Opera Unite 10.10 Final

46 Comentários

O Opera continua a aperfeiçoar as suas capacidades, mesmo depois do êxito que foi a versão final do Opera 10. Este browser é o “mal-amado” do mundo dos browser, pois a sua qualidade supera qualquer concorrente mas mesmo com tantos atributos a sua propagação é lenta, provavelmente porque existe um marketing mais agressivo por parte do seu concorrente directo. Mas e fica como nota de rodapé, este é o mais avançado browser da actualidade.

Este browser é o mais rápido e o mais completo em termos de ferramentas acessórias à navegação.

Características:

Além da sua capacidade de inovação, o Opera é provavelmente o mais completo em termos de funções e ferramentas para a Internet, das quais destaco:

  • Bloqueio de pop-up e conteúdos
  • Navegação por separadores
  • Pesquisa integrada (Google, Alltheweb, Lycos, eBay, Amazon, etc.)
  • Navegação por gestos (o rato simula as acções dos botões)
  • Navegação/leitura de conteúdos por voz
  • Cliente de correio electrónico
  • Leitor RSS
  • Cliente IRC
  • Gestor de passwords
  • Gestor de contactos
  • Zoom e enquadramento automático
  • Gestor de downloads, incluindo cliente de torrents
  • Preenchimento automático de formulários, etc.

Limpo de botões e barras confusas, tornado o aspecto equilibrado e leve, o Opera mantém uma linha sempre com um ar fresco e clássico.

O Opera e a história

Recuando um pouco, pois alguns utilizadores têm-no como uma recente aparição, podemos ter presente na memória que o Opera começou com um projecto de pesquisa na maior empresa de telecomunicações da Noruega, a Telenor em 1994, tendo em 1995 derivado numa empresa independente de desenvolvimento chamada Opera Software ASA.

Um browser actual e moderno

A Opera Software desenvolve o Opera browser, um produto de alta qualidade para muitas plataformas, sistemas operativos e produtos integrados de Internet.

Bem vindos ao Standard da navegação com o Opera 10.

Explorando algumas das novas funcionalidades:

  • Procura rápida – não se perca em pesquisas desesperadas sobre aquele site que tanto o interessou, pela ajuda à pesquisa rápida do Opera, em segundos encontrará o que procura, vasculhando no seu histórico de visitas.
  • Opera Link – este serviço permite ter acesso aos nossos favoritos de qualquer computador, podendo sincronizar os favoritos mesmo com o Opera mobile phone.
  • Novo motor do browser – fizeram o mais rápido browser à face da Terra, além disso, fizeram-no a suportar todos os standards web existentes. Rápido a abrir e rápido a carregar os elementos das páginas.
  • Duas vezes mais rápido que o Opera 9.2 a renderizar JavaScript e HTML.
  • Rápido a funcionar com plugins de terceiros.
  • Superior suporte para os tão referidos Web standards.
  • Resultado 100 no Acid3.

Poderá encontrar uma experiência de navegação diferente, não faltando um vasto leque de plugins e add-ons disponíveis.

O que há de novo na versão do Opera 10.0:

  • Novo motor Presto 2.2.15
  • Melhor performance
  • Perfeição 100/100 no Acid3 test
  • Nova função auto-actualização
  • Corrector ortográfico
  • Melhoramentos no Opera Mail, inclui agora compositor rich text e função de apagar mensagens de mail após x dias
  • Implementados Widget em Linux

Faça como eu, dedique algum tempo a explorar este browser, dê algum tempo para se habituar e depois nunca mais quererá nenhum outro, nem mesmo os mais famosos e publicitados.

E veja aqui quais as principais novidades desta versão

Miniaturas na barra de Tabs – Temos agora hipótese de ver as Tabs em miniaturas na barra de Tabs, tal como no Speed Dial

opera1_small

Actualizações automáticas – Passa a ser possível actualizar o Opera de forma automática.

opera4_small

Ferramenta de produção e envio de problemas – Em caso de problemas com o Opera, vulgo crash, passa a estar disponível uma ferramenta para envio de relatórios de problemas.

Corrector ortográfico para caixas de texto – Corrija o texto que introduz nas caixas de texto. Estão disponíveis vários idiomas, incluindo o Português de Portugal e do Brasil.

opera3_small

Opera Turbo – Torne a sua navegação mais rápida. Através de técnicas de compressão de imagens e dados a sua ligação torna-se mais rápida. Existem 3 modos. Automática (sempre que o Opera detectar uma demora na recepção dos dados), activo (é sempre usada a compressão) e inactiva (sem compressão).

opera2_small

Esta versão traz um novo serviço, o Opera Unite.

Opera Unit é uma fantástica ferramenta ou conjunto de ferramentas que lhe permite ter o controlo de tudo o que partilha online.

Opera Unite permite-lhe partilhar facilmente os seus dados: fotos, músicas, notas e outros ficheiros. Isto coloca o poder de um servidor da Web ao serviço do seu navegador, dando-lhe maior privacidade e flexibilidade do que outros serviços online.

