Apple aumenta preços em Portugal devido a flutuações do dólar

76 Comentários

Os preços dos dispositivos Apple são nalguns países mais em conta que noutros, isso deve-se sobretudo à oscilação da cotação da moeda.

Como o dólar tem estado forte, a Apple aumentou o preço dos seus produtos nas lojas online internacionais, alguns exemplos são os preços elevados na loja do Canadá, Nova Zelândia, França, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Portugal.

imagem_preços_apple00


O dólar está numa forte alta nos mercados globais de câmbio. Esta força da moeda americana é impulsionada pelas expectativas de alta de juros nos Estados Unidos ainda neste semestre, após os fortes números da recuperação do emprego. Esta situação tem obrigado a Apple a mexer nos preços, fazer ajustes um pouco por todo o mundo.

Na loja online e do Canadá, como refere o site MacRumors, o preço inicial de um iPhone 6 desbloqueado passou dos 749 dólares canadianos para os 839 dólares. O ecrã Thunderbolt tinha um preço de 999 dólares e passou para 1199 dólares. O Macbook Pro Retina de 15″ tem um preço actual a partir de 2440 dólares em vez dos 2049 dólares.

imagem_preços_apple01

Em França, o MacBook Pro teve um aumento do preço de 1999 euros para os 2249 euros. Isto porque a Apple periodicamente ajusta os preços fora dos Estados Unidos em respostas às flutuações da moeda.

Um caso crítico ocorreu ano passado na Rússia quando a loja online da Apple esteve mesmo fora do ar na sequência de uma queda abrupta do Rublo e só quando a moeda estabilizou é que a loja voltou a ficar online. Mesmo assim alguns produtos ficaram 35% mais caros.

imagem_preços_apple03

Um dos exemplos de uma baixa de preços deu-se no evento da Apple de segunda feira, onde foi anunciada uma descida do preço da Apple TV. Esta passou do preço de 99 dólares para 69 dólares, em Portugal custa agora 79 euros. Contudo, esta descida não terá a ver com a oscilação da cotação do dólar, terá sim a ver com a concorrência, isto porque nos Estados Unidos o dispositivo da Google, o Chromecast, assim como o Roku 3 custam menos de 99 dólares.

[Via appleinsider]

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marc
    Marc

    Está previsto acontecer isto também às outras marcas?

    1. Avatar de Jorge Vieira
      Jorge Vieira

      Em teoria sim. Todas as marcas ganham menos se não aumentarem os preços. Neste momento comprar “lá fora” já pouco compensa devido ao câmbio. Com estes aumentos a balança já equilibra.

    2. Avatar de Joao
      Joao

      claro que e para todos, o euro ta a perder forca e samsungs, lgs n sao europeias logo o aumento é geral. O mais engracado é que se fores aos US compras la 2 ipads, por o preco de 1 ca e ca tens assistencia na mesma. (garanto te que tens pois eu tive 2anos)

      1. Avatar de Vera
        Vera

        E ainda mais engracado é chegares ao aeroporto e teres de pagares as taxas… e se não o fizeres e fores apanhado pagas na mesma mais uma multa!
        Aviôes que aterram vindos os States não falham no controlo….

        1. Avatar de Não Não
          Não Não

          +1

          Eles nada fazem em todos os voos, não fazem a todos os passageiros, mas é um risco.

        2. Avatar de Maria
          Maria

          se levares na mao n acontece nada, n o deixes e na caixa 🙂

          1. Avatar de PSL
            PSL

            Não sabes do que falas… claramente…

          2. Avatar de Maria
            Maria

            eu sei do que falo pois ja fiz isso 3 vezes, fui parada em 2 e nc paguei 1 centimo

          3. Avatar de Alexandre Cunha
            Alexandre Cunha

            Mas e se eu já levar de PT um portátil, um tablet e smartphone todos XPTO, poderei ter problemas a regressar de um país fora da UE?

      2. Avatar de Luisbad
        Luisbad

        Assistência tens sempre. Mas garantia Internacional é só de 1 ano.

        1. Avatar de ricardo caetano
          ricardo caetano

          nao, nao tens sempre!

    3. Avatar de JJ
      JJ

      Quase de certeza. Principalmente em produtos de empresas dos EUA.

