Quais as melhores placas gráficas para jogar GTA V?

52 Comentários

Depois de vários adiamentos, o GTA V foi finalmente disponibilizado pela Rockstar para PC no passado dia 14 de Abril e o Pplware irá apresentar brevemente a respectiva análise.

Muitos utilizadores têm questionado sobre a performance do jogo e alguns sites dedicados à área do gaming já disponibilizam alguns benchmarks relativos às placas gráficas. Vamos conhecer alguns resultados.

GTA-V


De acordo com dados recentes, o GTA V ultrapassou a marca de 1 milhão de cópias vendidas, só no Steam (apesar de terem sido reportados  alguns problemas de instalação).

A versão do GTA V para PC traz a um maior nível de detalhe a Los Santos e Blaine County, suportando configurações com resolução 4K e configurações de 3 monitores – Veja aqui os requisitos necessários para correr o GTA V.

O site Guru3D lançou recentemente um conjunto de gráficos que mostram a performance do GTA V para as mais diversas placas gráficas, variando a resolução. Aqui ficam os resultados:

Resolução 1600×1200 (Modo UXGA )

Para uma resolução de 1600×1200, a gráfica GeForce GTX Titan X consegue chegar às 144 fps. Segue-se a Radeon R9 295×2 e a Radeon R9 290X (8GB) com 124 fps e 100 fps, respectivamente. Apesar de apenas conseguir chegar às 34 fps, a R7 260 permite que se jogue o GTA V de uma forma “aceitável”.

GTAV-00

Resolução 1920×1080/1200 (Full HD)

Com resolução 1920×1080 o “ranking” é novamente liderado pela GeForce GTX Titan X que consegue chegar às 130 fps. A Radeon R9 295×2 consegue chegar às 124 fps.  Para que seja garantida uma jogabilidade minimamente fluída, é importante que a gráfica consiga chegar às 60 fps.

GTAV-01

Resolução 2560×1440 (WHQD)

Para a resolução 2560×1440 a Radeon R9 295×2 consegue chegar às 103 fps. Para garantir o mínimo de qualidade é importante que se tenha GTX 960 ou uma Radeon HD 7950.

GTAV-02

Resolução 3840×2160 (Ultra HD)

Para uma resolução Ultra HD a Radeon R9 295×2 é aquele que tem um melhor comportamento, chegando às 55 fps.

GTAV-03

Consumo de memória

O gráfico seguinte mostra a relação de memória VRAM usada, tendo em conta a resolução definida. Os testes correspondem À placa gráfica Radeon R9 290X 8GB, onde as barras azuis escuras indicam os níveis máximos e as barras azuis claras os níveis médios.

GTAV-04

Já experimentou o GTA V no seu PC? Qual a sua opinião?

Via Guru3D

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alberto
    Alberto

    Tirando a parte que 60% ou mais dos jogadores que compraram o jogo na steam não podem jogar devido ao erro ERR_GFX_D3D_INIT Crash / BSOD é sempre bom ter uma boa placa para “jogar gta 5”

    1. Avatar de Fabio Piscp
      Fabio Piscp

      Bom dia caro Alberto,

      A Rockstar já deu várias solução para esse problema, e, muitos jogadores que tinham esse problema já se encontram “activos” 🙂

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Já agora podias por link de algumas dessas soluções? visto já ter testado tudo nada deu certo! meu da esse erro quando carrego esc ou tento entrar no modo online…

        1. Avatar de kurt99
          kurt99

          a mim o que resolveu foi passar do directx 11 para o 10.1, mas também existem relatos que desactivar o vsync e o tesselation também resolve

  2. Avatar de Filipe Santos
    Filipe Santos

    Talvez quando existir algum tipo de demo eu compre o jogo… até lá não pois não sei se vai funcionar decentemente ou não.

    1. Avatar de Darth
      Darth

      Nunca houve demos de gta

      1. Avatar de Fernando Almeida
        Fernando Almeida

        Houve.

        Pelo menos do GTA 2 houve uma demo de 5 minutos sendo que o personagem tinha uma bomba atada a ele, ao fim do timer, a bomba explodia, matava o jogador e o jogo saia.

