Battery4Life – Como está a bateria do teu portátil?

48 Comentários

Este fim de semana arranjei para uma Pen USB para testar a Internet e decidi realizar alguns testes em alguns locais. Como precisava de mobilidade, deixei o carregador no carro e apenas fiquei com suporte de energia a nível da bateria. Liguei o portátil e em apenas alguns minutos desligou-se…espectáculo!!!! Pouco ou nada consegui fazer. Em conversa com um colega ele referiu-me que em tempos tinha encontrado uma aplicação para testar a bateria, o Battery4Life.

Battery4Life é uma aplicação concebida para computadores portáteis que permite monitorizar e controlar o uso da sua bateria. Depois de alguns testes realizados cheguei à conclusão que a minha bateria bate um tempo record de 2min…isso mesmo 2 min. 🙂 e o contador mais parece o de um final de um jogo.

Para terem uma ideia, enquanto fiz dois screens para este artigo, a minha bateria baixou de 73% para 48% (tive de colocar de imediato o carregador, pois a aplicação começou a dar sinal).

Opções

  • Emite sons aquando de uma determinada percentagem de bateria
  • Informação sobre tempo restante
  • “Big Red Screen” de aviso

15-11-2009 11-47-08

Artigos relacionados

Obrigado Márcio Pinto

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7 (32 ou 64 bits)
Download: Battery4Life v.1.3 [8.6MB]
Homepage: Battery4Life

Partilhar:
Tags:

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Mete a reciclar essa bateria e compra uma nova 😀

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh…vai bateria e computador 🙂

  2. Avatar de Tiago Sá

    Eu cá digo para meter no lixo portátil e comprar um desktop como um homem crescido 😈

    1. Avatar de neox
      neox

      provavelmente só tem portátil que precisa de portabilidade, andar com um desktop ás costas não é nada agradável e muito menos prático.

      Marcio, essa bateria já deu o que tinha a dar, mas pelo menos em final de vida serviu para alguma coisa, para “denunciares” o programa battery4life

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      devias ter ficado caladinho

  3. Avatar de grained
    grained

    Alguém sabe de um programa que aceite por exemplo a capacidade da bateria e depois calcule de acordo com o consumo do portatil o tempo de bateria esperado, para comparar com a duração actual e termos uma ideia do quanto ela está viciada???

    1. Avatar de Luis Rente
      Luis Rente

      BatteryCare

      batterycare.bkspot.com

      E o melhor de tudo é que é português

      1. Avatar de grained
        grained

        thx, vou experimentar

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    A minha bateria tb não está muito melhor. Só carrega até 33%, depois não carrega mais. Em descarga dá para aí uns 20 minutos.. 😉

    Vou agora trocar o portátil, já nem me chateia muito..

  5. Avatar de tiago andre
    tiago andre

    eish 2minutos, a minha ainda ta melhor nos seus 15min, mas tambem carrega prai em 10minutos lol

  6. Avatar de Ricardo Antunes
    Ricardo Antunes

    Se os vossos portáteis têm menos de 2 anos, podem enviar a bateria para a garantia.
    Agora a lei mudou e todas as marcas são obrigadas a dar também 2 anos de garantia para as baterias 😉

    1. Avatar de Isamaru
      Isamaru

      essa lei também se aplica aos e-escolas?

      1. Avatar de Ricardo Antunes
        Ricardo Antunes

        Sim, a todos os produtos electrónicos vendidos em Portugal.
        Eu ao fim de um ano e meio fiquei com uma bateria nova 😀

    2. Avatar de tiago andre
      tiago andre

      infelizmente ja ta a bater os 5anos

    3. Avatar de Tiago Dias
      Tiago Dias

      Tenho um vaio comprado em Junho de 2008 que em Janeiro/Fevereiro de 2009 já só durava 10/15 minutos e bateria. Liguei para eles e informaram-me que as baterias só têm garantia de meio ano.

      De certeza que agora têm 2 anos de garantia? E será que essa lei ainda abrange o meu computador e a minha bateria?