    4. Avatar de SF
      SF

      A maior parte das marcas isso ja aconteceu amigo. Por exemplo a BQ atualizou os seus precos a pouco tempo, os equipamentos aumentaram em media cerca de 20€

  2. Avatar de Não Não
    Não Não

    Apple não é para quem quer, é para quem pode.
    Mais um obstáculo para os pobrecas não conseguirem comprar Apple. Agora para não mostrar a inveja que têm por não conseguir comprar um produto da marca, vão falar ainda mais mal dela.
    Invejinha invejinha

    1. Avatar de Flavio
      Flavio

      “Os pobrecas”, essa fica-te mesmo bem. Provavevelmete és daquelas pessoas que anda com empréstimos para pagar tudo e mais alguma coisa e ainda falas “nos pobrezas”, um bom pobre de espirito me pareces tu…

      1. Avatar de Newj
        Newj

        E aqueles que compram um iphone para dizer que são ricos por causa de uma peça que nem chega a 1k€, depois andam a pé etc..

    2. Avatar de Boss
      Boss

      Deves é estar cheio de inveja deves.
      Muita gente se calhar que tu achas “Pobrezeca” tem mais dinheiro do que tu e não compra um Iphone porque não gosta.
      Eu sou daqueles que nunca gostou dos Iphones.

    3. Avatar de Alibaba
      Alibaba

      Eu quero acreditar que estás a trollar e não a falar a sério.

      1. Avatar de Não Não
        Não Não

        Porque haveria de estar a brincar? É a minha opinião, se não a aceitas paciência, rennie na farmácia mais próxima e a azia passa

        1. Avatar de Alibaba
          Alibaba

          Azia não tenho, mas tenho pena de ti

          1. Avatar de Não Não
            Não Não

            Tens pena? És galinha?
            Tenho una vida muito boa felizmente, estou habituado a levar com a inveja alheia

          2. Avatar de Alibaba
            Alibaba

            A sério não digas mais nada que só te estás a prejudicar a ti próprio.
            Ainda bem que tens uma vida muito boa e espero que continues a ter 😉

        2. Avatar de Não Não
          Não Não

          Dá a tua opinião, mas com o teu nick

          1. Avatar de Cabecinha Pensadora
            Cabecinha Pensadora

            O teu nick de Não Não revela imensa coisa por acaso…

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        @Alibaba: Não vês que isto é tudo uma jogada de marketing? De contra-informação? O mais certo é esse “Não Não” trabalhar na concorrência e/ou ter sido contratado pela concorrência (por ex., agências de comunicação) para escrever este tipo de comentários nos blogs de tecnologia. O objectivo é claro: criar um perfil deturpado e preconceituoso do utilizador da marca da maçã. Enfim.

    4. Avatar de darth
      darth

      lol, que troll

    5. Avatar de Miguel Soares
      Miguel Soares

      ahahahahahahahah
      O “pobrecas” aqui és tu e de cérebro. Sim porque comprar produtos Apple apenas para se mostrar revela alguma falta de inteligência.
      Compra compra, o estado agradece 😉

      1. Avatar de Não Não
        Não Não

        Mesmo… Vê-se a classe…

        Nem Português sabe!

    6. Avatar de aspas
      aspas

      Pode ser que um dia o Papá te corte a mesada e passes a ser um “pobrecas” também.

    7. Avatar de Bruno Santos
      Bruno Santos

      A estupidez de facto não tem limites

    8. Avatar de TCastro
      TCastro

      A tua opinião é válida como qualquer outra, a minha é que essa tua mesma mostra que és limitado intelectualmente e emocionalmente desequilibrado ou frustrado. Com essa opinião mostras que ou estas a trollar, ou se tens dinheiro não foste pobre nunca e não vem do teu esforço.

      Sabes a grande diferença entre um pobre e um rico?! O pobre não tem medo de ser rico.

      1. Avatar de EuTech
        EuTech

        +1 exactamente

    9. Avatar de Traveller
      Traveller

      Tenho o Iphone 4s porque é o que gostava na altura, a minha esposa tem o iphone 5s porque é o que gostava, tenho o Ipad2 porque na altura achava o melhor.
      Agora uso Samsung alpha, Surface pro 3, se sou pobre? de espirito acho que não.
      Iphone 6 nunca, acho horrível (gosto pessoal).
      Se compro o apple watch talvez se gostar e achar funcional enquanto não testar não compro nem vou para as filas para comprar uma coisa não testada por mim.
      Já agora compro porque é 1% do meu vencimento mensal e não me causa problemas financeiros a aquisição.

