Windows 10 Preview já está disponível para alguns Lumias

69 Comentários

Não foi há muito tempo que a Microsoft deu a saber que dispositivos como o Nokia Lumia 930, Nokia Lumia 735, e Microsoft Lumia 435 teriam actualização para o Windows 10 Preview.

Hoje a empresa de Redmond deu a conhecer uma (pequena) lista dos equipamentos que têm já disponível o Windows 10 Preview.

w10-fea

A informação dos dispositivos móveis que acabam de ter suporte para o Windows 10 Preview foi publicada oficialmente na página da Microsoft. São apenas meia dúzia de equipamentos:

  • Lumia 630
  • Lumia 635
  • Lumia 636
  • Lumia 638
  • Lumia 730
  • Lumia 830

Apesar de ser ainda limitada, esta lista deverá crescer nos próximos dias e ser alargada a muitos outros equipamentos.

w10

Se tem um destes equipamentos e pretender testar já o Windows 10 Preview, basta que instale a aplicação Windows Insider e em seguida faça autenticação com a sua conta que definiu para acesso ao Programa Windows Insider.

Caso ainda não tenha pode fazer o seu registo no Programa Windows Insider pode fazê-lo aqui. De salientar que o equipamento deverá ter já instalado o Windows Phone 8.1 e ter no mínimo 8 GB de memória de armazenamento.

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Douglas soares
    Douglas soares

    Não está disponível para meu Lumia 925 ainda! 🙁

    1. Avatar de Mario Mauricio
      Mario Mauricio

      o denim ja ta!

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Vais ter que esperar durante algumas semanas tb n esta disponivel para o meu lumia 920

    3. Avatar de Double seven
      Double seven

      Windows phone assim não tem futuro.
      Android L continua na frente.

      1. Avatar de Dumitru
        Dumitru

        Tu é que não deves ter futuro nenhum, notícia do windows e tu falas do teu bugdroid…

  2. Avatar de Mario Mauricio
    Mario Mauricio

    e impressao minha ou este e o mais bonito SO mobile que existe? Rapido, fluido e simplesmente lindo com informacoes uteis e nao apenas icones estaticos ou widgets a sorver a ram.

    1. Avatar de Marco Pinheiro

      Apesar de ser um droid fan-boy, de ter achado o ecrã demasiado recheado (muita coisa a bater nas vistas de repente) tenho que concordar que parece MESMO muito bem!

    2. Avatar de miguel
      miguel

      +1
      so permite dispositivos sp400 deve ser coincidência

    3. Avatar de LM
      LM

      “e impressao minha ou este e o mais bonito SO mobile que existe?”

      Deve ser impressão tua. Mas os gostos de cada um não se discutem. Eu por exemplo nunca consegui achar piada ao UI do WP. Nem ao UI nem ao resto apesar de ser um sistema fluido… mas para mim só fluidez não chega…

    4. Avatar de Zero Zero Sete
      Zero Zero Sete

      O Homescreen e a cena das apps são fixes…

      Já o resto?

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Honestamente não compreendo o pessoal que reclama com a microsoft por nao dispensar o preview para os seus lumias. O que é que lhes vai pela cabeça?
    “OMG! comprei um lumia e a estupida da microsoft nao disponibiliza o preview do wp10 logo no primeiro dia para o meu telemovel??!!! PIOR EMPRESA DE SEMPRE! VOU MUDAR DE TELEMOVEL!!!”
    Se por acaso sair amanha vão reclamar por ter demorado 1 dia a sair? Depois vão para os foruns reclamar que esta funcionalidade nao funciona bem e aquela esta ao contrario

    1. Avatar de Zero Zero Sete
      Zero Zero Sete

      Sabes como é que é…

      No caso da Apple que lança os betas do iOS só para developers, muita gente regista o UUID em sites manhosos, instala os betas, e depois vem para a net se queixar… -_-

      1. Avatar de Dumitru Toderici
        Dumitru Toderici

        É muito diferente o que a MS faz comparado a Apple, a Apple da os betas/previews so para developers como disseste, coisa que para ser developer tem que se pagar, enquanto na MS todos podem ter se forem registar para a insider preview…

  4. Avatar de José Brandão
    José Brandão

    Eu ja tenho

  5. Avatar de Bruno Santos
    Bruno Santos

    Tentei no meu lumia 735 e não está disponível ainda. Ainda exigem 8GB de espaço livre para actualizaçao quando esse é o espaço total que tenho disponível no equipamento…

    1. Avatar de PFerreira
      PFerreira

      Por isso é que existe entrada microSD.

    2. Avatar de SRR
      SRR

      Exigem aparelhos de 8GB totais.
      Eu instalei com 2.1 GB livres sem qualquer problema.
      SD não conta para aqui.

      1. Avatar de Bruno Santos
        Bruno Santos

        Num lumia 735? No meu ainda não aparece build disponível.

