Já são conhecidos os preços do novo Visual Studio 2015

57 Comentários

Uma das melhores e mais completas plataformas de desenvolvimento pertence à Microsoft e chama-se Visual Studio.

Em Janeiro a Microsoft anunciou, na página do produto, a disponibilização da versão Community Technology Preview 5 (CTP 5) e recentemente a empresa de Redmond revelou os preços do Visual Studio 2015 para a versão Professional e Enterprise.

visual-studio


A framework .NET, criada há mais de 12 anos,  é uma das plataformas de desenvolvimento mais usadas em todo o mundo. A Microsoft tem vindo a melhorar significativamente o novo Visual Studio 2015 e são muitas as funcionalidades que esta versão vai oferecer aos utilizadores.

O Visual Studio 2015 está disponível numa versão gratuita (Visual Studio Community), na versão Professional e também na versão Enterprise.

visual-studio2

Mas, mais importante que as funcionalidades e versões é saber efectivamente quanto vai custar esta nova versão do Visual Studio. A Microsoft já divulgou os preços (para novos clientes) que vão ter de pagar $1.199 (cerca de 1110€) para a versão Professional e $5.999  (5,664€) para a versão Enterprise.

Para quem já tem licenciamento válido, o utilizador poderá fazer a respectiva actualização  a custo zero. De salientar que quem tiver o Visual Studio Premium ou o Visual Studio Ultimate passará a ter o Visual Studio Enterprise 2015.

visual-studio3

Toda a informação sobre os preços pode ser consultada aqui

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de DanielC
    DanielC

    Afinal sempre irá sair para mac OS ou não? :/

    1. Avatar de Marco
      Marco

      daqui a uns anos…. ou podes sempre testar o mono

    2. Avatar de lmx
      lmx

      parece que nesta nova versão é possivel criar binarios para ios pelo menos..

      ” “Build for iOS, Android, Windows devices, Windows Server or Linux.”

      Mas a MS não vai lançar esta ferramenta para correr em MacOS ou Linux…porque ai deixa de ser preciso usar o windows 😀

      o que tu vais ter quase de certeza, é um Cross Compiler…

      mas isto não é novidade por

  2. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Trocos…

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Para o que é, sim, até são.

  3. Avatar de João
    João

    Um dos melhores e mais completos toolkits de desenvolvimento pertence à TQC – The Qt Company e chama-se Qt 😉

    1. Avatar de lmx
      lmx

      QT é que é..

      E suporta uma data de SO’s…

      1. Avatar de eleck
        eleck

        mau era se não suporta-se, andar a programar c++ e não ser capaz de dar para todos os so’s jasus

        1. Avatar de João
          João

          Hoje em dia podes usar o Qt sem saberes c++, tens o QtQuick, basicamente é javascript. Torna-se mais fácil e versátil 😉

  4. Avatar de lmx
    lmx

    Credo…
    6000 euros??
    1100 euros?

    meu rico geany…

    1. Avatar de Zé

      LOOOOOOOOL

      Se a maioria de vós soubesse o que é possivel fazer graças ao VS até achavam barato.

      1. Avatar de NelsonBN
        NelsonBN

        Concordo perfeitamente… para quem programa por exemplo em ASP.NET mvc esta é uma ferramenta essencial. Se calhar poderia ser um pouquinho mais barata, mas lá está, a qualidade paga-se e certamente quem usa esta ferramente para programar, o retorno que tem é suficientemente compensador para a terem escolhido..

      2. Avatar de knom
        knom

        mexer no visual basic?

        1. Avatar de Eduardo Brites
          Eduardo Brites

          Visual Basic? Lol

      3. Avatar de PSL
        PSL

        +1

        Chateia ver amadores a criticar os preços das ferramentas dos profissionais.

        Sai mais barato o Visual Studio que o Geany. Porque quem usa o VS ganha dinheiro, quem usa o Geany perde tempo, e tempo é dinheiro.

        1. Avatar de Tiago Santos
          Tiago Santos

          A mim chateia me é ver pessoal que acha que se nao tivesse este tipo de ferramentas não conseguia programar oO say what?!

          Qualquer programa de edição de texto funciona para programar!? É mentira??

