Windows 10 para smartphones permite ligar quase tudo…

66 Comentários

…via interface USB tipo C

Até há relativamente um mês, o novo conector USB tipo C era apenas conhecido por quem acompanha esta tecnologia. Com o anuncio do novo MacBook a 9 de Março, esta conector ganhou um interesse especial e agora todos as marcas querem seguir as pisadas da Apple.

Depois da Apple e Google, agora é a Microsoft que confirma o suporte para o conector USB tipo C em smartphones com o Windows 10.

usb-c_00


Além de ser reversível, o USB 3.1 garante velocidades de transmissão que podem chegar aos 10 Gbps (o dobro da versão 3.0), uma vez que suporta a tecnologia “SuperSpeed+” – Saber mais aqui.

usb-type-c-cable

Ao que parece a Apple teve um papel fundamental no desenvolvimento deste conector e depois do anuncio do MacBook com apenas uma porta USB 3.1 muitas são as marcas que querem ter esta tecnologia também nos seus produtos.

A Microsoft também já se adiantou e deu a conhecer na conferência WinHEC, que decorreu na China, que o Windows 10 para smartphones terá suporte para o standard USB tipo-C.

usb-c_01

O USB tipo-C permitirá ligar aos smartphones com Windows 10 Hubs USB, teclados e ratos USB, dispositivos de armazenamento em massa (Pen USB/Disco USB), USB Bluetooth, Generic USB Host Driver, etc.

usb-c_02

Via Channel 9

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ru1Sous4
    Ru1Sous4

    Fico lixado, há uns meses a Nokia lança um dispositivo com USB-C e é tranquilo, agora a Apple lança, toda a gente se lembra que é um espectáculo O.o

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pois, é o “hype” 🙂 A Apple tem esse poder.

      1. Avatar de Ru1Sous4
        Ru1Sous4

        Pois tem, o “problema” é que este n é o primeiro caso de não se falar do assunto, e quando a Apple lança todos querem…

        Enfim a meu entender a MS e a Google só se prejudicam a elas próprias, pq a imagem que passa para o consumidor final é “A Apple lançou aquela porta nova e os outros já copiaram” qd é completamente errado :X

        1. Avatar de DanielC
          DanielC

          Ficas lixado porque? És funcionário da Nokia? se sim, percebo-te… Mas como acredito que não és, podes aproveitar que finalmente vai ser comum um novo tipo de usb que vai resolver maior parte dos problemas que nós temos, isso é que importa, não importa se foi a apple ou a nokia a lançar, pensem é nos benefícios que vamos ter com isto 🙂

          1. Avatar de Ru1Sous4
            Ru1Sous4

            A verdade é que no artigo do pplware tem lá o nome Apple… O que vai de encontro ao que estou a dizer.

          2. Avatar de Ru1Sous4
            Ru1Sous4

            Os benefícios… o meu iPhone e iPad do ano passado ainda usam USB 2.0 -_-‘

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Ru1Sous4
            o teu iPhone e iPad usam o protocolo do USB 2 para sincronizar com o computador, mas o conector suporta mais do que o USB 2! Mesmo em termos de velocidade o USB 2 é por enquanto suficiente para quase a totalidade das situações nestes aparelhos, já que a memória Flash dos aparelhos fica bastante a baixo da velocidade do USB 2!

          4. Avatar de PSL
            PSL

            @Nunes, errado, o USB 2.0 só vai até aos 60MB/s, a memória do iPhone/iPad pode ser lida ou escrita mais rápido que isso…

          5. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ PSL
            sim, tens razão! Confundi Mbit/s com MByte/s

        2. Avatar de filipe
          filipe

          Quem te ouvir falar pensa que só depois de a Apple apresentar o MacBook é que a Microsoft se lembrou se dar suporte ao USB Type-C no Windows 10…

          1. Avatar de DanielC
            DanielC

            Ru1Sous4, sim o mercado vai parar só por tua causa, visto que ainda usas usb 2.0…

          2. Avatar de Ru1Sous4
            Ru1Sous4

            DanielC :facepalm:

            Estou a referir-me ao facto de a porta USB-C ser implementada por parte da Apple recentemente e os cabos lightning/dispositivos que nem 1 ano tem ainda funcionam a 2.0.

      2. Avatar de João
        João

        Não é “hype”, é uma referência no mundo tecnologico. A Apple é a nº 1 como marca, empresa inovadora, lucrativa, etc. É normal que se torne uma referência no mundo tecnológico…

        1. Avatar de Julio
          Julio

          Espero bem que estejas no gozo senao ha umas quantas pessoas especializadas em tratar essa doença.

