Samsung pode estar a preparar-se para abandonar a Touchwiz

44 Comentários

A customização que o Android permite aos fabricantes é uma das mais importantes vantagens que levam à sua escolha. As interfaces desenvolvidas para mudar de forma permanente a cara do Android existem há já bastante tempo e nem sempre com as performances desejadas.

A Samsung é das empresas que usa uma adaptação da interface do Android para alterar de forma completa os seus dispositivos, mas rumores agora surgidos apontam no sentido de a Touchwiz deixar de ser usada, ficando o Android que usam mais limpo e simples.

samsung_1


A Touchwiz sempre foi uma das razões de queixa dos utilizadores dos equipamentos Android da Samsung. Esta interface desenvolvida pela Samsung para dar aos utilizadores dos seus equipamentos uma maior e melhor experiência de utilização sempre foi a principal razão apontada para os problemas de lentidão nos dispositivos.

Outro problema que é apontado à Touchwiz é o excessivo consumo de bateria, o que mais uma vez vem mostrar que esta mudança que a Samsung implementa no Android acaba por não ser positiva.

Mesmo com uma vasta lista de queixas apresentadas pelos utilizadores, a Samsung sempre insistiu em manter a Touchwiz presente e a equipar os seus equipamentos.

Mas já no lançamento do Galaxy S5 foi possível ver uma diminuição do peso da Touchwiz com a retirada de algumas aplicações adicionais que passaram a estar disponíveis para descarga apenas se os utilizadores estivessem interessados na sua utilização.

É por isso esperado que a chegada do Galaxy S6 venha mostrar uma versão ainda mais minimalista da Touchwiz, com menos aplicações presentes, mas mantendo os moldes começados no modelo anterior.

samsung_2

A remoção da Touchwiz, de forma total ou parcial, faz parte dos planos da Samsung para criar equipamentos mais atractivos aos utilizadores, ao mesmo tempo que os tornam mais rápidos e mais eficientes ao longo do tempo.

Vai ainda haver, por parte da Samsung, uma remoção de parte da integração destas aplicações com menus e outras áreas do sistema operativo, mais uma vez para garantir uma melhor performance do Android nos seus equipamentos.

Claro que estas melhorias vão estar integradas com a optimização do próprio código das aplicações, que se espera venha a ser feita pela Samsung e que mais uma vez trará sistemas mais rápidos, mais fluídos e com menores consumos de energia.

Por outro lado a própria Google quer que o seu sistema operativo se mostre mais limpo e sem toda a lista de aplicações acessórias e muitas vezes desnecessárias, que apenas servem para diminuir a performance e reduzir a vida das baterias no Android.

As expectativas sobre o que a Samsung está a preparar para o seu próximo telefone da gama Galaxy, provavelmente o S6, são elevadas. A ideia da empresa Coreana é quebrar com o passado e apresentar um hardware de topo e uma versão optimizada as suas aplicações, que se vão integrar de forma ainda mais fluída com o Android.

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Tavares
    Tiago Tavares

    Finalmente

    1. Avatar de joao
      joao

      mas algo tarde já. utilizadores como eu já trocaram Samsung por motorola e/ou outras marcas com Android puro. muito contente com a troca.

  2. Avatar de David
    David

    Será que já tomaram juízo?
    Será desta que vão fazer alguma coisa de jeito?

    Enfim esperar para ver…

  3. Avatar de André
    André

    eu sou o único que compra Samsung por algumas funcionalidades do TouchWiz?

    1. Avatar de Dc
      Dc

      Obviamente que não mas também verdade seja dita, a maioria das pessoas que compra um telemóvel não tira total partido dele.

    2. Avatar de David
      David

      Não és o único, contudo consegues entender que para transportar este peso precisas de mais hardware, e comparativamente a outros equipamentos, nomeadamente HTC, ou mesmo LG, o TouchWiz é to mais pesado e consome muitos recursos.

      Sou da opinião de que seja necessário melhor-lo, mas urgentemente.
      O TW traz muitas opções, contudo será que todos usamos todas as opções? será té que as conhecemos todas? o que quero dizer com isto, é que essas opções deveriam ser tratadas como opções para que fosse possível instalar o que queremos e como queremos, e ter um sistema mais a nosso gosto.

