XAMPP 1.7.2

12 Comentários

Quando se desenvolve conteúdos web, as diversas tecnologias usadas exigem determinados programas para as correr.

Para construir os suportes temos de ter uma base de teste, base essa que terá todo o interesse em possuir o mesmo ambiente que o servidor onde o projecto web será alojado (mesmo que num sistema operativo diferente).

Para recriarmos um espaço típico de um servidor web temos de instalar algumas ferramentas. E é aqui que entra o XAMPP.

Este programa permite instalar de uma só vez o Apache, o PHP e o MySQL. Isto tudo num único processo de instalação, de forma rápida. E tanto em sistemas Linux, Windows, Mac OSX como em Solaris.

Existem diversos pacotes de aplicações como este, que instalam tudo o que precisamos para iniciar a programação em PHP.

Ao instalar o XAMPP estará a instalar simultaneamente os seguintes pacotes:

  • Apache HTTPD 2.2.12 + Openssl 0.9.8i
  • MySQL 5.1.37
  • PHP 5.3.0
  • phpMyAdmin 3.2.0.1
  • FileZilla FTP Server 0.9.29
  • Mercury Mail Transport System 4.52
  • OpenSSL 0.9.8i

Basicamente temos um servidor web, temos uma base de dados, temos um servidor FTP, um servidor de correio electrónico, um… vocês sabem ao que me refiro. Naturalmente que estes pacotes podem ser instalados ou não, dependendo do cenário que pretendemos. E mesmo assim, caso os instalemos eles só arrancam como serviço se o pretendermos e quando pretendermos.

Na prática a simplicidade de instalação desta ferramenta resume-se a dois pontos: onde quer instalar e o que quer instalar. Nada mais é pedido.

Após a instalação somos presenteados com uma aplicação que é um verdadeiro painel de controlo do XAMPP, onde definimos que serviço queremos arrancar, se o queremos a arrancar como serviço do Windows, entre outras coisas.

Basta então ordenarmos ao nosso XAMPP que arranque o SQL e o Apache (se isso vos bastar!). Quando a indicação de “Running” aparecer a verde está tudo feito!

Abram o vosso browser, coloquem o endereço http://localhost na barra de endereço do vosso browser de eleição e comecem a explorar o vosso novo Webserver.

Dentro do que foi iniciado têm um conjunto de ferramentas e exemplos que podem usar para começar a mexer e a afinar o vosso webserver de bolso.

E claro, é uma excelente base de trabalho para aplicarem os conhecimentos que vos forem sendo passados sobre PHP.

Apenas uma dica que é util. Usem a aplicação xampp-portcheck.exe para verificarem se não existe uma outra aplicação a usar os portos que precisam para o XAMPP. tipicamente os portos 80 (HTTP), 81 (WebDAV), 443 (HTTPS), 3306 (MySQL), 21 (FTP), 25 (SMTP), 110 (POP3) e 143 (IMAP). Dou-vos esta dica porque, no meu caso o Skype estava-me a “roubar” a porta 80 e foi necessário alterar essa configuração no Skype.

Eu uso e gosto, agora é a vossa vez!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac/
Download: XAMPP 1.7.2 [44.20MB]
Homepage: XAMPP

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno-mc
    Nuno-mc

    O Xampp é uma ferramenta indispensável para um webmaster.
    Uso e Recomendo 😉

    1. Avatar de Mandrake
      Mandrake

      Tmb uso e recomendo.

      XAMPP pra Linux detona, jah pra Windows uso o WAMP.
      Não esqueçam de setar senhas pros serviços.

      Belo Post. ^^

  2. Avatar de Rainbow
    Rainbow

    o xampp veio facilitar muito a vida, por vezes os webmasters ao criarem as suas paginas juntamente com esses pré pacotes completos descoram a segurança. Paginas mal configuradas, esse tipo de software não deveria ser empregue seja o tipo de deamon que for, pondo por vezes em causa sistemas inteiros devido a mas configurações, pois realmente facilita muito.

    1. Avatar de Pedro A.
      Pedro A.

      Não te queres alongar mais um pouco?

  3. Avatar de AF
    AF

    É uma ferramenta excelente. Costumava utilizar o easyphp mas este é mais estável.
    Contudo, há ainda muitas aplicações CMS e de ecommerce que poderão ter incompatibilidades com a versão do php tipo joomla 1.5, oscommerce…
    Alguém tem uma ideia sobre isto?

    1. Avatar de Pedro A.
      Pedro A.

      o WAMP permite instalares várias versões de PHP, MySQL e Apache. Depois só tens de configurar qual queres que arranque quando activares os serviços.

  4. Avatar de MS
    MS

    Eu costumava usar a versão ZIP, só que como trabalho em diversas máquinas a portabilidade dava-me jeito, deste modo uso o USB WebServer http://www.usbwebserver.com/ pois é muito simples e portátil.

  5. Avatar de leitorassiduo
    leitorassiduo

    Muito boa esta ferramenta, já usei para uns projectos pessoais e posso dizer que é de facto muito fácil e útil.

    Seria bom se alguém aqui colocasse um tutorial de como fazer um server “caseiro” para alojar a nossa página web ou serviço e disponibilizar para o mundo. Lembro-me de aqui à alguns anos andar à procura disso sem saber muito ou quase nada acerca do assunto e na net só achava questões, respostas muito poucas.

    Bons posts.

    Abraço

    1. Avatar de Vítor M.

      Isso faz-se. Vamos em breve apresentar um post completo sobre esse assunto.

      No entanto há alguns artigos no Peopleware sobre esse tema.

  6. Avatar de TiagoKito
    TiagoKito

    Excelente…Vou ja actualizar o meu xampp =)

    E descobri o aqui pelo ppl, e sinto m bastante satisfeito 🙂

    Abraço

  7. Avatar de Rodrigo Moreira
    Rodrigo Moreira

    Olá,

    Eu ainda uso o EasyPHP porque faço umas páginas mto básicas para amigos. Acho o EasyPHP mais intuitivo pra um noob como eu mas acredito que este seja melhor… só não consigo po-lo a mexer 🙁
    Por exemplo:
    Aqui —> http://hypersilence.net/ tem um Board que utiliza um servidor LINUX e nunca consegui configurar um em WAMP ou easyPHP!
    Alguém sabe?
    Obrigado

    1. Avatar de Rodrigo Moreira
      Rodrigo Moreira

      OK,
      Acabei de perceber que Wamp ou easyPHO não simulam servidores LINUX, é isso?

      Obrigado de qq forma.