Versão para desktop do One Note está ainda mais gratuita

25 Comentários

A Microsoft tem estado a mudar o seu modelo de negócio em várias áreas e em várias das suas soluções de software. Estas novas propostas de venda conseguem ser mais apelativas aos consumidores e também dar acesso a muitos mais aplicações.

O One Note foi uma das primeiras aplicações a ser tornada gratuita, ainda que num modelo parcial, dando acesso a todos e em todas as plataformas.

Mas a Microsoft mudou novamente as regras do jogo e o One Note está ainda mais gratuito, ao ser totalmente liberalizado na versão para Desktop.

one_note_2

O One Note tem estado a conquistar o seu mercado de forma firme, em grande parte graças ao facto de ter sido tornado gratuito e porque está já presente na maioria das plataformas, quer móveis, quer de desktop.

O objectivo da Microsoft é claro e pretendem combater de forma decidida todas as ofertas que existem no mercado, algumas com muito mais experiência e com funcionalidades acrescidas, face ao que a Microsoft oferecia.

Mas a mudança que agora foi aplicada vem das acesso a todas as funcionalidades que estavam até agora restritas a quem pagava.

Em concreto passa a existir acesso às seguintes funcionalidades:

  • Secções protegidas com password – Adicione uma password para proteger informação sensível.
  • Histórico – Veja e aceda a versões anteriores de uma página.
  • Gravação de áudio e vídeo – Tome notas enquanto grava, saltando depois para as secções relevantes mais tarde.
  • Pesquisa áudio – Pesquise por uma palavra numa gravação áudio ou vídeo.
  • Ficheiros embebidos – Insira documentos do Office ou outros ficheiros nos seus notebooks.

one_note_1

Associada a esta novidade está também a criação de um número ilimitado de notas e também os 15GB de espaço gratuito no OneDrive adicionais.

As novidades estão de imediato disponíveis e podem ser já usadas por todos os que estão habituados a usar esta ferramenta.

Esta nova versão gratuita fica agora igual à que existia antes e que era paga, dando a todos uma oportunidade de terem acesso a uma das melhores ferramenta de captura de notas, que excedem as simples escritas, indo mais longe com funcionalidades de captura de áudio e de vídeo.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson
    Nelson

    e um programa do genero, com android e windows pc a sincronizar, alguem conhece ?

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      O OneNote também funciona em Android e sincroniza!

    2. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      One note existe para android tambem

    3. Avatar de Kendimen

      Pessoalmente uso o Keep da Google, muito simples e intuitivo:
      https://keep.google.com/

  2. Avatar de Marco
    Marco

    se importasse notas do evernote é que era.

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Colocas as aplicações lado a lado e “Copy-Paste”
      Se for muita coisa complica mas com a aplicação Evernote2Onenote (suponho que seja opensource) certamente consegues 🙂
      A última versão é de 10 de janeiro logo bem atual.
      Evernote2Onenote => http://sourceforge.net/projects/stefanstools/files/Evernote2Onenote/

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    Boas,

    Em que sentido se pode comparar o OneNote ao Evernote?
    Ou seja, a partir de agora o OneNote terá as funcionalidades “premium” gratuitas.
    Estas funcionalidades dao mais peso à escolha do OneNote?
    Qual dos 2 recomendariam?

    cumprimentos

    1. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      A mim, o Evernote parece-me mais… descomplicado, embora admita que o One Note é mais atraente, visualmente.

  4. Avatar de NMF
    NMF

    Se na versão móvel desse para aceder aos blocos de notas protegidos por password é que era uma grande novidade 🙁

  5. Avatar de nocode
    nocode

    Para mim o OneNote é superior

    1- Tentem criar uma tabela no Evernote e brincar com ela,adicionar e remover colunas/linhas, redimensiona-la, move-la etc…pelo menos no cliente windows é terrivel, acho q no MAC é melhor
    2- Editar imagens, mover ou ajustar no documento é muito mau, mesmo o anotate do Evernote é mau, nunca se consegue ter a imagem onde queremos
    3- Edição de texto rudimentar,nao tem styles, se copiamos um texto que venha formatado de outra aplicação a identação fica simplesmente atrofiada e quase impossivel restablecer nem mesmo com o simplify formatting
    4- Integração com documentos Word/excel/etc má,mas a de PDF é impecável, o ONenote importa o pdf na formula 1 nota por folha.
    5- Organização de pastas e notas é muito fraca comparando com o OneNote, e as vistas disponiveis para ver as notas sao no minimo estranhas.
    6- O cliente Android/ios/windows phone do Evernote é superior
    7- Deteção de OCR é boa em ambos, ligeira vantagem para o onenote que tem um sistema de pesquisa mais rapido e preciso
    8- INtegraçao do Onenote com Exchange/meetings etc sem paralelo
    9- Onenote suporta Password por Pasta o evernote apenas por texto
    10- Evernote Presentation é uma ferramenta muito forte pois transforma as notas num “PPT”

    uso ambos, mas para propositos distintos, Evernote como arquivo pessoal (copias de documentos,receitas,links etc) e onenote para o trabalho. Just my 2 cents

