Superfish é problema complexo e não afecta apenas a Lenovo

16 Comentários

A descoberta de uma aplicação que desviava o tráfego dos computadores Lenovo para realizar uma recolha de dados veio alertar a Internet para a possibilidade dos fabricantes realizarem estas práticas. Pior que isso foi a descoberta de que este mecanismo era simples de explorar para realizar ataques Men in the Middle.

A Lenovo tratou de imediato de resolver o problema, removendo o Superfish dos computadores que vendem, mas foi agora descoberto que este problema é muito mais amplo e não está apenas nos computadores Lenovo.

Do que agora se sabe, o Superfish é um problema de base de software e está presente em muitas mais aplicações, espalhadas por computadores em todo o mundo.

superfish_1

Depois de ter sido revelado o problema que o Superfish representa, não apenas a nível da confiança dos utilizadores para com as marcas, mas também na questão dos problemas de segurança que o mecanismo usado representa, as investigações para determinar o grau e a magnitude revelam agora que este problema pode ser bem maior do que se pensava.

A forma como o Superfish actua, ao servir de proxy para as ligações HTTP e HTTPS, com um certificado próprio que assina e aceita todas as ligações que receber, deixa os utilizadores expostos a ataques e a utilizações abusivas de qualquer atacante.

O que agora foi descoberto, na continuação das investigações sobre o Superfish, é que este software usa componentes que fazem parte de um SDK chamado SSL Decoder/Digestor, criado por uma empresa Israelita chamada Komodia.

Mas o que está agora a alarmar os investigadores de segurança é que se entendeu que este SSL Decoder/Digestor está presente na totalidade das aplicações da Komodia, conhecida por fornecer software para controlo parental, em seu nome e fornecendo componentes para outros softwares similares.

Dos softwares onde foi já identificada a presença do SSL Decoder/Digestor da Komodia encontram-se o Keep My Family Secure, Qustodio e o Kurupira WebFilter.

superfish_2

Tudo aponta para que os produtos da Komodia ou os que têm presentes componentes da sua SKD estão a usar o mesmo método para realizar o proxy HTTPS e que por isso estão vulneráveis ao Superfish.

O centro de investigação de segurança da Universidade Carnegie Mellon emitiu já um alerta de segurança onde avisa para os problemas que o software da Komodia representa e para a necessidade dos utilizadores se protegerem.

Apesar de o problema que afectava os equipamentos Lenovo ter já várias formas de ser ultrapassado, ainda não existem uma maneira identificada para tratar dos problema de forma generalizada e na sua forma mais alargada, agora descoberta.

Para já o que os utilizadores podem fazer é aceder ao site que o programador Filippo Valsorda criou e que valida se o Superfish está presente e se as ligações HTTPS estão a ser desviadas para este proxy, entendo dessa forma se estão expostos a este problema.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco
    Francisco

    “Good, Superfish is probably not intercepting your connections.
    Also no other SSl-disabling product was detected on your system”

    Windows 8.1 64bits

    1. Avatar de João
      João

      The same here, numa máquina lenovo.

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        A mim disse-me o mesmo no teste ao Windows Phone!

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          (o meu post de cima é irrelevante)… o que queria dizer é que o meu Lenovo também está OK!

  2. Avatar de scalare
    scalare

    sem problemas ate testar o maxton (2 versões) e a informação é que simplesmente o browser nao verifica certificados (nenhum), ja foi ( R.I.P.)

  3. Avatar de kekes
    kekes

    E eu que gosto bastante das maquinas da Lenovo, alias estou a pensar comprar um proximamente. De certeza que nos proximos tempos não teremos problemas, pelo menos isso espero…

  4. Avatar de JMCS
    JMCS

    O nome deve estar errado: Devia ser SuperPhishing!

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    Agora é imaginar isto embutido no hardware. Há algum tempo que alguém se alarmou com essa questão 🙂 . Imaginem isso em equipamentos de rede.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      é preocupante…

  6. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    É o que dá as máquinas virem com imposto m$ incluído… se o utilizador tivesse a oportunidade de instalar o SO que pretende e do zero nada disto aconteceria…

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      E não podes porque? Fazes tu a instalação.

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        Decerto não sabe… :p

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          Então, vá a uma loja de informática e compre um PC limpo e somente com o windows instalado!!
          Ou então leve o PC à loja e peça para uma instalação limpa.
          Só as máquinas de marca vêm com ads da marca e não é porque a MS pede, é porque as marcas querem.
          Portanto, esta coisa de dizerem que a MS é culpada de tudo é desinformação.
          É como o outro que diz que o facto da ventoinha da fonte de alimentação fazer barulho no seu pc é culpa da MS!!!

    2. Avatar de Az8teiro
      Az8teiro

      Eu uso dual boot, mas tenho colegas, que mal chega o pc novo, a primeira coisa é formatar, e a segunda é instalar outro SO.

  7. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    A primeira coisa que faco quando compro uma maquina nova, é reinstalar o sistema… Nunca gostei que a maquina viesse sempre cheia de CRAPware.. Sejam elas HP, Lenovo, Dell, etc..

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Imagina o que pode estar num chip 😉 não SO que lhe valha, a não ser que passe numa FW muito restritiva (que só permita saída para determinados endereços, o que é mais ou menos inviável).