Juntamos o iPad 1 a uma TV antiga e fazemos magia!!!

81 Comentários

Por Adriano Matos para o Pplware

Quando Steve Jobs apresentou ao mundo o iPad, este recebeu de muitos o vaticínio de fracasso, de aberração e de “nada com coisa nenhuma”! Hoje, 5 anos depois, ainda é o tablet de referência.

O iPad veio revolucionar o mundo e hoje está mais poderoso, mais elegante e mais fino. A evolução desde o iPad de 1ª geração foi enorme mas nem por isso, o iPad 1, que parou no iOS 5.1.1, passou a obsoleto, nem pensar. Vamos ver como pode dar vida a um iPad com 5 anos e a uma TV que já não está em utilização.

imagem_ipad1_tv00


Mesmo com 5 anos, que comemora dia 27 deste mês, o iPad continua um equipamento apto para as mais variadas funções que podemos precisar nos dias de hoje. Seja para escrever e tomar notas, para desenhar e rabiscar algumas ideias ou mesmo para simplesmente jogar e fazer “likes” nas redes sociais.

Mas não se fica por aí…

imagem_ipad1_tv06

O Jailbreak (que talvez possa ser equiparado ao “root” no sistema Android) dá uma nova vida a qualquer dispositivo da empresa de Cupertino. Sendo anteriormente mais notória a diferença que fazia (muitas funções do iOS actual foram inspiradas no Jailbreak), continua a ser uma “arma” para personalizar e abrir o sistema que a Apple desenhou. Os ganhos são enormes, acredite.

 

TV, iPad… acção!

Depois de ter deixado a dica no Grupo Facebook iOS do Pplware, apresentamos agora o artigo. Vamos explicar como usar os tweaks que o jailbreak permite instalar e que encontra facilmente no Cydia.

Para quem já fez Jailbreak, existem vários tweaks que facilitam a utilização do iPad nalgumas aplicações práticas do iOS. Dois desses tweaks são o Display Out (autoria de Ryan Petrich) e o Resupported4+ (autoria de phoenix3200). Ambos encontram-se no repositório BigBoss.

imagem_ipad1_tv03
Ambos os tweaks estão disponíveis no repositório BigBoss

Vamos usar um cabo de 30 pinos (existem para outros modelos/ligações) com ligação Cabo AV Video TV RCA e USB. É possível ligar a uma televisão que tenha entrada RCA e fazer “mirroring” da imagem que temos no iPad.

Seja para ver conteúdos de vídeo, para jogar ou ver fotos em família, esta funcionalidade é bastante útil e permite ao iPad 1Gen ganhar uma nova vida.

texto aqui
Cabo AV Video TV RCA e USB

Com este cabo, podemos fazer ligação a uma televisão. Isto não seria possível num iOS “normal”, contudo, com recurso ao tweak Display Out, o mesmo já funciona e faz mirroring da imagem que temos no iPad.

 

Display Out

Este tweak tem um custo de 2.99 dólares mas tem de certeza a qualidade de todos os tweaks criados por Ryan Petrich.

imagem_ipad1_tv04
Aspecto dos menus do Display Out

É possível configurar imensas acções, como por exemplo, o ratio da imagem, seja na vertical ou horizontal, ter notificações para quando o cabo está ou não ligado, mostrar toques no iPad/tv, etc.

 

Resupported 4+

Mas, como existem cabos não “oficiais”, pode ser necessário usar algo mais. É aqui que entra o tweak Resupported 4+. Este faz o serviço que lhe compete e faz com que o iPad assuma que é um cabo oficial e transmite a imagem.

imagem_ipad1_tv05
Aspecto dos menus do Display Out

Este tweak tem um período experimental de 10 dias e, caso seja essa a sua necessidade, então terá de desembolsar 3.99 dólares. Permite também um “mirror” à TV, um espelho que lhe mostra na TV tudo o que passa no ecrã do seu iPad.

