Questão semanal: Qual a melhor distribuição Linux?

92 Comentários

Com o objectivo de recolhermos informações dos gostos e interesses dos nossos leitores, recorremos aos nossos grupos onde será colocada uma questão semanal, variando de grupo, acerca de um tema pertinente.

Desta vez fomos ao grupo Pplware @ Linux, onde ficámos a saber “Qual a melhor distribuição Linux?“.

linux


A questão foi colocada no dia 24 de Fevereiro, tendo ficado activa até ao dia 3 de Março pelas 23:59. A recolha foi, posteriormente, feita e cá estão os resultados.

Obtivemos 354 votos válidos.

Então… a “Melhor distribuição Linux”, com 134 votos é…

1. Ubuntu (134 votos)

ubuntu_pplware

É, possivelmente, a distribuição Linux mais utilizada, mais falada e… verdade seja dita, talvez uma das mais bonitas e funcionais. Sempre versátil, actualizado e com funcionalidades e recursos que respondem, na perfeição, às necessidades dos utilizadores, o Ubuntu é, assim, a distro preferida dos leitores Pplware!

Aqui fica a lista das restantes distribuições mais votadas:

2. Mint (74 votos)

3. Debian (50 votos)

4. Elementary OS(18 votos)

5. Fedora (15 votos)

6. Arch (14 votos)

7. CentOS (10 votos)

8. Xubuntu (9 votos)

9. Kali Linux (6 votos)

10. OpenSUSE (5 votos)

11. Ubuntu MATE (4 votos)

12. Kubuntu (3 votos)

13. LXLE (2 votos)

14. Slackware (2 votos)

15. Gentoo Linux (1 votos)

16. Manjaro (1 votos)

17. Korora Project (1 votos)

18. SLAX (1 voto)

19. PC Linux OS (1 voto)

20. Pinguy OS (1 voto)

21. Chromium OS (1 voto)

Concordam com estes resultados? Para vocês, qual a melhor distribuição Linux?

Nota: A questão actual encontra-se no grupo Pplware @ Programação. Votem 🙂

Comentários

92

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José
    José

    Utilizador sim Ubuntu.
    Servidor sem duvida CentOS.
    Debian já li que era muito bom, mas ainda nao usei.

    1. Avatar de Fabio

      Ola vc utilizou o Ubuntu? Então sem saber também utilizou o Debian, porem o Debian e a versão pura do ubuntu.

      1. Avatar de andre
        andre

        kali , experimentei o kali…

      2. Avatar de Luiz de Freitas
        Luiz de Freitas

        Propaganda enganosa o debian vive firme e forte sozinho o Ubuntu sem a biblioteca debian nao existe.

        1. Avatar de kidreal
          kidreal

          sei que o posto é velho, mas e isso que tem a ver Luiz? o android também utiliza o kernel do Linux e não é por isso que se diz: android sem linux não é nada.
          O debian é um OS de codigo aberto, sendo assim alguém teve a ideia de criar um novo OS optimizado com aquilo que o senhor queria e chamou-lhe Ubuntu… se o debian fosse realmente o que é necessário, não seria preciso criar distros baseadas nele…

  2. Avatar de Pedro Barbosa
    Pedro Barbosa

    penso que xubuntu, kubuntu e afins não deveriam ser opções pois sao ubuntus com “skins?”

    1. Avatar de Marisa Pinto

      É derivado mas optámos por colocar à parte por também entendermos que pode ser vista como distribuição.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      então o ubuntu como é derivado do debian tb não deveria aparecer.

      1. Avatar de Douglas
        Douglas

        Não, Kubuntu, xubuntu e afins não tem nenhuma comparação de debian e ubuntu.

        Porque o ubuntu foi sim baseado no debian mas ele hoje é um sistema a par. Tem seus próprios ppas e tal. O Kubuntu , xunbuntu e lubuntu eles são o ubuntu em si, mas com outra gerenciador gráfico. Então não é a mesma coisa que debian e ubuntu

        1. Avatar de Marco
          Marco

          sabes quem é a proxima distro a colocar o systemd? isto depois de a debian ter colocado.

          1. Avatar de Luiz de Freitas
            Luiz de Freitas

            Propaganda enganosa o debian vive firme e forte sozinho o Ubuntu sem a biblioteca debian nao existe.

