O Portugal sem espinhas!

47 Comentários

O nível de stress de uma pessoa é inversamente proporcional à quantidade de “foda-se!” que ela diz. Existe algo mais libertário do que o conceito do “foda-se!”?

O “foda-se!” aumenta a minha auto-estima, torna-me uma pessoa melhor. Reorganiza as coisas. Liberta-me. “Não quer sair comigo?! – então, foda-se!” “Vai querer mesmo decidir essa merda sozinho(a)?! – então, foda-se!”.

O direito ao “foda-se!” deveria estar assegurado na Constituição.

Os palavrões não nasceram por acaso. São recursos extremamente válidos e criativos para dotar o nosso vocabulário de expressões que traduzem com a maior fidelidade os nossos mais fortes e genuínos sentimentos. É o povo a fazer a sua língua. Como o Latim Vulgar, será esse Português Vulgar que vingará plenamente um dia.

“Comó caralho”, por exemplo. Que expressão traduz melhor a ideia de muita quantidade que “comó caralho”? “Comó caralho” tende para o infinito, é quase uma expressão matemática.
A Via Láctea tem estrelas comó caralho! O Sol está quente comó caralho! O universo é antigo comó caralho! Eu gosto do meu clube comó caralho! O gajo é parvo comó caralho! Entendes?

No género do “comó caralho”, mas, no caso, expressando a mais absoluta negação, está o famoso “nem que te fodas!”. Nem o “Não, não e não!” e tão pouco o nada eficaz e já sem nenhuma credibilidade “Não, nem pensar!” o substituem.O “nem que te fodas!” é irretorquível e liquida o assunto.
Liberta-te, com a consciência tranquila, para outras actividades de maior interesse na tua vida.
Aquele filho pintelho de 17 anos atormenta-te pedindo o carro para ir surfar na praia? Não percas tempo nem paciência.

Solta logo um definitivo:
“Huguinho, presta atenção, filho querido, nem que te fodas!”.
O impertinente aprende logo a lição e vai para o Centro Comercial encontrar-se com os amigos, sem qualquer problema, e tu fechas os olhos e voltas a curtir o CD (…)

Há outros palavrões igualmente clássicos.
Pense na sonoridade de um “Puta que pariu!”, ou o seu correlativo “Pu-ta-que-o-pa-riu!”, falado assim, cadenciadamente, sílaba por sílaba. Diante de uma notícia irritante, qualquer “puta-que-o-pariu!”, dito assim, põe-te outra vez nos eixos.

Os teus neurónios têm o devido tempo e clima para se reorganizarem e encontrarem a atitude que te permitirá dar um merecido troco ou livrares-te de maiores dores de cabeça. E o que dizer do nosso famoso “vai levar no cu!”? E a sua maravilhosa e reforçadora derivação “vai levar no olho do cu!”? Já imaginaste o bem que alguém faz a si próprio e aos seus quando, passado o limite do suportável, se dirige ao canalha de seu interlocutor e solta: “Chega! Vai levar no olho do cu!”? Pronto, tu retomaste as rédeas da tua vida, a tua auto-estima.

Desabotoas a camisa e sais à rua, vento batendo na face, olhar firme, cabeça erguida, um delicioso sorriso de vitória e renovado amor-íntimo nos lábios.
E seria tremendamente injusto não registar aqui a expressão de maior poder de definição do Português Vulgar: “Fodeu-se!”. E a sua derivação, mais avassaladora ainda: “Já se fodeu!”.

Conheces definição mais exacta, pungente e arrasadora para uma situação que atingiu o grau máximo imaginável de ameaçadora complicação?

Expressão, inclusivé, que uma vez proferida insere o seu autor num providencial contexto interior de alerta e auto-defesa. Algo assim como quando estás a sem documentos do carro, sem carta de condução e ouves uma sirene de polícia atrás de ti a mandar-te parar. O que dizes? “Já me fodi!”