      Onde posso encontrar informações sobre isso?

      Agradecia imenso mais informações, porque a bateria faz-me muita falta mesmo, e dar 200 € por uma nova não é assim tão fácil para um estudante universitário =X

      1. Avatar de Ricardo Antunes
        Ricardo Antunes

        Sim de certeza, se não fosse isso eu não tinha uma bateria nova 😉
        Na HP era só durante um ano, por isso na altura eu também não disse nada, depois tive um problema no portátil e na altura trocaram-me a bateria também (o meu tinha-o comprado em 10/2007).
        Isso há de ter saído em Diário da República, agora qual…
        Essa alteração foi durante este ano, por isso a esta altura as lojas já devem ter todas conhecimento.
        Reclama pelos teus direitos, se não quiserem aceder pede o livro de reclamações 😉

        1. Avatar de Tiago Dias
          Tiago Dias

          Então assim que puder vou tratar disso e ver se consigo uma bateria nova!

          Por acaso não me pode dizer em que loja isso aconteceu?

          No meu caso é a staples. Já lá tive uma má experiência, mas foi devido a um empregado “armado em esperto” e a pensar que só ele é que sabia qualquer coisita 😛

          De qualquer forma, como normalmente as lojas são apenas revendedores, não podem argumentar que são regras da marca e que eles não podem fazer isso? Neste caso terão razão? Como o suporte técnico é feito pelas marca sempre tive esta dúvida, se realmente eles podem fazer alguma coisa…

          1. Avatar de Ricardo Antunes
            Ricardo Antunes

            No meu caso foi na Worten.

            Eles podem dizer o que quiserem mas têm de obedecer às leis do país.

            Aliás, os revendedores nem podem fazer nada, a função deles é enviar o material para reparação e mais nada. Quem manda é o cliente e se o cliente quiser que vá para garantia, vai e ponto final.

            Mas se tens problemas, o melhor é falares directamente com a marca, penso que na Sony também fazem a mesma coisa, eles vêm-te buscar o portátil a casa. Eu na altura só não fiz isso porque estava com esperanças no filme dos “30 dias” 😛

    4. Avatar de infectedm
      infectedm

      Baterias que duram 2m não estão avariadas, estão “viciadas” devido ao desgaste e maus ciclos de carga dada pelos utilizadores, logo é considerado má utilização, ou como algumas assistências dizem, uso negligente! 😀

      1. Avatar de Tiago Dias
        Tiago Dias

        No meu caso foi mesmo de um momento para o outro. Num dia a bateria estava normal, e noutro dia vi o nível desta a descer a uma velocidade muito alta mesmo…

        E actualmente o computador até já se vai abaixo instantaneamente, ainda com 30 ou 40 e tal % da bateria. Não se desliga como é normal quando a bateria acaba…é mesmo instantâneo..como se tivesse desligado da tomada sem a bateria colocada.

        Já me disseram que está a ser um problema comum neste modelo (ou série).. vaio VGN-FZ38M
        O que me foi dito foi que havia problemas no transformador, e que estragava as baterias, mas não li em lado nenhum informação sobre isso, por isso não posso afirmar que assim o seja.

        Alguém sabe de mais casos? Ou se realmente há problemas em geral com estes modelos?

        1. Avatar de Carla Teixeira

          O meu é um Sony Vaio VGN-C2S e acontece exactamente o mesmo. Ligo o computador com bateria cheia e ao fim de uns 5 minutos desliga-se como se a bateria tivesse acabado de repente, sem avisar nem nada. Depois, só liga de novo se ligar à corrente, embora ainda tenha em regra mais de 80% da carga da bateria…

          Já tem mais de dois anos, mas por pouco… 🙁

        2. Avatar de Pedro .E
          Pedro .E

          Boas eu tenho um vaio vgn-fz31m com 22 mesês e minha bateria só dura ai 10 minutos e as vezes esta ai a 30% ou mais e desliga-se derrepente ja liguei para onde o comprei e diseram-me que os 2 anos é so o pc e o tranformador pois a bateria é considerado consumível só tem 6 mesês de garantia .
          Responder

    5. Avatar de Pedro Pinto

      Consegues arranjar esse legislação Ricardo?