          Lol, obviamente que estas ferramentas facilitam muito o trabalho, daí a pagar estes preços irrealistas ?! xD GOD M$, ainda querem ter novos projetos/programadores?!

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            Sabes que a comunity edition é gratuita, certo? :s

          2. Avatar de Bruno
            Bruno

            tens razao, mas depois, para compilar o codigo, vais usar o forno la de casa? ou o documento de texto tb faz isso?

        2. Avatar de lmx
          lmx

          “Chateia ver amadores a criticar os preços das ferramentas dos profissionais.”

          Se por profissional, entendes alguém que precisa defacto destas ferramentas…então tenho que chamar é a essas pessoas amadores, e não o contrario…

      1. Avatar de FXX
        FXX

        Gostava de ver-te a desenvolver uma aplicação em C# ou VB.NET através do Notepad++. Uma aplicação, não um trabalhinho para a escola.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Foi uma piada ao estilo de dia 1 de Abril. Eu conheço bem o potencial do Visual Studio mas também confesso que não sou dessa área 🙂

        2. Avatar de lmx
          lmx

          eu raramente dei “retoques” em C#,

          mas java,já tenho feito pequenos projectos com cerca de 5k linhas…e até ja fiz um a volta das 50klinhas, mas precisei do netbeans no final, para criar um profile de gestão de memoria, e optimizar a aplicação a nível de recursos…tirando este facto não senti necessidade

          gtk,c c++,html, javascript…pufff

          então gtk, vala, c , c++, epah o geany faz o mesmo que qualquer outro…tenho feito projectos a volta das 30k linhas de código, no geany, e com 30-40 headers e source files…e continuo sem preceber para que serve o Visual Studio…a não ser para torrar dinheiro…

          credo…6000 euros??? pah 1000 euros já é um abuso…

      2. Avatar de lmx
        lmx

        PPinto,

        referiste o Notepad++ 😀 ,

        mesmo num editor de texto até as 1k, 2k linhas, epah é quase a mesma coisa..
        onde notas mais a diferença é quando vais fazer debug…e ai teres o debuger incluído no ide, ou editor, ou que seja é muito bom( como no geany 😉 )…

    2. Avatar de taberneiro
      taberneiro

      +1, geany+gcc

      …mas a malta gosta de torrar dinheiro…

      1. Avatar de lmx
        lmx

        sou da mesma opinião 😀

        este pessoal usa ferramentas que não precisa…

        Para quê gastar fortunas, se depois usas 10% das funcionalidades….quanto mais funcionalidades tem o IDE, mais te sentes limitado no desenvolvimento das tuas tarefas…

        Depois gastam 6000, ou mesmo 1100, e pagam uma nenharia aos developers…pois a gastar fortunas nos ide’s não sobra dinheiro para os developers…

        1. Avatar de Marco
          Marco

          basta-me no IDE que o gajo ajude no desenho das janelas, e no código que apenas vá fazendo code completion, de classes e funções da framework.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            +1

            Ora ai está,
            São as features básicas que qualquer developer precisa..o codecompletion ou autocompletion, é um extra, mas dá muito jeito, eu também não o dispenso 😉

    3. Avatar de Bruno Fernandes
      Bruno Fernandes

      Geany? Estás mesmo a falar a sério?
      Quanto muito comparavas com o Eclipse.

    4. Avatar de Proud Troll
      Proud Troll

      Geany?

      Emacs, Vi ou Nano.

      Interfaces gráficas? MENINAS.

      Depois eu é que sou troll!

    5. Avatar de Mark
      Mark

      Existe uma versão free que funciona muito bem já com integração a source control/GIT.

      Para muitas empresas esse valor não é muito elevado se um projecto for desenvolvido em 5 meses em vez de 6 já tens o retorno do investimento.
      Agora para projectos simples não compensa comprar aí basta a versão free.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        no geany também tens git…e é de borla, simples orientado á eficiência, e não á inserção de código “aos magotes”..

        Pode ser que haja projectos que beneficiem dessa ferramenta, eu ainda não descobri, foi quais, nem porquê..

        E não me venham com a historia dos code snippets, porque isso quase qualquer editor de texto faz!