      3. Avatar de lab
        lab

        hype? mas a apple criou o que mesmo? que pao de lol

    2. Avatar de Ru1Sous4
    3. Avatar de Invision
      Invision

      lol sempre foi assim com a Apple, a malta é completamente cega. Isso nunca vai mudar

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Concordo.
        Com o IPhone, a revolução foi unicamente no software e a sua facilidade de utilização, esta que sempre foi a aposta da Apple, pois o hardware já existia em muitos outros equipamentos, basta pensar-mos nas funcionalidades dos primeiros PocketPC´s.

        1. Avatar de João
          João

          Unicamente no software? Nenhum smartphone tinha/tirava proveito do hardware existente, nenhum! A Apple inovou no software e no hardware.

        2. Avatar de Francisco Pinto
          Francisco Pinto

          Realmente os pocketpc tinham multituouch..lol

      2. Avatar de João
        João

        Cega? É normal que a nº 1 como marca, empresa inovadora, lucrativa, etc. se torne uma referência no mundo tecnológica… e não uma empresa falida e sem relevância como a NOKIA.

    4. Avatar de João
      João

      Talvez porque a Apple lança e demonstra na pratica que é um espectáculo? Investindo milhões em publicidade ao produto?
      Como pode uma empresa como a Nokia, falida e pouco relevante no mundo da tecnologia, ser o foco de qualquer produto que lance? Pensa nisso.

      1. Avatar de PSL
        PSL

        Milhões em publicidade?

        Onde é que está a publicidade ao USB-C por parte da Apple?

        O que é, é que vocês criticam, depois a concorrência copia/adopta, e já é tudo maravilhas…

      2. Avatar de Arcanjo
        Arcanjo

        A nokia já foi a maior empresa de tlm’s e uma das mais poderosas, encostou-se á fama, e deu no que deu… Se a apple investe milhões em publicidade, e ganha com isso, muito bom. Mas, não esquecer que investe mais em avanços tecnologicos, e tenta fazer o melhor uso possivel do que já existe no mercado.

    5. Avatar de Nunes
      Nunes

      A “nokia” lançou algo só com a porta tipo C mas usando USB 2, por isso sem suporte para muito do que torna interessante a nova especificação.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Tinha que aparecer um destes.

        1. Avatar de Panhonhas
          Panhonhas

          A verdade é lixada…

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          imagino que estejas a falar da Nokia!

    6. Avatar de PSL
      PSL

      Esqueceste-te da parte que o tablet da Nokia era USB 2.0, sem oferecer nenhuma das vantagens do USB tipo C.

    7. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      Só que o que a Nokia lançou só é compatível com as normas da USB 2.0 ao contrário do que a Apple lançou!

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Isto é tudo marketing. A única vantagem será o conector reversível, num smartphone. Os 10Gbps de transferência de nada servem porque a flash do equipamento não terá essa velocidade. E o factor maior potência também não, pois existem equipamentos com carga rápida e USB 2.0

  3. Avatar de miguel
    miguel

    O w10 para smartphoes promete muito só espero que se despachem que a concorrência não dorme.

    A Apple esta em um patamar que tudo o que manda para o mercado vira norma ou padrão. XD E contínua imparável….

    1. Avatar de Poet
      Poet

      lol, é um standard e já houve quem o “mandasse” antes da Apple…

  4. Avatar de Luis Pedro
    Luis Pedro

    A NSA está a adorar este novo conector. Diz que com ele é mais fácil colocar Spyware nos dispositivos.

    1. Avatar de Panhonhas
      Panhonhas

      Para a NSA, dificuldade não existe no dicionário… eles simplesmente quebram toda a segurança que existe tendo por vezes que usar meios menos claros…

      1. Avatar de Luis Pedro
        Luis Pedro

        A questão não é a dificuldade (porque já há algum tempo que se descobriu forma de colocar maleware nos carregadores USB, até porque o protocolo do USB é muito inseguro), mas sim o facto de a partir do momento que um tipode conector ficar padrão toernar-se-á m,ais fácil de usa-lo para colocar o maleware ( O BadUSB mostrou isso mesmo no ano passado)

  5. Avatar de Rui C

    A Apple mostra o caminho, os outros seguem-na.
    Como é que pode existir HATE com uma empresa assim? Virada para o futuro?
    Pois …

    1. Avatar de David Neto
      David Neto

      Com o teu avatar a dizer “NOKIA” espanta-me que não te lembres que a NOKIA já lançou um dispositivo com USB tipo C há uns meses atrás, muito antes do novo macbook ser anunciado.

      1. Avatar de RaCcOn

        Nao tirando partido do que é efetivamente o USB-C 😉

      2. Avatar de João Ramiro
        João Ramiro

        o Foxconn tablet?