  3. Avatar de Ricardo Gaio
    Ricardo Gaio

    Falta o “nosso” Caixa Mágica! 🙂

    1. Avatar de Cenerentola
      Cenerentola

      Esse é uma tragédia, infelizmente!
      Entre pares chamamos a caixa trágica!

    2. Avatar de Luís
      Luís

      Se todos os Linux fossem Lamborghinis, o Caixa Mágica também o seria, mas na versão Tractor Agricola.

  4. Avatar de Jorge Arada
    Jorge Arada

    O melhor Sistema operativo, ou melhor destribuição linux depende de muitos fatores não exisitindo, na minha opinião, uma resposta direta.

    Dependendo do contexto existem melhores destribuções para este ou aquele objectivo, mas pessimo para outros.

    Dizer que (segundo esta votação) ubuntu é a melhor destribuição linux não é correto. É a melhor destribuição para a utilização que os utilizadores que votaram nele lhe deram.

    Na minha opinião para o uso “comum” mint e ubuntu são sem duvida boas alternativas ao windows.

    Para servidores web por exemplo SO’s BSD based não minha opinião são melhores.

    Para maquinas antigas Gentoo ou slackware.
    Para utilizadores avançados de UNIX arch linux.

    E poderia continuar aqui com uma lista de diferentes contextos que iriam influenciar a minha escolha do melhor SO para esse contexto

    1. Avatar de Xis
      Xis

      Concordo plenamente.

    2. Avatar de Cristiano
      Cristiano

      Mas é o que está no artigo…para os leitores do pplware,o Ubuntu é a melhor distribuição. Este artigo é sobre uma sondagem..!

    3. Avatar de Cenerentola
      Cenerentola

      Lá está a beleza de sistemas GNU/Linux, diversidade, liberdade, comunidade!

  5. Avatar de José Cordeiro
    José Cordeiro

    Tudo Fedora (Server e Desktop) 😛

  6. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    RedHat nem aparece na Lista?

    Aparece Centos e Fedora.. mas nao é bem a mesma coisa.

  7. Avatar de Luís Nabais

    Para mim as melhores são Arch Linux, openSUSE e Fedora.

    Ubuntu pode ser muito bom para desktop, mas sempre achei lenta e cheia de bugs (wireless a falhar, mensagens de alerta de report de erro, coisas assim).
    São gostos, mas nunca fui fã do output do “mundo Debian” para a gestão de packages, tudo desalinhado e 2 comandos, um para pesquisa e outro para instalação/remoção.

    1. Avatar de Bovidino
      Bovidino

      Concordo plenamente. O Fedora 21 então está excelente.

  8. Avatar de jorjão
    jorjão

    A melhor distribuição vai ser o kubuntu 15.04. O Plasma 5 está fantástico!!!!!!!!!!!!

    1. Avatar de killwill
      killwill

      +1 também estou usando,nada para reclamar !

  9. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    O slackware e derivados (salix ou tb na pen usb o porteus) funcionam em todo o lado, o problema é o raio da instalação, mas funcionam sem glitches. Os outros foram uma desilusão ou era o wifi ou era o alsa ou após upgrade catrapum…o crunchbang era porreiro neste momento LinuxLite está a desenrascar.

  10. Avatar de kokoloko
    kokoloko

    Uma sugestão: faz um artigo explicando o que é uma distribuição de Linux e só depois é que fazes essa pergunta. Isto porque muita gente – se calhar a maior parte dos leitores e também dos utilizadores de Linux – não sabe exactamente o que é uma distribuição de Linux. Instalam o Ubuntu e pronto!E, passado algum tempo – pouco – voltam novamente para o querido Windows 🙂

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Não sou conhecedor e por isso esta dúvida, porquê usar o termo distribuição em vez de sistema operativo? Ou será que a partir de um SO há várias distribuições? Não vejo isso no Windows, só Linux.

      1. Avatar de Alucard
        Alucard

        Não vês isso no Windows porque este é propriedade de uma só empresa, a Microsoft. Não há mais ninguém a produzir Windows, só eles.

        O Linux é um só sistema operativo, mas que não pertence a nenhuma empresa. Daí as diferentes distribuições, porque tu podes ir buscar o Linux a muitas “fontes” diferentes, desde empresas com a Red Hat ou SuSE, a projectos comunitários sem fins lucrativos como o Mageia ou Mint.