        Qual a vantagem de ter esta ferramenta??
        isto partindo do principio, que quem programa sou eu!
        Eu não quero o IDE a programmar por mim…é que nesse caso não estou lá a fazer nada…

        se o programador for a minha pessoa…”eu é que mexo na fruta!”, não deixo que o IDE “invada o meu espaço”…isso é que era bom!

  5. Avatar de João Ribeiro

    Tem sempre a possibilidade de usar gratuitamente as versões do Visual Studio Express Edition.

  6. Avatar de Edgar Ferreira
    Edgar Ferreira

    Para empresas com até 3 developers aconselho Microsoft Partner + Action Pack. O custo é pouco mais do que simbólico!

    1. Avatar de Bruno Fernandes
      Bruno Fernandes

      Exacto! Foi assim que começámos! Foi uma ajuda muito grande nos primeiros anos.

    2. Avatar de Jorge Pestana
      Jorge Pestana

      “Microsoft Partner + Action Pack”
      Desconhecia…
      Edgar, obrigado pela dica!

    3. Avatar de Marco
      Marco

      Sabes o preço para Portugal?
      Só encontrei preço para US.

  7. Avatar de Miguel Ribeiro

    Ainda estou à espera que saia no Dreamspark. Gratis para estudantes.

    1. Avatar de Pedro Miranda
      Pedro Miranda

      para um fã incondicional dos produtos da jetbrains clion is the way to go :3 https://www.jetbrains.com/clion/

  8. Avatar de Rui C
    Rui C

    Uma pequena fortuna para um developer freelancer, mas um doce para uma empresa.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      se es freelancer podes usar o vs 2013 comunity, e com sorte o 2015 comunity (falta ler a eula para saber o que querem dizer com o small profissional teams.)

      1. Avatar de lmx
        lmx

        pois…na MS começas com as versões community, ou lite, etc…e acabas a pagar fortunas…

        Um programador free lancer não quer sequer começar a entrar nesse ciclo de vendor lock in, porque depois não sai de lá…e o custo é tremendo…a MS é uma empresa altamente proprietária, e como tal tenta ir buscar o máximo que puder…
        quem é pequeno tem que ficar o mais longe possível desse “buraco sem fundo”…

  9. Avatar de Marco
    Marco

    Não se repararam mas o “novo” VS 2014 Comunity (igualzinho ao pro) permite a um freelancer desenvolver aplicações e cobrar por elas, tem lá pelo meio umas excepções, mas permite, o 2015 Comunity voltou ao antigo licenciamento, nada de freelancers cobrarem por aplicações.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Adenda:
      Onde digo 2014 quero dizer 2013.

      Voltei ao site do VS e no free diz: “Free for open source projects, academic research, training, education and small professional teams”

      Agora é ir ler as restrinções para o small professional teams.

      1. Avatar de Mark
        Mark

        Deve ser como a versão gratuita do TFS que permite uma equipa até 5 Developers.

        As versões anteriores de VS eram gratuitas para equipas até 5 utilizadores.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          Não gratis só para projectos opensource?

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            Não, a comunity edition pode ser usada em projetos comerciais e até por empresas/equipas de até 5 pessoas

            Palavras deles:
            -Any individual developer can use Visual Studio Community to create their own free or paid apps.
            – In non-enterprise organizations, up to 5 users can use Visual Studio Community. In enterprise organizations (meaning those with >250 PCs or > $1 Million US Dollars in annual revenue), no use is permitted beyond the open source, academic research, and classroom learning environment scenarios described above.

            Fonte: https://www.visualstudio.com/pt-pt/products/visual-studio-community-vs

          2. Avatar de Marco
            Marco

            @filipe isso é agora com o “novo” 2013 e 2015, pq o 2012 comunity não podias, é bom ver que já mudaram algumas regras.

          3. Avatar de lmx
            lmx

            Filipe,

            mas se for assim ninguém pagava pela ferramenta…

            tens um projecto, que para o mesmo tens que produzir a ferramenta A, a B, a C…pronto tens 3 equipas diferentes…cada uma com 5 developers…ou seja é legal correcto?

            cmps

          4. Avatar de Filipe
            Filipe

            @Marco, não. O 2012 não tinha comunity edition, era o express edition e era bem diferente. O comunity edition é basicamente igual ao pro, com algumas limitações como expliquei acima.