      Tenho um Note 4, e tenho imensos problemas, claro que muitos não o têm, como já discutidos em posts anteriores, mas a realidade é que o Note 4 deveria ser um monstro, deveria ser um equipamento imbatível, contudo não o é!
      Claro que as pessoas comparam specs e o sistema, entre o Note 4 e o iPhone 6 plus, e o Note 4 ganha, mas na prática é outra coisa! não que esteja a defender o iOS, mas a realidade é essa mesmo!(iOS tem mãos defeitos tb atenção)
      Ainda hoje, a meio de uma msg via Whatsapp, o equipamento congelou e reiniciou-se…onde há cerca de uma semana fiz um reset…

      Um Note 4, com um display enorme e não consegue colocar o “home” na horizontal? SIM SEM FAZER ROOT…o Plus que é o seu primeiro phablet e faz isso…coisas mínimas…mas que deveriam ter em conta para a dimensão do display.

      1. Avatar de FG
        FG

        A culpa não é de ser uma skin, a HTC tem uma skin que adiciona muito, e é mais rápido que o stock, ou igual, assim como a LG e Sony. A sony, à custa da sua personalização, é imbatível em termos de duração de bateria para os mah que tem!

        O Android stock também não é bom, pois ficam a faltar muitas funcionalidades que tens que resolver instalando muito bloatware, por exemplo, mandar ficheiros por BT, e não funciona com muitos kits de mãos livres, entre outras coisas, como não haver uma forma simples de fazer backup integral para o PC ou cloud…

        A culpa é mesmo da samsung, as pessoas continuam a comprar, porque “é uma marca muito grande”, e a qualquer loja que vás, tem lá montes deles à espera, e até uma mesa exclusiva para os aparelhos deles…

        Agora quem quer qualidade, na minha opinião, é Apple sem pensar duas vezes, e deixe lá as specs, e olhe como as apps, jogos,n et correm…

        Se não gostar de iOS, Sony ou LG…

  4. Avatar de Zefra
    Zefra

    Concordo que o TouchWiz desapareça ou ao menos façam desaparecer o bloatware que só faz perder espaço de armazenagem e que não serve para grande coisa. Agora no papel da Samsung entendam… O sistema Android nao e deles. O que devem fazer? Tornar o sistema mais Samsung possivel. Vender um telemovel com hardware muito bom sem ter o toque da propria samsung seria fazer o jogo do Google.

    1. Avatar de andre
      andre

      Não, não és o único. A únicas funcionalidades que adoro no touchwiz é o multiwindow, pen window e app do email, as restantes não uso.

  5. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    É claro que a Samsung tem que fazer qualquer coisa, porque o quarto trimestre foi um desastre:

    Queda de 13% na venda de smartphones (vendeu o mesmo que a Apple ou menos) e de 64% nos lucros da Samsung Mobile – o que significa que foi nos modelos de topo, com uma margem de lucro maior, que foi mais atingida, pela Apple.

    Uma das coisas que vai ter que mudar é o design. Diz-se que contratou o responsável pelo gabinete de design onde Jony Ive trabalhou.

    Outra, é que vai ter que começar a desenhar os seus próprios chips. O processador de 64 bits da Apple, que a Qualcomm começou por desdenhar e depois ela e todos os fabricantes de Android, disseram que iam também lançar criou a maior das confusões – não é este ano que a Samsung vai usar o Snapdragon 810 da Qualcomm.

    Com que então é a Samsung que “fabrica” o processador do iPhone?! Está na altura de fabricar o seu de 64 bits.

    1. Avatar de Não Não
      Não Não

      Por acaso, como a Samsung não foi capaz de produzir a 20nm a tempo e horas, a Apple está agora a usar a TSMC. Mas tem tido problemas porque estes não fabricam SOCs em quantidade que chegue para a procura…

    2. Avatar de Marco
      Marco

      Não confundir a Samsung “telemóveis” com a Samsung que fabrica chips e outras coisas, pertencem à mesma casa mãe, mas são unidades distintas.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Por isso falei na quebra dos lucros da Samsung Mobile, que é comparável à Apple. Dado que a Samsung Mobile é a que tem maior peso na Samsung Electronics, os lucros desta também caíram, embora menos.

