Já se pode aceder às novidades apresentadas para o Windows 10

59 Comentários

Joe Belfiore tinha prometido na apresentação das novidades do Windows 10 que na próxima semana seria possível ter acesso a uma nova versão deste sistema operativo.

Mas a Microsoft resolveu antecipar esta nova versão e é possível já hoje ter acesso a todas as novidades que foram apresentadas.

A nova Build do Windows 10, a Build 9926, está já disponível para todos os que estão inscritos no programa Insiders.

win_10_janeiro_1

O anúncio desta nova versão foi feito num artigo no blog do Windows e dá conta da sua disponibilização no canal de distribuição criado pela Microsoft para estes testes.

Para ter acesso a esta nova versão do Windows 10 os utilizadores interessados apenas necessitam de se inscrever no programa Insiders e configurar o seu Windows para que esteja preparado para receber esta actualização.

Nesta nova versão vão estar disponíveis todas as novidades apresentadas no evento do passado dia 21 e mais algumas coisas novas que a Microsoft tem vindo a preparar.

Vai ser possível ter acesso de imediato à Cortana e a todas as suas novas capacidades, ao novo Menu Iniciar, com todas as mais recentes opções, e também ao novo centro de configurações que congrega em si todas as opções do Windows, numa única janela.

win_10_janeiro_2

Mas vai ser possível aceder a muito mais. Está também presente uma nova zona de configuração de ligações, que permite a ligação de forma simples de qualquer dispositivo sem fios ao Windows 10, quer seja via bluetooth ou Miracast, e novas aplicações.

Estas novas aplicações podem ser vistas nas áreas da Fotografia e Mapas ou na aplicação XBox que foi apresentada. Há ainda o acesso à nova loja de aplicações do Windows, ainda em beta.

Estão também disponíveis as habituais melhorias ao nível da interface e que resultam do feedback recebido dos utilizadores, como por exemplo a inclusão dos ecrãs virtuais na lista de janela de aplicações acedida via ALT + Tab.

Claro que as melhorias que não são visíveis estão também presentes, destinadas a preparar este novo Windows 10 para ser lançado para todos os utilizadores.

Se são já utilizadores do Windows 10 então podem aceder já a esta nova versão que deverá estar disponível nas actualizações do Windows.

Caso tenham visto a apresentação de todas as novidades e ficado com vontade de ver o vosso Windows ganhar uma nova vida então inscrevam-se já no Insider Program e instalem esta versão.

Todas as novidades que foram apresentadas estão presentes e podem ser já exploradas e usadas. Vejam o caminho que o Windows está a trilhar e qual vai ser o seu futuro.

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de KingDi
    KingDi

    Já está disponível desde 6ª feira à tarde…

  2. Avatar de Rui C.
    Rui C.

    Updating 🙂 Parece que a Ms está no bom caminho. Se fizerem isto bem, vai dar cabo da concorrência. Go MS !

  3. Avatar de Blueparty
    Blueparty

    Após o ano gratuito, quem não quer pagar ou piratear, tem que reinstalar o win 8.1, correto?

    1. Avatar de Bruno Tavares
      Bruno Tavares

      Não. O upgrade é gratuito para quem o fizer no 1º Ano do lançamento, isto é, entre 10 de Outubro de 2015 e 10 de outubro de 2016, a partir daí paga-se.
      Mas quem fizer o upgrade fica com o Windows 10 para sempre.

    2. Avatar de Miguel Ribeiro

      Nao.
      Durante um ano, o upgrade é grátis. Mas a licença fica para sempre.
      Quando passar um ano, funciona igual. Só que tem que pagar por novas licenças.

      1. Avatar de Blueparty
        Blueparty

        Então após um ano posso usar na mesma sem ter de pagar? Tendo dois pcs convém atualizar os dois já?

        1. Avatar de ptpedropt
          ptpedropt

          é assim tão dificil perceber?
          tens 1 ano para actualizar gratuitamente qualquer pc com windows 7 ou 8 oficial

  4. Avatar de Daniel
    Daniel

    A minha Build 9841 não encontra actualização nenhuma. Vou ter de reinstalar o windows com a nova iso :S

    1. Avatar de Bruno Tavares
      Bruno Tavares

      Não é necessário, muda o Branchname no Regedit (search no google) para fbl_release

  5. Avatar de Filipe Santos
    Filipe Santos

    Alguém me sabe dizer se quando sair a versão final se eu perderei tudo que tenho no pc ao migrar do 7 para o 10?

    1. Avatar de joao g.
      joao g.

      Nao perdes nada. Podes migrar os dados a vontade.

  6. Avatar de Joao
    Joao

    Alguem está a usar esta build num pc de uso diário?

    1. Avatar de Pedro Almeida
      Pedro Almeida

      Sim estou e até ver está excelente. Mais estável do que pensava até.