      1. Avatar de J T
        J T

        O teu orcamento mensal sao 35000eur? Parabens. O que te levou a comprar um alpha? O design estilo iphone 4/5, ou as specs abaixo da concorrencia android? Digo isto porque se tivesse 35000eur por mes eu pessoalmente comprava um Z3 (compact) ou um M8 como telemovel (e um iphone 9 para a minha mulher) e para portatil a serio comprava um razer blade 14″. Mas tu preferiste comprar produtos de marca que fazem questao de fazer comprativos directos com a apple, por terem um complexo de inferioridade. A verdade eh que existe muita coisa melhor que a apple mas raramente veem pela mao da samsung ou da microsoft. Ja agora, nenhuma agencia paga 35000eur mes para fazer mkting de guerrilha pois nao? Devem te dar mais uns 350 com sorte…

    10. Avatar de Não Não
      Não Não

      ••••••••••••••••••••••••••••••

      Este gajo, não sou eu

      ••••••••••••••••••••••••••••••

      1. Avatar de ptpedropt
        ptpedropt

        se nao es tu mete uma imagem para comprovar..

        em gravatar.com depois a imagem aparece aqui quando metes o email

        o pessoal do pplware bem que podia destacar mais isto para evitar estes problemas e outros

          1. Avatar de Não Não
            Não Não

            Mas eu tenho que comprovar alguma coisa?
            Se não acreditam paciência, não é que a minha opinião seja diferente da dele, mas não sou eu. Ponto.

          2. Avatar de ptpedropt
            ptpedropt

            entao sao os 2 putos estupidos..

    11. Avatar de Joao
      Joao

      Todos os que conheço que têm iphones ainda estão a paga-los ….

  3. Avatar de JJ
    JJ

    Isso acaba por ser uma medida normal!
    Se a moeda onde estão a vender esta a valer menos que a moeda com que trabalham, vão ter de aumentar o preço para continuarem a ter o mesmo nível de retorno.

  4. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    Compro Jááááááááá!

  5. Avatar de Joao
    Joao

    Gosto desta medida, quem nao pode que fique com a porcaria do android..sinto me exclusivo com iphone, os fandroids que se lixem

    1. Avatar de Jonathan Fitzgerald
      Jonathan Fitzgerald

      Este é o típico tipo de fanático que destila as flame wars nas secções de comentário…

    2. Avatar de dajosova
      dajosova

      …gostava de conhecer os teus pais!

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      A MS deve estar a pagar-te bem para escrever esse tipo de comentários…

      1. Avatar de Não Não
        Não Não

        O que é que a Microsoft tem a ver com a conversa? A vossa raiva, ódio e inveja pela Apple também se está a alastrar para os lados da Microsoft?
        Realmente vocês só vêm Samsung e Android à frente
        Cambada de….

    4. Avatar de asdfgg2

      aconselho a ler o significado da palavra “Exclusivo” no dicionario mais proximo 😀

  6. Avatar de R7cardo
    R7cardo

    Ai Jasus estes gajos são mesmo ladrões ja vendem com uma margem de lucro elevadíssima e mesmo assim não podem perder uns euritos de lucro

    1. Avatar de Não Não
      Não Não

      Se não aguentas compra Android, o iPhone não é para gente pobre, o Android sim.

      1. Avatar de Raquel
        Raquel

        Já te calavas com isso da gente pobre. Sabes lá tu do que falas!

      2. Avatar de Zeah
        Zeah

        e te calares com essa conversa ? Já sabemos que és rico e tens produtos Apple, pena seres tão pobre em humildade. Agora volta a tu insignificância e deixa os “pobres” comentarem a sua livre vontade.

        1. Avatar de Não Não
          Não Não

          Conversa da treta, logo reflito sobre a minha falta de humildade e suposta insignificância estendido numa perguiçadeira em Bora Bora, e bebo um Martini para afogar as mágoas.

