Microsoft comprou o fabricante da caneta do Surface Pro 3?

12 Comentários

O investimento que a Microsoft tem feito no campo do hardware mostra que esta empresa está empenhada em alargar ainda mais o seu leque de ofertas para os consumidores e tornar-se uma marca de peso e com presença forte no mercado.

Tal como a maioria das rivais, a Microsoft prefere ir ao mercado munir-se das empresas que conseguem oferecer as soluções tecnológicas que precisam e procuram para os seus produtos.

A mais recente compra da Microsoft poderá ser a empresa que fabrica a caneta para o topo de gama da sua linha Surface. Ainda é um rumor, mas com elevadas probabilidades de ser verdadeiro.

caneta_surface_pro_3_1

O fabricante escolhido pela Microsoft para criar e equipar o Surface Pro 3 com uma caneta foi a N-trig, uma empresa Israelita especialidade neste tipo de acessórios e em chips que equipam os ecrãs sensíveis ao toque.

A informação sobre esta possível compra pela Microsoft está a ser avançada pela Reuters, que aponta como certa a aquisição desta empresa especializada na área dos ecrãs de toque e dos dispositivos associados.

Sem ter valores certos e confirmados, especula-se que a Microsoft terá pago 200 milhões de dólares na aquisição da N-trig.

Para além de toda a tecnologia a que a Microsoft passaria a ter acesso de forma directa, existe ainda um factor de relevo que pode ter ajudo a materializar esta aquisição.

A N-trig é uma empresa que está muito bem colocada no mercado e que tem volumes de facturação também elevados. Está avaliada em 75 milhões de dólares, numa altura em que recebem investimento privada, já no início deste mês. A somar a este factor de peso, a empresa teve no ano de 2013 uma receita de 36,7 milhões de dólares, o que representa um aumento de 38% em relação ao ano de 2012.

Mas o ano de 2014 foi também positivo para a N-trig. No primeiro semestre de 2014 foi responsável pela venda de 1,3 milhões de canetas digitais, o que se reflectiu numa receita de 20,6 milhões de dólares.

caneta_surface_pro_3_2

Apesar de ser um nome pouco conhecido no mercado, a N-trig é responsável pelo fornecimento de dispositivos de toque para as maiores empresas de tecnologia. Nomes como a Sony, HP, Lenovo ou Fujitsu usam estes dispositivos nos seus equipamentos, quer tanto nos tablets e notebooks, como também nos próprios smartphones.

Esta compra pode significar uma entrada na Microsoft numa área de mercado que normalmente não é a sua, mas onde outras empresas de renome têm já uma presença forte.

Deixam de ser apenas consumidores e integradores de tecnologias nos seus produtos e passam a ser eles os responsáveis pelo desenvolvimento e pela criação de novidades.

Este é um caminho que a Microsoft iniciou com a compra da Nokia e que agora continua, numa escala diferente, não apenas para produzir os seus equipamentos, mas também para controlar o que os restantes fabricantes conseguem ter acesso.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    200 milhões de dólares pela empresa das canetas, que está cotada a 75 milhões?! Tem mesmo de ser a melhor.

    De facto, o que por aí mais há são fabricantes de canetas. Mas o segundo (“o primeiro dos últimos”, Pinto da Costa dixit) pode estar mais próximo do último que do primeiro.

    Pela lógica, à semelhança da AuthenTec quando foi comprada pela Apple, não há mais N-trigs para ninguém. Boas notícias também para os outros fabricantes de canetas.

    1. Avatar de WPMM
      WPMM

      N-trig são as canetas do surface. A Ms trocou a Bamboo pela N-trig no surface pro 3, portanto, o que me parece que está em jogo aqui é a MS querer evoluir as canetas para outros níveis.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        E que os concorrentes não tenham esses níveis, o que aconteceria se a empresa continuasse a vender a todos.

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        Não faço ideia como é que depreendes que o objectivo da MS é fazer evoluir as canetas para outros níveis! O efeito imediato desta eventual compra é o controlo sobre uma tecnologia da N-Trig que muitos outros construtores estavam interessados em integrar nos seus aparelhos, pelas vantagens que tinha sobre as alternativas! Parece bem mais provável que o objectivo seja controlar quem é que pode usar algo que a MS considera ser um factor diferenciador importante para os seus aparelhos/sistema

        1. Avatar de WPMM
          WPMM

          Sim, tens razão no resultado imediato, mas a minha opinião é que a MS também quer evoluir a forma de utilização das canetas nos Surface (e talvez não só).

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            continuas sem explicar donde vem essa ideia, ou até que evolução é essa!

          2. Avatar de WPMM
            WPMM

            @Nunes: (BOLD) É minha opinião (/BOLD) que a MS quer evoluir a utilização das canetas.
            Minha opinião baseada na forma como a MS está a evoluir os seus equipamentos e da forma como apresenta novas ideias e conceitos em outras áreas.
            Mas, repito a bold, É A MINHA OPINIÃO!

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            OK, é a tua opinião sem teres indicadores que é esse o objectivo da suposta compra, e sem elaborar o que é que a tua opinião preconiza para a suposta evolução!

  2. Avatar de MárioM
    MárioM

    Surface pode ser um equipamento bom no futuro.
    Actualmente é um equipamento caro,não é pratico,após a garantia,se existir um problema,é um problema,até um efixit menciona o problema que é abrir o equipamento.Prefiro um Portatil

    1. Avatar de WPMM
      WPMM

      Sim, os portáteis são cada vez mais fáceis de abrir, não é?
      Caro? Bem, sim, é um equipamento caro.
      Comparado com outros da mesma categoria? Não me parece.
      Qualquer portátil com i5 ou i7 chega facilmente aos 1.000 euros. Qualquer híbrido com i5 ou i7 chega aos 1.000 euros.
      De qualquer maneira, o Surface é um equipamento em que também se paga a marca e o design. Parece-me que o preço apesar de não ser para a minha carteira, está adequado ao mercado em que se insere.

  3. Avatar de Luis M
    Luis M

    O Surface pro 4 tem tudo para vir a ser um aparelho de topo, no entanto ja me decidi a comprar o macbook pro porque estou farto de windows e os seus problemas.

    1. Avatar de WPMM
      WPMM

      SIm, o OSX não tem problemas… fia-te nisso…