Em grosso modo, este serviço permite-lhe usar o browser como um front office para usar a sua máquina como servidor de vários conteúdos. As ferramentas farão a gestão do que quer ou não partilhar, permitindo o acesso remoto a esses conteúdos de forma segura e fidedigna.

Saiba mais sobre o Opera Unite.

NOTA

Por forma a dissipar algumas duvidas fica abaixo um printscreen do About desta versão.

opera_versao_small

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download [Windows]: Opera Unite 10.10 Final [11MB]
Download [Linux]: Opera Unite 10.10 Final [18MB]
Download [Mac]: Opera Unite 10.10 Final [14MB]
Download: Opera 10.01 Portable [10.01MB]
Homepage: Opera

Partilhar:
Tags:

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de bigkax
    bigkax

    Sem sombra de duvida é o melhor browser.

    1. Avatar de MB
      MB

      ACID TEST:

      Firefox: 3.5.1: 93/100
      Chrome: 100/100
      Internet Explorer: 8.0.6: 11/100

      lol 🙂

      1. Avatar de Regis
        Regis

        Estou contigo, sem duvida o melhor!

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Esse browser tem uma interface terrivel, as widgets são fracas..no geral este browser poderia ser tudo e não é nada

    1. Avatar de António Coutinho
      António Coutinho

      ??? LOL

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Numa coisa tens razão, os widgets. Se substituíssem os widgets por addons como deve ser, como o Firefox, o Opera andava a olhos vistos…

    3. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      WTF?! Os widgets vao ser mudados em breve. Em relacao ao resto, o Opera é o browser que permite de origem mais alteracoes a sua interface, se nao gostas nao venhas falar mal do que nao sabes/conheces bem.

    4. Avatar de bigkax
      bigkax

      Existem muitos temas para melhorar a interface.

  3. Avatar de delaorden

    como eu o uso sempre na versão ainda Beta, fui no site e o opera UNITE ainda esta como 10.10 beta. pode confirmar isso ?

  4. Avatar de Santos
    Santos

    É um browser excelente, mas não estou a conseguir aceder ao seu site.

    1. Avatar de António Coutinho
      António Coutinho

      Também fiz actualizar e dá-me erro.

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Aguardem, é uma questão de 1 dia.

  5. Avatar de delaorden

    Pedro Simões, postei ha mais de meia hora, indagando sobre sua informação de que esta versão do Unite opera é a final, pois no site diz claramente que ainda é versão Beta. Não acredito que o tráfico hoje especificamente, seja tão grande que impeça o post de ser publicado.

    1. Avatar de Pedro Simões

      delaorden,

      Existe algum tempo maximo de resposta aqui no Pplware?
      Que eu saiba nao.

      E respondendo à sua questão. Sim esta é a ultima versão do Opera. Basta aceder ao FTP deles e vai ver que esta é a versão mais recente disponibilizada. O link para o FTP esta nos links de download das diferentes versões disponibilizadas para download.
      Por outro lado vários sites da Internet o anunciam.

      Desta forma sou levado a concluir que esta é mesmo a ultima versão!

      Obrigado.

      E agora vou acabar de jantar! Ou tem mais alguma questão?

      1. Avatar de delaorden

        pedro, insisto, my friend. Estas confundindo o Opera 10.01 com o Opera 10.10 que é o Unite e ainda esta em fase Beta…. ah sim, boa janta. O que temos por ai ? 😉

        1. Avatar de Pedro Simões

          Acede a http://ftp.opera.com/pub/opera/win/ e vê que versoes estao disponiveis.

          Sim, está lá a 10.01 mas tambem esta a 10.10!

          E quanto a jantar não tens aqui muita sorte!! É jantar levezinho para se dormir descançado.

  6. Avatar de Fernando
    Fernando

    Estou com o Opera 10.01 e fiz “Verificar Actualizações” diz ele que estou a utilizar a ultima versão.

  7. Avatar de Shote
    Shote

    No texto, é Opera “Unite”..

    acho essa funcionalidade particularmente interessante.

  8. Avatar de delaorden

    Pessoal, ha uma diferença entre o Opera digamos standard e o Opera Unite que tem a funcionalidade de server… Esta versão do unite ainda é BETA.

    1. Avatar de Pedro Simões

      O artigo foi actualizado, agradecia que vissem o print screen que eu adicionei!

  9. Avatar de RF
    RF

    De estar down. O meu diz que dá erro ao procurar update.

  10. Avatar de ricardo
    ricardo

    Melhor que o Firefox?? nao sei nao…

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Eu também era assim, até começar a utilizar, agora não quero outro. É sem duvida o melhor, e quem disser o contrario é porque não conhece todas as suas funcionalidades.

  11. Avatar de delaorden

    triste constatação : devo estar usando um browser opera falso. Quando vou em “about Opera” disse versão 10.10 beta aí depois vou em “check for updates” e diz ‘sua versão é a mais atual” vou processa-los pois eu tenho certeza que o Pedro não erra… ora pois

    1. Avatar de Pedro Simões

      Como deves compreender não é libertado para todo o mundo as actualizações na mesma hora. Se assim fosse os servidores pura e simplesmente aterravam!

