Aprenda a instalar o PostgreSQL 9.4 no CentOS 7

20 Comentários

O PostgreSQL é actualmente o sistema open-source mais avançado e poderoso de gestão de bases de dados relacionais. Com suporte para a maioria dos sistemas operativos, incluindo GNU/Linux, UNIX (AIX, BSD, HP-UX, SGI IRIX, Mac OS, Solaris, Tru64) e Windows OS, o PostgreSQL é extremamente eficiente e tem suporte para um vasto leque diversificado de solicitações: desde sistemas pessoais até complexos sistemas em cluster/distribuídos.

Hoje vamos ensinar com podem instalar a última versão do PostgreSQL no CentOS.

postgres_00


O PostgreSQL pode ser uma excelente opção para quem pretenda ter um poderoso sistema de gestão de base de dados a custo zero. O PostgreSQL é muito robusto e há muita documentação disponível. Hoje preparamos um pequeno tutorial que ensina a instalar o PostgreSQL 9.4 no CentOS 7.

Com instalar o PostgreSQL 9.4 no CentOS 7?

Para este tutorial usamos uma máquina com GNU/Linux CentOS 7 a 64 bits. A instalação do PostgreSQL 9.4 é efectuado seguindo os seguintes passos:

Passo 1) Obter o PostgreSQL 9.4 para o CentOS 7 (versão 64 bits)

rpm -Uvh http://yum.postgresql.org/9.4/redhat/rhel-6-x86_64/pgdg-centos94-9.4-1.noarch.rpm

Passo 2) Actualizar a lista de repositórios:

yum update

Passo 3) Instalar o postgresql94-server postgresql94-contrib

yum install postgresql94-server postgresql94-contrib

Passo 4) Inicializar um novo cluster de base de dados PostgreSQL

/usr/pgsql-9.4/bin/postgresql94-setup initdb
Iniciar/Parar o PostgreSQL

No CentOS 7 o arranque e paragem do PostgreSQL pode ser feito com os seguintes comandos:

  • systemctl start postgresql-9.4
  • systemctl stop postgresql-9.4

Nota: Para que o serviço PostgreSQL seja sempre iniciado no arranque do sistema basta que executem o comando systemctl enable postgresql-9.4.

Configurar iptables/Firewall

Caso tenham a firewall activa devem criar uma regra para o porto tcp 5432. Para isso basta que executem os seguintes comandos:

firewall-cmd --permanent --add-port=5432
firewall-cmd --reload

Nota2: Para quem tem o SELinux activo deverá executar o seguinte comando para que o PostgreSQL funcione correctamente:

setsebool -P httpd_can_network_connect_db 1

E está feito. Num próximo tutorial vamos ensinar como podem gerir o PostgreSQL via linha de comandos e também usando o phpPgAdmin.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Baltazar
    Baltazar

    Diferenças em relação ao MySql?

  2. Avatar de Ines Feliz
    Ines Feliz

    para que tantos Sos? so uso windows, chega para office e jogos.

    1. Avatar de Dan Ben
      Dan Ben

      Inês, concordo contigo no ponto em que para a utilização comum não há nada como Windows. No entanto, os sistemas Linux são, por inúmeras razões, ideais para determinados nichos.
      O CentOS é uma distribuição Linux considerada, a par da distribuição Debian, como uma das melhores para servidores web.
      Por conveniência, os servidores web e os servidores de base de dados de uma dada aplicação encontram-se, muitas vezes, na mesma máquina.
      Ora sabendo que o Postgresql é um sistema de gestão de bases de dados relacionais, faz todo o sentido a sua instalação num sistema operativo Linux, como o CentOS.
      De notar que não quero com isto dizer que, para testes e desenvolvimento não devas instalar o Postgresql em Windows, aliás, aconselho-te a fazê-lo.
      Quanto às vantagens de teres um servidor Linux gratuito e open-source – como o CentOS -, posso enumerar algums exemplos:
      -Utilização gratuita: é arriscado, em termos legais, utilizar Windows Pirata como servidor num ambiente empresarial;
      -Segurança: pouca gente utilizará CentOS no seu quotidiano, pelo que as vulnerabilidades estão muito menos exploradas;
      -Estabilidade: pelo motivo do ponto anterior e pelo nível de especialização dos próprios OS, a quantidade de atualizações de uma distribuição como o CentOS é muito menor; Além disto, os repositórios originais apresentam um conjunto de serviços e aplicações que foram testados minuciosamente e dão garantias de integração uns com os outros.
      Estes foram os que me vieram à cabeça, certamente haverá mais 🙂

    2. Avatar de Paulo Horacio
      Paulo Horacio

      Já alguma vez tiveste outro?!