    1. Avatar de Ecomnuai
      Ecomnuai

      O Keep é mais funcional e simples. Tem partilha de notas e o mais importante é que as notas no android ficam offline. O one sem Net não se consegue acesso às notas

      1. Avatar de Alvaro Costa
        Alvaro Costa

        No Onenote consegues aceder às notas offline, desde que as tenhas sincronizado anteriormente, lógico.
        E sim, consegues partilhar notas com quem quiseres desde que essa(s) pessoa(s) tenham conta Microsoft naturalmente.
        Sim, o Keep é mais simples, tão simples que não se consegue fazer uma tabela, anexar um ficheiro (não é colocar um link!) ou colocar um vídeo…
        Sim, por vezes a simplicidade compensa, depende sempre do propósito ou necessidade.

        1. Avatar de João Ribeiro
          João Ribeiro

          não consegues partilhar notas só blocos de notas o que é estúpido, além do mais nem para arquivar notas dá!

          1. Avatar de Alvaro Costa
            Alvaro Costa

            Sim partilhas o bloco. A ideia é a mesma de um arquivo (à antiga mesmo). Partilhas uma gaveta (o bloco de notas) e não a capa ou a folha (a secção ou a página). Quanto ao arquivar notas, podes sempre deixá-las lá ficar ou movê-las para outra secção dentro do mesmo bloco ou então, e caso as opções anteriores causem confusão, moves para um bloco novo.
            Soluções não faltam e é só escolher.
            Uso o Onenote praticamente desde o inicio (quer pessoalmente quer profissionalmente) e nunca tive problemas com arquivos, simplesmente vão ficando ou movo-os para outras secções. O espaço no OneDrive dá para muitos blocos e como profissionalmente tenho o OneDrive for Business (1TB de espaço!) dá para separar as águas 🙂

      2. Avatar de nocode
        nocode

        Concordo o keep é funcional e simples…mas so para quem quer ter lembretes basicos ou guardar notas basicas e fazer listas de compras. O onenote é uma ferramenta de trabalho/lazer/passoword locker ou o que quiseres fazer dele. São ambos muito bons mas para propositos diferentes. Vejo mais o Keep como concorrente do Remind me the milk

  6. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Sou o único que não consegue procurar texto nas imagens?

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      NO Onenote?
      Clicas em cima de uma imagem com texto, escolhes a opção que torna a imagem pesquisavel escolhendo a língua.
      Depois, novamente com o botão direito do rato, copias o texto da imagem.

      1. Avatar de João Ribeiro
        João Ribeiro

        é preciso fazer isso tudo ? estive a testar e não funciona muito bem, no Keep ele detecta o texto na perfeição no One Note ainda não

        1. Avatar de Alvaro Costa
          Alvaro Costa

          Sim, não é perfeito mas perfeição demora a conseguir 🙂
          Com tempo e utilização (para feedbacks) há de conseguir fazer isso tão perfeito quanto o Keep.
          Já sei que já cá anda desde 2003 mas o que ele faz comparativamente ao Keep…

          1. Avatar de João Ribeiro
            João Ribeiro

            Quando sair o Windows 10, vou usar tudo da Microsoft, assim não tenho que instalar Chromes, google calendario, keep, drive, etc etc no Desktop..

          2. Avatar de João Ribeiro
            João Ribeiro

            Só tenho pena de ter comprado recentemente um Chromecast…

  7. Avatar de Antonio Ferreira
    Antonio Ferreira

    Boa noite a todos. Gostava que me esclareçessem uma dúvida. Disseram me que com este programa conseguia fazer o que quero que é:
    Duma lista escrita à mão com caneta, com várias referencias, uma em cada linha, o programa é capaz de ler, digitalizando e passar aquilo tudo para pdf ou excel, de forma a que depois ordene as referencias. Será possível? Ou conheçem algo que dê? sff