    2. Avatar de Pedro Prates
      Pedro Prates

      Eu ainda estou na build antiga e esta maravilha. Sem problemas.

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Pois, também gostava de saber 😉

    4. Avatar de Bruno Tavares
      Bruno Tavares

      Eu estou a usar diarimanente desde a primeira build (9841) e até hoje, 100%.
      Sempre que precisei de drivers instalaei os do 8.1 x64 e nunca tive problemas.

  7. Avatar de eunas
    eunas

    Alguém sabe como ativar a cortana?
    Já mudei os settings-region-US mas diz que não está disponível para o meu “market”…

    Ideias?

    1. Avatar de Bruno Tavares
      Bruno Tavares

      Muda a região horária, em vez de teres GMT põe horário do pacifico.
      A mim resultou.

      1. Avatar de Luis Fonseca
        Luis Fonseca

        Temos de reniciar o pc para ctivar o cortana?

    2. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      eu consigo activar mas depois não fala..
      não sei se é por estar a correr no virtualbox ou por ser a versão em portugues

    3. Avatar de Rui C.
      Rui C.

      Tens que mudar a tua Location para os United States, depois tens que activar a Cortana, podes pesquisar por Cortana na barra de procura, ou vais a settings -> System -> Cortana e Search.

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        É demais. Já me chateia ter o tlm com reginal settings dos EUA, Cortana funciona e muito bem mas já estou farto de estar “desnacionalizado” para agora ainda ter que fazer o mesmo no pc.

        Eles que abram a cortana ao mercado internacional. Qual é a dificuldade? Implicações legais? Assim não!

        1. Avatar de João Terra
          João Terra

          Se vocês estão chateados ou têm algum problema com esta versão de testes do w10, é fácil. Para isso existe um app chamado Windows feedback, têm de estar registrados no “insade”
          Eu também acho estranho algumas coisas estarem em inglês e outras em Português, mas isto são versões de teste e não o oficial, no final irá ter português de Portugal e tudo será simplificado. Quanto ao teu telenovela, compra um Android que isso passa 😀

  8. Avatar de xbs
    xbs

    Migrei do w7 para o w10 e não perdi nada.
    Até agora 5*.
    PS: nunca usei o w8/8.1

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    Tou a experimentar na maquina virtual e ate agora so tenho boas coisas a dizer!!

    Parece que vai ser desta que a MS lança mais um SO fenomenal.

  10. Avatar de João Moutinho
    João Moutinho

    Ui, já começa a ser interessante.
    Eu bem queria experimentar, mas só tenho um portátil com o Windows 8.1, e instalar seria um enorme perigo. É claro que me refiro aos meus programas e ficheiros que uso actualmente. Será que não haverá perigo se eu o utilizar? E se esta versão do Windows 10 é só um demo? Tantas questões que estão a rodear na minha cabeça. Bolas! ^^;

    1. Avatar de André Alves
      André Alves

      Usa uma máquina virtual para testar

    2. Avatar de Rui C.
      Rui C.

      O melhor é usares o Hyper-V que já vem nativo com windows 8.1. POr ser um hypervisor tipo 1, tira mais partido do teu Hw.

  11. Avatar de João Terra
    João Terra

    Sempre a mesma historia de não conseguir sacar a nova build da MS. Pode ser que logo consiga.
    Para min o melhor windows é o 7, em termos de compatiblidades de driver´s e desempenho

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Vais mudar de ideias quando usares. Eu mudei. Win10 is the best.

  12. Avatar de João Terra
    João Terra

    Malta quem está com problemas em fazer o download atravez das configurações. Achei um link externo que irá dar ao site da MS para fazer o upgrade off-line
    http://www.askvg.com/windows-10-offline-iso-now-available-for-download/

  13. Avatar de Luis Fonseca
    Luis Fonseca

    Como activar a cortana ?? já tentei de tudo e nada continua desligada

    1. Avatar de KingDi
      KingDi

      Tens de ter a região em “United States” e o teclado primário em “English (United States)” (ou só teres esse). Penso que saibas fazer isso no Painel de Controlo.

      1. Avatar de Luis Fonseca
        Luis Fonseca

        agora nao tem som a cortana os vossos tem

        1. Avatar de ptpedropt
          ptpedropt

          aqui tbm nao no virtualbox

      2. Avatar de Luis Fonseca
        Luis Fonseca

        nao tem som Lol

        1. Avatar de KingDi
          KingDi

          Reiniciaste o PC? É que comigo funcionou bem… Em VM, não sei dizer se dá algum problema ou não.

    2. Avatar de Rui C.
      Rui C.

      Tens que mudar a tua Location para os United States, depois tens que activar a Cortana, podes pesquisar por Cortana na barra de procura, ou vais a settings -> System -> Cortana e Search. Não é preciso mudares nem hora nem o teclado, basta a location, mas depois tens que a activar nos settings. Em VM parece n funcionar bem. Já testei com vbox e hyper-v e nada. em dual boot no meu pc funciona perfeitamente.

