Edward Snowden diz que iPhone tem spyware Apple secreto

92 Comentários

A segurança tem sido um tema recorrente nas notícias de tecnologia e são vários os escândalos, mais ou menos declarados, que envolvem as grandes marcas deste mercado.

Um das marcas no alvo das criticas é Apple, que ao longo destes 7 anos e meio, tem vindo a ser acusada por várias vezes de estar a espiar os seus utilizadores através de um software secreto escondido no seu sistema operativo iOS.

Agora, o advogado de Edward Snowden vem afirmar que o seu cliente não usa iPhone porque este tem spyware secreto Apple.

Edward Snowden


O caso saiu a público depois do advogado de Snowden, Anatoly Kucherena, ter dado uma entrevista à agência de notícias russa RIA Novosti.

Nesta entrevista foram abordados diversos temas sensíveis relacionados com Snowden e com todos os documentos publicados pelo mesmo, onde um dos temas abordados foi também o iPhone e o porquê do seu cliente não utilizar o dispositivo da Apple.

imagem_snowden01

O ex-funcionário da NSA que tornou público detalhes de vários programas que constituem o sistema de vigilância da Agência de Segurança Nacional Americana, revelou também que os dispositivos comercializados pela Apple, os bem conhecidos iPhones, são capazes de espiar os seus utilizadores sem que os mesmos tenham conhecimento. Sendo as informações pessoais recolhidas através de um software secreto instalado por trás do sistema operativo iOS.

“Edward nunca usa um iPhone, ele tem um telefone simples. O iPhone tem um software especial que pode activar-se sem o proprietário ter que pressionar um botão, passando o dispositivo a reunir informações sobre ele. É por isso, por razões de segurança, ele se recusou a utilizar este telefone.”

Anatoly Kucherena, em entrevista à agência de notícias russa RIA Novosti

Snowden poderá ter feito estas acusações munido de informação existente nos documentos a que teve acesso de forma privilegiada, dada a sua actividade na NSA. Um desses documentos revela por exemplo, que a agência britânica GCHQ utiliza o sistema Apple iPhone UDID para localizar os seus utilizadores.

Contudo, nos documentos publicados por Snowden anteriormente, não existe nenhuma referência implícita a qualquer tipo de software secreto presente nos dispositivos da Apple, pelo que será interessante ver se Snowden ou até mesmo o seu advogado irão fazer qualquer comentário a estas alegações nos próximos dias.

Via: BGR
Por Hugo Sousa para Pplware

Comentários

92

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David G.
    David G.

    Não estava nada á espera :O

    1. Avatar de Zero Zero Sete
      Zero Zero Sete

      Eu também não estava à espera de um advogado fazer uma notícia que é “Edward Snowden diz…”

  2. Avatar de Dumitru
    Dumitru

    Nada de novo… “shame on you apple,google e MS quem sabe” hoje em dia todas fazem esse tipo de treta, mas agora so porque tem algo de nao seguro temos que utilizar nokias ou telephones do tempo da pedra -.- pff

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      Eu utilizo Nokia com sistema operativo Microsoft, certamente maias evoluído do que o teu smartphone, algo não bate certo no teu comentário.

      1. Avatar de Dumitru
        Dumitru

        Nokia da idade da pedra ‘e com Sistema operativo da MS? -.- e para tua informacao tenho um S3 e um lumia 925 portanto ‘e burrice dizer sempre que ahh meu telemovel, meu carro, minha pila ‘e melhor e maior que a dos outros sem saber o que os outros tem… -.- Pensa antes de escrever…

        1. Avatar de Valeriu
          Valeriu

          Acho que ainda nao vi um comentario teu bem articulado que de para perceber. Volta a ler antes de publicar e ganha um pouco de maturidade.

        2. Avatar de NewJ
          NewJ

          Eu não disse que tenho uma pila maior com a tua, nem estou preocupado com isso. A minha opinião é essa.

          1. Avatar de Raquel
            Raquel

            O Dumitru apenas se estava a referir ao que estava escrito no artigo. Telefone Simples – Nokia de há uns anos é um exemplo de um telemóvel simples. Não estava a falar de um Nokia com Windows Mobile. Lê o artigo e o comentário antes de ficares ofendido pelo teu nokia.

          2. Avatar de MLopes
            MLopes

            exatamente Raquel. não se pode “tocar” ou parecer que se “toca” nos sistemas ou marcas que a malta nem pára para pensar ou ler bem. parece que lhes estão a matar a família… 😉

      2. Avatar de Mota
        Mota

        Parabéns NEWJ, o teu nokia é tão seguro! Nem sei pq raio milhões de pessoas compram Android e Ios.. que ignorância sinceramente.