  6. Avatar de Dunno
    Dunno

    Esta disponivel para o 730 e nao para o 735 FML

    1. Avatar de helder
      helder

      Quando vai estar disponível para o 735

      1. Avatar de Dunno
        Dunno

        Não faço a minima, talvez nos proximos dias visto terem o mesmo processador (?).

    2. Avatar de Mario Mauricio
      Mario Mauricio

      so falta sairem as google apps para windows phone e digo que fica o SO perfeito (eu sei que ha microsoft equivalentes mas para mim google maps, gmail e translator sao um must) O bing translator tem um modo estranho de copiar o texto traduzido, ja repararam?

      1. Avatar de Dunno
        Dunno

        Eu vim de Android durante algum tempo, comprei o 735 por saber que haveria suporte para o W10. Desde que estou nas apps do WP, o que realmente me fez mais falta foi um navegador de GPS que permitisse importar os favoritos de um GPX, o here drive e mt bom mas nao permite importar de ficheiros, tenho de guardar 1 a 1 no here.com o que se torna um bocado aborrecido sendo ~600. tirando isso nao encontrei nenhuma app que me faça realmente falta. O gmail uso configurado com o que vem no WP, o maps dispenso, nao me faz muita falta, e o translator tambem nao por isso nao posso comentar.
        Mesmo a PlayStore tendo bastante lixo continua a ter mais variedade em apps que WP, o “essencial” esta la, mas ainda faltam bastantes coisas. Acredito que tenha potencial mas ainda vai demorar uns tempos ate reverterem esta situação, mas penso que estão no bom caminho.

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Tenho o Lumia 735
        – google maps – instalada
        – gmail – google mail instalada
        – translator – através do UC browser

        será que o SO é perfeito?

      3. Avatar de PFerreira
        PFerreira

        Fala com a google. Eles nem youtube deixam fazer para WP 😮

  7. Avatar de mzzr
    mzzr

    e os que compraram outros modelos têm que aguentar o update 😀

    1. Avatar de WPMM
      WPMM

      O que foi lançado hoje não é um update, é um technical preview – com bugs, funções que não funcionam, erros, bloqueios, lags, sem teclado em PT, dicionários inexistentes, etc.
      Não aconselhável a sua instalação num smartphone que seja o nosso principal do dia-a-dia.
      Esta versão é muito anterior ao que será a versão para os developers (normalmente com muito menos bugs e já mais estável).

    2. Avatar de Dumitru Toderici
      Dumitru Toderici

      E que tal se a MS nem iria disponibilizar a preview para ninguem e so disponibilizava a versão final que deve ser no verão ou final de ano, como é que era? Fanboys so sabem é chorar

  8. Avatar de In Your Face
    In Your Face

    Rapaziada… atenção ás release notes do preview!!! O sistema de SMS em GSM não é suportado nestas builds, pelo que ficam sem SMS…

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Eu consigo enviar sms…

    2. Avatar de SRR
      SRR

      Também li algures que o Dual-SIM não era suportado, e está a cantar de galo no meu 630.
      SMS foi a primeira coisa que testei para ver as novas toasts e o reply no action center 🙂

      1. Avatar de joana
  9. Avatar de bruno
    bruno

    Será que o meu pobre 620 vai ter direito?

    1. Avatar de WAtt
      WAtt

      Sim, eu já instalei no meu

      1. Avatar de PFerreira
        PFerreira

        Ele disse 620. Não 630…

  10. Avatar de Bruno
    Bruno

    Para o meu Lumia 630 já há atualização xD Vou ver como é.

  11. Avatar de NewJ
    NewJ

    E o 930?? O próximo Lumia que comprar já trará W10 de origem.

    1. Avatar de WPMM
      WPMM

      Não.
      LEIAM. Isto é um tecnical preview e não um upgrade.

      1. Avatar de Alvaro Costa
        Alvaro Costa

        Não vale a pena bater no ceguinho 🙂

  12. Avatar de João
    João

    Qual é a diferença entre os lumia:
    Lumia 630
    Lumia 635
    Lumia 636
    Lumia 638

  13. Avatar de Miguel
    Miguel

    Existem vulnerabilidades ao instalar esta preview?, pois se a instalar nao tenho ideias de programar nem nada do genero e vou continuar a utilizar o lumia para ler ficheiros, telefonar jogar etc. Acham que vale a pena usar esta versão no caso de haver riscos de segurança?

    1. Avatar de WPMM
      WPMM

      Não instales, algumas dessas coisas se calhar não fazes.

  14. Avatar de Bruno
    Bruno

    A dúvida agora é como fazer downgrade. No meu Lumia 630 Dual Sim fica um pouco lento.