 

XBMC

falámos aqui no processo para instalar no seu iPad o XBMC, lembra-se? Pois bem, agora não deixe de aproveitar e dar uso ao seu iPad de primeira geração para este transmitir tudo o que este media center tem para oferecer.

imagem_ipad1_tv07
XBMC do iPad a fazer mirar para a TV

Para dar mais um toque “PRO” podemos ser mesmo comodistas e ter um comando para usar o XBMC sem nos levantarmos do sofá. Para isso basta instalar o xbmcRemote. Este pode ser encontrado na AppStore gratuitamente e, como o nome indica, é um controlo remoto para o XBMC (agora Kodi).

Mas este “truque” pode ser usado em todas as TVs que tenham uma ligação RCA, tal como mostramos no vídeo a seguir:

 

Em resumo…

O velho vira novo e no mundo da tecnologia nada se perde, nada se desperdiça, tudo se transforma. Fica a dica por hoje e daqui a alguns dias teremos outra fantástica. Fiquem atentos.

Comentários

81

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Reis
    João Reis

    Muito bom, Media Center portatil.

    iPad sempre a surpreender, 4 anos sempre a funcionar sem um problema e a bateria continua igual.
    BestBuy

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      lol faz-se o mesmo com qualquer tablet!

    2. Avatar de rui
      rui

      Ipad nao. Pessoas que fazem hacks para o mesmo.

      Seja como for é porreiro quando se vai de feriase vai de ferias pa desenrascar.

    3. Avatar de Vítor M.

      Sem dúvida que é um equipamento que, dentro e fora da App Store, permite multi funcionalidades com qualidade. Mesmo este mais antigo pode ser uma óptima ferramenta de trabalho, dado o número de apps e tweaks que ainda se encontra para o iPad 1.

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Quem é o português que tem uma TV CRT em casa? Nem no bairro da lata. Mesmo na maior das misérias, o português tem de ter uma bela TV LCD de 40″ no minímo. Já vi várias TVs CRT junto aos contentores do lixo e aposto que boa parte delas até funcionava, mas como vivemos num país de ricos é jogar fora para comprar novo.

    1. Avatar de Joel
      Joel

      Tenho CRT na sala… E eide de ter enquanto funcionar.

      1. Avatar de Joel
        Joel

        Sendo a unica tv que tenho

    2. Avatar de Gusto
      Gusto

      Ca em casa ainda é tudo TV CRT. Enquanto nao morrerem, nao se compra nova. Tambem para o uso que se da chegam bem.

      1. Avatar de Vitor Afonso
        Vitor Afonso

        Todas as tvs que tenho são todas CRT (3). Até darem o pufo nada de aquisições novas. A vida custa a todos…

    3. Avatar de Johnny
      Johnny

      Vamos lá não generalizar! Eu ainda tenho CRTs, até porque raramente vejo televisão…
      O post mostra uma excelente ideia, devíamos agradecer haver gente com criatividade para aproveitar este género de “reciclagem” em vez de produzir mais lixo. Não menosprezem as pessoas do nosso país sff

    4. Avatar de Dave
      Dave

      Percebo o que está a tentar dizer, mas digo-lhe que cá em casa, temos 3 CRT’s apenas e SÓ CRT’s.

    5. Avatar de Caetano
      Caetano

      Sou português e tenho uma CRT que ainda funciona, e duas smartTV.
      Tenho dito.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Tens dito isso?porque lutas por alguma causa a favor das TVs ?

    6. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      David Guerreiro: se fores ver os consumos CRT vs. LCD, radiação, espaço e qualidade de imagem um LCD é um excelente investimento. Além disso um CRT volta e meia dá problemas numa peça que converte a tensão normal em alta tensão e tens que mandar arranjar, ao contrário dos LCD que ou dão problemas dentro da garantia ou duram anos a fio.

      CRT compensa para quem vê o noticiário ou novelas.

      1. Avatar de Joana B
        Joana B

        mas que raio de coisa esta de generalizar tudo!
        será que todos temos de ser como os frangos do aviário … iguais?