        De resto tem havido cada vez menos demos porque se chegou à conclusão de que dá prejuízo às editoras de jogos.

        1. Avatar de Zé da Feira
        2. Avatar de MrT
          MrT

          tens sempre os demos do piratebay e assim….
          Eu agora já não compro jogos sem antes ou conseguir ter acesso a uma versão beta (Ex. The Crew que comprei e Titanfall que não comprei), demo (ex FIFA), ou em ultimo caso sakar uma versão pirata. Pois caso não goste desinstá-lo. Acho que assim não prejudico ninguém, e não gasto dinheiro em jogos que no fim não valem a pena.

    2. Avatar de Elsa
      Elsa

      LOL demo?! um jogo com tantos gigas não tem demos!

      Uma demo é basicamente sacar o jogo dum site pirata e decidir se é bom ou não. Depoos claro que se compra o original.

    3. Avatar de Mega
      Mega

      Há um demo no piratebay que tem 60GB, falta-lhe a componente online…

  3. Avatar de João Terra
    João Terra

    Eu 1º vou tira-lo da net só para ver se funciona, se funcionar compro o jogo. Não o vou comprar e depois o jogo não rodar no meu PC

    1. Avatar de Sim Sim!
      Sim Sim!

      Nem mais!
      ia eu agora dar um dinheirao sem saber se o jogo ia correr bem no meu pc e/ou se me iria aborrecer em pouco tempo!
      Os demos deveriam ser obrigatorios em todos os jogos!
      depois queixam-se dos downloads ilegais…

      1. Avatar de Fabio Pisco
        Fabio Pisco

        Caro amigo,

        Os jogos hackeados nem sempre têm a performance dos originais devido a pequenos patches e pormenores que a quais s hackers não conseguem aceder (algumas vezes). De todas as formas eu antes de comprar fui ver review de malta a jogar o jogo com gráficas iguais à minha 🙂

        Abraços

  4. Avatar de Microsoft sempre a bombar
    Microsoft sempre a bombar

    Esse jogo pelo que li no steam está uns caos, metade do ppl não consegue sequer iniciar o jogo e a outra metade está com bugs dentro e outros problemas. Um dos probs é quebra de fps após x minutos provavelmente causo por mem leaks.

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Nem pensar gastar semelhante dinheiro por jogos com falhas. Vou esperar na “net”, caso funcione bem compro que já deve estar barato.

    2. Avatar de Maraduxo
      Maraduxo

      Talvez não seja problema do jogo e sim falta de actualização do computador…
      Não falta report de erros em que instalando DirecX e vcredist ficam resolvidos.
      Assim como drives do som, grafica e windows actualizado.

    3. Avatar de Nmar
      Nmar

      Jogo com falhas??
      A Steam está um caos??
      Tenham inteligencia de confirmar primeiro se tem maquina e se esta está actualizada antes de comprar o jogo não culpem a Rockstar nem a steam.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        O jogo esta perfeito e a steam só travou quando o jogo foi liberado para iniciar, 1 hora depois ja estava tudo Ok.

        Boa resposta Nmar, aos que reclamam tanto fica uma dica, comprem um PC que preste. Vou jogar um pouco agora. Abrs

  5. Avatar de Amine
    Amine

    Comprei o jogo. Normalmente nunca compro jogos para o pc muito menos a 59€. Mas desta vez. Oi oi. O jogo está brutal, não tem nada a haver com da PS3 ou PS4. ( jogo a +\- 85 fps.)
    Ou tens boa máquina para rodar o jogo no mínimo e modo normal, ou não vale a pena.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      o jogo deve estar muito bom mesmo… estou baixando, esse povo diz que tem bugs e tals… cara pode ser que tenha, mas com o tempo isso será resolvido! se não for, seu pc que n se comporta da maneira correta!

  6. Avatar de Malucs
    Malucs

    Boas pessoal
    Eu saquei e instalei o jogo sem problemas no meu computador, na steam e a minha gráfica não é a melhor ..
    Muito pessoal tem tido problemas com o jogo graças ao pc que tem porque bbasicamente, não aguenta.
    Pelo menos os meus colegas que têm pc’s fracos tiveram alguns problemas

  7. Avatar de Joaquim Ramos
    Joaquim Ramos

    porquê um salto gigante a partir dos 2560 das amd ? é enorme

  8. Avatar de Nuno S.
    Nuno S.

    Q6600@3ghz, 6gb RAM, GTX650 1gb são suficientes para correr em 1440*900sem problemas. e está brutal!

