LEGO Digital Designer 3.0.9

33 Comentários

Todos nós já brincamos com legos, sim eu sei que na infância de muitos de vós não existiam legos, mas depois, já crescidos distraidamente já encaixaram umas peças. A história da empresa e dos brinquedos LEGO está intimamente ligada a Ole Kirk Christiansen, um mestre carpinteiro da Dinamarca de origem humilde. Este carpinteiro começou a desenhar e a esculpir na madeira peça atrás de peça. A inovação trouxe à sua pequena empresa familiar prosperidade que com o decorrer dos anos levou a marca ao patamar das empresas respeitadas do segmento de brinquedos no mundo.

LEGO é o acrónimo de “Leg Godt”, palavra dinamarquesa que significa “jogue bem”. E assim tem sido desde 1932 até aos dias de hoje.

Em 1999, um grupo de engenheiros visionários da produção do LEGO começaram a pensar em disponibilizar às pessoas uma ferramenta que lhes permitisse criar o seu próprio produto LEGO. A ideia seria transformar e transportar o conceito LEGO como objecto, num espaço virtual juntando miúdos e graúdos à volta do ecrã – nasce assim ferramenta digital LEGO digital design.

A primeira versão sai em Julho de 2003, quando lançaram a versão 1.0 do LEGO Digital Designer. Em Fevereiro de 2004, foi lançada online uma galeria de construções 3D, permitindo a partilha de projectos e a troca de conhecimentos entre designers. Em 2005, milhares de fabricantes LEGO estavam a desenhar e a vender os pedidos feitos pelos utilizadores do espaço online.

Agora na versão 3.0, o LEGO Digital Designer está mais simples, permitindo construir fantásticos edifícios e objectos apenas com um clique. Os modelos 3D dão uma ajuda a perceber o método de colocação, rotação e exposição da sua construção. A animação é fluída e bastante pormenorizada, tendo a facilidade de o conduzir quando utiliza as ferramentas e modelos disponíveis.

Construa, grave a construção, adicione fundos para ver como fica o modelo criado no espaço, fora da área de construção. Expluda a construção ou veja peça a peça a montagem para perceber o processo.

Divirta-se, grave e imprima. Depois compre os seus LEGOS de verdade, peça com mais de 50 anos e divirta-se em casa com os miúdos… ou só!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac/Windows XP/Vista/Win7
Download: LEGO Digital Designer 3.0.9 [46.60MB]
Homepage: LEGO

Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de diogoj95
    diogoj95

    Já não tinhas anunciado este “brinquedo” há algum tempo?

    1. Avatar de Vítor M.

      Esta nova versão não.

      1. Avatar de diogoj95
        diogoj95

        Hum… Sim, de outra forma não teria sentido… Digo eu!

        Continuem o bom trabalho!! 😀

  2. Avatar de Joddys
    Joddys

    Fantástico, e ainda freeware!
    Obrigado pelas constantes informações!
    Joddy (Brasil)

  3. Avatar de Paulo39
    Paulo39

    Lindo!
    Adorava brincar com o Lego quando era puto…
    Este blog apresenta-nos cada pérola!

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      podes crer… para mim era o chá da tarde .. despejar a caixa no chao do quarto e criar coisas novas… .. bons velhos tempos.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Bem… mais um vicio!!!
    Assim não tenho cura!!!! este pequeno brinquedo vai-me fazer perder horas… horas… e horas de sono!!! isto está o MAXIMO!!!

    Continuem o bom trabalho!
    Parabens!!!

  5. Avatar de Ricardo Fernandes
    Ricardo Fernandes

    Por falar em LEGO, alguém sabe onde se vende modelos moleculares?

  6. Avatar de Francisco
    Francisco

    Antes de mais parabéns pela divulgação desta aplicação.

    Permitam-me apenas uma pequena correcção, este software também está disponível para MAC.

  7. Avatar de RF
    RF

    Há uns anos ainda procurei por algo deste género.

    Obrigado

  8. Avatar de A.Verde

    sigo o pplware há anos e reparei que já não é a 1ª vez que dedica algum tempo ao LDD.

    Para um amante do LEGO como eu, gostaria só de dizer uma coisa.
    Não se escreve em situação alguma LEGOS, escreve-se sempre LEGO sem o s no fim.

    Não brincamos ou montamos legos mas sim brincamos ou montamos com peças lego 😀

    1. Avatar de Frigo
      Frigo

      talvez seja o mais correcto, mas tal como toda a gente diz Gillete e não lâmina, são legos e não peças de lego

      1. Avatar de Tito

        A situação não é bem a mesma.

        No caso da lâminas, as pessoas chamam de Gillete a qualquer marca de lâminas.

        No caso das peças, isso seria equivalente a chamar LEGO a peças de outras marcas que nem vou referir aqui. Infelizmente isso também acontece.

    2. Avatar de Frigo
      Frigo

      Que tipos de peças tem? O básico ou tem technic e assim?

      1. Avatar de Vítor M.

        De tudo um pouco e ainda por cima podes ser tu a criar.