        Em suma, parece que o tal artigo sobre o que é uma distribuição está a fazer falta.

  11. Avatar de Joao Pinto
    Joao Pinto

    eu já os experimentei quase todos, mas o mais estável e funcional que utilizei e utilizo atualmente é o Manjarolinux(Arch)
    é a minha opinião… 🙂

    1. Avatar de irlm
      irlm

      *1, incluindo pacotes AUR.

    2. Avatar de camt
      camt

      +1
      Já experimentei outros mas o Majaro Xfce para mim até agora foi o melhor e já estou tão habituado a ele que neste momento nem penso em mudar de distro.
      🙂

    3. Avatar de killwill
      killwill

      Estou aguardando ansiosamente a versão final manjaro 0.9.0 kde5 plasma.Testei as versões beta e está sensacional.

  12. Avatar de Joana
    Joana

    Eu agora utilizo o Majaro e nao tenho tido problemas. O Ubuntu e um sistema conveniente mas infelizmente nao passa de spyware.

    1. Avatar de João Oliveira
      João Oliveira

      Joana, que fundamento usaste para afirmar que o Ubuntu é spyware ? Não li nenhuma noticia de que exista esse tipo de coisa numa distribuição tão popular e tão forte.
      Mas, mesmo assim, e na tua opinião, como defines “A melhor distribuição Linux” ? Quais são as melhores, na tua opinião ?

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        Joao, ela provavelente está a falar das novas “FEATURES” da amazon.. Uso arch

  13. Avatar de Joaquim Azevedo
    Joaquim Azevedo

    Linix Mint

  14. Avatar de Fábio Tavares
    Fábio Tavares

    A melhor distro linux éimpossivel dizer-se , agora a distro linux mais utilizada é a Mac OS.

    Antes de quaisquer comentários sobre o meu comentário, façam uma pesquisa no “google” e verão do que eu estou a falar.
    Muitos irão dizer – “Para isso o windows também é!”

    E volto a dizer isto – http://www.google.pt

    1. Avatar de SrBla
      SrBla

      A sério?
      MacOS não é Linux, é sim um sistema UNIX como os Linux, ou seja têm arquitecturas idênticas, mas não são a mesma coisa.
      No máximo o que poderias dizer é que a melhor distro UNIX é o MacOS, o que em parte concordo e discordo….

      1. Avatar de Luis Costa
        Luis Costa

        MacOS é o irmão do Linux e o pai é UNIX. A maior diferença é que o irmão MacOS só pensa em dinheiro

        1. Avatar de One Asgardian
          One Asgardian

          Discordo, a apple pensa em teres algo que é do agrado de qualquer utilizador, porém seguro e estável como as distro linux.

          Quem só pensa em Dinheiro é a Microsoft dai o windows ser mais do mesmo.
          O Windows ainda não caiu por causa dos acordos que existem.

          As distros Linux e Mac OS estão bem melhores que o Windows e mais seguros.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Eu fico parvo com tanta estupidez dita com base no “gosto pessoal”. Primeiro MacOS não é Linux. Segundo, os OS mais user-friendly para um utilizador comum é o Windows e o MacOS sem sombra de dúvida. Agora dizer que as distros Linux são mais seguras que o Windows!!!??? Bem isso é para rir só pode! Se me disseres que as versões pagas como Montavista e etc. são, ainda acredito, agora Ubuntu, por exemplo??? Sistema de ficheiros diz-te alguma coisa?
            BTW, obviamente que aquilo que à partida é melhor feito como um MacOS ou um Windows é pago. Para ir ao Facebook e vêr uma séries o Ubuntu é óptimo pq é gratuito! Agora qd exploras a coisa mais a fundo, num nível mais baixo como tens de fazer aquando da implementação de um sistema embebido, até te ris com a fiabilidade e a qualidade do Ubuntu, que não sei bem pq, tem-se vindo a perder ao longo do tempo…

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            P.S: Sou utilizador do Windows 10 e do Ubuntu 🙂

    2. Avatar de Fábio Tavares
      Fábio Tavares

      Eu bem disse que os aziados iam criticar!

      1. Avatar de fabio
        fabio

        com essa tua burrice querias o que?

    3. Avatar de Ricardo das Couves
      Ricardo das Couves

      Colocas um link do google e pelos vistos nem isso sabes usar. Podes começar pelo básico: o que é Linux, o que é uma distro e o que é Mac OS.