        1. Avatar de NewJ
          NewJ

          Eu também uso Android e ios, já tu claramente não conheces o WP, então vê lá quem é o ignorante.

      3. Avatar de Balmer
        Balmer

        Ou talvez sejas simplesmente muito ignorante para não perceber o que o Dumitru queria dizer.

        1. Avatar de Dumitru
          Dumitru

          Obrigado Balmer

      4. Avatar de Não Não
        Não Não

        Vês que bom…

        Nao fosse a Microsoft uma empresa conhecida por dar todos os dados que tem ao governo sem restrição.

        E que deixa os governos ouvirem conversas do skype sem mandatos.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Eu acredito que existam AOSP que não tenham nenhum tipo de spyware uma vez que são open source… No entanto, não tenho a certeza do que falo

    3. Avatar de Bruno Jesus
      Bruno Jesus

      Tens o android AOSP, compilas o código fonte e usas sem a tralha da google.

  3. Avatar de LM
    LM

    Mas acredito que não deverá ser só o iOS (iphone) mas todos os tipos de smartphones com outros S.O (Android e WindowsPhone). Nós é que ainda não sabemos. Digam o que disserem, já nada é seguro hoje em dia em termos de privacidade. Já era.

    1. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Exacto! mas alguns preferem apontar o dedo so em alguns, quando deveria ser em todos.. tal como os e-mails, ahh e tal google se ve meus e-mails para dar propaganda, grande cena…mas depois aparecem noticias que aquele empregado ficou sem trabalho porque teve coisas illegais no seu e-mail and so on… nada ‘e seguro mas nao ‘e por isso que nao temos que utlizar, utilizar com caucao isto ‘e que sim..!

    2. Avatar de Mota
      Mota

      +2 LM

      Comentário assertivo.

  4. Avatar de luis rocha
    luis rocha

    Ainda bem que despachei Iphone, ficando com Microsoft Lumia! 🙂

    1. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      Boa sorte! 🙂 🙂

    2. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Despachaste uma peneira por uma rede de pesca?
      (ou vice versa, não está em casa a quantidade de buracos, mas o facto de existirem)

      1. Avatar de PFerreira
        PFerreira

        Bolas sendo assim já não existe nada seguro 😮 :/

  5. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    Comprar um android topo de gama e instalar o cyanogenmod. Problema resolvido

    1. Avatar de LM
      LM

      Sim mas não para qualquer um. E mesmo não há assim tantos topos de gama que possamos comprar e que tragam o Cyanogenmod de origem, casa contrário perdemos a garantia. Se bem que o processo em alguns casos possa ser reversivel.

      1. Avatar de panhonhas
        panhonhas

        Compra-se um que seja compatível. E depois para que queres a garantia, em menos de 6 meses já existe novos modelos melhores, e quem paga 1 vez 700 ou mais, paga uma segunda vez sem problema.

        1. Avatar de LM
          LM

          Esse teu comentário é mesmo de quem não tem mais nada que fazer. Para já, quando eu disse que ” não é para qualquer um “, referiam-me ao processo de lhe meter o Cyanogen que, para uns é uma tarefa facil, mas para outros pode não ser. E depois será que vale mesmo a pena? Será que é mesmo seguro? Uma vez que é baseado em android, ou não?… É como já disse acima, esqueçam, a confiança já não é o que era. É tudo igual. Hoje falou-se do iOS, amanhã do android, etc… Nenhum deles é seguro. Ponto.

      2. Avatar de Winetree
        Winetree

        E achas que instalares o Cyanogenmod chega? A google tem uma péssima reputação de acordo com o Assange e a wikileaks.
        Acho que em nenhum dos smartphones atuais nos safamos…

      3. Avatar de Pedro Nunes
        Pedro Nunes

        OPO e ta foi feito xD

    2. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      Os espertos, inteligentes compram da concorrência que tem código escrito pela NSA!!! Mas claro que não é para espiar…ilol 🙂

    3. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      E a cyanogenmod retira o código fonte escrito pela NSA???
      pois…

      1. Avatar de Gonçalves
        Gonçalves

        Não! A NSA não consegue lá introduzir nada.
        O código fonte é público e é revisto por milhares de pessoas. Simples.

        Já a parte do hardware…

        1. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          e as aplicações da google?

          1. Avatar de panhonhas
            panhonhas

            Só instala as aplicações da google quem quer, não é por aí a rom deixa de funcionar.

    4. Avatar de Não Não
      Não Não

      E depois instalas as gapps, com esse spyware todo… E nem é para uma agência governemtal, é direto para uma empresa!!!