        1. Avatar de ACS
          ACS

          E outra é produzir um chip com desenhos da apple. Outra é desenhar um chip para consumo próprio. A samsung não pode usar o chip da apple nos seus telemóveis ou arrisca-se a ter o maior problema legal de todos os tempos em mão.

          1. Avatar de Macedo
            Macedo

            Exynos diz-te alguma coisa? É um chip desenhado pela Samsung.

    3. Avatar de David
      David

      Se a Samsung nao começa a tratar do seu “jardim” brevemente as folhas começam a cair, e pouco irá restar…

      A Samsung tem tudo para criar equipamentos fantásticos, mas precisa realmente de uma equipa que olha e escute os seus clientes e deixe que sejam as pessoas a escolher o que necessitam nos seus equipamentos.

      Provavelmente dessa forma os equipamentos fiquem mais fluídos que os restantes…

      64bits, é uma guerra que todos criticaram a Apple…contudo todos andam a querer os 64bits…

      Gostei foi da Qualcomm a criticar e dias depois a pedir desculpas, e a despedir o autor da critica…alguma tem os 64bits…

      Contudo tb critico a Google neste campo pois deveria exigir que os seus parceiros no Android pudessem efectuar o update dos seus equipamentos mais rápidos e dessa forma se distinguir ainda mais dos seus concorrentes…
      Android precisa de ser reescrito por ficar mais fluído e consumir menos energia…Android precisa de specs, os seus rivais não necessitam de tantas secas para conseguir mais e melhor…

      1. Avatar de Flink
        Flink

        Concordo plenamente. Faz-me lembrar o que se passou com a Nokia e com a BB. Não se foram actualizando face ao que os consumidores queriam, e acabaram quase desaparecendo. Do topo até à lama foi um pulinho…

    4. Avatar de ed
      ed

      Que eu saiba a Samsung já fabrica socs 64-bit à algum tempo então os série 7 são potentes

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        E por que é que, fora da Coreia, os Note 4 trazem o Snapdragon 805 da Qualcomm?

        Dizia-se que o Galaxy S6 ia trazer o Snapdragon 810. Agora tudo leva a crer que não. A Samsung, que não conseguiu fazer um Exynos melhor que o Snapdragon 805 vai conseguir fazer um melhor que o 810?

        É que isto é tudo muito bonito mas se o Galaxy S6, também, der para o torto, as coisas complicam-se, mais do que já estão, para a Samsung.

  6. Avatar de Flink
    Flink

    Um S6 com uma versão “pure android” seria algo interessante de se ver. O hardware do S5 com uma versão “stock android” faria do S5 o melhor do mercado.
    … acho eu.

  7. Avatar de Paulo Carneiro
    Paulo Carneiro

    Ufa.
    já não era sem tempo.
    experimentem um HUAWEI p7 ou p6 e verão a diferença.
    ou melhor ainda, um xiaomi mi4 e ficam maravilhados!
    Samsung nunca deveria ter colocado essa coisa do touch Wiz.

  8. Avatar de João
    João

    Não me acredito que a samsung vá surpreender muito. Já perdi a esperança neles

    1. Avatar de FG
      FG

      Eles enquanto fizerem telemóveis de plastico, mas com bateria removível, é só 8 GB livres, mas cartão SD, vão continuar a vender…

      1. Avatar de Sócrates
        Sócrates

        Sem qualquer tipo de sarcasmo. Independentemente de ser plástico (ou não), há algum problema em ter baterias removíveis e poder expandir a memória com cartões SD?

  9. Avatar de David
    David

    À procura de me desfazer do meu Note 4…
    Culpa…em primeiro pelo Triz e lentidão do sistema…

  10. Avatar de David
    David

    À procura de me desfazer do meu Note 4…
    Culpa…em primeiro pelo TouchWiz e lentidão do sistema…

    1. Avatar de Paulo Ferreira
      Paulo Ferreira

      Lentidão? Estás a gozar, certo?

