Apple estará proibida de vender o Apple Watch na Suíça

68 Comentários

A poucos dias de começar a poder ser pré-reservada a compra do Apple Watch, soube-se que um dos mercados mais tradicionalmente associados aos relógios conseguiu impedir a sua comercialização.

Devido a uma patente de marca que existe desde 1985, na Suíça, o Apple Watch está para já impedido de ser comercializado nesse país.

watch_1

A patente que impede a comercialização do Apple Watch na Suíça existe desde 1985 e pertence a William Longe, que é dono na marca de relógios Leonard.

Segundo o que vem descrito nessa propriedade intelectual, não é permitido a associação do símbolo de uma maçã ou da palavra Apple com qualquer objecto associado a relojoaria ou a jóias.

O mais curioso desta patente é que termina no próximo dia 05 de Dezembro deste ano, altura em que supostamente a Apple poderá começar a comercialização do seu Watch neste país.

A revelação deste caso foi feita pelo site RTS, que apresentou um documento, que pode ser visto acima, onde a patente de propriedade intelectual está dada a William Longe.

O documento foi obtido no Swiss Federal Institute of Intellectual Property, onde a patente em causa está registada.

watch_2

Esta é mais uma “jogada” que a indústria dos relógios tradicionais aplica no mercado dos smartwatches. Ao ver os consumidores abandonarem os seus relógios e a investirem nos smartwatches, esta indústria Suíça resolveu tomar algumas medidas.

Depois de ter proibido e procurado a utilização não autorizada de faces de relógio associadas a marcas tradicionais, ficou bem patente que a sua ideia é tentar impedir ao máximo que estes dispositivo consigam prosperar e conquistar um mercado que é tradicionalmente seu.

É claro que a Apple pode optar por apresentar o Watch com outro nome e com outra marca, mas perderia grande parte da sua força e a sua identidade, não apenas associada à marca, mas também ao próprio produto e a tudo o que se tem vindo a cria à sua volta.

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de gdfgd

    gosto de ver nos artigos por aqui, quando processos destes são contra a apple, são “jogadas”, no caso inverso são processos completamente legítimos e cheios de razão 😀

    independentemente de quem tem razão, apenas quero dizer que adoro a imparcialidade neste site 😀

    1. Avatar de Malik Piarali

      Gostas tão pouco do Pplware e ainda fazes o enorme sacrifício de comentar no mesmo.

      Trazem-nos notícias e artigos novos todos os dias e pessoal como tu não para um pouco para pensar no quão difícil deve ser fazer um trabalho tão bem feito como o do Pedro e o resto da equipa. Just Saying

      1. Avatar de Pedro Nunes
        1. Avatar de Pedro Duarte
          Pedro Duarte

          com esse comentário a equipa já deve ter ficado com os sapatos todos engraxados… 🙂

      2. Avatar de jorgeazevedo1
        jorgeazevedo1

        +1

      3. Avatar de Darcy Brás da Silva
        Darcy Brás da Silva

        Acho que é natural as pessoas comentarem quer sobre aquilo que gostam assim como daquilo que não gostam.

        Ou apenas é permitido comentar a favor ?

        Devo ainda dizer que não vi nada no comentário do ‘gdfgd’ que indica-se que não gosta do pplware. Eu vi um comentário de alguém que ‘observou algo’ e quis chamar atenção a isso.

        No mínimo entender-se ia como uma forma de mostrar que preocupa-se com a situação e que possivelmente gostaria de ver esta melhorar.

        Mas esta é apenas a minha interpretação.

      4. Avatar de gdfgd

        nao vi onde é que me viste dizer que não gosto :p
        alias começo o comentário com a palavra “gosto”

        mas goste ou não posso achar a mesma que imparciais ou não.

        quanto a questão dos artigos novos, bem muitos deles são resumos ou re-edits de noticias noutros sites.

        mas calma amigo, de certeza que a tua t-shirt de fan nº1 deve chegar mais tarde ou mais cedo 🙂

      5. Avatar de David Ferreira
        David Ferreira

        da proxima vez que participares num sorteio da pplware o prémio é teu xD

    2. Avatar de Vítor M.

      gdfgd no caso das jogadas, está bem claro que é uma “chamada” de atenção para as posições que o mercado relojoeiro suíço, muito forte, anda a fazer. É obvio que a Apple iria ter muita dificuldade em entrar nesse mercado, já viste a enorme probabilidade de este conceito Smartwatch arruinar as marcas centenários suíças de relógios “tradicionais”?

