Crytek lança CryEngine 3

40 Comentários

Por Miguel Patinha para o Pplware
O CryEngine 3, talvez o motor gráfico mais esperado dos últimos anos, já está disponível para todos os programadores, quer de PC, quer das consolas caseiras de nova geração (leia-se Playstation 3 e Xbox 360).

Desenvolvido como uma versão de consolas do CryEngine 2 (visto contar com poucas melhorias em relação a este), o CryEngine 3 apresenta-se como sendo o único motor gráfico preparado tanto para a actual geração, como para a próxima.

cryengine_01_small


Sendo o CryEngine 2, o motor gráfico mais exigente no PC (usado apenas em Crysis e Crysis Warhead da mesma produtora, a Crytek, e no MMO recentemente lançado na mesma plataforma, Aion), é de esperar que agora que a terceira versão chegou às produtoras de consolas este seja muito mais utilizado na criação de gráficos quase foto-realistas.

Todavia, este não é o único benefício do uso deste motor gráfico. Segundo o presidente da Crytek, os produtores poderão contar com um desenvolvimento muito mais rápido dos seus jogos, sendo que podem jogar e experimentar os elementos que acabaram de criar. Para além disso anunciou o fim das barreiras de criação de jogos multi-plataformas (o que deve agradar sobretudo os jogadores de Playstation 3), sendo que o motor gráfico converte automaticamente as diferenças entre plataformas de forma a optimizar cada experiência.

Fiquem então com o vídeo promocional do já lançado CryEngine 3.

Partilhar:
Tags:

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Vicente Pinto
    Pedro Vicente Pinto

    Sendo assim é open source?… acho muito bem, abre algumas portas ao mundo gráfico dos videojogos.

    1. Avatar de EacHTimE
      EacHTimE

      Não é open source.. isso era bom.

      O motor é propriedade da Crytek

    2. Avatar de jp15
      jp15

      Não é para ser lançado ao publico mas a equipas de programadores…..

      se fosse ao publico era só mods do crysis

    3. Avatar de Berseker

      open source?! isso mudaria o mundo tal como o conhecemos.

      espero que façam algo mais do que FPS com isto.

  2. Avatar de lipe
    lipe

    k maravilha…..

    lindos gráficos….

    cumps.

  3. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    E pronto, mais mês menos mês, lá sairá da forja o Far Cry 3!
    Contudo, por muito bons que sejam os gráficos e a interação com os cenários, ainda não consegui ver motor gráfico com melhor naturalidade de movimentos que no jogo Heart of Darkness:

    http://www.youtube.com/watch?v=U_YYRVk5ur4&feature=related

    1. Avatar de Bruno Mão de Ferro

      Esse jogo é realmente um mimo estranho até nunca ter sido muito conhecido muitas horas de diversão me deu isso

    2. Avatar de Paulo Ribeiro

      parece o abe’s odyssey chapado mas com um puto em vez do abe

    3. Avatar de Shadow
      Shadow

      Crysis 2 queres tu dizer já que a Crytech deixou de fazer Far Cry.
      O Far Cry 2 foi feito pela Ubisoft.

      E quanto ao comentário do Pedro Vicente Pinto,
      motores de jogo de milhões de euros nunca ficam open source.

      1. Avatar de xpto
        xpto

        errado, queres-me dizer que o motor id tech 3 do quake 3 não custou milhoes a desenvolver?

        E no entanto é open source, tal como daqui algum tempo será o id tech 4.

        Não depende dos milhões que rende só, mas sim da política das empresas.

    4. Avatar de ajbadboy
      ajbadboy

      K loucura este jogo… foram horas muito bem jogadas e um dos meus jogos de eleição. Realmente não percebo a razão deste jogo não ter sido um marco na história, só descansei quando cheguei ao fim lol acho que até sonhava com o jogo 😀

    5. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      Provavelmente motion capture – o problema é que não há grande variedade de movimentos.

      1. Avatar de Bruno Mão de Ferro

        é possível mas estava muito bem conseguido

        1. Avatar de CarlosMC
          CarlosMC

          Claro! É essa a razão de ser do motion capture: os movimentos não são realistas, são reais (são capturados de actores com fatos especiais com reflectores/marcadores que são detectados por câmaras de vídeo e transferidos para modelos 3d.
          A limitação é que só os movimentos gravados é que podem ser reproduzidos – nesse caso são mesmo muito limitados (1 para correr, 1 para agachar-se, 1 para saltar e pouco mais).

  4. Avatar de Juca Piranha
    Juca Piranha

    Boas,

    Parece-me que tem um excelente ambiente grafico entao mas e quem comprou uma xbox ou uma playstation 3 à dias, vai ficar com um motor grafico pior? coisa injusta!

    Espero que este motor saia lá para o ano assim ja compensa eu ter comprado a Xbox e não me obrigam a devolver e esperar já o novo motor grafico!!!

    1. Avatar de Shadow
      Shadow

      Os motores gráficos vêm com os jogos e são processados pelas consolas…
      O teu comentário está um pouco confuso…., mas não precisas de trocar de consola.

      1. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        acho que ele quis dizer, que o Xbox 360 ou PS3 nao conseguiram rodar jogos com CE3, e com isso ele tambem diz que os jogos nao utilizaram CE3 pq nao rodaram no ps3 xbox360, e tambem ele acha que esse eh a melhor Engine, entao caso ps3 nao tenha jogos com CE3, consequentemente utilizaram uma Engine “pior”.

  5. Avatar de Juca Piranha
    Juca Piranha

    Refletindo um pouco … isto apenas altera a maneira que os programadores trabalham os seus jogos certo????

