Estará a Google a ter lucro com o YouTube?

27 Comentários

O Youtube foi fundado já lá vão dez anos e, desde então, tornou-se no serviço predilecto da maioria dos utilizadores a nível global que pretendem partilhar os seus vídeos com o mundo. Mas desde a aquisição da Google em 2006 por cerca de 1,65 mil milhões de dólares que o YouTube se tornou mais do que um serviço de partilha de vídeos, este tornou-se uma espécie de centro de média, onde os utilizadores podem assistir a filmes, vídeos das suas músicas favoritas, concertos ao vivo… entre muitas outras funcionalidades.

Mas será que o serviço de Streaming mais utilizado em todo o mundo está a ser um serviço lucrativo para a Google?

youtube_lucro


Apesar dos inúmeros vídeos que se tornaram virais, como é o caso do Gangnam Style, que atingiu os dois mil milhões de visualizações, e da sua enorme rede de utilizadores, que ronda os cerca de mil milhões por mês, o Youtube é um dos únicos serviços da gigante Google que não está a gerar lucro para a empresa, quem o diz é o The Wall Street Journal.

Segundo o jornal, depois pagar pela infra-estrutura que faz com que o Youtube seja possível e depois de pagar aos seus parceiros de conteúdo, este serviço foi o único que não contribuiu para os ganhos da empresa de Mountain View.

Mas porque será que um serviço tão popular como este não estará a gerar lucro? A principal razão é porque a maioria dos utilizadores chega aos vídeos através de hiperligações, em vez de acederem através da página inicial do serviço, onde a Google poderia cobrar um prémio por anúncios.

Para tentar inverter está situação, a Google espera que o lançamento de serviços como o Key Music, entre outras ideias possa transformar o serviço para que o mesmo comece a gerar algum lucro. Outro método que a empresa está a equacionar é a utilização de anúncios direccionados, o que faz com que num futuro próximo possa ser inundado com anúncios sobre assuntos que tenha visitado recentemente na Amazon.

Será que o YouTube alguma vez dará lucro?

Por Hugo Sousa para PPLWARE

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    Acredito que não seja rentavel, a Google necesita de possuir varios datacenters só para o Youtube
    A quantidade de informação é absolutamente brutal, pois tudo o que é enviado fica sempre guardado por tempo indefenido e agora não existe limite de tamanho ou tempo para os videos
    Devem existir billioes de videos que nem chegam a aparecer na pesquisa por estão privados

    Imaginem que fazem upload de 1 video de 2Gb
    O youtube para alem de ter de guardar o ficheiro original, converte-lo em inumeras qualidades e codecs para cada video, só para dar uma ideia

    ‘Low Quality, 240p, FLV, 400×240’;
    ‘Low Quality, 144p, 3GP, 0x0’;
    ‘Medium Quality, 360p, MP4, 480×360’;
    ‘High Quality, 720p, MP4, 1280×720’;
    ‘Medium Quality, 360p, FLV, 640×360’;
    ‘Standard Definition, 480p, FLV, 854×480’;
    ‘Low Quality, 240p, 3GP, 0x0’;
    ‘Full High Quality, 1080p, MP4, 1920×1080’;
    ‘Full High Quality, 1080p, WebM, 1920×1080’;
    ‘Original Definition, MP4, 4096×3072’;
    ‘Medium Quality, 360p, WebM, 640×360’;
    ‘Standard Definition, 480p, WebM, 854×480’;
    ‘High Quality, 720p, WebM, 1280×720’;
    ‘Full High Quality, 1080p, WebM, 1280×720’;
    ‘Medium Quality 3D, 360p, MP4, 640×360’;
    ‘High Quality 3D, 720p, MP4, 1280×720’;
    ‘Medium Quality 3D, 360p, WebM, 640×360’;
    ‘High Quality 3D, 720p, WebM, 1280×720’;

    Fora os sistemas de redundancia para duplicarem os dados 2 e 3 vezes por varios servidores de tudo isto, que aposto que eles devem ter
    Mas mesmo assim acho que eles têm lucros bilionarios suficientes para supportarem tudo isto, e deviam partilhar melhor os lucros com os utilizadores do Adsense em geral

    1. Avatar de Caio
      Caio

      Concordo que a quantidade de informação é gigantesca, mas muitos dos vídeos são replicados(ponteiros para novos links). Muitos Canais replicam vídeos famosos para se ato promover!

      Não acredito que a Google crie novos arquivos de um vídeo original, posso estar enganado, me corrijam se for o caso! Mas acho que a partir do vídeo original os demais são aplicados níveis de codificações como é feito no http://www.clipconverter.cc/
      Quando colocamos um link do vídeo que queremos baixar eles fazem a conversão para a qualidade que escolhemos.

  2. Avatar de João
    João

    Óbvio que sim. Em breve vai transformar-se numa versão de netflix + hulu. Aí com subscrições e anúncios a máquina vai começar a funcionar.
    Não existem filantropos no capitalismo.

    1. Avatar de fornost
      fornost

      Não existe “almoço grátis”, fato. Filantropos existem.

      Não existem no socialismo, ao menos não com o dinheiro próprio….tampouco no famigerado comunismo…

      Recomendo a leitura dessa obra que vai chegar em portugal de um escritor brasileiro que trata sobre o assunto:

      http://oinsurgente.org/2015/01/21/esquerda-caviar-em-portugal/

      🙂

      1. Avatar de Alfredo Costa
        Alfredo Costa

        Realmente que marca de roupa dava um nome de almoço grátis ao seu fato

  3. Avatar de ptpedropt
    ptpedropt

    admirável..