    5. Avatar de csaraiva
      csaraiva

      O jeito é comprar um nokia da geração 2G, esses sim não permitem grande recolha de dados, mas ainda assim tem localização por triangulação….

    6. Avatar de bizugodaterra
      bizugodaterra

      O 3310 resolve tudo..lol

  6. Avatar de fran
    fran

    apple tem publicidade e produtos virados para os burros precisamente para estas coisas.

    1. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      Os espertos, inteligentes compram da concorrência que tem código escrito pela NSA!!! Mas claro que não é para espiar…ilol 🙂

      1. Avatar de fran
        fran

        código escrito pela nsa? care to elaborate?

        1. Avatar de Francisco Pinto
          Francisco Pinto

          elaborar??? O teu android não conhece o google para pesquisar????Ou estas com medo de ser espiado??? 🙂 🙂
          https://pplware.sitedev.pt/informacao/android-tem-parte-do-seu-codigo-escrito-pela-nsa/

          1. Avatar de R
            R

            nem era preciso noticia.
            Android éum sistema aberto, ao contrario do ios…

            All Android code and contributors are publicly available for review at source.android.com

          2. Avatar de Winetree
            Winetree

            Google AKA Big Brother… 😉

          3. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Preocupava-me mais se fosse código da NSA nas aplicações Google. O Código fonte do AOSP é aberto para toda a gente ver, não me parece um bom sitio para esconder código para espiar alguém.

    2. Avatar de Winetree
      Winetree

      Se é assim, qual é o modelo de iPhone que usas?

    3. Avatar de Não Não
      Não Não

      Então aquele chinês que foi apanhado no contrabando devia vir com um carregamento todo para ti.

  7. Avatar de Maraduxo
  8. Avatar de alex
    alex

    Prevejo muitos ifans a “queixarem-se”!

  9. Avatar de Rui Oliveira
    Rui Oliveira

    “Compre um smartphone a um preço especial e seja espiado de borla!” 😀

  10. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Não é por nada, mas “passando o dispositivo a reunir informações sobre ele” é o quê em concreto? Que tipo de informações?

    É informação destinada a assegurar o bom funcionamento do equipamento e do SO? Permite (serve para quê) essa informação?

    Sem se saber isso é o nhã-nhã-nhã do costume.

    1. Avatar de foxizzel
      foxizzel

      as tuas opinioes tem zero de interesse, pelo simples facto de seres a pessoa mais tendenciosa que aqui vejo a comentar.

      1. Avatar de Mota
        Mota

        Daí o nome.. certo?

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          O nick é uma brincadeira – fiz um comentário e quis dar-lhe um título: Benchmark do iPhone 5 (entretanto alguém se quis fazer passar por mim, tive que fazer o “upgrade” para o 6 – e tive depois que acrescentar o boneco, pelo mesmo motivo). E de facto coincidiu mais ou menos, tive um iPhone 5 e agora um 6.

          Tem a vantagem de não enganar ninguém. Mas embirro com pessoas a usar vários nicks, fazendo-se passar por muitos. No resto, nos nhã-nhã-nhãs dos comentários, não me ofendo com patetices 🙂

      2. Avatar de D
        D

        E não é preciso nenhum software escondido, em lado algum, para se saber isso.

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          É necessário sim.

          Há pouco tempo houve na blogosfera uma questão exatamente igual à do post. Indico apenas a parte final da história (tem elementos suficientes para pesquisarem à vontade): .

          “Apple reacted to the reports by publishing a detailed support document saying that the “backdoor” described by Zdziarski was in fact just a developer diagnostic toolset – something the security researcher said he doesn’t “buy that for a minute”.

          É público que o iPhone tem ferramentas de diagnóstico, que trabalham sem o utilizador intervir.

          http://www.ibtimes.co.uk/ios-backdoor-confusion-hysteria-insults-finally-debate-1459195

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Bom, já que um terceiro comentário, que começava em “Maria vai com as outras”, foi censurado 🙂

            Eis o que interessa – leiam a fonte do post, que cita o russo, que é advogado do Snowden. A história do spyware foi acrescentada, de forma mal amanhada, ao que disse o russo (e Snowden).

      3. Avatar de Não Não
        Não Não

        Argumentos ad-hominem como os teus, é que são de valor…

    2. Avatar de XBUZZY
      XBUZZY

      Apesar de acreditar que todos os S.O estão de certa forma comprometidos, realmente esta noticia não traz nada especificamente..