    Não vai impor diferenças numa xbox futura e na elite do momento …

    Os graficos vão melhorar em ambas pois este tipo de motor serve apenas para quem programa os jogos .. ou estou errado?

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Exactamente… Este motor gráfico não interfere em nada com o hardware da consola.
      É uma mais valia para os programadores, que irão conseguir “desenhar” os jogos com mais qualidade e em menos tempo.
      Cumprimentos

  6. Avatar de Henrique Graça
    Henrique Graça

    Bom dia,

    Utilizei a 1ª versão e gostei muito.
    Esta nova versão promete, vou testar.
    Obrigado pela noticia.

    Cumprimentos,
    Henrique Graça

  7. Avatar de delaorden9

    Ana Narciso, mas isto não foi lançado ha seis meses, conforme o proprio site da Crytek ? http://www.crytek.com/news/news/?tx_ttnews%5Btt_news%5D=143

      1. Avatar de Aptenodytes Tuxus
        Aptenodytes Tuxus

        Parece que o link não funciona bem, mas podem ver aqui: http://www.crytek.com/news/

    1. Avatar de A friend
      A friend

      A Ana Narciso só está “atrasada” 2 dias… e não 6 meses…

      O CryEngine3 já foi anunciado a cerca de 1 ano senão mais, mas só agora (14 outubro 2009) é que foi lançado.

      1. Avatar de delaorden

        ah ta ! eu sabia que não era possivel tanto delay por parte da Ana… esclarecido e certificado !”!

        1. Avatar de Ana Narciso

          Na verdade, eu atrasei-me 2 dias, mas o autor da notícia, o Miguel Patinha, tal como indicado no artigo apresentou-ma bem a horas.

          Temos um público bem exigente, hein?

          1. Avatar de CarlosMC
            CarlosMC

            mal habituados… 😉

  8. Avatar de kekes
    kekes

    Ai Ana, Ana, tens ai uma falha grave, ou nem tanto :D, o CryEngine foi usado tambem no Far Cry 2, e o Aion usa a verso anterior, usa o simplesmente CryEngine :D, o mesmo da versao original de Far Cry, de 2006. Eu disto ainda sei, já imaginas-te um MMO a usar um engine de ultima geração que nem as mais potentes maquinas o aguentam 😀 , um jogo que é para massas ninguem jogava.

    1. Avatar de kekes
      kekes

      PS: nao é por nada mas vou esperar por jogos a usar tal motor, é que tive a uns tempo a ver umas imagens e o PC e a Xbox possuiam uns melhores graficos em relacção a PlayStation, no entanto já podem ter melhorado a coisa, que pelo que tenho lido por ai fora desde que nasceu é muito dificel programar para esta consola.

    2. Avatar de kekes
      kekes

      One de lê 2006 é 2004, ando com a cabeça na lua sorry 🙁

    3. Avatar de Hugo Campos
      Hugo Campos

      O FarCry 2 não utiliza o motor CryEngine, utiliza o Dunia que foi desenvolvido pela Ubisoft e baseado no motor da CryTek.

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Eu sei esse permenor, mas é baseado então de certo modo usa a mesma tecnologia, foi por isso que disse isso.

    4. Avatar de A friend
      A friend

      Exactamente.

      Motor gráfico Dunia que utiliza partes do CryEngine.

      Se jogarem o Crysis e FarCry2 nota-se logo a diferença entre os motores gráficos. 😉

  9. Avatar de Hitlerrr
    Hitlerrr

    Acho que o ppware anda atrasado uns dias.
    As vossas noticias andam com atrasos.

  10. Avatar de A friend
    A friend

    Cheguei a trabalhar com o CryEngine2 que foi (e continua a ser) o melhor motor 3D da Crytek. Mas é um motor que requer muito processamento gráfico e fisico para todos aqueles efeitos, a quem por ex, conhece o jogo Crysis.

    Basicamente o CryEngine3 foi uma versão mais light do 2 e não faz tantos efeitos como o CryEngine2, em especial efeitos fisicos. Esta redução teve que ser feita em especial por causa das consolas porque elas têm muito menos memoria ram que qualquer computador de “Hardcore Gamers” …

    O 2 continua a ser melhor a nivel gráfico e fisico (arvores a partir, pequenas folhas que movem ao passar..etc..etc..) mas para uma melhor experiencia de jogo a nivel de bons frames por segundo e com uma maior fluidez o 3 é a melhor opção. Foi melhorado alguns aspectos e foi reduzido os pormenores para que tornasse este motor mais “leve”.

    1. Avatar de A friend
      A friend

      Já agora deixo um video nessa altura que tive a oportunidade de participar na fase “closed beta” do Crysis, em que em conjunto com outros programadores, através de chat e forums fomos trocando ideias e informações e reportar erros à Crytek sobre o Crysis.

      Altura essa que também foi descoberto os “Tweaks” para que o jogo fizesse os efeitos prometidos exclusivamente para Directx10, correr igualmente no Directx9.0c

      No video que fiz nessa altura foi mesmo para testar/mostrar o Crysis no Windows Xp 64-bit com Dx9 com optimização de efeitos DX10.

      http://www.gametrailers.com/user-movie/crysis-dx9-tweaked/214986

  11. Avatar de Otacon
    Otacon

    JESUS CRIST !!! com isto o ceu é o limite para as produtoras de jogos

    1. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      Não, também se podem fazer jogos de exploração espacial 😉

    2. Avatar de Joddys
      Joddys

      Realmente assustador!