  9. Avatar de Martino
    Martino

    Tenho a 270x da AMD e ainda não tive problemas.

  10. Avatar de Manuel Alberto
    Manuel Alberto

    Aqui 2xGTX980 a 2560×1440 +\- 80\90fps o jogo esta brutal.
    Temos de agradecer aos beta testers das consolas.

  11. Avatar de Maraduxo
    Maraduxo

    O jogo esta muito bom mesmo, alguns problemas no modo online em que é bastante confuso…
    Talvez mais umas horitas e consiga entender melhor como criar jogos e jogar com os amigos.
    Quanto à performance, fiquei um bocadinho dececionado com a GTX 780ti, espero que a nvidia não se esqueça de otimizar os drives pra gráfica.
    Tirando isso o jogo está muito bom e recomenda-se.

    1. Avatar de Zé da Feira
      Zé da Feira

      A minha recebeu update exclusivamente sobre o gta 5. Vê melhor porque deves ter sido notificado para uma atualização!

      1. Avatar de Maraduxo
        Maraduxo

        GeForce Game Ready Driver for Grand Theft Auto V 350.12
        Eu tenho essa, mas o fps caírem pra 30 no deserto não acho piada nenhuma…
        Desligando o Virtualsync eles sobem pra 70 e mais, mas a qualidade não é a mesma.
        As tantas é por causa do CPU não suportar PCI 3.0!

        1. Avatar de Joel Teixeira
          Joel Teixeira

          Experimenta baixar o grass quality, vais ver como melhora muito no deserto

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Hombre, a NVIDIA disponibilizou os drivers “Game Ready” para o Windows 8.1 *antes* do jogo ter sido lançado, abre lá o GeForce Experience…

      Se tiveres já o Windows 10 TP, vais ter de esperar que a Microsoft mande os drivers pelo Windows Update.

  12. Avatar de Sara
    Sara

    O grande problema do PC é este mesmo, cada um tem uma config diferente e basicamente os jogos depois não correm ou ficam lentos.

    Não que eu prefira as consolas (nem tenho uma deste a master system) mas nestes casos é mais barato ter uma para estes jogos que andar a investir num super pc para correr jogos.

    1. Avatar de eu
      eu

      nao é preciso ter grande pc. um pc de gama media ja corre bem o jogo.

      i3-2100 3.1Ghz
      8 GB ram
      GTX 660 TI 2GB

      corre o jogo a 1360*760 very high SEM AA com fps constantes acima dos 40FPS. alias os drops nao vao para menos dos 40FPS

  13. Avatar de Miguel
    Miguel

    Incrivel como uma placa de cerca de 800 euros se equipara e por vezes ultrapassa uma placa de 1300 euros!
    A nvidia é boa, mas pelo mesmo preço ou menor a AMD ATI é melhor.

  14. Avatar de eu
    eu

    eu posso dizer que o jogo é um grande pedaço de engenharia.

    na minha config:

    core I3-2100 3.1GHZ
    8 GB ram
    GTX 660 TI 2GB

    corro o jogo com tudo no maximo (a dizer que estou a ocupar mais VRAM que a disponivel), sem o AA com uma resoluçao a 1360*760 (é a resoluçao “ideal” para a minha TV) e tenho o jogo sempre acima das 40FPS.

    acho muito bom para uma config que esta mesmo no limite para correr o jogo.

    pela primeira vez estou a jogar um jogo que diz que devo usar CPU com pelo menos quatro nucleos e que leva este i3 aos 100% de ocupaçao. (no farcry 4 por exemplo nao passa dos 70%).

    ve-se que a rockstar trabalhou e muito para trazer este jogo nas melhores condiçoes possiveis e conseguiram-no.

    para ja apenas tenho a dizer que é um jogo digno do seu valor

  15. Avatar de João Terra
    João Terra

    Na internet existem versões de 39.3GB e de 60GB. Estas versões estão certas, ou são vírus?