      Acontece-me muitas vezes isso com o Firefox. Apenas ao fim de alguns dias (ou horas) é que me é dada a oportunidade de actualizar.

      Espera por amanhã ou depois e deves ter a indicação de actualização.

      1. Avatar de delaorden

        valeu Pedrão, na boa ! 😉

  12. Avatar de J. P. Fernandes
    J. P. Fernandes

    Questão: o download automático de torrents dá para desactivar? Mudei para o firefox mais ou menos na versão 8 do Opera por causa disso.

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Quando clicas para fazer download no opera aparece uma janela em que podes escolher o cliente de torrent que queres, basta clicares numa option box para usares o cliente padrão do SO no lugar do opera.

  13. Avatar de Tekku
    Tekku

    Acho que peca no design e no ser um pouco complicado de inicio.

    Cumps

  14. Avatar de CooBi.netne.net

    People só uma pergunta: Porque é que as imagens ficam desfocadas??? Se não fosse isso e os widgets que deviam ser mudados para add-ons compatíveis com os do FF, até usava…

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Deves ter o turbo ligado, por isso e que ela estão assim.

    2. Avatar de Pedro Simões

      Parece-me que tens o turbo activado!

      Desabilita-se isso no canto inferior esquerdo e as imagens deixam de ficar com má qualidade!

      Eles bem avisam que deve ser usado apenas em redes lentas!

      1. Avatar de CooBi.netne.net

        OMG!
        Odiava este browser por causa desta pequena coisa… Vou começar a usar como padrão 😀

  15. Avatar de Daniel Cardoso
    Daniel Cardoso

    @CooBi.netne.net Verifica se não tem o Opera Turbo ligado 😉

  16. Avatar de kekes
    kekes

    O unico problema deste browser e mesmo a compatibilidade por vezes em alguns sites mas agora pode ser que tenham arranjado muitas coisas, no entanto é o meu browser de eleição, navegação fluida, e rapida sem comprometer os recursos com a quantidade de ferramentas que nos dão, um browser fantastico, apenas gostava que fosse mais usado geralmente.

    Este faz o que um Chrome apenas sonha, e é leve. E nestas situações que vemos o que é realmente o marketing.

  17. Avatar de Sergio
    Sergio

    Não consigo perceber como dizem que é o mais rapido. Pode ter mais funcionalidades que o Chrome, mas em termos de rapidez o Chrome da-lhe coça. Pelo menos para os sites que costumo visitar/trabalhar. Tenho o IE/Firefoz/Chrome/Safari/Opera instalados. Tipicamente o Chrome é sufuciente. Quando algo não dá, tipicamente tento logo pelo Firefox. Um outro browser que me satisfaz é o Safari.
    Quando quero por exemplo torrents uso algo dedicado.
    Na minha humilde opinião os multifacetados acabam por não ser os melhores em nada, ganhando apenas nisso mesmo.

  18. Avatar de Bruno Mão de Ferro

    pelo que entendi o UNITE faz do nosso pc um servidor próprio basicamente correcto?

    1. Avatar de delaorden

      sim,vc cria uma pasta no seu pc,digamos SERVER.Dentro desta pasta crias uma como MúSICAS,FOTOS,DOCUMENTOS etc…quando ativas o UNITE e colocas conteudo nas pastas criadas é criado um link exclusivo onde as pessoas podem acessar os dados,documentos,músicas etc por vc criado.Tens a opção de exigir um password para os visitantes que terão que solicitar a você.A priori podes até hospedar um site no seu pc.Lembrando que os links somente poderão ser acessados enquanto o seu pc e o ópera estiverem ON.Venho testando ha algum tempinho e achei varias falhas mas a ideia é sensacional.Como o pessoal está dizendo que a versão FINAL ja saiu, é esperar e ver se foram corrigidos os probleminhas. Valeu!

  19. Avatar de Bruno Mão de Ferro

    se tiveres wave adiciona-me gostavas de saber que erros encontraste?

    brunofmf1(at) hotmail.com no msn
    brunofmf1 (at) googlewave.com Googlewave

  20. Avatar de delaorden

    putz… fui no link para atualizar meu ópera e constatei versão 10.10. O problema é que o link vem do Sapo e agora meu ópera esta em portugues-PT #fail kkkkkkkkk
    vou desinstalar tudo e baixar pelo site do ópera mesmo… valeu ! hihihihi

  21. Avatar de kendimen

    Actualizado!! Bem bom 😉

  22. Avatar de Matheus
    Matheus

    Realmente eh o melhor browser!!! insuperavel!!!

  23. Avatar de fmlm
    fmlm

    Boas,

    será que me podem ajudar neste problema…Eu consigo visualizar todas as páginas correctamente excepto a página do sapo q aprece assim:

    http://img694.imageshack.us/img694/8941/sapo.png

    Posso fazer alguma coisa para resolver isso?

  24. Avatar de Silvio Horta

    Clicas com o botão direito e seleccionas “Editar preferências do sitio-> Ligações e mudas a identificação do browser por exemplo para o I.E.