    1. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Instalei no telemóvel da namorrada pois o meu l925 ainda não esta na lista e sim esta com lags que me fez lembrar dos meu dias com o galaxy s3 com Android não tao suave…mas como é uma preview ate que não esta mal

    2. Avatar de João Brito
      João Brito

      No meu 630 Dual SIM também ficou um pouco lento, mas já fiz downgrade. Podes ver aqui como fazer:

      http://www.windowsmania.com.br/2015/02/12/microsoft-lanca-o-windows-phone-recovery-tool-baixe-ja/

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Obrigado, João. Ontem, no desespero encontrei solução.
        Na verdade, para TP não está mal, mas prefiro esperar pela versão estável.

        1. Avatar de João Brito
          João Brito

          Também acho que não está nada mal. Podiam era aumentar um pouco o tamanho da letra nas Definições e tratar daquele ecrã azul que aparece ao abrir algumas apps, mas de resto até está bonzinho. Também acho que vou esperar até que saia pelo menos o Developer Preview, que nessa altura deve ter menos bugs. Para já fica um pouco lento no 630 Dual SIM, pelo que voltei ao Windows Phone 8.1

    3. Avatar de WPMM
      WPMM

      Procura no site do insider programa que deves encontrar informação sobre o software para fazer downgrade.

  15. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Segundo a Microsoft é possível fazer downgrade caso algo corra mal. Vou testar…

  16. Avatar de Paulof
    Paulof

    Isto até nem tem muito a ver com o windows Phone 10,mas será que quando fizer o upgrade para o Windows 10 no PC vou perder todos os meus programas?Outra pergunta,o que é que realmente adianta ter o W10 no telemóvel e no PC?

    1. Avatar de WPMM
      WPMM

      Porquê ter o mesmo ambiente em plataformas diferentes? Porque se torna mais eficiente e muito mais fácil para o utilizador, além de aumentar a mobilidade, já que a interligação entre plataformas é superior.
      Perdes os programas se forem piratas 🙂
      O Windows 10 ainda nem saiu, ainda não se conhecem muitos detalhes técnicos, portanto, essa pergunta se Perdes ou não é irrelevante para agora.

  17. Avatar de Joca
    Joca

    Alguém sabe se existirá para o Lumia 535? Obrigado

  18. Avatar de AlexX
    AlexX

    E finalmente uma interface bem mais apelativa à vista porque a anterior cruzes, por muito bom que o SO fosse de usar…

  19. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Perguntas aos expert, já que estou a pensar em comprar um 635:

    – dá para correr apps Androids de alguns maneira? (Estilo Blackberry)
    – é possível instalar apps manualmente (sideload), ou só mesmo da loja da Microsoft?
    – trabalho com redes wireless, e faço testes com programas sideload que geram chaves, há para WP ou modo de correr as Android?

    Obrigado

    1. Avatar de WPMM
      WPMM

      Não, não corre apps Android e não há sideloads (pelo menos do meu conhecimento).
      A ultima questão não sei, não preciso dessas ferramentas.

  20. Avatar de WPMM
    WPMM

    Parece-me que há gente que instala coisas sem saber o que está a instalar. Não leem notas dos lançamentos, não sabem os riscos, não sabem como corrigir situações caso apareçam problemas e, principalmente, não sabem o que é um technical preview mas mesmo assim instalam ou querem instalar.
    Depois verificam que o sistema funciona mal (até porque é suposto funcionar mal), e não conseguem perceber que este tipo de instalações não são para eles, nem percebem que não devem usar o seu equipamento do dia-a-dia para estes testes.
    Incrível…
    LEIAM! PESQUISEM! CUSTA ASSIM TANTO?

    1. Avatar de PFerreira
      PFerreira

      Concordo contigo. Tenho o w10 preview no pc só porque tinha um pc extra em casa. O mesmo não posso dizer do W10 phone visto não ter um lumia extra. Mas gostava bastante de experimentar…

  21. Avatar de Pisca
    Pisca

    Alguém instalou WP10 em aparelhos bloqueados a operadoras ? Como a Vodafone ?

    1. Avatar de Rui C.
      Rui C.

      Acabadinho de instalar no lumia 630 da Vodafone. Fica um pouco mais lento em algumas coisas, mas nada de especial, de resto tudo a funcionar !

      1. Avatar de Pisca
        Pisca

        Obrigado, vou tentar mais tarde

      2. Avatar de João Brito
        João Brito

        E ficaste com ele ou fizeste downgrade?

  22. Avatar de Pedro Prates
    Pedro Prates

    Com 8GB? Então o 520 esta fora? So tem 6.

    1. Avatar de PFerreira
      PFerreira

      1 – Ainda nem saiu a tech preview para o 520.
      2 – Existe uma coisa chamada microSD

  23. Avatar de lima5
    lima5

    O meu 1520 aguarda ansiosamente!

  24. Avatar de Manuel
    Manuel

    Pessoal instalem o Android L e os telemóveis ficam perfeitos.À vários tutoriais na NET e ficam com Nokias a trabalhar em condições. O WP não tem futuro nenhum. Instalei no meu nokia o Android e agora tenho um super telemóvel.

  25. Avatar de elias
    elias

    meu 630 ainda nao aceitou