  9. Avatar de _Planax_
    _Planax_

    Que programa tão DEUS!

  10. Avatar de BrunoG
    BrunoG

    É altamente, tou há horas a brincar com isto, tem alguns defeitos, e é mais dificil do que usar as peças verdadeiras, mas é à borla, muito bom

  11. Avatar de Gaspar
    Gaspar

    Boas,

    Será que isto dá para crianças se divertirem? Aproximadamente 7 anos de idade e acompanhadas de adultos.

    Obrigado.

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      bem deve dar desde que a criança saiba mexer no rato e consiga ler os menus e tal

  12. Avatar de leitorassiduo
    leitorassiduo

    Vou ter de experimentar isto de certeza absoluta 😀

    Bons tempos em que passava as tardes a fazer castelos, robôs e outras tantas coisas mais que eu me lembra-se com a minha caixa de legos.. eheh

    Nem de propósito, ainda ontem andei a vasculhar onde tinha a minha caixa antiga de legos para dar ao meu filhote para ele começar a brincar com aquilo (com supervisão claro, que aquelas pecinhas pequeninas são um perigo para as crianças)!

    Continuação de bons posts 🙂

  13. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    Já alguém consegui meter as 2 rodas num eixo?

  14. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    esqueçam, tinha a peça ao contrario mas como não tem contornos é difícil perceber.

  15. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    No meu não se vê tão bem como nos screens daqui…No meu aparecem cores opacas sem diferença entre o relevo das peças.

  16. Avatar de Carlos
    Carlos

    Aqui fica o meu contributo: esta é uma excelente ferramenta para quem tem crianças ou ainda tem espírito de criança. Já a conheço à dois anos, desde que o meu filho (na altura com 6 anos) começou a brincar com ela (mesmo tendo caixas e caixas de peças Lego). Hoje ele constrói desde simples casitas básicas, até maquinas technic, ambientes Star Wars, Indiana Jones, ou mesmo robots Bionicle. Esta ferramenta também tem a particularidade de permitir construir um “projecto” e solicitar a sua compra (em peças Lego) directamente à Lego. Aconselho.

  17. Avatar de Tito

    Muito bom, espero que este artigo tire muita gente da Dark Age (http://wiki0937.miniancora.com/index.php?title=Dark_Age).

    Um pequeno detalhe, no paragrafo a seguir à terceira imagem ainda refere a versão 2.3. Para alem do facto das imagens serem da versão anterior, que é ligeiramente diferente da actual.

    De qualquer modo, boa iniciativa. Afinal os jogos de construção LEGO são considerados os melhores brinquedos do séc. XX.

    1. Avatar de Vítor M.

      Tito obrigado pelo reparo, de facto há algumas diferenças no layout da aplicação, embora as funcionalidades estejam lá todas. Vou actualizar sim estas imagens fiquei surpreso com a aceitação desta ferramenta. 🙂

  18. Avatar de Tipsy
    Tipsy

    já tinha perdido várias horas com a versão anterior…agora parece que vou perder mais umas quantas com esta…andei muito tempo a tentar criar uma discoteca mas nunca conseguia…vamos a ver se é desta 😀

  19. Avatar de Redin
    Redin

    Seria giro conseguir os manuais das construções que acabamos por montar e mais tarde não sabemos mais onde as colocámos.
    Também poderia ser útil construirmos o que temos em casa com esta aplicação e mais tarde gravar para não se perder o tal manual.

    Alguma sugestão onde possa haver arquivos de construções oficiais da Lego?

    1. Avatar de Tito

      A própria LEGO tem um arquivo com as instruções dos sets dos últimos anos em http://us.service.lego.com/en-US/BuildingInstructions/default.aspx

      Para sets mais antigos ou mesmo catálogos possivelmente no Peeron em http://peeron.com/scans/

      Para fazer fazer as instruções dos MOCs (http://wiki0937.miniancora.com/index.php?title=MOC) podem ser utilizadas várias ferramentas mas isso dava assunto para um artigo.

      1. Avatar de popy
        popy

        és grande!

        eu tive isto http://peeron.com/scans/6382-1 procurando por anos pode ser ke encontre mais do que tive

        1. Avatar de Tito

          Para procurar por sets há 2 sites de referencia:

          http://www.brickset.com/

          e

          http://www.bricklink.com/catalogTree.asp?itemType=S

          Este ultimo é também o maior Marketplace (não oficial) de produtos LEGO. Também contem os inventários dos sets que podem ajudar a reaver peças perdidas/estragadas ou mesmo para comprar peças novas para alimentar o bichinho das construções.

  20. Avatar de popy
    popy

    http://www.dimensionprinting.com/3d-printers/3d-printing-uprint-video.aspx

    http://www.ems-usa.com/zprinter_310.shtml

    agora imaginem dps de construirem o vosso LEGO, puderem imprimir neste tipo de impressoras 3D 🙂

  21. Avatar de Redin
    Redin

    Para guardar em favoritos…