  4. Avatar de André Alves
    André Alves

    Não se o que eles quiserem fazer não funcionar as subscrições irão ser pagas

  5. Avatar de Tavares
    Tavares

    Estou a ficar preocupado…lá vão os meus dividendos baixar!!

  6. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Se não dá lucro não é por falta de anúncios. Uma coisa que não achei piléria foi a proibição de as apps de visualização de vídeos no YouTube os poderem guardar em cache – para ter que se aceder e levar com anúncios de cada vez que se queira voltar a ver o vídeo. Sem preocupação com o gasto de tráfego de dados a que isso pode obrigar.

    Nem assim dá lucro?

    P.S. Bem sei que há apps que permitem dar a volta e fazer o download dos vídeos do YouTube.

    1. Avatar de Zé Montanelas
      Zé Montanelas

      O adblock tambem causa estragos

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Não me parece que faça tanto. Ainda não vi a google a tirar o adblock da chrome web store. Já tirou da playstore, sim. Mas da store do chrome não tirou.
        Acredito sim que faça estragos, mas não entendo porque a google não o tira de lá… eles é que sabem.
        Eu cá não uso adblock. Sou developer e sei muito bem como é desenvolver, colocar anuncios e toda a gente usar adblock…

  7. Avatar de Bernardo Leitão
    Bernardo Leitão

    Ah ok! Assim justifica-se a Google não ter uma aplicação para Windows Phone do YouTube…. Honestamente a Google e as politicas ultimamente são um fiasco, desde revelarem falhas de segurança sem período de carência para software da concorrência(quando nem atualizam os seus próprios equipamentos para falhas graves)… enfim…

    1. Avatar de Celso
      Celso

      A Google dá tempo e avisa a data em que vai divulgar as falhas. Se as Microsoft’s e Apple’s deste mundo preferem esperar por um dia específico da semana para corrigir uma falha grave de segurança, a culpa não é da Google.

      Além disso, custa a perceber como é que em 2015 os updates de segurança ainda são tão lentos e complexos.

      1. Avatar de Dumitru
        Dumitru

        Vai la tu trabalhar para Ms ou Apple e faz as actualizacoes sairem rápido do forno, cada um hoje em dia fonix

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Custa a perceber para quem não percebe do assunto!

  8. Avatar de Scheldon
    Scheldon

    Mais propaganda que tv aberta, servidores e serviço porco, monopólio de serviço bilionário , lucro de bilhões com roubo de informações para a bonet google, e não dá lucro? Que tipo de imbecil engole isso?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Meu amigo… uma coisa é o google search. INDEXA TEXTO. Outra coisa é o youtube, guarda MULTIMÉDIA. Bilhões de videos que eles têm guardados, alguns replicados, servidores e larguras de banda que têm de pagar por mês. Tens noção dos gastos? Fora o dinheiro que eles dão aos produtores de conteúdo, que não é pouco. Há muita gente a receber dinheiro à pala dos anúncios e tu ainda te queixas? -.-

  9. Avatar de Gato Preto X
    Gato Preto X

    É assim, é o negócio da Google…

    Não fazem dinheiro, mas ninguém pode competir com o monstro do YouTube, que requer um investimento brutal em Infra-estrutura…

    É como competir com os CTT… ninguém vai, porque para criar essas “lojinhas” todas, sem o dinheiro dos contribuintes portugueses, ninguém vai investir e só retornar daqui a 200 anos…

    Para se ter a ideia do investimento, o YouTube, ao contrário de qualquer outra empresa, já nem “paga conta da Internet” em Portugal, ou em qualquer outro país qualquer!

    Porquê?

    Porque se o YouTube falha, ou se o YouTube é lento na nossa ligação, os consumidores não dizem que a culpa é da Google, a culpa é logo do Meo, Nos, Vodafone…

  10. Avatar de sakura
    sakura

    sim é tudo o que é upload para a google passa a ser propriedade a google.
    email drive yuotube ……. etc

  11. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Com a quantidade de anúncios antes dos vídeos duvido imenso que não tenham lucro…

  12. Avatar de Coise
    Coise

    Lucro? Acredito que sim! Levam 45% de tudo o que faço mensalmente e aqueles Ads nos videos, publicidade à direita entre outras, vai totalmente para os seus cofres, os criadores não vêm um cêntimo.

  13. Avatar de tiago
    tiago

    SE não desse lucro, já tinham fechado… e mesmo a ser verdade não me admira… ultimamente a Google só tem feito asneiras…

  14. Avatar de Paulo
    Paulo

    Duvido muito que não tenha lucro. Acredito mais que a Wall street tenha recebido ????$ para divuldar esta informação.

  15. Avatar de Future Boy
    Future Boy

    “Mas porque será que um serviço tão popular como este não estará a gerar lucro?”

    A bolha da publicidade está quase a colapsar.

    A publicade tipo anuncios é algo do passado, eu pessoalmente passo odiar qualquer coisa que veja num anuncio, um anuncio é tipicamente associado a qualquer coisa má.

    Os jogos freemium são uma vergonha, o pessoal só clika nos links por engano, é errado, e mau para o utiliziador.

    O modelo está completamente partido.

    Paginas cheias de anuncios, onde mal se consegue navegar, que tanga de net é esta??

    Queres qualquer coisa? Paga por ela!

  16. Avatar de Roberto
    Roberto

    eu acho que a google obtém muito lucro pelos anúncios