TVCabo é a operadora que tem melhor velocidade de Internet…

71 Comentários

…na plataforma Steam

Como já informamos algumas vezes, Portugal tem actualmente excelentes Infra-estruturas de comunicação o que se traduz em serviços de excelência no que se refere ao acesso à Internet.

Portugal ocupa actualmente a 37º posição no ranking de velocidade da Internet da Akamai e agora é possível ter ideia da velocidade média por operador através da ferramenta disponibilizada pela Valve na sua plataforma Steam.

internet


De acordo com as estatísticas de download do Steam, Portugal tem uma velocidade média de download de 14.7 Mbps, uma valor bem acima da média europeia.

Segundo os dados disponibilizados, ao nível do desempenho dos operadores nacionais, a TVCABO é quem tem a melhor velocidade média de download, com um registo de 25.1 Mbps. Destaca-se ainda a Vodafone com 19 Mbps e até a RCCN Rede Ciência Tecnologia e Sociedade (RCTS) está na lista com um registo médio de 13.8 Mbps.

steam_00

À escala europeia, Portugal tem melhores registos que a França, Espanha, Itália, Áustria e até Alemanha. O “ranking” na Europa é liderado pela Holanda com 26,9 Mbps.

Via Steam

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Johnny
    Johnny

    Isso é mentira, a maioria dos utilizadores da PT Telecom é fibra.. a MEO tem o dobro de casas fibradas.. quase metade de Portugal que tem MEO é fibra.. ou seja 30Mbps a 100Mbps, acho que os valores não estão corretos, eu tenho 100Mbps e la não aparece só isso? transfiro um jogo a 14MB.. 15Mb..

    1. Avatar de Pedro Pinto
      1. Avatar de ptpedropt
        ptpedropt

        podiam era ter dito que a tvcabo é a NOS.. fail, ah não, fanboys

        essas velocidades provavelmente devem-se às consequências da junção da optimus clix com a ZON = NOS
        depois os clix mudaram todos para cabo.. tal tal, quase tudo com 100 megas..

        aqui tbm tenho 100 megas e sim é por cabo e não há problema nenhum com a velocidade (120megas) ou ping (9ms), alias até é mais simples, router e box a cabo..
        antes da NOS tbm tinha fibra e até agora com cabo nem sinto a diferença

        e sim.. a meo tem 30 a 100 megas de fibra… mas começou por fazer pacotes de 8 megas fibra! palhaçada!!!

        portanto como vez essa explicação (marketing) do dobro das casas tem fibra, não querem dizer nada

        1. Avatar de Fábio
          Fábio

          É como diz, a historia da fibra é uma grande operação de markting, o cliente sente é a qualidade das ligações do nucleo da rede, entre centrais, servidores, etc. agora nos capilares que vêm ligar as nossas casas estarem a ligar fibra que suporta Tbs para depois passar 100 ou 200 Mbps

          1. Avatar de ptpedropt
            ptpedropt

            claro fibra interessa é de um país para o outro ou cidade em cidade.. agora levar até a casa, não adianta o investimento

          2. Avatar de ptpedropt
            ptpedropt

            até porque a electricidade tbm é à velocidade da luz..

          3. Avatar de Cristiano Alves
            Cristiano Alves

            “até porque a electricidade tbm é à velocidade da luz..”
            LOOOOOOOOOOOOOOOOL

            A internet tem destas coisas,dar voz a todos. Aos sábios e aos ignorantes.

          1. Avatar de Fábio
            Fábio

            Exacto, depende da codificação, mas um cabo coaxial suporta facilmente 600Mbps

    2. Avatar de eleck
      eleck

      pode nao jogar e podem ter a certeza que que a meo tem fibra mas as velocidades praticadas tambem nao sao por ai alem

    3. Avatar de Nelas
      Nelas

      Calma lá… só pelo simples facto da meo ser fibra até casa isso tem de representar obrigatoriamente que tem as melhores velocidades? hummmmm deixa cá ver… NÃO, isso sim é uma mentira… em relação a velocidades eu tenho NOS (TVCABO) 100Mb (que na realidade são 130Mb) e a fazer download de FTP na holanda a minha velocidade é sempre 125Mb (15MB), isto por cabo caxial.

    4. Avatar de Emanuel
      Emanuel

      tinha o router sincronizado a 20Mb e alteraram para 16Mb, alem de pagar uma roubalheira.

      os Gajos do meio são sempre a mesma coisa querem é dinheiro

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Eu tenho sincronizado para 12mb e ha vezes em q faço o teste de velocidade e somente chega aos 8mb. Pago o mesmo q tu xD

        Ja estive mais longe de mandar lixar a meo

    5. Avatar de Paulo Pires

      Metade de Portugal que tem meo é fibra? Quem me dera ser um deles. Mas custa-me acreditar nisso.