      São jogadas, lícitas algumas, que eles estão a fazer. É normal, estão a defender o seu património. O aplicar a palavra “jogadas” não quer com isso dizer que é ilícito, bem pelo contrario, até está explicado que existe um impedimento bem legal.

      Por isso, leia com olhos de ler, até para perceber que vai ser um mercado curioso de seguir estas e outras contendas. Pois este mercado tem preparadas muitas mais campanhas de entrave à disseminação não só dos relógios da Apple como de todos os outros, no seu mercado.

      Não confunda as coisas.

      Cumprimentos.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Não dá é para entender como é que o registo duma marca há 30 anos atrás possa ser visto como uma jogada contra a Apple! Uma jogada seria se tivessem lançado um relógio com essa marca há pouco tempo para não perderem direitos sobre a marca!
        Em segundo lugar não se sabe se a Apple vai estar mesmo impedida de lançar o Apple Watch… Este registo da marca não impede que a Apple tenha arranjado forma de a usar. Aliás o historial revela que a marca passou momentaneamente em 2012 por uma empresa que faz gestão de marcas para empresas estrangeiras na Suiça. É por isso possível que muita coisa tenha passado nos bastidores, entre elas a possibilidade de a Apple já ter direitos sobre a marca.

      2. Avatar de pedro
        pedro

        deve ser a jogada mais longa da história.. a patente foi registada ao 1985 -.-

        1. Avatar de Alfie
          Alfie

          Diria mesmo que é a jogada de maior antecipação que conheço: 30 anos nem menos.
          É obra!!!

        2. Avatar de lmx
          lmx

          +1

          a Apple não se pode queixar de nada…muito provavelmente paga direitos da autor, por utilizar uma marca previamente patenteada…

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            :S
            Marcas registadas tem nada ou muito pouco a ver com direitos de autor, nem são patentes – as 3 coisas são regidas por leis diferentes! A palavra Apple não pode ser regida por direitos de autor, nem a maioria dos logos conseguiriam ser protegidos por direitos de autor por serem demasiado simples!
            As marcas da Apple são da Apple para uso em determinadas áreas de actividade! Outras companhias podem ter a palavra Apple como marca se o seu ramo de actividade for outro, distinto dos ramos registados pela Apple ou outros nesse país!

      3. Avatar de Nunes
        Nunes

        Não dá é para entender como é que o registo duma marca há 30 anos atrás possa ser visto como uma jogada contra a Apple! Uma jogada seria se tivessem lançado um relógio com essa marca há pouco tempo para não perderem direitos sobre a marca!
        Em segundo lugar não se sabe se a Apple vai estar mesmo impedida de lançar o Apple Watch… Este registo da marca não impede que a Apple tenha arranjado forma de a usar. Aliás o historial revela que a marca passou momentaneamente em 2012 por uma empresa que faz gestão de marcas para empresas estrangeiras na Suiça. É por isso possível que muita coisa tenha passado nos bastidores, entre elas a possibilidade de a Apple já ter direitos sobre a marca.

        1. Avatar de Vítor M.

          Depois disso… há os acordos. A Apple nisso mexe-se bem. Vamos ver a jogada agora do lado da Apple.

      4. Avatar de Darcy Brás da Silva
        Darcy Brás da Silva

        Ainda que não de forma intencional a palavra ‘jogada’ neste artigo aplica juízo de valor, pois julga a acção independentemente de ser a favor ou contra a mesma.

        Acredito que o comentário ‘gdfgd’ foi uma chamada de atenção de que não é tão comum ver ‘pelo menos nesta forma’ estes juízos de valor quando a situação é inversa.

        Ainda é de notar que o ‘principal objectivo de destacar a estratégia com a expressão jogada’ deve se ao facto de que a medida impede a apple de vender os seus produtos nesse mercado logo não podendo competir.

        Uma vez que a apple poderia como qualquer outra empresa adquirir licenças para o efeito acho que valida um pouco mais a posição do ‘gdfgd’ pois este ultimo factor parece ser mais vezes reconhecido em patentes da apple do que outras.