Ou quando te apercebes que és de um país em que quase nada funciona, o desemprego não baixa, os impostos são altos, a saúde, a educação e … a justiça são de baixa qualidade, os empresários são de pouca qualidade e procuram o lucro fácil e em pouco tempo, as reformas têm que baixar, o tempo para a desejada reforma tem que aumentar … tu pensas “Já me fodi!”

Então:
Liberdade, Igualdade, Fraternidade e foda-se!!!
Mas não desespere: Este país … ainda vai ser “um país do caralho!” Atente no que lhe digo!

Foda-se por Millôr Fernandes.
(adaptado)

Partilhar:
Tags:

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pirotas
    Pirotas

    Esta opinião é do carvalho. Não há pintelho que consiga exteriorizar de forma tão real a necessidade do uso do palavrão, nem que se f… todos.
    P.S.: Excelente blog.

  2. Avatar de DamagE
    DamagE

    Cum C-a-r-a-l-h-o!

    E-X-C-E-L-E-N-T-E

  3. Avatar de dc
    dc

    Lindo…. um dos melhores tópicos que já li neste Blog, embora nada tenha a ver com o mundo Hi-Tech.
    Será que mais tarde posso adaptar isto para uma carta justificativa quando for repreendido por um professor na escola???

    lol

  4. Avatar de R3volution
    R3volution

    Lindo…

  5. Avatar de Couto

    o que seria dum gajo sem o ‘DAASSE ?!

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    O unico post sem nivel em vários meses que frequento o Pplware, desculpa lá Vitor mas como diz o Diácono Remédios “Não Havia Nexexidade”
    Se a intenção é leres comentários ofensivos ou pura e simplesmente como alguns acima sem nexo, então vais no bom caminho. Eu palavrões só no meu restrito circulo de Amigos e sem Senhoras por perto, mas há coisas que não é preciso aprender nasce-se com elas.

  7. Avatar de dc
    dc

    Viva ao Futebol, ás Mulheres, Viva ás coisas boas da vida carvalhoooooo

    Eu gostei do post, ate para variar um bocado…. sempre a falar de informatica e tal…

    Continua assim….

  8. Avatar de n_u_n_o
    n_u_n_o

    Fuck (Parental Advisory Explicit Content)

  9. Avatar de N
    N

    A malta que não aceita uma chalaça, “mas há coisas que não é preciso aprender nasce-se com elas.” , berço de ouro? Estás nalgum chá em casa das Tias?

  10. Avatar de k
    k

    “O nível de stress de uma pessoa é inversamente proporcional à quantidade de “foda-se!” que ela diz”? Não será “directamente”?
    De facto “criamos” o Brasil à nossa imagem… Mas tinha a ideia que lá utilizam mais outro tipo de calão!

  11. Avatar de Evandro
    Evandro

    Essa eu já conhecia! Mas gostei de ler novamente!!

    Só é preciso ter cuidado e se empolgar e dizer um Foda-se pro seu chefe! os efeitos podem ser contrarios 😀

    @Carlos vc precisa dizer alguns foda-se 🙂 está muito estressado!

  12. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    @ alguns muito incomodados!
    Foda-se… que eu não sou puritano…

  13. Avatar de Icewarp
    Icewarp

    Bom, então fodam-se todos vocês, só isso

    🙂

  14. Avatar de HC
    HC

    Já que estão com ela na boca, bem… deve haver por aí alguns que já ouviram, mas para os restantes aconselho:

    “Nem que sa fodam dez vezes!!”
    10 Vezes (ficheiro de som)

  15. Avatar de Renato
    Renato

    “De facto “criamos” o Brasil à nossa imagem… Mas tinha a ideia que lá utilizam mais outro tipo de calão!”

    Realmente, quando o Brasil foi descoberto, eram os degredados que vinham povoar esta terra. Criaram o Brasil a vossa imagem?

    No mais, adoro esse blog, e achei ótima a adaptação do texto do Millor. Pena que as pessoas não tenham bom humor, e bom senso, nas suas críticas.