      1. Avatar de Ricardo Antunes
        Ricardo Antunes

        As alterações surgem no Decreto-Lei n.º 84/2008

        Podem consultá-lo aqui:
        http://dre.pt/pdf1sdip/2008/05/09800/0288802894.PDF

        Exijam os vossos direitos, nem os revendedores nem as marcas estão acima da lei. Se não vos reconhecerem o direito, exijam o livro de reclamações que eles até vão tremer, apanhar uma contra-ordenação e levar uma coima de 250 € a 30000€ é um bocado chato 😛

        1. Avatar de Tiago Dias
          Tiago Dias

          Se não for já pedir muito, onde é que se encontra a situação que estamos aqui a falar?

          Estive a ler por alto, mas se souber o sitio exacto onde devo pedir aos senhores da loja para ler, dava jeito. Apenas para não me defender com argumentos errados.

          Obrigado desde já pela disponibilidade em ajudar!

          Um grande abraço!

          1. Avatar de Ricardo Antunes
            Ricardo Antunes

            Na secção do Decreto-Lei n.º 84/2008, tens um artigo onde diz que os bens móveis têm direito a garantia de 2 anos.

          2. Avatar de Tiago Dias
            Tiago Dias

            Peço desculpa por continuar a chatear com o assunto, mas eu estive a ler com mais atenção e apenas encontrei informação sobre prazo de garantias no Anexo, que corresponde ao decreto lei nº 67/2003, no artigo 5º. No novo decreto lei nº 84/2008 encontrei apenas a alteração do prazo de reparação para um máximo de 30 dias. É verdade que, no artigo que mencionei, diz que a garantia é para o bem móvel, não há nada que exclua “peças” como as baterias, mas se for nesse decreto lei, essa lei já vem de 2003, e não apenas de 2008.

            Gostaria apenas que alguém que perceba mais da matéria do que eu me explicasse isto. Obrigado.

          3. Avatar de CC
            CC

            Já agora um alerta: esta legislação apenas é válida para consumidores finais (ver em rodapé); se o bem for adquirido por uma empresa ou profissional a mesma não é aplicável.
            Assim por exemplo o mesmo equipamento poderá ter 2 anos (se for adquirido para uso particular, com uma factura em nome de um partcular) ou 1 ano de garantia (se for adquirido para uso profissional ou a factura for emitida em nome duma empresa ou profissional liberal – faço esta distinção por causa de quem compra um equipamento par casa e pede a factura em nome da empresa…).
            Mais ainda: um produto poderá ser definido pelo fabricante como “apenas para uso profissional” e aí o produtor pode recusar-se a prestar essa garantia com base no facto do produto ter sido vendido fora do âmbito de aplicação – e aí tem de se entender com o vendedor… A inversa também pode acontecer (por exemplo os operadores de comunicações têm pacotes que apenas são vendidos a particulares – recusam-se a fazê-lo a empresas ou profissionais).
            Agora as baterias, borrachas, tinteiros, etc. são normalmente considerados como “consumíveis” e não são normalmente considerados como abrangidos pelos 2 anos de garantia.
            Por último: alguns produtores têm estratégias surreais para dificultarem o processo: a maioria dos fabricantes de discos obriga a enviar um disco em garantia para um destino na Irlanda ou até fora da UE, expedido e acondicionado de acordo com as regras por eles definidas. O resultado é que na maior parte dos casos sai mais barato comprar um disco novo que suportar os custos de envio…
            Cito:
            «Consumidor», aquele a quem sejam fornecidos
            bens, prestados serviços ou transmitidos quaisquer di-
            reitos, destinados a uso não profissional, por pessoa
            que exerça com carácter profissional uma actividade
            económica que vise a obtenção de benefícios…

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    para que serve esta aplicação? o Windows já mostra a capacidade da bateria…