        Cumprimentos

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          isto não é uma patente, é um registo de marca que neste caso só uma empresa é que a pode usar

          1. Avatar de Darcy Brás da Silva
            Darcy Brás da Silva

            Nesse caso, mantenho-me corrigido, no entanto devo adicionar que
            registos de marca são passiveis a licenciamento, dentro de ‘contractos de exploração de marca’. Obviamente que neste cenário é mais simples deixar expirar, contudo o acordo não só era bastante possível e viável, pois ambas teriam algo a ganhar.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            Eu referi-me a este caso! Nenhuma empresa no seu perfeito juízo vai gastar dinheiro a licenciar uma marca destas, que outros tb iriam usar para identificar relógios – não é uma marca para isso!
            Aqui a única solução aceitável para a Apple é ficar com a marca! E para o conseguir tem diferentes opções. Uma delas pode passar por usar os tribunais para ficar com a marca, já que nunca foi usada em produtos!

        2. Avatar de gdfgd

          vejo que foste o unico que percebeu onde eu queria chegar 🙂 kudos for you sir.

          sim, realmente eu queria apenas ser ironico em relação aos processos contra a apple são chamados de jogadas ou esquemas ou truques ou algum outro sinonimo, e nos casos contrario não 🙂 porque realmente a apple e a unica com legitimidade para fazer processos em tribunal

  2. Avatar de Duarte Santos
    Duarte Santos

    +1

  3. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    Não entendo como é uma jogada com uma patente de 1985…

    1. Avatar de Pintas
      Pintas

      Foi uma jogada premeditada…. 😀

      1. Avatar de Joselito
        Joselito

        Sim! Muito à frente! Os homens são uns visionários!

  4. Avatar de FG
    FG

    Isso não é uma patente, isso não é uma invenção, é uma marca comercial.

    Então proibam de vender o Apple Watch na Suíça, lá vão os Suicinhos ter de ir comprar o Apple Watch à UE.

    1. Avatar de ZH
      ZH

      Pelo teu comentário dá para reparar que não conheces os hábitos das populações da Suiça… principalmente das que moram “perto” das fronteiras… sim “perto”, visto que nada fica demasiado longe de outro país.
      Achas que ir a um outro país fazer compras é algo fora do normal… e gozas com o facto de “lá vão os Suicinhos ter de ir comprar o Apple Watch à UE” lol 🙂
      Tenta pensar antes de escrever… é mais fácil 🙂

      1. Avatar de David
        David

        @ZH +1
        @FG -1

  5. Avatar de NoFait
    NoFait

    Outra coisa… Comparar o negócio dos relógios de luxo com os smartwatches é…. Como comparar carros de luxo com carros eléctricos!
    O consumidor de um tipo de mercado não vai deixar de o ser só porque afinal comprou um gadget para o dia a dia.
    Posso ter um smartwatch (que tenho desde 2011 – Sony Live View) mas continuo a usar o meu Rolex em ocasiões especiais.

    1. Avatar de Joselito
      Joselito

      Compreendo a sua argumentação, mas temos que ver na perspectiva do fabricantes que se sentem ameaçados. Posso até fazer uma analogia ao dizer que fazer férias no Algarve não é o mesmo do que nas Maldivas, mas que o Algarve fica mais cheio que as Maldivas, isso não tenho dúvidas!

    2. Avatar de David
      David

      @NoFait
      é preciso ter em conta que a Suíça não produz apenas relógios de Luxo, como por exemplo temos os Swatch, que são meros relógios, ou mesmo outras marcas que têm preço similar ao iWatch…
      Quando comentas que tens um Smartwatch desde 2011 e continuas a usar o teu Rolex para ocasiões especiais, tens de ter em conta que muitas pessoas têm N modelos, sendo que no dia a dia por exemplo usam um Swatch e para ocasiões especiais usam os seus Tissot, Certina, Mido, Longines, Omega, etc etc ao invés de ter apenas um Rolex e esse mercado é que está ameaçado, não o mercado de Luxo…
      Não são os relógios de 3mil, 40, 50 ou 630mil que irão sofrer…diria que não são as obras de arte que irão sofrer…esses são intemporais, mas sim as gamas baixa média…

  6. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Uma jogada contra Apple loool ya o man em 1985 ja tinha conhecimento do iwatch

  7. Avatar de Nunes
    Nunes

    “Esta é mais uma “jogada” que a indústria dos relógios tradicionais aplica no mercado dos smartwatches. ”
    Como é que uma marca registadas há 30 anos atrás pode ser vista como uma jogada!?
    E não se sabe sequer se a Apple está ou não impedida de usar a marca na Suiça, há muita coisa que pode passar nos “bastidores”.

