Análise – Kaspersky AV 2010

26 Comentários

O Kaspersky AV tem conseguido nos últimos anos, um nível de satisfação essencial para convencer os utilizadores a comprar esta suite de segurança. São vários os argumentos que pesam a seu favor, desde a flexibilidade à aparência gráfica. O encanto deve-se também a uma extraordinária relação preço qualidade, embora nunca tenha conseguido afirmar-se como o melhor. Está perto, mais ainda não chegou lá!

kaspersky2010

Já há algum tempo que acompanhamos esta suite de segurança, não sendo por isso desconhecido o seu desempenho. O Kaspersky AV 2010 foi instalado numa máquina com o Windows 7, com as respectivas actualizações em dia. Depois de vários dias de trabalho, deixámos a nossa opinião sustentada pelos resultados conseguidos. O mercado das suites de segurança está mais rico, verão mais à frente o porquê.

Passando à análise, quero frisar que usei o nosso método tradicional, aplicado em todas as suites de segurança por nós analisadas. Dissecámos por isso o novo Kaspersky 2010.

A suite

O Kaspersky 2010 é constituído por Antivírus, Modo de Jogo,  Anti-Spyware, Anti-Phishing, Anti-Rootkits, Teclado Virtual e URL Advisor entre outras opções.

Capture2small

O Painel Central está separado em quatro áreas relativas ao “status” da aplicação: protecção, verificação, actualização e segurança. O verde indica que tudo está operacional e o vermelho alerta para algo fora do previsto relativamente aos parâmetros de segurança.

Capture3small

No separador Verificação podemos obter diferentes verificações, sejam elas com o sistema, email, etc.

Capture4small

No separador Actualizações, podemos verificar a existência de novas actualizações de versões da base de dados de vírus, no entanto podemos também, se for o caso, reverter as actualizações para uma base de dados anterior.

Algo que me não passou despercebido, foi o facto de na primeira actualização ter sido obrigado a reiniciar o computador.

Capture5small

Na Segurança+, estão presentes as configurações para o teclado virtual, que será integrado no Firefox, podemos contar também com a possibilidade de criar um disco de recuperação. Podemos ajustar a configuração ao nosso navegador, resolução de problemas relacionado com a Microsoft e apagar o nosso histórico de actividades.

Capture1small

Neste parâmetro, foi testado o filtro da navegação, que teve como objectivo auxiliar na prevenção de vírus enquanto navegamos. O resultado foi muito satisfatório.

Análise
  • Kaspersky AV 2010 v.9.0.0.459
  • Setup – 56.10MB
  • Espaço Ocupado – N/A
  • Tempo de Instalação – 1 minuto
Requisitos
  • Processador – 800Mhz
  • Espaço em disco – 300MB
  • RAM – 512MB
  • Sistemas Operativos – XP/Vista/Seven
PC
  • Partição – 78,1GB
  • Espaço Livre – 28,80GB
  • Core 2 Duo E6600 2.4Ghz
  • 2GB RAM
  • Windows Seven Ultimate
Sistema sem Kaspersky AV 2010
  • Processos – 45
  • RAM – 453MB
  • CPU – 0%
  • PM – 22%
Sistema com Kaspersky AV 2010 (Standby)
  • Processos – 48
  • RAM – 590MB
  • CPU – 0%
  • PM – 33%
Verificação à partição (Scan Normal)
  • Processos – 50
  • RAM – 686MB
  • CPU – Min: 12% Médio: 70% Max: 100%
  • PM – 32%
  • Tempo – 11 minutos
Gestor de tarefas
  • Processos – 3
  • Serviços – 1
Verificação Viral
  • Total: 14519
  • Ficheiros Analisados: 14519
  • Ficheiros Infectados: 9090
  • Percentagem: 66%
  • Tempo: 18 min [parou aos 18 min, pois o objectivo era 26 min]
Conclusões

Em geral o Kaspersky 2010 demonstrou ser aquilo que promete, consome pouco recursos da máquina em standby, pois caso o mesmo esteja a fazer scan sente-se a lentidão na navegação, chegando mesmo a causar 100% de utilização do CPU e consumo exponencial de memória.