  14. Avatar de xbs
    xbs

    Se não gostarem podem retroceder ao windows que tinham.

  15. Avatar de André Alves
    André Alves

    Ainda não há em português de Portugal 🙁

    1. Avatar de Tiago Correia
      Tiago Correia

      De acordo com a Microsoft, esta preview do Windows 10 terá apenas 22 idiomas, a versão final terá exatamente 107 idiomas.

  16. Avatar de Miguel Alves
    Miguel Alves

    Tenho um Surface Pro (1ª Versão), vou ter direito a actualizar para o Windows 10?

    1. Avatar de André Alves
      André Alves

      Se tiveres 8.1 sim, se tiveres RT não

      1. Avatar de Miguel Alves
        Miguel Alves

        Surface Pro, logo tem Windows 8.1 Pro

        1. Avatar de André Alves
          André Alves

          Tens de certeza

    2. Avatar de eunas
      eunas

      Uma boa questão…

  17. Avatar de André Alves
    André Alves

    Quando sai a versão final?
    Quando põem o Windows 10 em português de Portugal?

    1. Avatar de Tiago Correia
      Tiago Correia

      A versão final sairá em Outubro, e terá Português de Portugal.

  18. Avatar de P.Carvalho
    P.Carvalho

    Estou bastante curioso com este W10, parece-me bastante porreiro.
    Relativamente à troca de modo entre tablet e latptop, só funcionará no surface ou noutros híbridos também? ( Tenho um Asus transformer).

  19. Avatar de Carlos Raimundo
    Carlos Raimundo

    Boa noite, tenho o Windows 7 Home Premium no meu portátil. Já utilizei o Windows 8 e 8.1 e acabei sempre por regressar ao 7. Gostava de testar este novo Windows 10, apesar de saber que não é a versão final, queria saber se é seguro instalar este SO nesta fase. Queria também saber onde posso conhecer os requisitos que o computador deve ter para saber se é compatível. Obrigado!

    1. Avatar de André Alves
      André Alves

      Eu acho que é seguro mas podes testar numa máquina virtual

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Istala sem problemas. Eu ja tenho os meus pcs todos com esta versao de testes. No meu ver, supera para já todas as espectativas. Coloca o win8.1 num canto e podemos dizer que vem ai o sucessor do win7 🙂

  20. Avatar de Nexus
    Nexus

    Um grande salto da versão de testes do windows technical Preview para a versão windows 10 technical Preview. Mais estável, fluido, rápido e sem bugs até agora ao contrário do antigo. Testado num portátil de 6 anos (HP Dv1120ep. Algumas aplicações não funcionam ESPN, NFL deve ser por causa da compatibilidade do novo SO. Quando o resto funciona rápido, office browser (chrome). Rápido no arranque.
    O cortana não funciona diz “Cortana is not avaible in your market”

  21. Avatar de Nexus
    Nexus

    Um grande salto da versão de testes do windows technical Preview para a versão windows 10 technical Preview. Mais estável, fluido, rápido e sem bugs até agora ao contrário do antigo. Testado num portátil de 6 anos (HP Dv1120ep). Algumas aplicações não funcionam ESPN, NFL deve ser por causa da compatibilidade do novo SO. Quando o resto funciona rápido, office browser (chrome). Rápido no arranque.
    O cortana não funciona diz “Cortana is not avaible in your market”

    1. Avatar de Luis Fonseca
      Luis Fonseca

      nao consigo ouvir a voz da cortana nem falar com ela alguem lhe acontece a mesma coisa??

  22. Avatar de pedrito
    pedrito

    bela asneira que a Microsoft está a fazer ao acabar com a modern UI …. sempre achei que o SO seguinte era melhor, mas desta vez vou ter que discorda! apenas acho positivo o nono menu e o Cortana … de resto deixa muito a desejar!!!

  23. Avatar de Alexandre Santos
    Alexandre Santos

    Alguém me pode dizer se é possível migrar do windows 7 para o 10 com dual boot? Neste momento tenho windows 7 e ubuntu 14.04

  24. Avatar de That other guy
    That other guy

    Boas Pessoal

    Comecei a testar o Windows 10, e estava a correr tudo bem, mas entretanto tive de reeniciar e agora dá-me um erro Unexpected_kernel_mode_trap, e nem entra no SO.

    alguma sugestão?

    1. Avatar de That other guy
      That other guy

      li no site da microsoft que alguem com o windows 8 criou uma child´s account e que teve logo este problema, por coincidência ou não eu tambem criei uma conta deste tipo. vou tentar entrar em modo de segurança e remover a mesma para experimentar se é o caso.