  6. Avatar de Filipe Sá
    Filipe Sá

    “Com o anuncio do novo MacBook a 9 de Março, esta conector ganhou um interesse especial e agora todos as marcas querem seguir as pisadas da Apple.”

    Até parece que a Microsoft não estava a preparar esta integração antes da Apple anunciar….

  7. Avatar de sakura
    sakura

    deixa ver se tenho €€€ para pagar as licenças para usar?
    http://www.investors.com/image/WEBITpent_0323_1K.jpg.cms
    A porta é free mas e os protocolos e o resto da tek .

  8. Avatar de JJ
    JJ

    Isto de dizer que foi Apple que deu o mote para a utilização do USB-C é um pouco exagerado e um pouco de ego a mais.

    Este tipo de ligação tem cerca de 1 ano… logicamente que a maioria do hardware que utilizamos atualmente, não suporta o USB-C.

    Mas, gradualmente o hardware começa a ter ligações deste tipo. As motherboards já começam a ter USB-C e não foi preciso a Apple anunciar que o seu próximo equipamento vai suportar.

    O que seria estranho, seria a Microsoft estar a desenvolver um SO e não ser capaz de suportar o novo hardware que esta a surgir. Alem do mais sendo o Windows um sistema conhecido por se adaptar a qualquer tipo de hardware, não vejo o espanto desta noticia.

    Alias, não foi em menos de 1 meses, que a Microsoft se lembrou de adaptar o seu SO para suportar esta tecnologia, só porque a Apple disse que o seu novo equipamento ia suportar…

    Este tipo de raciocínio é um pouco “estúpido”, e quem pensar nisto neste sentido é mesmo “fanboy Apple”.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      “Este tipo de ligação tem cerca de 1 ano…”
      Só há poucos meses é que foi, por exemplo, finalizado o suporte para o DisplayPort, uma coisa fundamental para a configuração quer do MacBook quer do ChromeBook Pixel. Aliás não é por acaso que a “Nokia” apesar de usar o conector este continua a ser USB 2!

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Mas o que é que isso importa que só há 6 meses tenham finalizado a norma?! A MS sabia da norma, como todas as outras empresas!
        Acahs mesmo que isto foi invenção da Apple?! Acorda!

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          E eu por acaso disse o que estás a falar!? Eu inclusive menciono o ChromeBook Pixel como um exemplo…
          O que eu estou a referir é que ao contrário do que muita gente pensa a norma só foi finalizada há pouquíssimo tempo, daí que só agora é que realmente apareceram os primeiros dispositivos com o novo standard.

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          E já agora o suporte para o DisplayPort só foi finalizado em Dezembro, não há 6 meses atrás!

  9. Avatar de Mikes
    Mikes

    Esta publicidade da Apple em artigos de outras marcas só faz sentido se a Apple pagar para isso, caso contrário a Pplware está cada vez menos isenta.
    Até porque, a MS de certeza que não pensou nisto depois da Apple lançar o macbook. Até porque a Nokia era uma das empresas do consórcio de desenvolvimento desta tecnologia, portanto, o artigo é tendencioso e informa mal o leitor.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Mikes, tal como a Google, a Microsoft só anunciou depois. Não te esqueças que antes da Apple, também já a Nokia tinha anunciado o N1 com USB-C.

      1. Avatar de David Neto
        David Neto

        Exacto.

        Então se sabes isso, porque é que “todo o mundo segue as pisadas da Apple”?

        Não seria da Nokia? A apple apenas teve mais cobertura mediática. As outras marcas não lançam foguetes porque utilizam o novo standard, só mesmo a Apple.

        Niguém está a seguir as pegadas de ninguém, apenas não estão a publicitar isso como sendo a re-invenção da roda. Até porque o portátil da Google foi lançado antes do novo Macbook estar disponível (que ainda não está).

        1. Avatar de Pedro Pinto

          David, tu percebes bem o que quero dizer. Porque é que depois da Nokia a Google e a Microsoft não anunciaram suporte para o USB-tipo-C?

          1. Avatar de David Neto
            David Neto

            Não anunciaram… Porque não é notícia.

            Se a Apple agora fizesse uma conferência de imprensa a dizer que ia passar a suportar bluetooth 4.0, toda a gente ia começar a falar disso, ignorando o facto de já irmos no 4.2.

            E o leigo falar disso ainda percebo, não sabe mais e comenta o que vê por aí, mas imprensa supostamente isenta e informada não devia entrar no hype train desta forma, até porque simplesmente NINGUÉM seguiu a Apple. Apenas não falaram sobre isso. Adoptar um novo standard é business as usual para a maior parte destas companhias.

          2. Avatar de Pedro Pinto

            Estás a dar razão ao que disse.