Na utilização diária mostra-se um pouco intrusivo, lançando constantemente pop-ups considerados de nível médio. Quanto ao seu design está muito bem organizado, aproveitando assim  todo o espaço disponível de uma forma equilibrada. Se me permitem a sugestão, seria boa ideia resumir melhor o texto inserido, ficando mais simples o entendimento da informação.

OBS: Os valores apresentados no teste são valores médios, podendo assim variar de computador para computador. A análise foi efectuada com as definições do Kaspersky 2010 no máximo.

Licença: Shareware – [1 ano/1 licença – 29,95€]
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Seven
Download: Kaspersky 2010 AV [56.10MB]
Homepage: Kaspersky Labs

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de deepHouse
    deepHouse

    Para mim sem dúvida, um dos melhores AV do mercado. A consumir poucos recursos e com uma eficácia muito boa.
    Recomendo.

  2. Avatar de inluxc
    inluxc

    Sem duvida um dos melhores anti-vírus no mercado.
    O único contra que eu vejo, ele é super pesado na maquina. Quem tem um boa maquina nem dá por ela, mas quem tem um maquina modesta não se pode dizer o mesmo.
    Já tive vários false-positives com ele.

    Para mim, continuo aconselhar o Avira Freeav.
    Grátis e tem uma melhor performance a nível de maquina, e esta ao mesmo nível de verificação de vírus como foi possível verificar nos últimos teste efectuados:
    http://www.av-comparatives.org/comparativesreviews/main-tests/summary-reports

    Como estamos em tempo de contensão é uma boa opção o Avira.

    1. Avatar de Scalawag
      Scalawag

      Atenção que esses testes não incluem o Avira Free mas sim o Avira Premium. Mas no geral o Avira Free não foge muito tirando a detecção de spywares.

  3. Avatar de Jose Simoes
    Jose Simoes

    Questão 1:

    Alguém explica o significado de:

    “Verificação Viral…Percentagem: 66%”

    Questão 2:

    Também podia explicar:

    “consumo exponencial de memória”

    mas esta segunda pergunta não tem importância prática, podem esquecer.

    js

    1. Avatar de Fábio Palma

      Questão 1:

      Quer dizer que em 14519 ficheiros infectados apenas detectou 66% dos mesmos.

      Questão 2:

      A expressão “consumo exponencial de memória”, serve para referir que houve por vezes um “memory leak” do CPU.

  4. Avatar de Weasel
    Weasel

    Continuo à espera de uma analise destas ao COMODO CIS

    🙂

    Bom Trabalho!

    1. Avatar de Fábio Palma

      Testarei o COMODO AV somente para uma próxima vez.

      De momento não tenho estrutura para fazer testes com firewalls.

      1. Avatar de Weasel
        Weasel

        Faz teste só à parte AV do COMODO, a firewall e Defense+ podem se desligar sem problemas…

  5. Avatar de BlinZk
    BlinZk

    Continuo fiel ao KIS! Parece-me uma solução bastante boa e fiável! Já o uso há uns anitos.

    Não vale a pena comparar Programas de Antivirus, com Suites de Segurança! Muita gente aqui nos comentários comete esse erro!

  6. Avatar de Canelas
    Canelas

    Gosto do Kaspersky, ms neste momento prefiro o nod32.

  7. Avatar de viperbruno

    Pedia uma analise ao pplware se fosse possivel:

    http://www.nuwavesoft.com/

    Este suite de seguranca tem 5 engines de empresas antivirus. Obteve 98,36% nos testes da virus.gr

    http://www.virus.gr/portal/en/content/2009-08%2C-10-august-05-september

    Aguardo resposta.

    Cumpz,
    Bruno Rocha

  8. Avatar de Bill Brasky
    Bill Brasky

    Usei durante uns tempos porque o Barclays oferece licença disto aos seus clientes.

    Esta semana retirei porque a minha máquina estava a arrastar-se com ele às costas… o Firefox e demais aplicações demoravam séculos a entrar.. Instalei antes o novo security essencials e o meu PC voltou a voar.. Parece que ficou acabado de instalar! Voltou a entrar tudo em meia duzia de segundos!

    Estou a falar de um laptop dual-core com 2 giga… é pesado demais.

  9. Avatar de AquiVaiDisto
    AquiVaiDisto

    “…embora nunca tenha conseguido afirmar-se como o melhor. Está perto, mais ainda não chegou lá!”

