Google lança Chromebit – PC do tamanho de uma Pen por 93€

30 Comentários

A Google tem vindo a popularizar “ferozmente” o seu Chrome OS.  Desta vez, quase ao estilo do ChromeCast, a gigante das pesquisas anunciou o Chromebit, uma dongle HDMI que tem como principal objectivo transformar a nossa TV ou monitor num simples computador com Chrome OS.

chromebit_00


Chama-se Chromebit e resulta de uma parceria entre a Google e a ASUS. Este PC do tamanho de uma Pen USB tem como sistema operativo o Chrome OS e ao nível do hardware vem com um SoC quad-core Rockchip RK3288, GPU Mali 760, traz 2 GB de RAM e tem também 16 GB de memória de armazenamento interna.

chromebit

Ao nível da comunicações, este pequeno equipamento tem já suporte para redes Wifi com a norma 802.11ac, Bluetooth 4.0, uma interface USB 2.0 e também uma interface HDMI.

2015-03-30-chromebit-1427784389

De acordo com a Google este “PC Stick” custará perto dos U$ 100 (cerca de 93€). Ainda não há qualquer informação sobre a disponibilização no mercado.

Via Google | GSMArena

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paula Correia
    Paula Correia

    da google apenas youtube e google maps, de resto quero distancia.

    1. Avatar de Afonso
      Afonso

      nem o motor de pesquisa? usas o quê o Bing?

      1. Avatar de ...
    2. Avatar de Yordanov
      Yordanov

      Era escudado o seu comentário. As vezes mais vale ficar calado do que falar do que não sabe. É só tipo uma dica 🙂

    3. Avatar de João Terra
      João Terra

      Digo-te uma coisa, o teu comentário merece distancia porque não sabes o que dizes.
      A google tem trabalhado imenso para ter o que hoje tem no dia a dia como por exemplo: Motor de busca da google, que para min é o melhor motor de busca que existe, nem os outros se comparam. Falei do motor de busca como poderia falar de outras tecnologias e S.O “Android, por exemplo”. Tudo o que a google faz é “OpenSource” e além disso sabe inovar no que faz.
      Deves ser adepto da Microsoft, só pode.
      O que é que a Microsoft inovou? ou melhor anda atrás dos outros com os seus ditos “surfaces” e o seu sistema operativo Feito ás três pancadas que foi um desastre com o windows 8.0 e 8.1

      1. Avatar de Julio
        Julio

        esse comentario tambem era desnecessario especialmente porque quem manda bocas daquelas tem e macs.

    4. Avatar de ddymoo
      ddymoo

      e talvez o youporn…
      espera não é da google ok concordo contigo

      não espera talvez o gmail. sim isso

  2. Avatar de Mota
    Mota

    Perdoem-me a ignorância.. mas isto vai servir realmente para quê? Ter o S.O. da google na TV?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É teres um PC, aproveitando a TV… basicamente é isso

      1. Avatar de JDP
        JDP

        a certa altura apareceu aqui no pplware um post sobre uma pen semelhante mas da intel…
        existem novidades sobre isso?

        um abraço

        1. Avatar de Joao
          Joao

          O lançamento deveria ter sido em março, mas segundo li ainda não foi certificada pela FCC.

      2. Avatar de Z3r0
        Z3r0

        um “PC” é um termo um bocado exagerado para este OS, lol

      3. Avatar de okapi
        okapi

        Tambem ja existe com windows 8.1. Nada de exclusividade da Google/Android.

        1. Avatar de okapi
          okapi

          Agora que estou no meu PC aqui vai o Link para dar seguimento ao post anterior.

          http://win-tab.net/iiyama/picoretta_0328/

          Onde comprar: http://www.amazon.co.jp

          US$166

          1. Avatar de miguel
            miguel

            barato, comparado com os 40€ deste

            4x mais caro

            é o mesmo que comparar um android de 80€ com um de 320€

            o de 80€ é o típico ifan comprou, e usa isso como comparaçã. o outro é um nexus 6

    2. Avatar de mythic
      mythic

      aproveitas a tua tv normal e transformas-a numa smart tv , e bom para reciclar tvs antigas , tipo 1 plasma de 42″ que tenho ele e apenas hd não full hd .

  3. Avatar de Reg
    Reg

    Bom, talvez seja o Google a pregar-nos uma mentira de dia 1 de Abril…

  4. Avatar de JMCS
    JMCS

    Se houvesse uma distribuição Linux para ela poderia valer a pena. Sem isso quer Chrome-OS, quer Androids não valem a pena: São os paranoic-Linux like…

  5. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Um pouco caro. Há chromebooks por 150$

  6. Avatar de Tiago
    Tiago

    1 de Abril?

    1. Avatar de LinuxTugaz
      LinuxTugaz

      Claro

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      só se anteciparam o dia 1 de Abril, porque a noticia já é de ontem

  7. Avatar de Jorge Franco

    Penso que a noticia é de ontem o anuncio da google

  8. Avatar de José
    José

    Há uma meia dúzia de anos atrás tinha visto já este conceito comercializado por outras empresas… nada de novo..

  9. Avatar de rxl
    rxl

    um pouco inútil…nao tem o poder de um PC nem a sua versatilidade, nem porta usb tem para ver outras coisas que não youtube. ja existem chinesadas que correm android com mais funcionalidades que isto.

  10. Avatar de Neopunk
    Neopunk

    Prefiro isto, e não levar com a porcaria do Android!
    http://maketheone.com/meegopad-t01-32gb

    Comprei um Beelink R89 para Mediacenter na sala, contém um CPU/GPU igual a este, o Rockchip RK3288, também tem 2GB de RAM e 16GB NandFlash como storage. Do ponto de vista de HW e performance é muito bom, os testes de desempenho revelam algo muito acima da média, o grande problema prende-se com o Android, este sistema operativo tem graves problemas de performance e mesmo com este HW porta-se mal em Streaming nas melhores condições possíveis (ligação direta a Gigabit à NAS), a aceleração de video por HW tem também sérios problemas e mesmo depois de algum tweek lá se aguenta alguns minutos até ter ligeiras paragens, por vezes sinto um ligeiro arrastamento, menos frequente, mas está lá.

    Basta fazer alguma pesquisa na web para se perceber que a experiência com Android como MediaCenter não é brilhante.

    Estou verdadeiramente ansioso pelo Windows 10 a correr em IoT, como prometido pela MS irá correr no Raspberry Pi 2 e certamente deverá correr neste tipo de arquitetura.

  11. Avatar de AlexX
    AlexX

    Ok, é o ChromeOS e não Android, mas existem vantagens em relação ao Chromecast? E não será ainda necessário adquirir um teclado wireless à parte? Parece mais um produto ‘chiclete’ capaz de danificar os contactos da porta hdmi pelo peso que deve ter, a julgar pelo tamanho… mas a ideia é boa, o ppl navega ou whatever enquanto vê TV na janela pip pequena.

  12. Avatar de Mário
    Mário

    Tinha de ter uns dedos da asus