    6. Avatar de Altice
      Altice

      Eu ia dizer que tu fazes parte da ptpro. Estarei errado?

    7. Avatar de gdfgd

      sabes, que tu, nao representas os outros 99.99999% da população portuguesa nao e?
      e com 100mbits a veloidade em mbytes e a volta de 12.5 😀
      e tal como a meo a NOS tambem tem boas velocidades
      por exemplo eu tenho
      http://www.speedtest.net/result/4093753887.png

    8. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      Isso não é bem assim…
      É que a MEO ainda tem mais de 170000 clientes de ADSL. Mais de 125000 desses tem a velocidade máxima nos 4mb.
      Por outro lado, ainda existem muitos cartões de internet móvel que tem velocidades de 1mb, pela simples razão que pagam 9,99 de mensalidade, ao contrário dos 25 euros que se pagam atualmente pelo serviço básico.

      A TVcabo não tem clientes de ADSL. Por isso as velocidade mínimas de cabo andam pelos 20mb. Ao que se soma a fibra que eles possuem. O que lhes dá um valor muito alto nas médias.

      Já agora, só 1 em cada 183000 clientes usa jogos de Steam ou consola nos serviços de cabo portugueses.

  2. Avatar de Alexx
    Alexx

    TVCabo … ???

    1. Avatar de alguem
      alguem

      Yap e está correcto, assim como telepac é da pt / meo.

      acontece que os operadores em portugal vao mudando de nome, mas os servidores de DNS não.

      tal como a Nos deve ser somado com a Optimus.

      @Johnny pense duas vezes antes de chorar que o seu ISP está a baixo da média. A PT não tem fibra a 100% em Portugal. Só em grande cidades e se saber ainda mais, Lisboa, Porto, Coimbra, e zona de Algarve apenas tem 30% desses territorios cobertos, isto por que o resto tem de ser divido com os restantes ISP para não existir monopolio.

      Se a PT não fosse autoritaria, e partilha-se o que o estado portugues no passado lhe deu aos restantes operadores tinham todos os ISP com melhores ligações.

      PS A grande maioria de clientes da PT ainda é em ADSL e a média dos mesmos é de 12mb de ligação.

      1. Avatar de Ivo
        Ivo

        estás errado, nao foi a PT que os impediu de investir, os outros operadores simplesmente nao queriam.. Olha agora a Vodafone e a NOS com injecção de capital estao a investir como umas malucas.. e a PT nao os pode parar, nem nunca pode..

        1. Avatar de Ivo
          Ivo

          .. e mais, o estado não deu nada a PT, vendeu a rede cobre na altura da privatização da empresa.

        2. Avatar de alguem
          alguem

          não é tao linear assim como tu dizes, eu n tenho é espaço para escrever tudo.

          a vodafone em finais de 2014 assinou acordo com a pt para partilha de fibra optica…

          cbv (cabovisao) colocou a pt em tribunal por n ter acesso á fibra de forma gratuita (tb n axo q era a forma correcta).

          seja cm for o q quero dizer é q a distribuição de fibra em portugal está a anos luz de outros paises, ou seja, a rede exterior devia de ser destribuida de forma igual para tds os operadores, e se toda a gente tivesse ITE em suas casas, era mais simples e mais barato para todos terem ligaçoes de internet melhores, mas isso é impossivel de acontecer em portugal.

      2. Avatar de peter
        peter

        O estudo não refere que é velocidade média, e nesse campo a PT perde para os concorrentes porque cobre todo o território nacional, chegando ao Portugal profundo onde NOS e VODAFONE nem arriscam chegar. Se pensarmos um pouco, se um operador só cobre as grandes cidades e com fibra, a sua velocidade média é elevada, se outro operador como a PT cobre garandes cidades com fibra e todas as pequenas localidades com fibra e ADSL a velocidade média baixa.
        Quantos Operadores cobrem com serviço de internet ADSL ou Fibra povoações no Gerez, no Marão e em todos os locais remotos deste País? Só um a MEO.
        Para se comparar realisticamente os serviços dos diferentes operadores as medidas tem que ser efectuadas por cidade e nº de Clientes e então irão ter uma surpres… por muito que custe ninguém bate o MEO… Cumps

      3. Avatar de PowerVerde
        PowerVerde

        Fibra rural, já ouviu falar?
        Zonas que nem 512kbps tinham agora estão cabladas com fibra óptica.
        O único problema é que neste país não se fazem estudos de mercado e instala-se kms de fibra para servir aldeias em que ninguém usa internet e na do lado em que toda a gente quer não é possível instalar.