    Então qual é melhor para ti Fabio Palma ?

    1. Avatar de killer
      killer

      eset smart security 4

    2. Avatar de Fábio Palma

      Não existe um eleito, pois o melhor para mim pode ser o pior para ti e vice versa.

      Estas analises servem simplesmente para esclarecer alguns pontos, e informar o utilizador e não para criar a guerra do costume “o teu é melhor que o meu, e o meu é pior que o teu”

      Na minha experiência pessoal, uso o NOD32 desde 2005 e não o pretendo trocar por outro, já como AV gratuito prefiro o Avast!.

  10. Avatar de UKN
    UKN

    Isto é como tudo, uns falham numas coisas outros noutras … a minha impressão é que o KAV já foi muito bom aqui há uns 3 anos mas depois veio a piorar …

    O NOD32 e o Avira satizfazem-me mais …

    Mas isto é como as cuecas, cada um tem as suas ..

  11. Avatar de Seveconfidential
    Seveconfidential

    é o keu tenho … realmente kando esta em verificacao o pc fika lento mas …ate agora td na boa … tou satisfeito com o Kaspersky 2010

  12. Avatar de Santos
    Santos

    Antes usava a Suite fornecida pela Cabovisão e o computador paracia um caracol a mexer-se. Comprei a Suite Kaspersky 2010, a máquina está bastante mais rápida e estou satisfeito com todas as funcionalidades de segurança. É o melhor que tive até ao momento.

    1. Avatar de Yuy

      A seguir metes o Aviram Premium Security e sem perderes o nível de segurança isso fica ainda mais rápido 😛 (ok, o Avira não tem teclado virtual… nem verificador de links, mas pronto… quando viajas pelos websites ele avisa quando detecta algo maligno à mesma).
      Mas se compras-te a Site Kaspersky 2010 obviamente não vais trocar agora por outra a menos que a performance seja realmente fundamental para si (embora convenha testar antes com a demo para ter a certeza que nota a diferença).

    2. Avatar de r0cki
      r0cki

      Compraste ou “compraste”? Com tanta coisa disponível por essa Internet fora para se “comprar” não vejo ninguém a comprar suites de segurança… Da primeira (e última) vez que instalei o KIS, tive que formatar o PC… 🙂

      P.S: De notar as “”. 😉

      1. Avatar de r0cki
        r0cki

        Bem, esqueci-me de um pormenor bastante importante… Quem tenha bons hábitos de navegação e se saiba proteger não precisa de suites de segurança e isto e aquilo, basta um anti-virus decente, um anti-spyware decente e está safo… Eu nem firewall uso 😮

      2. Avatar de Santos
        Santos

        Não posso provar-to, mas comprei o Kaspersky 2010 numa loja, com caixa e tudo.
        Até há um tempo usei sistemas de seguranças gratuitos, mas como gosto de experimentar os freewares e opensources, necessito de uma Suite de seguranças que me avise quando determinados programas não são de confiança e o Kaspersky tem feito bem essa função. Na realidade, a Suite da Comodo também o faz, penso que devemos comprar software em vez de tabaco, por exemplo…
        Em geral, gosto de software, seja pago ou não é por isso que não sou extremista em relação aos sistemas operativos.

  13. Avatar de Antonio

    Prefiro o KIS 2010 a qualquer outro!

    Sem dúvida é para mim o melhor pacote contra malware. Nunca tive problemas como false-positives ou algo parecido.

    Satisfaz-me bastante. APROVADO!

  14. Avatar de Glênio

    Já esta disponivel a versão final em português http://www.kaspersky.com/kis_latest_versions

    http://brazil.kaspersky.com/productupdates/kis.php

    Please Note! Only versions 9.0.0.736 (Critical Fix 2) and higher are compatible with Windows 7.
    Version 2010 (9.0.0.736)

    http://www.kaspersky.com/kis_latest_versions?downlink=206911278

  15. Avatar de Oliveira
    Oliveira

    Tenho o KIS 2010 desde Outubro e funciona que é uma maravilha. Já há um site Kaspersky para Portugal: http://www.kaspersky.com/pt/.

  16. Avatar de Baixador
    Baixador

    Posta ai a Versão 2011 (11.0.0.232)

    Já tem a versão em Pt de Portugal

    http://www.kaspersky.com/kis_latest_versions