manjaro
    Gnome 3/Pantheon: eOS 0.3 Freya

    Os melhores para mim.
    Depende da distro em que se baseiam alguns sistemas integram-se melhor com certos sistemas gráficos.
    Também depende do tipo de equipamento em que se usa.

    A minha opinião!

  22. Avatar de Xico
    Xico

    Concordo plenamente com o rancking… o Gnome é fantástico..

  23. Avatar de irlm
    irlm

    Opensuse para KDE, Fedora para Gnome.

  24. Avatar de Wolfgang
    Wolfgang

    Acho o i3 (que nem apareceu na pesquisa) o que mais se adequa às minhas necessidades =)

  25. Avatar de Marcio
    Marcio

    KDE é o melhor .

  26. Avatar de emero
    emero

    WindowMaker

  27. Avatar de Anderson
    Anderson

    Uso o Xubuntu 14.04 e o Debian 8 XFCE.
    Pra mim ter versão com XFCE é o principal critério de escolha de qualquer distro Linux.

  28. Avatar de Diogo
    Diogo

    Boa noite,

    Qual é o ambiente gráfico da primeira imagem deste post?

    A imagem que inclui a pergunta “Qual o melhor ambiente gráfico LINUX?”

  29. Avatar de Vinicius
    Vinicius

    o mais interessante que a melhor distro quem levou foi o Ubuntu e a melhor interface gráfica ficou com o gnome, vai entender né

  30. Avatar de Humberto
    Humberto

    Para mim só existem dois ambientes: KDE e o resto.

  31. Avatar de Jorge Rosa
    Jorge Rosa

    – O MATE é bom para quem está habituado ao visual tradicional do windows (e não só, claro)
    https://www.youtube.com/watch?v=MVkDEcx1g54
    – O PLASMA é moderno, mínimo e limpo
    https://www.youtube.com/watch?v=YTxQnwG6fks

    O melhor?… Sei lá, nada como experimentar.
    Quem não gostar… Que “compre” um (que já não reclama) ou que desenvolva um ao seu gosto em vez de só “deitar abaixo”. Ao menos temos por “onde escolher” ao contrário dos OS proprietários, e tudo de “borla”, graças ao trabalho “titânico” de outras pessoas. Tenho usado ambos (entre outros) sem grandes problemas (como tudo na vida, requer habituação, depois… já não se vive sem eles).
    (De momento tenho usado o PLASMA (Já vem com o Kubuntu))
    Bom artigo! Venham mais! 🙂