        1. Avatar de k
          k

          Bem, então segundo o que tu dizes (fibra pra aldeias em nenhures), eu tenho azar. Moro numa vila bastante grande já com densidade populacional bastante razoável, a poucos Kms de uma das maiores cidades do país e fibra do Meo nem ver. Só ADSL e só tem vindo a piorar.
          A NOS tem cabo/fibra/whatever com velocidades até 100Mb (acho que até 120 para empresas) mas infelizmente só vem até ao outro lado da rua.
          Já o mesmo não se aplica no 4G. A NOS no 4G aqui é um desastre – grande parte do tempo nem 1Mb dá por excesso de utilizadores.

          1. Avatar de Cristiano Alves
            Cristiano Alves

            Façam um molho de pedidos a um ISP, se garantir na sua area de residencia 100 clientes para fibra, e essa vontade chegar a um ISP, é quase garantido que a instalação passará a ser uma prioridade.

            As populações tambem têm que se mexer, faz lembrar a minha terra no norte, em que a uns km havia uma cidade bem maior e nós ja tinhamos internet a maior velocidade. Fruto das diligencias da autarquia e da junta de freguesia. Fazer politica municipal/regional, não é só construir pavilhões e campos de futebol.

        2. Avatar de Miguel Sousa
          Miguel Sousa

          Isso não é como diz…
          Em muitas aldeias o governo pagou entre 84000 a 300000 euros à PT para eles lá fazerem chegar um ramo de Fibra mas só há sede da junta de freguesia.
          Se tiveres a sorte de morar nas zonas onde o cabo passe e que eles tenham possibilidade de colocar um repartidor, eles instalam-te o serviço em casa.
          Se morares a 500 metros da junta mas para o lado contrário de onde veio o cabo, já não tens possibilidade de a ter… sem pagares um valor gorducho para a PT meter uns postes ou para passar o cabo por baixo do chão, até tua casa.
          E as aldeias costumam ter uma densidade populacional de 1 habitante para cada 2000 que vivem nas cidades… o que torna caro instalar cablagens pois cada casa precisa de 20 a 50 metros só para lhe chegar à porta, na melhor das melhores hipóteses.
          Isso foi feito aquando das linhas de cobre porque a PT era pública e todas as casas tinham de ter a possibilidade de ter telefone. Agora não é assim… Se queres ter tens de pagar a instalação e cada km de fibra chega aos 7500 euros só pela instalação do cabo.

    2. Avatar de NewJ
      NewJ

      Tv Cabo->ZON->NOS
      A NOS ainda é tvcabo.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Esta errado!
        Tvcabo=Zon

        Zon+Optimus >> Nos

        LOGO NOS/2 = QUE MARAVILHA DE PING 800ms

        Hahaha

        1. Avatar de ptpedropt
          ptpedropt

          NOS aqui COM 9ms, maravilha..

    3. Avatar de Não Não
      Não Não

      É o nome que eles usam em BGP.

  3. Avatar de Mota
    Mota

    Isto deve ter sido feito num dia de sol e sem vento.. senão, conectar seria milagre. 😀 Cabovisão nunca mais.

    1. Avatar de JR
      JR

      TCCabo e Cabovisão não são a mesma coisa…

    2. Avatar de Emannxx
      Emannxx

      Sou cliente cabovisão desde 2006 e, tirando uma ou outra perda de conectividade ocasional, não tenho motivos de queixa. Pago 30mbps, tenho 29.6

      1. Avatar de knom
        knom

        ahaha não vou mencionar o meu operador.. pago por 30mbps as vezes tenho 35mbps e as vezes 40mbps
        props

  4. Avatar de Arturo
    Arturo

    Gosto especialmente que a rede RCCN/FCCN que oferece links 10 Gbps as universidades esteja nos míseros 13 Mbps. Portanto a credibilidade destes dados é muito dúbia. Por outro lado a ZON/NOS oferece pacotes com velocidades a partir dos 20 Mbps ao contrario de muita gente que ainda usa ADSL com tarifários de 8 Mbps. Novamente vemos um tratamento descuidado dos dados desta noticia, o que leva a conclusões do tipo “A minha net é melhor que a tua”. Trata-se apenas da massa critica de utilizadores de cada operadora e as velocidades médias que os seus cliente contrataram.