  16. Avatar de António
    António

    @”Como o Latim Vulgar, será esse Português Vulgar que vingará plenamente um dia.”
    Eh, eh, eh, já vingou em pleno. Antigamente, era no norte que se falava assim, actualmente Portugal inteiro aderiu à moda. É do carago!!!

  17. Avatar de eSkiSo

    DASE!!.. i pa kem na conhece o kit FODA-SE

    http://www.foda-se.info/

    Demais

  18. Avatar de Ailton
    Ailton

    Apenas uma correção:

    Este texto não é de autoria de Millor Fernandes e sim de Pedro Ivo Rezende. Caso possa alterar, tudo bem, senão foda-se.

    Abraços.

  19. Avatar de peopleware

    Isto é mesmo do melhor. Se comento um assunto, estou a ser tendencioso, se falo do que gosto, não estou a ser imparcial, se meto uma anedota de Angolanos sou racista, de loiras sou idiota. Se meto um texto a criticar o governo, sou fascista, se gosto do FCP este blog deixa de prestar. Hoje decidi dar expressão a um texto que considero muito interessante, pronto já não há nível no Pplware. Haja paciência, haja paciência!!! Carlos, esta vida é mesmo dura amigo, não achas?

  20. Avatar de Evandro
    Evandro

    @Vitor,

    Na boa, continua seu blog do jeito que está que ele é EXCELENTE!!!
    Como já comentei, isso é blog.. vc deve expressar suas IDEIAS!!

    Se alguém criticar seu trabalho diga um FODA-SE e ignore-o! Basta ver qtas visitas tens por dia para ver q a turma gosta do seu jeito! Continue assim! não mude nada no seu trabalho!

    como já disse muitas vezes e volta a dizer! MEUS PARABÉNS PELO BLOG 🙂

  21. Avatar de mp
    mp

    Tá fixe Vita.
    Kem n gostar k n frequente o blog, mas kem manda aki?

  22. Avatar de Nuno Reimor

    Excelente,adorei.Fiquei bem disposto e acho que o texto está mesmo bem adaptado a nossa realidade.Este Blog tem alma própria e isso deve incomodar alguns incomodados por natureza.Ao longo dos anos nunca tive pachorra para ler ou melhor,para consultar regularmente Blogs.E o PPLWARE visito-o sempre que posso.É porque tem qualidade,boas indicações gerais,alguns alertas sociais importantes e alma.Bom texto!

  23. Avatar de Carlos
    Carlos

    @Vítor M.
    Por acaso para mim a vida não é dura e penso que apesar do que tenho aqui lido ultimamamente de criticas aos teus posts de futebol para ti também não a avaliar pelo sucesso que é o Pplware, em tantos posts em tantos meses só achei este completamente fora do contexto a que nos habituás-te e então podes considerar um elogio, quanto ao futebol estou-me a “borrifar” assim como para o texto aqui postado, porque o que mais me agrada aqui é assuntos de informática, tecnologia e ciencia ou actualidades, mas não pude assim como em muitos outros deixar de expressar democraticamente a minha OPINIÃO e não mudo uma virgula ao meu ultimo comentário que a avaliar pela qualidade da maioria dos comentários a este post só me dá razão.
    Abraço do Carlos
    @Evandro
    Como já disse linguagem aberta só no meu restrito circulo de Amigos, como não te conheço de lado nenhum e estou num sitio publico prefiro manter a distancia que o Português menos expressivo ou popular me pemite e já agora um Bem Haja para ti

  24. Avatar de Carlos
    Carlos

    @N
    Não meu caro puro bom senso e alguma experiencia. Naõ de chá das tias, mas de muita noite e discussões acesas, quanto ao berço se é ou não de ouro não sei mas sei que a educação que me foi proporcionada felizmente é de platina.
    Bem Haja
    Carlos

  25. Avatar de Ailton
    Ailton

    @Vitor

    É o preço do sucesso! Qualquer um que esteja em evidência, torna-se alvo de críticas, construtivas ou não. É muito mais fácil falar do que fazer. Encontrei aqui um espaço democrático e de respeito mútuo, algo difícel aqui no Brasil. Porém em qualquer lugar, existem os pseudo-intelectuais que não sabem distinguir senso de humor do trabalho sério.