  8. Avatar de JJ
    JJ

    Isto não foi nenhuma jogada… a patente existe desde 1985, altura em que nem smartphones existiam, quanto mais smartwatchs.

    O que foi pena, para quem tem a patente, foi a RTS ter noticiado isto. Agora a Apple já não vai vender lá o relógio e quem tem a patente já não vai poder processar a Apple.

    Um jogada vai ser se conseguirem prolongar o período de patente.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      se a outra empresa não fizer uso da marca – e parece que não faz – a Apple não terá grandes problemas em obter a marca para si! Até pode ser que o faça antes da data de expiração do registo – tanto pode já ter adquirido direitos sobre a marca, como, dependendo da lei na Suíça, contestar a propriedade da marca por falta de uso, etc!
      Quanto ao aparecimento da notícia, não faz qualquer diferença no meio disto tudo.

  9. Avatar de Realista
    Realista

    A foto do relógio deu-me tripofobia…

  10. Avatar de Hugo
    Hugo

    A indústria de relógios tradicionais (mecânicos) começa a sentir-se apertada.
    Viram o conceito dos smartwatches a aparecer e nada fizeram, convencidos que tinham o mercado, apareceram os smarwatches Android e nada fizeram e agora vêm a grande marca que cria tendências chamada Apple e sentem-se à rasca.

    São apenas atitudes de desespero. Em Dezembro (mesmo a tempo do Natal) a patente cai e vai vender ainda mais.

    Isto também aconteceu com a máquina de escrever.

    Qualquer dia relógios tradicionais só mesmo no museu.

    1. Avatar de Prince
      Prince

      Um smartwatch faz mto mais que um relogio, ja so usa relogio quem gosta do estilo como joia

      1. Avatar de piri_vm
        piri_vm

        Como? Um relógio tradicional, mecânico “nunca” pára, não necessita de bateria e é muito mais bonito.
        Acham mesmo que a Cvstos, Frank Muller, Richard Mille, Patek Philippe, etc. Estão preocupados com os Smartwachts?
        Cada relógio custa no mínimo 10 mil euros e estão sempre todos esgotados e estão com medo de um “reloginho” que a bateria nem 12 horas dura… Lol eu vejo cada uma.

      2. Avatar de João
        João

        Não concordo. Que seja do meu conhecimento, não há nenhum smartwatch que eu possa levar para as minhas férias sem estar preocupado com a bateria.

        1. Avatar de Paula Correia
          Paula Correia

          vivoactive da garmin, bateria 3 semanas, e ja tem gps.

          1. Avatar de João
            João

            Segundo a própria Garmin, a autonomia é ATÉ 3 semanas. Todos sabemos que as autonomias anunciadas pelas marcas raramente correspondem à realidade. Além disse, 3 semanas de bateria não me chega. Não há nenhum smartwatch que substitua o meu G-SHOCK. Até porque quando estou de viagem não preciso de um smartwatch. Só preciso de ver as horas…

  11. Avatar de Marcelo Barros
    Marcelo Barros

    Uma jogada?
    Quer dizer que em 1985 já estavam a pensar parar a Apple?

    Primeiro isto não será uma patente? mas sim registo de uma marca comercial? para o caso de algum dia acontecer algo que fosse preciso usar tal protecção.

    Parece que chegou o dia.

    Cumprimentos.

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      E achas que alguém se lembrava deste registo de marca comercial? Ou que tinha algum resultado prático? Alguém descobriu e usou-o como jogada. Não é assim tão dificil de perceber.

      O trabalho das empresas de advogados é mesmo este: por um lado proteger bens e pessoas, por outro descobrir brechas para atacar e/ou proteger. Descobriram um mecanismo legal e estão a usá-lo. Nada contra.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        A marca foi registada há 30 anos atrás! Era para proteger ou atacar quem!?
        PAra além disso marcas registadas que não sejam usadas podem ser perdidas… Se era para ser uma jogada convinha que tivessem lançado um produto há pouco tempo para continuar com a marca…

        1. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          Não percebeste. Eu não falei do motivo porque criaram a marca a 30 anos atrás. Teriam as suas motivações. Não sei quais e acho que não é importante para aqui.

          Eu falava sobre terem ido desenterrar esta marca registada de à 30 anos trás.

          O papel dos advogados é mesmo esse. Proteger ou encontrar brechas. Neste caso encontraram este subterfúgio e estão a usa-lo.

