Aplicações Microsoft vão ser pré-instaladas na CyanogenMod

16 Comentários

As relações entre a Microsoft e a Cyanogen começaram a crescer quando esta última se começou a querer emancipar da Google e tornar o Android uma plataforma mais aberta e livre de qualquer controlo empresarial.

Foram várias as aproximações e os rumores que existiram, mas o processo parece ter agora culminado num acordo estabelecido entre as empresas, que vai trazer para a CyanogenMod as aplicações Android da Microsoft.

ms_cyanogen_1

A união entre a Microsoft e a Cyanogen começou quando os rumores surgiram do interesse da primeira em investir nos desenvolvimentos de versões de Android que escapassem ao controlo da Google e que assim roubariam mercado à empresa das pesquisas.

Na verdade esses investimentos nunca se materializaram e a Microsoft acabou por ficar fora da lista de empresas que acabariam por colocar dinheiro na Cyanogen e assim patrocinar novos desenvolvimentos.

Mesmo com este seu afastamento a Microsoft quer estar presente nestas futuras versões e conseguir estar presente também dentro do mundo Android, de uma forma mais activa e visível.

Para isso aliou-se agora, de forma oficial e formal, à Cyanogen, para que as suas aplicações Android passem a estar pré-instaladas nesta ROM. Ao mesmo tempo este acordo estabelece também o acesso a alguns serviços da Microsoft.

As aplicações eleitas para estarem presentes na versão Android da Cyanogen são o Bing, Skype, OneDrive, OneNote, Outlook e o Office.

ms_cyanogen_2

Todas essas aplicações têm uma correspondente no universo Google e é isso mesmo que a Microsoft pretende, funcionar como uma alternativa já presente no Android.

Esta aproximação da Microsoft ao Android não é recente e nos últimos tempos tem sido mais aguerrida. O acordo que tem com a Samsung, e que resultou do processo que opôs estas duas empresas, veio trazer já para os Galaxy S6 e S6 Edge muito deste software.

É uma decisão arriscada da Microsoft que sabe das preferências dos utilizadores Android pelos serviços Google e pela integração que estes têm neste sistema operativo, mas ao mesmo tempo é uma aposta forte num mercado onde ainda não consegue ter a expressão que queria ter.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Nop. Já vieram desmentir que assim seja num comunicado. Convém fazer um pouco mais pesquisa antes de traduzir notícias de outros sites.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Curiosamente foi escrita antes desse comunicado e não foi traduzida de outros sites…

  2. Avatar de Paulo
    Paulo

    Não faz diferença nenhuma essas aplicações da M$, pois não uso!

  3. Avatar de Necroman
    Necroman

    De um ponto de vista mais positivo:

    das 3 empresas com maior impacto, a Microsoft é a única que disponibiliza os serviços e aplicações em todas as principais plataformas.

  4. Avatar de Paulo P
    Paulo P

    Pplware so copia de outros sites, assim e facil

  5. Avatar de Paulo P
    Paulo P

    Ontem na fnac ouvi un cliente exaltado pois o emprego sugeriu lhe um samsung a dizer que so queria iphone nenhum android rasca ou nokia n era para o nivel dele…

    1. Avatar de Paulo P
      Paulo P

      *empregado. Foi surreal.

      1. Avatar de PFerreira98
        PFerreira98

        Em parte estou de acordo com esse cliente. A falta de informação que os empregados das lojas de tecnologia e bastante elevada.
        Em outra parte não estou de acordo visto que os androids high-end ate são bons (excepção Samsung xD ) e todos os Lumia são excelentes. 😉

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          Os smartphones da Samsung são bons, muito bons até, no entanto também um bocado caros… O que não é bom é a quantidade de bloatware, porque até o touchwiz já está melhorzinho

          1. Avatar de PFerreira98
            PFerreira98

            hardware não duvido. Agora, esta ai as duas coisas que riscam completamente a Samsung da minha lista – touchwiz e bloatware. Claro que temos sempre a cyanogen para resolver isso 😉

  6. Avatar de Nuno S.
    Nuno S.

    Sim, retirar o Android do controlo empresarial da Google… e entregá-lo á Microsoft?

    1. Avatar de henrique carvalho
      henrique carvalho

      Acredita que está MUUUUUITO melhor entregue. Pensa lá bem se a Google não é muito pior em termos de monopólio que a Microsoft…
      Não te impingem nada nem te obrigam a NADA na google?

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Não, a mim não me obriga a nada, a que te obriga a google?

      2. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        A mim nada me obriga…. uso porque gosto e porque quero!!
        Nos tempos Áureos da Microsoft era OBRIGADO a usar muito software deles, visto que não havia concorrencia nem a Microsoft deixava que houvesse… (muitos processos ganhos pela microsoft contra a concorrencia )

        Mas diz-me que me obriga a google…

  7. Avatar de Tavares
    Tavares

    Talvez o Lopetegui ir para o Real Madrid seja hilariante…esta noticia acho que é muito natural e quase inevitável que se vai confirmar! Para quem não gostar…felizmente existem muitas alternativas!!