      É mesmo para gerar o “zumb zumb” do costume 😉

    3. Avatar de anom
      anom

      Posições de GPS (a tua localização), chamadas, sms’s, emails.. tudo o que fazes nele.

      Mas burro daquele que está seguro porque usa um determinado sistema operativo porque está seguro.. Quer seja iphones ou samsungs ou WPhone, tá tudo comprometido..

      Querem ter privacidade? desliguem tudo, da ficha.

      #Unplug

  11. Avatar de JJ

    Teoria da conspiração [ON]

    Eu começo achar que esta historia com o Snowden… é algo previamente preparado pela NSA e outras agências do género.
    Quando mais as pessoas usam sistemas para proteger a sua privacidade online, mas ficam sujeitas a vigilância dessas agências…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      A conspiração da conspiração? Não será demais? Mas nunca se sabe…nem alguma vez se virá a saber…

      1. Avatar de Tiago Costa
        Tiago Costa

        o Snowden é mais um golpe de teatro como foi o 11 de setembro, o grupo islamico e os atentados de paris…alguem acredita que um tipo de 27anos tinha acesso a toda a informacao da nsa e fugiu pa russia tao facilmente? Va la e so pensar um pouco…
        PS: reparem no video dos terroristas da siria com 2 prisioneiros japoneses e reparem que o cabelo esta a mexer se com o vento mas a areia nem se levanta (provavelmente um poster atras para encenacao).

    2. Avatar de Tiago Costa
      Tiago Costa

      o Snowden é mais um golpe de teatro como foi o 11 de setembro, o grupo islamico e os atentados de paris…alguem acredita que um tipo de 27anos tinha acesso a toda a informacao da nsa e fugiu pa russia tao facilmente? Va la e so pensar um pouco…

      PS: reparem no video dos terroristas da siria com 2 prisioneiros japoneses e reparem que o cabelo esta a mexer se com o vento mas a areia nem se levanta (provavelmente um poster atras para encenacao).

  12. Avatar de Rafael
    Rafael

    Outros não! Apenas no iOS!!! ahuhauha…
    O consolo para os fanáticos da Apple é essa desculpa; “Mas as outras empresas também fazem isso”. E digo: A Apple faz!
    hauhau

    1. Avatar de Winetree
      Winetree

      Achas que sim? Deixa-me advinhar, usas o Android? Então usa o google e vê lá o que te andam a fazer.
      Nenhum smartphone atual se safa disto e sinceramente, até acho que o iOs não é o pior…

      1. Avatar de Tiago Costa
        Tiago Costa

        o IOS e o melhor em seguranca, o tipo de seguranca que aqui se fala e de servicos secretos. Ora, toda a gente sabe ou deveria saber que a internet foi criada para controlar as pessoas. (ate o pplware faz isso ao censurar comentarios que contribuem para uma discussao saudavel, provavelmente nem deixam passar este…)

  13. Avatar de Rui
    Rui

    Estamos todos a ser constantemente vigiados e a todo o momento, não há sistema operativo que nos valha (UHHHHH, maluquinho das teorias da conspiração).
    Para algumas pessoas nem é preciso software, basta seguir o facebook e afins que metem lá tudo.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      “Estamos todos a ser constantemente vigiados e a todo o momento”

      Redundante eu sei, mas escapou-me.. LOL

  14. Avatar de Zefra
    Zefra

    Teorias da conspiração à parte… Quem me garante que, de uma forma discreta e silenciosa, que não existe uma função que envia, por exemplo, os meus emails e outros hábitos que tenho no meu telemóvel. Quem me garante que mesmo tendo o telefone em standby não existe uma troca de dados (fotos e outros dados pessoais) a serem enviados para sei la onde? Da mesma forma como se instalam trojans e outros nos computadores e de uma forma silenciosa enviam dados ninguém me pode garantir que nos smartphones isto não aconteça

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Isso agora, o melhor é perguntar às empresas de segurança 🙂

      https://pplware.sitedev.pt/informacao/e-quase-impossivel-espiar-um-iphone-diz-empresa-de-seguranca/

  15. Avatar de Francisco Pinto
    Francisco Pinto

    Porque é que não lhe perguntaram porque é que não usa Android???

    1. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      ou windows phone??

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Achas que isso era assunto? O único que tem publicidade garantida (à borla) é a Apple 🙂

  16. Avatar de JJ

    “Person of Interest”
    Será mera ficção… ou terá um fundo de verdade!?

    1. Avatar de XBUZZY
      XBUZZY

      Também vejo 🙂 Grande serie, e na minha opinião tem muito de verdade

      1. Avatar de JJ

        Já diz o ditado português:
        “Com a verdade me enganas!”