  8. Avatar de Joaovl
    Joaovl

    Meus caros, cá vai uma Dica para as vossas baterias.
    Como todos sabem as baterias são compostas por celulas (3, 6, 9, não interessa). Uma das formas de fazer “renascer” as células (e por conseguinte a bateria), é fazer com que descarreguem completamente.
    Assim, DEVEM carregar completamente o portátil. Quando o voltarem a ligar façam-no apenas usando a bateria, entrem na bios sem fazer modificações. O portátil vai desligar e só têm de o voltar a carregar. Façam este procedimento uma vez por dia até que a bateria volte a ficar “desviciada”.
    Resumo:
    1º Carregem o portatil
    2º Desligem-no ainda com o cabo
    3º Voltem a ligar já sem o cabo
    4º Entre na bios e deixem-no “desligar”
    5º Repitam o processo até que a bateria volte a ficar “boa”.

    Nota: Mesmo para quem não tem a bateria viciada deverá fazer este procedimento uma vez por mês, numa utilização intensa, ou uma vez de dois em dois meses, numa utilização esporádica.

    1. Avatar de Ricardo Antunes
      Ricardo Antunes

      Este processo serve para a calibração da bateria, basta fazê-lo uma vez e pode ser feito enquanto se usa normalmente o SO. Só tem que se usar a bateria até esta ficar a menos de 10%.
      Isto deve ser feito de vez em quando ou se notarem que o tempo que a bateria dura não corresponde à informação disponibilizada pelo SO.

      Não se ponham a gastar ciclos da bateria que nem doidos que isso não serve de nada, os cristais uma vez “mortos” não vão voltar à vida, é pena…

      1. Avatar de Hugo Cura
        1. Avatar de Hugo Cura

          Dirijo-me ao “Joaovl”, carreguei no botão errado.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      @Joãovl

      Achas que ainda consigo dar uma nova vida a minha?

      Abraço

    3. Avatar de Filipe Lourenço

      Epá que parvoíce autêntica. O comentário deste user até devia ser apagado pois pode induzir em erro quem o leia e não leia o que vou escrever.

      O que acabaste de proferir é um método que assassina a bateria por completo! Falo por experiência própria e pela investigação que fiz antes de iniciar o projecto BatteryCare. A bateria quando vai abaixo de cerca de 3% está em stress autêntico, levar uma bateria de iões de lítio a 0% é igual a metê-la no microondas durante uns minutos, é dar cabo dela. Fico parvo com estes supostos técnicos das baterias que ainda vivem na era do NiMh (baterias de níquel) e depois mandam bitaites errados.
      Depois é claro que há gente com baterias “viciadas” como lhe chamam, também erradamente.

      Recomendo-te que leias, e já agora toda a gente que tem dúvidas, o meu guia sobre como lidar com as baterias de lítio, já postado aqui no blog:
      http://batterycare.bkspot.com/guia.html

      Não existe forma milagrosa de dar vida às células de energia mortas. A calibração serve para que o medidor mostre qual a real capacidade de energia que a bateria consegue reter em determinado momento. Regra geral as calibrações recomendadas à bateria fazem com que seja mostrada cada vez menos capacidade disponível, porque é assim mesmo a química da bateria de iões de lítio, em média duram 3 anos. Não podem pedir milagres. (PONTO FINAL)

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Tens razão baixar a bateria até um nivel tao critico, destroi completamentea bateria,eu por exemplo agora com os telemoveis e tudo antes de elas darem sinal de querem morrer eu já as tenho a carregar novamente, é que actualmente, as bateria já ultrapassaram muito o problema de ficarem viciadas, agora nao ha vicio, ha destruição das celulas, e uma vez que as celulas vao morrendo não há volta a dar.

        Corrijam-me se estiver errado mas capacidade ideal para guardar uma bateria é 40% ne? Eu pelo menos tenho tido acesso a baterias acabadas de sair da fabrica para telemoveis, PC’s e tal e normalemente vêm todas a 40% mais ou menos, acho que isto não é um acaso ou estou errado?