      Pro tip: usa a wikipedia. Não coloco link já que usas o google que nem um pro.

  15. Avatar de fabio
    fabio

    nao digas asneiras ..

  16. Avatar de camsarria
    camsarria

    Pendo sempre entre o mint e ubuntu, adoro os dois, ainda estou para me decidir qual é que uso a 100%

    windows? lol 🙂

  17. Avatar de João Martim
    João Martim

    Não acho que Linux seja 1 sistema pratico em termos de compatibilidades para client-site em relação ao meu ponto de vista e à utilidade que dou

    Uso CentOS para server-side

  18. Avatar de Osvander
    Osvander

    Discordo, o melhor é o PCLINUXOS BR!!!

  19. Avatar de Jorge
    Jorge

    Que lista estranha esta.

    Nem o Mageia nem o RH aparecem, LOL!

    Na distrowatch o Mageia aparece em 6º hehehehe

    http://distrowatch.com/

    1. Avatar de Marisa Pinto

      São os leitores que adicionam as opções 🙂

  20. Avatar de Zezão
  21. Avatar de Alucard
    Alucard

    O meu favorito é o Fedora. Mas concordo que os Ubuntus e Mint são mais simples para um utilizador com poucos conhecimentos. Por isso, não me choca ver o lugar que ocupam. O problema é que para mim, comparados com o Fedora tem camadas de bloat/tralha mesmo “debaixo do capô” e ficam atrás em performance. E Fedora é mais bleeding-edge, ou seja tem normalmente versões mais recentes do software. E tem a implementação mais próxima da fonte do Gnome 3, o que para mim é positivo.

    A única coisa que mudaria no Fedora era ciclos de suporte mais longos, tenho preguiça de fazer upgrades anuais.

    OpenSUSE também é uma distribuição muito boa, especialmente para quem prefere KDE.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Nao há almoços grátis..
      O Ubuntu Mint teem uma boa performance..
      Se queres leveza usa SlackWare e aí tu decides o que incluis 😉

      Mas claro da muito mas muito mais trabalho.. mas é a tua escolha..

      OpenSouse tem o problema de não ser deb based e ser KDE basedN para mim que não gosto de ter KDE, de resto tem uma performance muito boa..

      Mas melhor performance tinha o Mandriva.. não sei como está agora o mageia..

      1. Avatar de Alucard
        Alucard

        Não ser baseado em Debian é um problema? Porquê, RPM funciona da mesma formas que deb.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas..

          Sim funciona igual 😉

          A diferença é que o deb é mais ou menos um formato universal…Alias se vires a Definição de Debian…é mesmo O Sistema Operativo Universal.

          E como tal não ser Debian Based é um entrave.
          A quantidade de pacotes que existe em deb é muito superior a qualquer outro…no entanto esta diferença tem tendência a desaparecer..

          No entanto e mais uma vez, Debian é o maior SO do mundo!Ás vezes as pessoas esquecem-se disso…

          Debian suporta mais de 20 Arch’s diferentes, é torna-se num standard Mundial automaticamente…

          Tudo o que vez de routers, seopbox’s, etc de uma forma geral estão ligados ao Debian, ou estiveram desde o seu momento de criação…porque é um SO Universal…

          O RPM está muito ligado ao mercado comercial(Red Hat), e como tal não tem tanta aceitação, porque para além desta limitação, a quantidade de archś suportada é minúscula comparativamente..

          Tu vais para x86, ARMv6,7,8…, MIPS, SPARC, POWER7,8, etc, etc todos teem suporte em Debian…são mais de 20 arch’s, é uma coisa louca!

  22. Avatar de paulo
    paulo

    onde está a categoria linux no menu do pplware?

  23. Avatar de godinhos
    godinhos

    centos 5,6,7.

  24. Avatar de lmx
    lmx

    hehe,

    O todo poderoso SlackWare ao puder 😉

    Para mim, Servidores Debian ou SlackWare.

    Para Desktop.. gosto de Debian,Mint,Ubuntu..

  25. Avatar de Justino Silva
    Justino Silva

    Já usei as: 1ª, 2ª, 4ª e 6ª e agora uso a 16ª. Not bad.

  26. Avatar de irlm
    irlm

    não atualizam a lista de Distribuições, de acordo com os nossos votos (Manjaro)?