  3. Avatar de Vítor
    Vítor

    Mais avançado e poderoso? Justifiquem isto então.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Vitor faltou-te uma coisa “Open Source” 🙂

      1. Avatar de Vítor
        Vítor

        Diz me em que é que é mais poderoso que o MariaDB por exemplo!
        MariaDb + Galera então…

          1. Avatar de lmx
            lmx

            Bem a historia do ACID…

            O disco quando toca parece que toca para sempre 😀

            No MariaDB tens:

            Aria, um substituto do myisam, será na versão 2.0 FULL ACID COMPLIANT!

            PPBXT(uma alternativa a Xtradb ou innoDB, mas não muito usada, e é genérica):

            Full acid Compliant!

            XTRADB:

            ACID compliant

            De momento ainda te dou razão porque o Aria ainda não substitui na totalidade o Myisam, mas no futuro, vais ter Aria com row lock, etc, etc 😉

            Para inserções já tens o Xtradb, que é muito bom e ACID compliant 😉

        1. Avatar de João Machado
          João Machado

          Tu é que devias dizer porque é que o mariadb é melhor, já que estas a por isso em questão.
          Eu deixo aqui um link que mostra o postgres em 5° lugar num ranking de motores de bd, enquanto que o mariadb está em 25°.

          1. Avatar de João Machado
            João Machado

            Certo que é um ranking de popularidade, mas se fosse assim tão mau porque usaria tanta gente o postgres?

          2. Avatar de lmx
            lmx

            Diz antes ao contrario…

            O mysql é a segunda base de dados mais usada no mundo(Imagina se a própria Oracle não andasse a tentar matar o Mysql…)!
            A primeira é Oracle!

            http://db-engines.com/en/

          3. Avatar de lmx
            lmx

            Há de não esquecer que o MariaDB é mais enxuto que mysql e o fork so aconteceu em 2010…

            É Natural que MariaDB seja menos usada no mundo ainda…mas se reparares no ranking tem estado sempre a subir passos largos e hoje já ocupa a 25 posição, subindo mais um lugar em relação ao mês anterior…

            Até 27 março de 2015 a MariaDB foundation já recebeu cerca de 31.9 milhões de dollars, só 20 milhões vieram da Runa capital, uma empresa Russa.
            E esta presente, nos grupos wikimedia( wikipedia, etc), google,Fusion-io, HP, Virgin Mobile, Craigslist, e um numero infindável de clientes mais…

            Daqui a uns anos vamos poder ter o prazer de vê-los nas posições cimeiras..

          4. Avatar de Paulo Horacio
            Paulo Horacio

            Isso é que é falar!

  4. Avatar de SF
    SF

    Esta na hora de sair do CentOs 6.5 e passar para o 7!
    Otimo posto, qualquer um relacionado com este magnifico SO é bem vindo

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, o problema do 7 é que mudou muita coisa, mas é uma questão de habituação

      1. Avatar de lmx
        lmx

        Boas Pedro…

        “Sim, o problema do 7 é que mudou muita coisa…”

        concordo, que mudaram coisas até demais…a principal…o systema Sysvinit foi trocado pelo SystemD(uma espécie de SO…lol).

        Ou seja, muita coisa vai deixar de ser controlada por ti… tu que eras quem controlava e adaptava o sistema para determinada tarefa…agora estas restringido dos teus poderes!
        Pior, o SystemD para funcionar obriga a que todos produzam programas que tenham suporte para o mesmo…fazendo com que os “mantainers, etc”, depois deste esforço não tenham sequer coragem para fazer o mesmo para o sysVinit, etc.

        Para piorar, onde estiver o SystemD, não é possivel utilizar sysvinit(sim está a ser criado um módulo pela comunidade, mas não é a mesma coisa, sendo que essa módulo pega no “formato” systemd e tenta transcrever para sysvinit…uma bosta).

        Por outras palavras…é um Vendor Lock In da Red Hat para o Centos 7, Debian 8, etc…uma espécie de trojan…

        Para mais sobre o problema ver o projecto DEVUAN, que é um fork do Debian precisamente por causa deste problema…

  5. Avatar de PG
    PG

    Porque não um artigo sobre as ferramentas para PostgreSQL? (pex. PGadmin)
    Já agora relativamente a qual o melhor motor relaccional, o PostgreSQL é de longe o gestor de bases de dados com menos vulnerabilidades do MUNDO!… A NASA o CERN o Departamento de defesa americano, e por aí fora, quem necessita de de base de dados com pouquísimos bugs e segura não usa oracle nem SQLServer, nem DB2… etc.
    PS: E corre em qualquer computador com 20 ANOS!…

  6. Avatar de marcos
    marcos

    gostaria de saber como instalo o sentos 7 em um servidor com mais de 3 terabytes…. e com certeza logo após o postgre…. grato…