            @lmx, estás com muita vontade de dizer mal do VS. Eu pus o link para lerem a licença. Vê antes de comentares e pensa no que dizes. Esse exemplo que acabaste de dizer, envolve mais do que 5 colaboradores no mesmo projeto? Então tens aí a resposta. A Microsoft foi muito explícita quanto ao significado de empresa

          5. Avatar de lmx
            lmx

            Filipe,

            desde já o meu obrigado pela informação…

            Dei-te um exemplo em que no fundo tenho 3 projectos…o A o B e o C…claro que no D junto tudo, mas como é que a MS sabe que eu vou criar o projecto D, que no fundo é uma soma dos 3???

            Só coloquei essa hipotse porque colocas-te acima o seguinte..

            “…e até por empresas/equipas de até 5 pessoas”

            o que deixa a duvida no AR…o que é que a MS entende por PROJECTO??

            E se eu partir o projecto em varios projectos??

            Não é dizer mal Filipe, é que por 6000 euros bom…não vou mais longe 😉

          6. Avatar de lmx
            lmx

            desculpa o que me referia era a “… projetos comerciais …”

            se nuntares isto com o que disse acima fica meio esquesito definir o que é um projecto, pois um projecto pode ser a soma de varios já realizados..

          7. Avatar de Filipe
            Filipe

            Se o projeto D usa funções específicas dos outros projetos, então é considerado um único projeto, ou são considerados extensões ao projeto.
            Se o projeto D apenas chama os outros projetos para fazer determinados trabalhos, chamando a função Main e passando algum parâmetro, esperando o retorno, são considerados programas separados, ou plugins para o projeto. Depende de como os usas.

            6000€ é a versão Enterprise, que por si quer dizer empresa. Essa versão é boa para ser usadas em empresas de produção de software. Para o programador individual, a Comunity Edition chega perfeitamente, e mesmo para aqueles que se querem tornar “profissionais” tem a Professional Edition. Os softwares comerciais empresariais são todos muito caros, não é estranho o preço.

          8. Avatar de Marco
            Marco

            @lmx o que o @Filipe não explica e que está numa FAQ da MS é que se o frelancer estiver a desenvolver uma aplicação que será usada por uma entrevires então terá de pagar pelo VS.

          9. Avatar de lmx
            lmx

            filipe,

            o que acho que estas a dizer é que para usar os outros tenho que andar a fazer fork’s e exec’s, ou seja sem incluir o código fonte dos outros…

            Existe um problema semelhante por exemplo na utilização de código proprietário + GPL, que para usares as libs gpl, é um horror, e acabas a criar uma app(de licença gpl), que basicamente ela usa a lib gpl, e depois devolve, de mil e uma formas possíveis(aquelas que escolheres precisares..), mas sempre sem correr no teu código fonte da tua verdadeira app…ou seja, são app’s separadas…isto é chato, adiciona complexidade, e no final não tens uma app completa, tens mil e um pedaços..e ás vezes acabas a ter o papel de libs e app subvertido!

            neste exemplo já vais com duas app’s…em que uma usa uma lib, e a outra faz forks e exec’s desta, e recebe retornos…

            Marco,

            pois bem me parece que ha que pagar…se uma forma ou de outra..

          10. Avatar de Filipe
            Filipe

            @lmx funciona exatamente como na licença GPL, esse aspecto. O importante é veres se para o mesmo projeto, quantas pessoas trabalham nele. Se estiveres ponderar separar o projeto em partes, como falaste A, B, C, D, continua a ser apenas um projeto, apenas desenvolvido por diferentes equipas, o que é por norma o que as empresas costumam fazer em softwares “grandes”.

            Dou-te o exemplo dos codec’s FFMPEG, imagina que queres fazer um software de captura de ecrã e queres utilizar os codec’s FFMPEG (supondo que era a tua empresa que ia desenvolver tudo). Se dividires a parte do FFMPEG para uma equipa de 5 pessoas e o software de captura noutras 5 pessoas, não havia problema nenhum, porque o projeto FFMPEG era apenas um projeto independente do de captura, embora o de captura usasse o outro. Percebes?