  27. Avatar de António Joaquim
    António Joaquim

    Descobri o ubuntu mate.
    Excelente. Melhor que o original.

  28. Avatar de sakura
    sakura

    ArchLinux. Suse.
    arm , Cyanogen OS.

  29. Avatar de Miguel
    Miguel

    Na óptica do utilizador, Linux Mint.
    Servidor, Debian.

  30. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Amigos, gostava de vos pedir uma opinião sincera, sem fanatismos por SOs. Tenho um Asus com um i5 3a geração e com um SSD aliado a 8gb de RAM, a correr em Windows 8.1. Para trabalho diário (Office e browsing) nunca tive problemas, graças ao SSD o computador responde quase instantaneamente.
    Mas tenho muita curiosidade em usar Linux e já cheguei a experimentar, mas como SO principal não consegui utilizar, na altura precisa de alguns programas específicos para Windows.
    Mas neste momento até gostava de experimentar um dual boot. Mas digam-me, em que situações, para este tipo de utilização, é que seria vantajoso para mim usar Linux? Porque sempre que leio algo sobre Linux esta ligado a programadores e pessoal mais técnico..
    Obrigado desde já 🙂

    1. Avatar de Ricardo das Couves
      Ricardo das Couves

      Instala o Virtualbox, saca umas .iso de distros Linux e brinca numa VM.

      Começa com documentação particular da distro que escolheres e complementa com documentação genérica como filesystem, shell, etc.

      1. Avatar de Emanuel
        Emanuel

        Obrigado pela resposta amigo! 😉
        No entanto, como utilizador de linux (suponho), e para a utilização de pesquisas (intensivas, dezenas de abas abertas) e office (docs, excel, pdf) em que medida é que o linux se pode tornar mais vantajoso que o Windows 8.1?

        1. Avatar de Alucard
          Alucard

          As maiores vantagens do Linux para esse perfil de uso para mim, são mais performance e segurança. Claro que com o sistema que tens, acredito que já consigas um bom nível de performance no Windows.

          Terás também um SO mais flexível em todos os aspectos, que te dá liberdade de escolha e te coloca em total controlo se assim o quiseres, o que pode ou não ser importante para ti.

          O que tens que ver é quais os programas que para ti são essenciais e se existem alternativas em Linux que te cumpram os requisitos. Por exemplo, consegues viver sem o Microsoft Office? O que achas do LibreOffice? Já ouviste falar na Calligra Suite?

          1. Avatar de Emanuel
            Emanuel

            Muito obrigado pela resposta 🙂

            Vivo perfeitamente sem MS. Já utilizei LibreOffice. Quanto a browsers, sempre usei firefox, mas ha questao de 1 ano uso o chrome mais por causa da interação com o Android.

            Em relação a performance, na tua opiniao, achas que se iria notar muita diferença? Como disse, com o SSD, o computador está super rapido a abrir documentos, pesquisar na net (tenho fibra otica, 120mb), se bem que a pesquisar na net talvez o linux seja mais leve e rapido a abrir paginas.

            Quanto a segurança, sempre li que quem usa linux nao precisa de antivirus. É verdade?
            Em todo o caso, tenho licença de Kaspersky e nunca tive problemas com virus (faço limpezas regulares com Anti malwarebyes também)

          2. Avatar de Alucard
            Alucard

            Eu penso que não perdes nada em experimentar, e se gostares criares um dual boot.
            Como já sabes, não há programas da Microsoft. Bem, existe o Skype e é excepção.
            Existe Chrome da Google e também o Chromium no qual este é derivado.
            Em geral, penso que qualquer distribuição de Linux é mais leve que o Windows, nota-se por exemplo no consumo de RAM. Experimenta por exemplo o Fedora, o Debian, o OpenSUSE e deverás ficar agradado com a fluidez com que correm. O Ubuntu e o Mint são boas distribuições também e parentes do Debian. Mas na minha experiência, Fedora é mais enxuto e rápido que o Ubuntu e derivados.

            As distribuições de Linux já tem mecanismos de segurança rapidíssimos, no caso do Fedora tens o SELinux, no Ubuntu tens AppArmor. São como firewalls que escrutinam todos os processo em execução e os privilégios que eles requerem. De resto, da mesma forma que o software do Windows não é compatível, também o malware que é criado para Windows não funciona.
            As únicas coisas susceptíveis de ataques com alguma probabilidade são plug-ins como o Flash, o Java que tem vulnerabilidades. Mas nada que comprometa o sistema.