        1. Avatar de NewJ
          NewJ

          O comentário acima não é genarlizar, é um facto, os CRT são tudo menos eficientes, ao preço que está a energia, para quem vê muita tv, em pouco tempo um LCD Led está pago.

          1. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            @Newj
            Em pouco tempo?

            O consumo de um CRT anda por volta dos 120W, o de um LCD LED deve de andar por volta dos 5W. Vamos também considerar um LCD de baixa gama por volta dos 150€. Ora com a electricidade a custar .1428 €/kWh, precisarias de utilizar 15000h para se tornar lucrativo. Ou seja quase dois anos com a televisão ligada 24 por 24 horas. Na realidade estaríamos a falar na ordem dos 6 a 7 anos a partir da qual compensaria a compra.

          2. Avatar de NewJ
            NewJ

            6, 7 anos passam num instante, era isso que eu estava a falar.

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Nuno Vieira
            Acho que até estás a ser optimista quanto ao consumo duma TV LED. Uma TV de 32 polegadas facilmente consome 30W

          4. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            @Nunes
            Tens razão, o consumo de um LCD LED anda na ordem dos 30W. Eu estava a pensar mais numa televisão LED de 20 polegadas que consome na ordem dos 20W. Mesmo assim a estimava continua na mesma a ser entre os 6 a 7 anos.

          5. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Newj
            6-7 anos é uma eternidade para alguém que já se acha bem servido! e 6-7 anos é só caso essa pessoa compre um LCD “baratucho”.

        2. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Joana B, como o NewJ referiu: onde é que generalizei?

          Há conteúdos que faz diferença como filmes, YouTube (smart tv), media center, outros que não. O resto são factos

        3. Avatar de Jose
          Jose

          Generalizar? Com televisores? Que estranho, num país quando se lembra um, lembram-se todos! Fora o gasto de energia que os CRT têm, ninguém falou da imagem! Um televisor com 30 ou 20 anos já tem o ecrã queimado, não está quase de certeza, do mesmo modo que quando foi comprado, a imagem estará certamente desfocada, mesmo que minimamente o que não acredito, mas está! Ora numa altura em que vemos alta definição, eu pelo menos vejo, não faz sentido perder tempo com este sistema, que me lembre só houve um modelo CRT HD Ready à venda, que sofria dos mesmos defeitos que todos CRT. Tenho 3 LCD-LED e um CRT que na altura era topo de Gama, hoje só o uso muito raramente. Os novos equipamentos não dão hipotese! Mais ecológicos, menos radiação (muito menos), menos energia, mais definição, mais funções e não cansam tanto a visão. Tem algum cabimento ter imagens em alta definição, para depois as ver num CRT de baixa? Então para que serve ter cinema em casa? Se há que não os tenha há muitos que já os tem. Portanto, não se trata de ser gastador ou outra treta do tipo, até que estes televisores cada vez estão mais baratos, muito se preocupam as pessoas neste país com o dinheiros dos outros! Quem mantém os CRT, mantém por que vê pouca Tv, porque não tem interesse em alta definição ou porque ainda não calhou terem pensado nisso. Eu conheço pessoas que não conseguem distinguir a diferença entr uns e outros a não ser chamar aos novos (já não são tão novos assim) equipamentos de “fininhos”, para mim essa expressão, resume muitas conclusões sobre o assunto.

      2. Avatar de MárioM
        MárioM

        Depende a minha SONY tem 30 anos
        e Avarias 2
        e continua com uma imagem 5 estrelas.

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Desculpe-me mas não acredito, tenho também um SONY mais ou menos com essa idade, era topo de Gama que me custou um balurdio comparado com os actuais, sim os CRT bons eram caros! Nem percebo de onde vem essa ideia que eram baratos! E nem por sombras a imagem é hoje igual ao quando o comprei! O monitor está queimado pelas imensas horas de visionamento. É impossível não estar, a não ser se use pouco o que iria provocar outras avarias. Nem há comparação alguma com os actuais! Os LCD-LED, então os modelos mais recentes, até relativamente aos pretos e brancos até hoje foi um problema em alguns modelos, o facto é que não dão hipóteses nenhumas em todos os parâmetros. Nem falo dos Oled, esses então, estão a anos-luz de qualquer CRT.