          3. Avatar de JJ
            JJ

            Não anunciaram antes, porque não acharam relevante esse tipo de anuncio.

            Assim como não se anunciou o suporte para o USB2.0, ou para o USB3.0. Ou não se anuncia outro tipo de suporte a novos hardwares, que gradualmente vão se tornando os mais comuns no mercado e vão sendo implementados de forma natural.

            Mas, se uma marca anuncia esse suporte como algo extraordinário, as outras marcas quase são obrigadas a também fazer o mesmo tipo de anuncio, por uma coisa que ira ser suportada naturalmente por questões de avanço tecnológico.

            Sendo um pouco mais radical e mauzinho…
            Apple não tinha nada de relevante para apresentar, então pegou numa tecnologia nova que vai surgir naturalmente em todos os novos hardwares e softwares, para tentar mostrar que esta muito a frente.

            As outras empresas também tinham/tem suporte a essa nova tecnologia, mas não viram grande relevância em destacar a mesma, tendo em conta que é algo que vai aparecer no mercado naturalmente sem precisar-se de anúncios e porque tinham coisas novas mais interessantes para apresentar.

          4. Avatar de Pedro Pinto

            Estás a dar-me razão

          5. Avatar de JJ
            JJ

            Sendo ainda mais radical…

            Só os que não estão a par dos desenvolvimentos tecnológicos é que ficaram surpreendidos e fascinados com o anuncio por parte da Apple ao suporte do USB-C.

            Até porque era mais que lógico a Apple, Google e Microsoft, darem suporte a esta novo tecnologia. Pois não iria fazer sentido começar a surgir hardware com a mesma e o software não suportar.

          6. Avatar de David Neto
            David Neto

            Isto é mentira:

            “agora todos as marcas querem seguir as pisadas da Apple.”

            Ninguém está a seguir as pisadas de ninguém. Se for é ao contrário, finalmente a Apple está adoptar um standard para portas como connector único, mandando embora de vez o FireWire, o Thunderbolt e o minidisplayport.

          7. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ David Neto
            O USB não substitui o Thunderbolt, o Thunderbolt continuará a ser usado noutras gamas de computadores da Apple pela maior velocidade e certas aplicações que permite. O Firewire foi substituído pelo THunderbolt, e o mini-displayport estava a ser desempenhado pelo thunderbolt – já agora outros fabricantes usam mini-displayport nos seus dispositivos.

            ” Se for é ao contrário, finalmente a Apple está adoptar um standard para portas como connector único,”
            Ninguém até aqui tinha usado em computadores um conector único para energia e ligação a periféricos e monitores.

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          Mas a Nokia não usou propriamente um novo standard, apenas usou um novo conector com o velho USB 2, pois só há pouquinho tempo é que o standard foi finalizado!

          1. Avatar de David Neto
            David Neto

            Yep. Eles queriam usar mas ainda não havia condições para isso.

            Mas é apenas um exemplo para demonstrar que Apple não estava à frente de ninguém. Apenas falou mais sobre isso do que todos os outros.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            o caso da Nokia não serve de exemplo para nada disso!
            “Apenas falou mais sobre isso do que todos os outros.”
            Apenas se falou mais sobre isso porque foi a primeira a apresentar um computador com o novo standard para o USB.
            Se queres um exemplo de como outros tb estavam envolvidos e interessados pegas no aparelho da Google, que surgiu no dia a seguir [se não me engano]

      2. Avatar de Mikes
        Mikes

        Mas o que é que anunciar tem a ver?! Agora é inovador quem anuncia primeiro?!
        Em vez de falarem da Apple podiam dizer que esta tecnologia está a chegar para ficar e que poderá vir a ser o tão ansiado conector universal!
        Não é dificil encontrar artigos com mais de 1 ano na net a falarem de USB-C.
        Acham mesmo que a Google ou a MS só começaram a pensar nisto após a Apple lançar o macbook?! 🙂
        Quer dizer, que segundo vocês, a Google à última da hora mudou o USB do novo chromebook? Tipo, Eh lá… esperem lá, troquem aí os terminais USB para no novo USB-C? As coisas funcionam assim, né?

  10. Avatar de Mikes
    Mikes

    Aliás, no artigo deveriam dizer também que a Apple inventou o USB-C, o NFC, o carregamento sem fios, o telemóvel, o tablet, o computador e a roda.

  11. Avatar de Iurie Solomon
    Iurie Solomon

    transmite muitos dados mas tb consomemm mais energia….
    nalguns casos justifica-se mas noutros nao.

  12. Avatar de Fábio Silva
    Fábio Silva

    Pelo que sei eles apenas inventaram o “i” atrás das palavras lolllolllollll