    Abraços a todos

  26. Avatar de Ailton
    Ailton

    Em tempo, visitem o site do https://pplware.sitedev.pt/category/humor/ e vejam um pouco do humor refinado.

  27. Avatar de Carlos
    Carlos

    @Ailton
    Pareçe que ai “nas terras de Vera Cruz” não entendem bem o conceito de democracia, que significa o direito á opinião, mas esse seu ataque é só contradição leia-se com atenção e veja quem é o pseudo intelectual, etc. Já agora por aqui o Pplware pelas mãos do se administrador Vitor M, é um Blog muito apreciado e salvo erro já foi premiado, numa coisa estamos de acordo, é muito BOM. Para mim o melhor do género em lingua Portuguesa o que não significa que tenha de concordar com tudo e acobardar-me de comentar.
    Bem Haja
    Carlos

  28. Avatar de Luís
    Luís

    @Carlos
    Eu palavrões, só no meu circulo de amigos… e amigas que também os dizem! Palavrões.. quem não os diz??

  29. Avatar de Ailton
    Ailton

    @Carlos
    Terra de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz agora Brasil. De fato aqui no BRASIL ainda não chegamos ao amadurecimento necessário para vivenciarmos uma democracia plena. O que não endossa a sua generalização, ao meu ver pejorativa, de que não saibamos seu conceito ou definição. O que me espanta, é ver um gajo que “conhece” perfeitamente o que seja democracia, a atirar para todos os lados a prepotência de não aceitar críticas à sua própria opinião. A democracia serve somente para você discordar de alguém, porém não aceita que discordem de você ?. Aqui nas Terras de Vera Cruz isso tem outro nome.

    Abraços

  30. Avatar de Jorge Rio
    Jorge Rio

    Mai nada foda-se…

  31. Avatar de t@ndre
    t@ndre

    Bem..
    no meu caso tenho de ser sincero…
    acho asneiras totalmente desnecessárias… só servem mesmo para insulta outrem…

    portanto continuarei com o “meu bom comportamento” linguaristicoooooooo lol

  32. Avatar de Ze-Bala
    Ze-Bala

    Este Texto está simplesmente Genial!

    Se existir algum português q nao indenfique minimamente com este Texto desculpem lá mas nao se podem considerar um Verdadeiro português…

    @Carlos
    Este Portugal nunca vai crescer enquanto as pessoas Clássicas como tu não “Evoluirem”, Ainda me ás de dizer qual é o problema de se utilizar “calão”/”Palavrões” para se expressar… ou pior ainda… só utilizar estas expressoes com Amigos e na ausencia de senhoras, isso é completamente Rididulo…

    Pois infelismente em portugal os palavrões são logo interpertados como Insultos, Falta de Educação ou mesmo Falta de Cultura….

    É um pouco como as “regras de Etiqueta”… e consideradas por muito como faltas de respeito… (Falar de oculos com outra pessoa, Estar de Chapéu no interior de edificios, a forma como te vestes, como estás ah mesa)

    Infelismente em Portugal Todas as pessoas com Cargos ditos “superiores” sofrem deste sindroma…conta mais a Forma como falas e como te apresentas do que as tuas intenções e vontades…

    Dai eu concordar com o Plenamente Vitor com um comentario q ele Fez Há uns tempos q éra que este portugal só ira começar realmente a crescer quando as actuais mentalidades Forem Abolidas do poder… (quando a actual geração de 20-35 anos estiver no poder)

  33. Avatar de Ricardo Almeida
    Ricardo Almeida

    Já parece o texto do Miguel Esteves Cardoso sobre ‘Palavrões’ 😉

    Para quem não conhece, aqui fica o link:

  34. Avatar de Ricardo Almeida
    Ricardo Almeida

    Vitor desculpa o 2º post mas o link sumiu. Aqui fica:

    img91.imageshack.us/img91/7605/mecjw3.jpg

  35. Avatar de Carlos
    Carlos

    @Ailton
    Aqui em PORTUGAL, temos um ditado popular que diz “Quem semeia ventos colhe tempestades”, por isso respeite os comentários dos outros que eu respeito os seus.
    Um Abraço para si
    @Luis
    Pois é tens razão quem não os diz, agora fica a questão, quando, como e onde ? No meu ver o uso exagerado de “palavrões” leva á falta de respeito e por seu turno de credibilidade, basta vermos e não vou citar ninguém a maioria dos comentários postados acima
    Um Grande Abraço do Carlos
    @Ricardo
    Não haja duvida o Miguel Esteves Cardoso é eximio no uso do Palavrão, sem se tornar uma escrita ofensiva, pois no dia a dia ele até é bastante comedido na escolha da sua verbalização mas esqueceste-te de colocar o link
    Bem Haja

  36. Avatar de Carlos
    Carlos

    @Ze Bala
    Você é mesmo ingénuo finge ser, você como deve observar no seu dia a dia as pessoas estão cada vez mais fartas de abusos de toda a espécie e o sentimento dominante até revela um certo saudosismo, numa altura em que a esquerda está em declinio e cada vez a extrema direita ou mesmo a direita convencional tem mais apoiantes, voçê acha mesmo que algum dia pelo menos neste século algum politico que faça uso de uma linguagem que em principio não é politivamente correcta, tem alguma possibilidade de vir a governar. E para quem não gosta de etiqueta á sempre sitios em que tal não é exigido, infelizmente esse sitios são frequentados por marginais, Sim sou conservador, não sou de direita mas sou a favor do protocolo e da etiqueta por uma questão de saber viver sem criar conflitos com os demais. Cá para mim o Sr. gosta é de ser do contra, mas mesmo assim a sua opinião como todas as que não ofendam ninguém é valida.
    Bem Haja

  37. Avatar de Ze-Bala
    Ze-Bala

    @Carlos

    Em primeiro lugar podes tratar-me por tu…

    Em segundo lugar:

    (..)Cá para mim o Sr. gosta é de ser do contra,(…)

    Não deves ter lido o meu comentário desde o principio nem deves ter terminado… eu concordei com o q o vitor escreveu…
    ahhh mas pelos vistos tu não… logo como nao concordei contigo sou do contra??? hmmmm serei eu do contra ou tu?Então a tua palavra é lei quem nao concorda contigo é do contra?? acho q estou confuso :S ou serás tu q estás?

    E para quem não gosta de etiqueta á sempre sitios em que tal não é exigido, infelizmente esse sitios são frequentados por marginais(…)

    Tenho pena de pessoas q teem esta mentalidade… mesmo mta pena….eu actualmente vejo tantos ou mais marginais de fato e gravata como os q vejo todos rasgados… para isso basta ligarmos a TV e assistirmos a um Telejornal…

    È por isso q neste país não “interessa o q és nem o que fizeste o mais importante é o carro q andas e a roupa q vestes… Bens materiais visiveis aos olhos dos outros…. Desculpa mas eu nao pertenço a essas gentes previsiveis eu jogo noutros niveis… nao preciso de mostrar aquilo q já sei q sou se gostas gostas senao gostas temos pena…”

  38. Avatar de N
    N

    “@N
    Não meu caro puro bom senso e alguma experiencia. Naõ de chá das tias, mas de muita noite e discussões acesas, quanto ao berço se é ou não de ouro não sei mas sei que a educação que me foi proporcionada felizmente é de platina.
    Bem Haja
    Carlos”
    Não me enganei, adoro quando puxam dos galões! Maravilhosa elite! Deve ser por isso que temos um país tão bom, não é?