      3. Avatar de Não Não
        Não Não

        Nem todos os LCD duram para sempre.

        Se for LED pode durar para sempre, senão, a backlight, que são lâmpadas fluorescentes, mais tarde ou mais cedo vão á vida.

      4. Avatar de zeca galo
        zeca galo

        a minha crt já tem 15 anos e continua impecável, já o lcd foi trocado na garantia e depois disso avariou! deixa de ser troll!!!

    7. Avatar de jafOSteS
      jafOSteS

      Eu sou português e tenho 4 CRT’s em casa. E um lcd de 22″ (porque uma CRT estava a dar o berro, mas por pouco dinheiro lá deu para arranjar). Enquanto as CRT’s funcionarem, não se compra tvs novas, até porque pouca TV se vê cá em casa.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Com 5 televisores e diz que se vê pouca televisão? Ok, acredito. Comigo é algo do tipo tenho 3 LCD-LED, e um CRT, mas uso imenso os LED, têm imagem melhor gastam menos. Apesar de também ver pouca televisão, porque a maioria dos canais é medíocre, os televisores servem paranmuito mais do que apenas ver televisão. Vejo sim muitos filmes e quando os vejo é para apreciar todo o filme é não só a História, quero perceber bem a fotografia os movimentos, qual a intenção do realizador ao usar determinados ambientes e isso é muito mais simples se for em alta definição que só os LED podem dar. O CRT, serve para ver, raramente, o telejornal serve mais para rever cassetes em VHS com gravações antigas que não encontro noutro formato. Sim também tenho, ainda, VHS, mas não dispenso ver um filme em blu-ray, até em DVD se poder, evito, porque digam lá o que disserem, ainda não encontrei nenhum formato que me ofereça melhor imagem que um blu-ray bem gravado. E a razão prende-se com isso, qualidade. Há quem veja um filme descarregado da Internet gravado sabe-se lá como e ache que é o suficiente, mas essa gente não quer saber de qualidade nem de filmes, que ocupar o tempo ser o primeiro histérico a ver algo que é novidade e para isso qualquer coisa serve, mesmo uma imagem péssima.

      2. Avatar de Winetree
        Winetree

        LOL.
        5 TV’s e vê-se pouca televisão??? Então os CRT estão a fazer de aquários??!?

    8. Avatar de Luís
      Luís

      Enganas-te se repares a TVI e a SIC (TDT) apenas emitem em 4:3, certamente têm estudos a indicar que a maioria das TVs em Portugal são CRT.

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Não acredito que haja estudos. Quanto muito gente idosa e alguns hospitais terão ainda não aderido. Agora que Portugal está atrasado por opção em relação a outros países é mais conhecido que o tremoço.

        Daqui a uns tempos ténis TDT em h265 mantendo 4 canais e 1 virtual em 4:3 e SD …

    9. Avatar de mimesis
      mimesis

      esta tem vindo a ser guardada durante 20 anos de proposito para este teste 😐

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Também acho, lol.

    10. Avatar de Jose
      Jose

      É preciso ser rico para ter um LCD? Os CRT eram assim tão baratos? Pois olhe que eu sempre apostei em equipamentos de qualidade, quer por formação, quer por gosto sempre apostei nos audio-visuais, e paguei tanto ou mais pelo meu CRT, do que pelo meu LCD-LED da gama mais alta! Essa, só mesmo para os distraídos! Nem perco mais tempo a explicar que esses televisores devem estar todos queimados e consequentemente desfocados, quase de certeza! Não vejo nenhum dos poucos que vejo a funcionar, em condições por mais que os donos digam o contrário, no estado em que estão ou servem apenas para espreitar ou quem vê televisão naquilo, pode também investir num bom par de óculos. Ou então não vêem televisão, nem vêem filmes ou outros conteúdos gravados.