    1. Avatar de gdfgd

      alem das ligações dentro das universidades estarem estranguladas, se tas a comparar uma ligaçao de uma casa residencial onde 3 a 4 pessoas a usam com uma universidade onde centenas de pessoas usam.

      /logic

  5. Avatar de Ivo
    Ivo

    MEO é com certeza o melhor operador e com melhores velocidades! a chamada TVCabo era a operadora de TV da PT Multimédia, uma das empresas do grande Grupo PT. Por isso se eles continuam a dar o nome de TVCabo posso associar a clientes com serviço PT ou seja MEO?! Porque a TVCabo quando foi vendida passou a ser ZON e agora é NOIS 😉

  6. Avatar de AlexX
    AlexX

    Pois, mas por cá seja adsl ou fibra, persistem em castrar a velocidade de upload, sendo esta actualmente tão importante quanto a de download com os serviços cloud em crescendo. Se fosse negociável, trocava os meus 120/8Mbps (sim, aqui a NOS cumpre) por 30/30Mbps na hora.

  7. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Isso que estão a dizer de casas fibradas da PT não é correcto. A diferença é a penetração de mercado da PT ser ainda disperso e o seu produto fibra vende menos que o da “TV Cabo”. Não acreditam? Vejam aqui: Cobertura de Fibra

  8. Avatar de Daniel
    Daniel

    Esqueceram-se de fazer a media da TVCABO com a Optimus, pois ambas são a mesma empresa.

    1. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      nao tem nada a ver
      achas que era 50 / 50 xDDD
      fazias a media de 1 milhao com 10 mil?

      quase tudo o que era optimus teve de mudar ou para zon/nos ou outra operadora

  9. Avatar de Manuel Luis Goucha
    Manuel Luis Goucha

    LOLL começando pela NOS O EX WOW da optimus,4G deles é a pior porcaria de todos os tempos. a maior burla e engano para com os clientes 4G que nao passa de muitas vezes de 512k quando nao é menos 3g fica-se pelos 8mb . Portugal pais das bananas plantado a beira mar. Onde tem um regulamentador Anacom que na faz nem penaliza os operadores. PORTUGAL PAÍS DOS MENTIROSOS DAS TELECOMUNICAÇOES.

    1. Avatar de knom
      knom

      vão utilizar uma coisa que ainda esta em faze de testes e mal aplicado?

      parabens as cobaias ahahaha

    2. Avatar de gdfgd

      o meu 4g funciona bem.

    1. Avatar de João Paulo
      João Paulo

      100/8 contratados 🙂

      http://www.speedtest.net/my-result/4088598934

      Acho que não se pode pedir mais…..talvez o ping a 2 ou 3 fosse o ideal para jogar…

    2. Avatar de kekes
      kekes

      Neste ultimo ano não me posso queixar, atinjo sempre o contractado mas ja tive muitos problemas.
      O meu Speedtest: http://www.speedtest.net/result/4967374633.png

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Ahh, tenho 4G.

  10. Avatar de Fábio Bárabra

    Pelo menos cá n ilha da madeira Meo dá 20 a 0

  11. Avatar de José Ferreira
    José Ferreira

    Mas para que interessa falando concretamente da Steam se temos mais ou menos velocidade de download desde que seja minimamente aceitável? O tempo de transferência de um jogo em vez de demorar 10 minutos demora 15 eu pelo menos falo por mim não fico a olhar para o monitor à espera colado, vou fazer outra coisa e quando volto já está a descarga feita… O que interessa na Steam ou em qualquer jogo Online são os pings e aí gostava de ver se a TVCabo tem bons routings como existe na MEO/Vodafone…

    1. Avatar de Tiago Sampaio
      Tiago Sampaio

      Eu sou MEO e posso comprovar que a MEO em termos de jogos, pelo menos naquele que eu jogo(Counter-Strike: Global Offensive), por vezes é uma valente porcaria, falo em grandes picos de alto ping e em comparação com as outras operadoras a diferença vai até 30ms(ex.: MEO 60ms, Vodafone 30ms).
      E em comparação de ping com a NOS e a Vodafone, a Vodafone é sem duvida a melhor, e a NOS não lhe fica atrás!
      Tirando a parte que em termos de qualidade/velocidade/preço, em serviços fibra da Vodafone, NOS e MEO, a Vodafone ganha sem qualquer sombra de dúvidas ficando à frente da NOS. Enquanto a MEO oference serviços de fibra por ~50€ no mínimo com velocidades de 30mb/3mb, a Vodafone por ~25€ 50mb/6mb (que chegam a chegar aos 100mb de download!). Por fim a NOS com 120mb/8mb por 40/50€.
      Eu posso comprovar isso porque tenho amigos com Vodafone e NOS.
      Opinem.