      3. Avatar de Pedro Nunes
        Pedro Nunes

        Hummm… Deve ser mais um daquele que compra iphone só pk é caro e tá na moda -.-

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Se um gajo tiver um iPhone 5C (que actualmente custa cerca de €349 – desbloqueado) é porque “é rico” e/ou “está na moda”. Mas se tiver um Samsung Galaxy S5 (que actualmente custa cerca de €619) ou outro modelo qualquer Android que ronde esse preço já é perfeitamente normal(!). Isto faz sentido? É óbvio que a partir de um certo preço, é uma questão de escolha/preferência. Por vezes, não basta ter “muitas opções”, vir bombardeado de aplicações (inúteis?) ou ter uma cam de 234032894 pixels… Enfim, há uma série de variáveis que contribuem para escolha/preferência de um smartphone por parte do utilizador.

          1. Avatar de Pedro Nunes
            Pedro Nunes

            Atenção: Eu tenho um iphone e macbook e não me sinto melhor ou pior que ninguém. O meu comentário ia nesse sentido.

          2. Avatar de Não Não
            Não Não

            Já acabaste?
            Agora podes sair da toca e reparar nas milhentas de promoções de 50% que há do Samsung Galaxy S5.

        2. Avatar de JJ
          JJ

          A maioria que compra, não será por esse motivo?

      4. Avatar de SF
        SF

        Tas no caminho da tristeza amigo, espero que nunca tenhas que voltar a andat com um nokia 3310.
        Comprei a pouco um Nexus 6 e um moto 360, sinceramente se ser “pobrecas” como mencionas é saber escolher, sou com muito orgulho.

      5. Avatar de Tiago
        Tiago

        rico que é rico e gosta de exclusividade compra um Vertu com Android.

    2. Avatar de Jonathan Fitzgerald
      Jonathan Fitzgerald

      Se fizeres as contas com as taxas de câmbio de há um ano atrás e com as taxas de câmbio actuais, vais ver que não são apenas uns euritos…não me surpreenderá nada se outras marcas adoptarem a mesma medida

    3. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Por acaso ontem fiz as contas à desvalorização do euro face ao dólar num ano:

      Câmbio ontem: €1 = $0,9345, há um ano atrás €1 = $06767

      O dólar valorizou-se 21,8%, num ano, e eventualmente já vinha de trás.

      Não há hipótese, mesmo não reflectindo imediatamente nos preços as variações de câmbio – tem que haver acertos periódicos. Foi o que foi feito ante-ontem pela Apple e que outras marcas certamente também farão.

  7. Avatar de Joao
    Joao

    fandroids o vosso s5 que custava 800euros hj na fnac esta a 420…curiosamente o iphone 5 de ha 2anos ainda vale mais. Iphone e sempre melhor negocio

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Ser mais caro, não significa ser melhor.

    2. Avatar de TheosKratos
      TheosKratos

      Um carro classico de coleçao tambem pode ser mais caro que um carro novo, n quer dizer que seja melhor 😉 Sao estes fanboys que dao vida a isto, rio-me sempre a custa da vossa estupidez LOOOL!!!

  8. Avatar de pinhom
    pinhom

    Iphone é um produto de uma simbiose software/hardware muito bem conseguida. Gostos são gostos e carteiras são carteiras tenho um Android e estou satisfeito e a minha carteira também. Admiro quem está disposto a pagar mais de 300 euros por um smartphone. É sinal que dinheiro não é problema.

    Cumps.

    1. Avatar de asdfgg2

      mesmo que seja o dinheiro do papá 😀

  9. Avatar de Kendimen

    749, 839, 999, 1199, 1999, 2249, 99, 69, 79, 99…
    A questão do câmbio é “peanuts” com esta política de os preços acabarem sempre em 9!

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      isso tem a ver com marketing de preço ao qual se chama “preço psicológico” que continua a funcionar.

      Quanto ao câmbio há sempre um aproveitamento mas que é verdade que o dólar tem subido é…

      o par EUR/USD rondou os 0,72… há uma semana e tal ainda não estava nos 0,90 e continua a tendência e já está nos 0,9423 e eu chateadinho com isso 😀

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        *queria dizer que esteve tinha estado há uns meses muito tempo a rodar a média dos 0,72

  10. Avatar de iPhone 7
    iPhone 7

    Nunca compro em Portugal, por isso não me importo 😀

  11. Avatar de VC
    VC

    Eles fazem o papel deles, mais burro é quem os compr lol

  12. Avatar de Rui
    Rui

    “O dólar está numa forte alta nos mercados globais de câmbio”

    Errado, O Euro é que está em baixa nos mercados globais devido às medidas que estão e vão ser tomadas pelo BCE.

  13. Avatar de LP
    LP

    Não, aumenta os preços… porque pode!