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      A versão correta é a de 60GBs.

      1. Avatar de João Terra
        João Terra

        Obrigado

    2. Avatar de ricardo
      ricardo

      Aconselho não baixar por sites não confiaveis, pois muita gente pegou virus tentando baixar gta5 pirata

  16. Avatar de Chris
    Chris

    Boas,

    Bem, querendo eu partilhar a minha opinião sobre o jogo, apenas tenho a dizer que estou contentíssimo!

    No meu portátil com uma ATI Radeon HD 5730 1GB (128bit), consigo correr o jogo na qualidade mínima mas, na resolução máxima de 1366x768px, surpreendentemente, a uma velocidade maior que o GTA4 e com gráficos aparentemente melhores embora que nos mínimos!

    Conclusão, a Rockstar Games está de parabéns, conseguiu um jogo muito bem optimizado mesmo para quem só tem os requisitos mínimos. 😀

  17. Avatar de Rob
    Rob

    Bem eu com cópia da Steam e com o seguinte sistema:
    i5 3570K, 16Gb RAM, e uma 7950 3Gb, com resolução 1920×1080, tenho em média 50 fps.
    Também não tive nenhum problema com o jogo até agora.

    E ainda….. ESTÁ BRUTAL.
    Cumps

  18. Avatar de Anticorporativista
    Anticorporativista

    “Para que seja garantida uma jogabilidade minimamente fluída, é importante que a gráfica consiga chegar às 60 fps.”

    Falso

    Para que a jogabilidade seja minimamente fluída… já que estamos a usar a palavra “minimamente” a gráfica tem que suster 30 fps.

  19. Avatar de Tiago Pereira
    Tiago Pereira

    Será normal a GTX680 ter melhor performance que a GTX770? Sendo esta uma versão com mais clock e melhores memórias? No mínimo estranho

  20. Avatar de Jó

    O meu pc é um asus i7, 4gb RAM e placa gráfica nvidia geforce 840m. Posso jogar GTA V pelo menos com os gráficos no mínimo e sem lag? Ou melhor, sei que posso jogar o jogo, mas gostava que alguém me pudesse esclarecer se consigo jogá-lo sem lag. Ficaria muito agradecido se alguém se disponibilizasse para me responder.

    1. Avatar de Tiago Pereira
      Tiago Pereira

      Consegues rolar bem e com gráficos aceitáveis. O que até se pode tornar curto aí é a RAM que para o GTA 4gb não é muito

      1. Avatar de Jó

        Obrigado pela resposta 😉 Isso deixa-me mais seguro para comprar o jogo e saber que não vou desperdiçar 60 euros. Em relação ao RAM vou ver se o expando. Muito obrigado, a sério.

        1. Avatar de Tiago Pereira
          Tiago Pereira

          Tenho um amigo que o está a conseguir jogar com uma gt540m que é bem mais fraca. Esta a 1366×768 com tudo em low e anda sempre entre os 25/35 fps

          1. Avatar de Jó

            35 fps’s? Nada mau, ter os gráficos no mínimo não têm muita importância para mim desde que possa jogar. Este título da Rockstar é um porque muiti anseio experimentar e só o facto de o poder jogar minimamente bem alegra-me imenso. Obrigado pela ajuda, sinto-me mais seguro do. que fazer agora.

  21. Avatar de Tiago Pimenta
    Tiago Pimenta

    Rodando aqui no meu pc sem placa de vídeo a 30 fps(estou aguardando minha Gtx 970), com Hd Graphics 4600.

  22. Avatar de João Terra
    João Terra

    Tenho uma placa grafica dedicada AMD 6480g a 512MB e estou a rodar o jogo numa boa na definição máxima que no meu pc é 1366 X 768 pondo a gráfica a quase 976 MB

  23. Avatar de Luis Peixoto
    Luis Peixoto

    A Gtx 980 Ti tem uma performance bastante próxima (Por vezes maior, quando não é modelo de referencia) a gtx titan x, com um preço mais em conta.

  24. Avatar de DaBreezy
    DaBreezy

    Será que posso rodar o GTA V com uma placa ATI RADEON X300SE… Obrigado