        É sem duvida uma grande serie.

  17. Avatar de João
    João

    Vêm para aqui todos chorar, mas aposto que todos usam o facebook, acedendo à vossa conta devo ficar a saber mais sobre vós do que a Apple e o seu spyware.
    Mesmo que usem um smartphone com um software totalmente opensource e sem spyware, esquecem-se que ele está ligado à Internet e portanto a vossa privacidade é 0.

    Concluindo: Tendo um iPhone com spyware ou não ter, qual a diferença?

  18. Avatar de Não Não
    Não Não

    Bases para a acusação?

    Zero!

    Vive num país onde não há liberdade de expressão, e está a sofrer bloqueios comerciais por parte dos USA, incluindo a Apple que cortou as compras de produtos nesses sítios, cortou até as contas dos developers da Crimeia.

    Putin é que tem um software especial.

  19. Avatar de Smart
    Smart

    Que eu saiba, a Microsoft nunca teve problemas de privacidade. Eu acho que a Microsoft é a única que se safa neste momento. A Google tem tido vários processos de violação da privacidade. Ninguém me garante que a Cyanogen seja segura. Fala-se muito, mas a verdade é que a Cyanogen tem que ter receitas e não me admira que faça o mesmo que o Facebook, vender informação dos utilizadores.

    1. Avatar de Webix
      Webix

      Cyanogen, receitas? Vê-se mesmo que não sabes do que falas!
      Pesquisa um pouco antes de vires para aqui dizer brutalidades como essas!

  20. Avatar de João
    João

    Eu já estava á espera disto há muito tempo, estou admirado só agora ele revelar isto ! porque será ? será birrinha ?

    Ele até podia revelar que a minha máquina de café anda a espiar-me para o NSA ou FBI o problema é que tem de provar as afirmações que diz.

    Uma coisa é certa, independentemente da marca ou modelo, tudo o que seja eletrónico e que tenha software pode ser programado para espiar caso se deseje. Ao mesmo tempo duvido muito que uma marca gigantesca e com uma reputação a defender como a Apple venha instalar software Spyware escondido ! até porque este tipo de software mais cedo ou mais tarde é descoberto por alguém. E depois quando é descoberto o escândalo pode destruir a marca… será que seriam tão burros para correr esse risco ? eu acho que não.

    É como digo o Snowden tem de provar o que diz.

    Abraços

    1. Avatar de int3
      int3

      Sabes o que é engenharia de software? Tens noção que é possivel instalar este tipo de software em sistemas com o standard POSIX? Torna-se praticamente impossivel de detetar.
      Ele tem que provar? Tens visto bem os documentos que já foram publicados até hoje? Mau era se não houvesse spyware.
      E acredito que seja mais nos EUA do que aqui na europa. Se os cidadãos europeus fossem alvo de espiagem pelo outro país fora da UE havia sérios problemas.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Exatamente! Por causa disso é que o gajo do GNU (agora não me ocorre o nome dele) nem telefone tem. O Snowden, a ainda vá lá, usa um telefone simples (não precisa de cravar os outros para telefonar).

  21. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Acho é que têm que parar com estas notícias.

    Com tanta publicidade à Apple, um dia destes até na Coreia do Sul vende mais que a Samsung 🙂

    http://www.theverge.com/2015/1/21/7865215/apple-iphone-6-record-sales-asia

  22. Avatar de LP
    LP

    Calúnias!!!
    Ora investiguem bem o código-fonte a ver se há lá algum spyware…
    É claro que tem, não para a Apple espiar os seus clientes, mas um backdoor para as agências de segurança norte-americanas; uma empresa norte-americana não ia cooperar com as autoridades? Logo uma marca tão apoiada pelo governo norte-americano… os russos queriam o código fonte e os chineses também não confiam, só os americanos…I wonder why!

  23. Avatar de Rui C

    Se é secreto, como é que ele sabe? pois lol

  24. Avatar de Catarino
    Catarino

    Uma pequena questão?
    Tirando os sistemas operativos com código escondido(ios,android,WP,whatever) ou hardware usado nos smarphones com o mesmo propósito será que alguém sabe dizer se só simplesmente o cartão da operadora que usamos todos os dias não guarda toda a informação desde SMS, chamadas, acessos internet etc etc???

  25. Avatar de VC
    VC

    É o risco de se usar sistemas com código fechado que não esta disponível para qualquer um… Acredito que ainda haja mais que ainda não foi descoberto/divulgado… Apple e Microsoft nunca me cativaram

    1. Avatar de VC
      VC

      Importante referir,Edward Snowden n é o único a referir isto 😉