      1. Avatar de David
        David

        @Paulo Ferreira
        Não, não estou a gozar…o meu note 4 (Snapdragon) tem problemas…e ainda hoje mesmo a escrever uma sms via whatsapp, congelou e reiniciou-se sozinho…assim do nada…umas 2h depois de sair da carga…
        Gostava de nao ter problemas…queria sossego…

        1. Avatar de nitro
          nitro

          pois é azar o meu funciona na perfeição e ate estou. a usar nova launcher esta perfeito.
          mas o touchwiz é uma bela porcaria

  11. Avatar de Nuno
    Nuno

    Como proprietário de um Galaxy S5 e ex proprietário de um S4, afirma com total convicção que o touchwiz é por defeito melhor que o android de origem da google até porque vem apetrechado de widgets e app’s que dão jeito de origem, ao contrario do sistema da google que até para a bosta de uma lanterna temos de estar a procurar um widget na playstore que podia perfeitamente vir de origem. já para não falar do tempo, ou até do sistema de avisos de alertas amarelos ou laranjas etc. Ao inicio também achava o sistema touchwiz muito piroso, a verdade é que é um sistema muito mais bem conseguido que o google de origem, o problema é que nem todos os terminais têm capacidade para o correr sem lags, por exemplo o S3 ficava um pouco lento, já no s4 e S5 não tenho queixas a observar.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Já pensas-te que no android puro tens a possibilidade de escolheres usar ou não usar essas ferramentas, e podes ainda escolher a aplicacao que gostares mais, e tu estás a criticar isso?
      Por ti não havia store e a marca escolhia que aplicações te iam dar jeito.

      1. Avatar de ed
        ed

        Depende, por acaso há coisas no touchwiz que não arranjas em apps

    2. Avatar de Brmim
      Brmim

      só para informar no chupa chupa já tem lanterna e sim esta pelo menos acho que devia ser obrigatória em todos, no meu caso que vim de iPhone e passei para nexus com android 4.4 ao início fez me confusão não ter. Mas a Google deu me atenção e já meteu no 5

  12. Avatar de manell
    manell

    HTC sense e a Unica UI do android que vale a Pena de resto so iPhone ou Lumia ten experiences fluida

    1. Avatar de David
      David

      +1
      tenho Note 4 e será o ultimo Samsung…a não ser que na Samsung Mobile aconteça uma reviravolta e que as coisas mudem…
      O proximo será iPhone 6 Plus ou um HTC One!

      1. Avatar de Double seven
        Double seven

        Vende isso rápido, desde que vi um lumia 630 abrir páginas web mais rápido que o note fiquei …

        1. Avatar de David
          David

          Isso nunca experimentei…
          Mas nao é fácil desfazer-se de um equipamento grande…e a trocar, trocaria por um iPhone 6 Plus…gosto de ecrãs grandes… e não gosto muito dos WP. já testei, e já usei o 930 mas ainda não consigo mudar para o WP…quem sabe brevemente…

  13. Avatar de mbastos
    mbastos

    Era que assim os S3 e S3 mini vão receber as actualizações ?

    Viste que o motivo de não actualizar para o 4.4 foi o Touchwiz.

    Vamos ver se é para todos ou só novos equipamentos.

    1. Avatar de João
      João

      Não foi. Saiu o S3 Neo com 4.4

      1. Avatar de PT
        PT

        O motivo para não atualizar o S3 e S3 mini foi o Touchwiz devido a ram.

  14. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Vocês que são pessoal encartado nestas coisas, acham que é possível que a Microsoft esteja a vender smartphones a um preço médio de 65 dólares (sem impostos)?

    Também sem impostos, o preço médio dos Android desceu para 254 dólares e o do iPhone subiu para 687.

    http://appadvice.com/appnn/2015/02/bad-time-for-samsung-mobile-and-android-based-devices

  15. Avatar de Miauuukenito
    Miauuukenito

    Boa Tarde gostava que me dessem a vossa opiniao sobre o Samsung GALAXY A5?