  12. Avatar de Daniel
    Daniel

    Posso estar enganado, mas o titulo da noticia induz em erro!
    Na pagina diz o seguinte:

    “Abaixo estão as velocidades médias de download dos clientes Steam que usam os fornecedores de acesso à Internet mais populares de Portugal, ordenados pelo número de bytes enviados para essa rede.”

    Eu interpreto isto de outra maneira, ou seja, o que os números apresentados querem dizer, é que um conjunto de pessoas fornecidas por um determinado ISP teve uma média de download X, mas não dá mais nenhuma informação da qual se possa tirar alguma conclusão significativa.
    Até porque para ser mais detalhada, informação até deveria por exemplo conter o periodo de tempo em que foi contabilizado o tráfego, horas de ponta, quantidade de ligações contabilizadas por cada ISP, Natureza da ligação (cobre, cabo, fibra, 3G, 4G), etc..
    Esta estatistica não tem rigorasamente nada a ver com rankings de velocidades prestadas pelos diversos ISPs e não deve, na minha opinião, ser tida em conta para se tirar conclusões de qual o melhor serviço.
    Resumindo, são números unicamente para encher chouriços!

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Por isso memsmo é que se deve ter cuiadado ao publica-las!
        Pode-se erradamente manipular a opinião ou ciriar influencia numa determinada direção, mostrando só uma parte dos dados de uma estatistica, ou fazendo uma recolha de dados não significativa do que se pretende demonstrar ou provar.
        É claro que o pplware não é responsável pela recolha e análise dos dados, mas o titulo da noticia “engana” uma pessoa mais desatenta, baseado numa estatistica no minimo duvidosa, eisso não cai muito bem!
        Mas não é por isso que vou deixar de ler os vossos artigos, que por sinal normalmente são muito bons!
        Depois cá estaremos para debater ideias! 😉

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Daniel, se leste bem o texto e até os próprios valores estamos a falar de médias! O Pplware apenas transmitiu a informação que é mais que coerente…afinal são dados reais e não estudos encomendados.
          Continua a ler que fazes muito bem…e os comentários servem para isto mesmo..debate construtivo de ideias.

          Abraço
          Pedro Pinto

  13. Avatar de o ex-assinante da linha telefónica PT
    o ex-assinante da linha telefónica PT

    Em termos de exploração dos clientes, podemos dizer que a PT(+ANACOM) é a número 1.

    Existem inúmeros clientes que são obrigados a pagar uma assinatura de telefone PT, no valor de 10 a 15 euros, apenas para terem acesso ao serviço Adsl. Ou seja, pagam a assinatura de telefone mais o valor da mensalidade ADSL. São as chamadas zonas nao-sapo, zonas nao-meo, ou ainda, zonas fora das zona C…

    Ainda bem que e Vodafone está a revolucionar o mercado. Na minha rua a PT já era…

    1. Avatar de Emanuel
      Emanuel

      +1, eu evito usar o telefone, faço uma chamada é logo uma chulisse

  14. Avatar de Jesus
    Jesus

    Fibra!! Já há uns meses que foi instalada fibra em Aljezur e até ao momento não existe qualquer fornecedor a prestar serviço residencial. 🙁
    E mais… o serviço por cabo do Meo está ficar caótico, pois se visualizarmos um video na net a TV fica com quebra na imagem !!!

  15. Avatar de Nuno
    Nuno

    Boas,este é o meu sou um gaijo porreiro na partilha

    http://www.speedtest.net/my-result/4090092031

  16. Avatar de Zé Francisco
    Zé Francisco

    E aqui fica a minha partilha…..
    Podem se rir á vontade…..
    Só podem….

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      COOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLL…

  17. Avatar de Rui Rio
    Rui Rio

    tvcabo ou netcabo?

    1. Avatar de Andre
      Andre

      Colt technology sem duvida

  18. Avatar de Daniel
    Daniel

    Por favor poupai-me… Vocês aqui só falam mal de terem 100mbps… E vocês são citadinos, agora campónios como eu que moram lá no fim do mundo com 5mbps de net e a pagar 20 (porque n há mais!!)… Enfim!! Portugal caros amigos

    1. Avatar de Andre
      Andre

      Meus amigos como se nota que falta conhecimento em telecomunicaçoes. Faço parte da empresa Colt Technology. 180000km de fibra por todo o mundo unindo 3 continentes América Europa e Asia. Velocidad ate 10Gb simétricos.