  39. Avatar de Carlos
    Carlos

    @Ze Bala
    O Vitor só disse que postou um texto do seu agrado e para que saibas o texto também me agradou, para mim a questão é que certos comentadores deste blog, ou melhor grande parte da camada mais jovem deste Pais e alguns não tão Jovens não entendem o principio da palavra Liberdade de Expressão e confundem com bandalheira, logo pensam que por ter sido postado um artigo com recurso a uma linguagem que para eles é muito engraçada por ser irreverente, acham-se no direito de a usar noutros contextos e comentários tornando-se por não terem talvez formação do escritor em questão, boçais e ordinarios, tu pelo contrário consegues perfeitamente fazer valer o teu ponto de vista sem caires no insulto facil. Eu nunca aqui falei em bens materiais, classes sociais ou titulos como tu entendes-te eu falei em Regras e Etiqueta. E para que que não penses que eu só frequento sitios todos xpto digo-te que quando falei em marginais exagerei um pouco mas por vezes não tenho pachorra para estar a pagar e ainda por cima ter de aturar a falta de civismo, educação e maneiras que abundam em certo ambientes, a que isso permitem. Quanto ao facto de seres do contra queria me referir a tudo o que sejam normas instituidas ou poderes e monopolios, pois mantenho o que disse por prestar particular atenção á maioria dos teus comentários, ser do contra é bom ajuda a equilibrar o sistema não tenhas vergonha de te assumires.
    Não penses é que jogas em niveis mais altos que os outros porque ás vezes tem-se surpresas.
    Vá e porque é de Bom Tom e não só
    Um Abraço do Carlos

  40. Avatar de Carlos
    Carlos

    @N
    Achas que puxei dos galões por afirmar que tive uma optima educação, se isso para ti são galões para mim são tostões, por isso é que os niveis de satisfação andam tão por baixo, e só uma elite e muito bem o dizes é que tenta fazer algo para que qualquer dia não fales Português BR ou como a maioria do nosso povo vejas muita televisão em horário nobre (telenovelas, e afins) ou mais ainda enpenhar o pouco que nos resta deste nosso cantinho a beira mar plantado.
    PS. Consegues fazer-te perceber sem copiares os meus comentários na integra
    Felicidades

  41. Avatar de jack
    jack

    FODAM-SE :D:D:D:D

  42. Avatar de luis
    luis

    @Carlos
    Obviamente ninguem chega ao supermercado e diz alto e bom som: Gastei dinheiro pa c******! Isto tratou-se de um texto engraçado, que mereceu uns comentarios engraçados. Acho que não é preciso lições de boas maneiras! Mas não vamos alongar isto porque não vale a pena… que se f***!! lol

    Abraços

  43. Avatar de Carlos
    Carlos

    @Luis
    Obviamente que tens razão, mas não se trata disso lê com mais atenção os meus dois ultimos comentários.
    Abraço
    Carlos

  44. Avatar de Marco Tulio
    Marco Tulio

    Muito bom o texto. Parabéns pela localização.

  45. Avatar de bwd
    bwd

    “…voçê acha mesmo que algum dia…” by Carlos

  46. Avatar de Rui
    Rui

    Muito bom! parabens! quanto ao resto vamos deixar-nos de m##as e que cada um fale como quer, mas este texto é do carvalho, e nem que alguns se f… vou deixar de gostar do mesmo, parabens Vitor.

  47. Avatar de B.G.
    B.G.

    Concordo com o “Carlos” e e em certos pontos com o resto dos leitores que se pronunciaram…
    O respeito é bonito e eu gosto, sou uma Rapariga e não é por isso que digo ou deixo de dizer palavrões, como foi referido todos os dizemos, mas claro que não os digo em qualquer lugar nem ao pé de qualquer pessoa…
    às vezes sai da boca para fora mas é sem querer é daquelas coisas mesmo… «ups saiu» eheh