            Podes instalar um antivírus como o ClamAV, mas não é francamente necessário.
            Em teoria, o Linux não é invulnerável e podem existem vírus para ele. Mas na prática, ainda estou para ver um ao vivo e a cores.

          3. Avatar de Emanuel
            Emanuel

            Muito obrigado amigo, foi uma resposta muito útil e fundamentada. Vou seguir os conselhos 😉

          4. Avatar de José Maria Oliveira Simões
            José Maria Oliveira Simões

            Não instale o skype em Linux 64 bits. Ao fazer isso tem que instalar obrigatoriqamente uma data de livrarias em 32 bits. Isso irá obrigar a ter um SO de 64 bits a correr livrarias de 32 bits. Uma verdadeira salganhada. Não recomendo de todo.

  31. Avatar de elidio
    elidio

    Refazendo a pergunta do colega Paulo, onde foi parar a categoria linux no menu do Pplware ?

    1. Avatar de One Asgardian
      One Asgardian

      A Microsoft deve ter feito algum tipo de acordo com eles dai a categoria Linux Desaparecer.

      Ponho as mãos no fogo por essa teoria.

    2. Avatar de Yuri da Silva

      Ele disse que iria voltar depois de arrumar o site.

  32. Avatar de Silvio
    Silvio

    Cheguei tarde 135 para o Ubuntu!

  33. Avatar de Silvio
    Silvio

    Cheguei tarde, 135 Ubuntu!

  34. Avatar de HC
    HC

    A melhor em design e desempenho é o ChaletOS, é baseado no Xubuntu 14.04.2 LTS.

    Já instalei e testei num antigo notebook Fujitsu Esprimo Mobile dual core 1,6 Ghz 2 MB (Versão amd64)

    E num FX6300 AMD 6 core 32 GB Ram Nvidia 1 GB e HD 500 GB Sata III
    Funciona muito bem em qualquer dos dois e o look é muito cuidado

  35. Avatar de Outlaw
    Outlaw

    Windows 7 É O MELHOR.

    1. Avatar de Yuri da Silva
  36. Avatar de One Asgardian
    One Asgardian

    o melhor em bugs e falhas de segurança?

    Só pode loool
    O Windows não é seguro.
    Numca foi.

  37. Avatar de António
    António

    Não há melhor, há uma que se ajusta às necessidades de cada um.

    Eu uso Ubuntu, mas porque o meu portátil permite que este funcione quase sem bugs (raramente, mesmo raramente tenho 1 bug).
    O Ubuntu é excelente para quem é iniciante, permite intuitivamente aceder às mais diversas funções, para além de ter um design apelativo (isto já é gosto pessoal).

    Contudo, gosto do Lubuntu, Kubuntu, KDE e por ai fora.

    A instalação depende basicamente do pc em que vou correr! 🙂

  38. Avatar de Survivor
    Survivor

    Para mim é sem dúvida o slackware.

    1. Avatar de Survivor
      Survivor

      Aliás, desktop slackware e server BSD.

  39. Avatar de Osvander
    Osvander

    Pra mim sem dúvida é o PCLINUXOS

  40. Avatar de Nelsonrpp
    Nelsonrpp

    Melhor distro algo “mais baixo nível” talvez Slackware gentoo ou até mesmo arch porque depois do o processo de instalação um bocado mais complexo são sistemas mais dedicados logo são mais estáveis.

    Mais populares os suspeitos do costume ubunto debian mint fedora e alguns forks.

    Moral: não importa que distro gostas, desde que uses gnu/linux.

  41. Avatar de Pepe

    LINUX LITE !! (Debian/Ubuntu/XFCE4 : leve, rápido, bonito, simples)
    http://linuxnopc.blogspot.pt/2014/11/linux-lite.html

  42. Avatar de Paulo Mendes
    Paulo Mendes

    Já usei várias distros e devo dizer que não há uma melhor que a outra e a meu ver todas têm partes boas que vai depender do usuário final. Para mim, tal como votei, Ubunto. Mas para outros poderá não ter funções que outra distro terá.

    Generalizando, Ubunto claro.

  43. Avatar de osvander
    osvander

    Sem sombra de dúvidas PCLINUXOS (RPM)