          1. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            No fundo explicava ao Marcelo onde estava a jogada.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            Não foram advogados e a ir ver os registos – qualquer um pode ver! Não houve nada desenterrado! A marca Apple já está registada para uso em relógios, o que significa que não está disponível para outras empresas usarem em relógios sem autorização.
            “Neste caso encontraram este subterfúgio e estão a usa-lo.”
            Qual é subterfúgio? É simplesmente propriedade de alguém há muito tempo! Não parece terem feito nada de propósito para dificultar a vida ao Apple Watch, nem se tem a certeza se a Apple vai ter que realmente esperar algum tempo para usar a marca!

            “subterfúgio” seria se agora fizessem uso da marca só para conseguir mantê-la longe da Apple durante mais alguns anos!

          3. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Vão usá-lo … para procurar sacar umas massas à Apple 🙂

  12. Avatar de Mythic
    Mythic

    A suíça e um pais pequeno e se proibirem de la vender as pessoas podem facilmente atravessar as fronteiras e comprar no pais vizinho .afinal e proibido vender ,não usar .

  13. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Como tenho vindo a dizer são mercados difrentes. Mas a relojoaria suiça não é só a alta relojoaria. Não podemos esquecer o hecatombe que foi nos anos 80 com os relógios de quartz. A relojoaria Suiça quase que desapareceu na altura e teve de se reinventar. Eles sabem bem pelo que passaram e os actuais smartwatch até podem não ser os que os vão destruir, mas estes haverão de evoluir. E os smartwatchs não precisarão de GHz ou GB, precisarão de autonomia (que poderá não passar só pelas baterias)

  14. Avatar de Paula Correia
    Paula Correia

    vou comprar o meu a franca, olha que chatice..

    1. Avatar de David
      David

      Tudo depende…depende da distância à fronteira…

      Primeiro aguardar pelos primeiros exemplos sairem…depois ver as reviews, e depois logo se vê…mas sim é uma possibilidade…França ou Alemanha…Itália fica longe…

      1. Avatar de Paula Correia
        Paula Correia

        Tanto franca como italia fica a uma 1h de comboio…aproveito e faco umas compras em milao e um apple watch. 3000euros que se gastam assim, fico depenada mas feliz 😀

  15. Avatar de Luís Pinto
    Luís Pinto

    Então como fica a marca Suíça MYKRONOZ? Já fabrica smartwatchs, faz algum tempinho. Os bons relógios a corda ou pilha, são como os diamantes! Eternos…

  16. Avatar de Rui
    Rui

    Não se trata de nenhuma “patente”, mas sim do registo de uma marca!

    (patente só se fosse do gadget em si…)

  17. Avatar de Cocó
    Cocó

    Mudem o nome para outra coisa como BananaWatch ou algo do género, certamente a qualidade e a procura mantém-se independentemente do nome…

  18. Avatar de Nome
    Nome

    Incha maçã!

  19. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Não tem qualquer relação uma coisa e outra, quem gosta de Relógios gosta deles com ponteiros, não eletrónicos, como tal são alvos deferentes, nenhum é concorrente um do outro, alias acho que não podiam estar mais afastados. Quem no seu perfeito juízo prefere um AW, a uma joia?
    Acredito que quem compra o AW, a grande maioria não pode é comprar um bom relógio, porque se pode-se compraria um relógio que dura o resto da nossa vida e respetivos herdeiros, ao contrario de um relógio inteligente que ninguém tem esperança de o deixar de herança a ninguém .

  20. Avatar de André Castro
    André Castro

    Gostos são gostos, mas essa moda de smart watch é azeteira como tudo, é mais uma moda para a manada. Por acaso até devem estar a comparar um relógio suíço com este lixo electrónico não? Também gostava de comprar um Rolex de 100mil € era sinal que estava bem. Suiça é um pais bem conservador no que toca a relógios, proibiram não por concorrência mas por não se enquadrar nos seus costumes.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      😆 😆 😆

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Mas quem e que quer um relogio que ao final do dia tenha que o por a carregar? E muitos menos na suiça com o historial de relogios tem. Da-se Um pontape numa pedra sai de la 3 ou 4 relojoarias..

  21. Avatar de Benchmark do iPhone 6
  22. Avatar de Dc
    Dc

    Devia ser aplicado a todos os smartwatch.
    Homem que é homem usa relógio a sério e não essas abominações

  23. Avatar de Danphones
    Danphones

    esta é uma das noticias mais espectaculares que ja vi !!!! concorrência ,