  9. Avatar de taveira
    taveira

    o meu vaio tem 11 meses e a bateria só dura 10 minutos, outra é que eu ñ compro é tudo a mesma coisa.

  10. Avatar de Tiago S.

    No meu Acer, que já tem uns 3 anos, a bateria não dura nada. Logo que desconecto o cabo, o portátil desliga. Passou de portátil para fixo 😀 Não há nada que possa fazer para “desviciar” a bateria, de forma a que o portátil não desligue logo quando a utilizo?

    1. Avatar de bruno
      bruno

      tenho um acer há cerca de 6 anos com uma bateria sony, nunca tive qualquer tipo de cuidados com a bateria, uso e abuso, trabalho com o pc ligado à corrente e nunca tirei a bateria. Sem estar ligado à corrente dura-me igual como quando o comprei (3 horas)

      1. Avatar de Tiago Dias
        Tiago Dias

        Bem…não sei se isso se chama sorte, ou outra coisa qualquer..mas é muito bom!

        No meu caso também foi uma utilização normal…poucas vezes tirei a bateria e trabalhei bastante ligado à corrente, mas não foram 6 anos, foram pouco mais de 6 meses e ela passou a durar poucos minutos. Sendo um computador da sony, arrisquei mais uns trocos à procura da qualidade, que até me satisfaz bastante, sem contar com a bateria…que foi isto :S

  11. Avatar de João Ramiro
    João Ramiro

    bem a minha bateria dura 4 minutos e o pc desliga. já o windows 7 recomenda a substituição da bateria xD

    o mais engraçado é que se depois ligar o pc ela diz que está a 0% mas dura cerca de meia hora assim so que depois é como se faltasse a luz e desliga..

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Parece somos muitos com o mesmo problema :), A preguiça de tirar de vez enquanto a bateria ou fazer umas cargas normalizadas..
      A minha acho que já não dá para ressuscitar 🙂

      1. Avatar de Tiago Dias
        Tiago Dias

        Eu já li muito sobre o assunto, e continuo um pouco confuso! Há pessoal que diz que simplesmente não liga a isso, utiliza o computador como calha e sempre com a bateria colocada, e não tem problemas. Já eu não posso dizer o mesmo.

        Pelas conclusões que tenho tirado pela minha leitura, apenas comecei a retirar a bateria quando noto que a temperatura da mesma possa estar acima do normal. Em geral vou colocando a mão na bateria, e normalmente está com temperatura normal, como se estivesse fora do portátil, em cima da mesa..

      2. Avatar de Nelson N
        Nelson N

        E vai mais um! Este tem 6 meses e dura 20 minutos! E está igual ao J. Ramiro; o W7 diz que “considere trocar a bateria”. Isto é uma grande treta! Mesmo que a troquem, e se à outra volta a acontecer o mesmo, e tendo em conta que ficam com o computador +- um mês, quem precisar mesmo dele, está tramado!

      3. Avatar de Ricardo Antunes
        Ricardo Antunes

        O netbook ainda deve estar dentro da garantia, é só pedir a substituição 😉

        já agora, o tirar a bateria só se deve fazer se o portátil aquecer mesmo muito. Isso de tirar a bateria era com as antigas.
        Foi referido este artigo mais acima, http://batterycare.bkspot.com/guia.html, está muito bom, recomendo a toda a gente!

  12. Avatar de ArTuRiX
    ArTuRiX

    Eu por muito que ja li nao vejo melhoras por isso… so uso a bateria quando preciso dela!!! se nao preciso está na mala!!! NAO FALHA!!!

  13. Avatar de Pedro .E
    Pedro .E

    Boas eu tenho um vaio vgn-fz31m com 22 mesês e minha bateria só dura ai 10 minutos e as vezes esta ai a 30% ou mais e desliga-se derrepente ja liguei para onde o comprei e diseram-me que os 2 anos é so o pc e o tranformador pois a bateria é considerado consumível só tem 6 mesês de garantia .