    11. Avatar de Bruno
      Bruno

      Eu não tenho TV e sou Português o que eu faço?!? Já agora tenho de ter bigode e emigrar para França para trabalhar nas obras e voltar de BMW para Portugal?!? Rotular Pessoas é tão bonito…

    12. Avatar de rjtrigo
      rjtrigo

      Tenho 1 gira discos, 2 walkman, 1 VHS e 1 TMN Alcatel Mimo, enquanto funcionarem não há cá cds, mp3s, blu ray, smartphones ou essas modernices pra ninguém.

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        Este comentário enviaste por carta no correio ou já tens um computador com internet?

    13. Avatar de Pedro Pisco
      Pedro Pisco

      Tenho duas casas:
      Casa Principal: 1 TV CRT na sala, 1 TV CRT no quarto, 1 TV CRT na cozinha
      Casa Segundária: 1 TV CRT na sala, 1 TV LCD no quarto
      Porquê TVs CRT?
      Porque são todos (excepto a da cozinha) Sony Black Triniton com ecrã plano, as da sala de 40″ e no quarto de 26″, na cozinha é uma pequena TV que funciona bastante bem. Se todos funcionam sem problemas, porque gastar dinheiro em LCD? Nunca senti a necessidade de ver pormenores que normalmente só se vêm à lupa.
      Consumistas!!!!
      Lol

    14. Avatar de Robert Soares
      Robert Soares

      è perfeitamente normal nos bairros de lata não terem tv crt mas sim bons lcds visto eles não pagarem renda com a grande maioria dos português… contudo eu tenho uma crt no quarto

    15. Avatar de Vítor M.

      David, compreendo o teu lado sarcástico do comentário, mas o povo português sempre foi muito afoito às novas tecnologias e nas TVs não seria o contrario.

      Há, contudo, muitas TVs CRT ainda em funcionamento, não faltam equipamentos com muita qualidade e a sua durabilidade não justifica, para a grande maioria das pessoas, deitar fora e comprar uma nova…

  3. Avatar de Joana B
    Joana B

    upps … ainda a tempo!

    parabens PPLWare e continuem a prestar um bom serviço aos que se interessam.

    1. Avatar de Vítor M.

      Estes e outros bons guias aparecem no Grupo iOS do Facebook Pplware 😉 graças aos fieis seguidores do Pplware.

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    E com tablet android, é possivel?

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Claro que é! É possível com qualquer tablet

    2. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      Se tiveres miniHDMI sim agora sem isso, já não conheço 🙂

    3. Avatar de Toninho
      Toninho

      claro que sim. mas estes senhores tem que dar valor á Apple

      1. Avatar de Vítor M.

        Então desafio-te, tal como desafiei este nosso leitor, a fazer um guia para Android 😉

        Vamos lá ver essa “peitaça” toda agora 😀

    4. Avatar de Jose
      Jose

      Claro por HDMI, qualquer tablet serve! Eu uso com tablets Android, W.8.1 e I-Pad. Há cabos que permitem isso e lá fora são baratos! E faço notar que também há cabos RCA, portanto ateiem televisores mais antigos dá, bastanescooher o cabo certo. Há muito que uso o meu I-Pad ligad via HDMI, e nem tenho que fazer mais nada. Ligo o cabo a um monitor do televisor e já está! Nunca precisei de fazer o que o Vitor diz acima. Aliás essa operação, para mim serve para usar o XBMC com o I-Pad no tv.

  5. Avatar de irlm
    irlm

    apple tv substituiu a transmissão imagem e som via wireless, um grande avanço tecnologico ao longo do tempo, mas ficou porreiro essa ligação entre um ipad e uma televisão antiga.

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Sem duvida MAS necessitas uma Apple TV e nem tudo funciona sem Jailbreak. Wie sentido faz ter que ter um segundo aparelho para isso?

      Com Tablets Android / Windows, etc tens transmissão wireless para imensas smart tv sem custos adicionais.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        latência e funcionalidades extra!
        O Miracast é o que mais se aproxima daquilo que o Airplay faz, mas a sua adopção tem sido problemática, com muitas funcionalidades a não serem suportadas em vários dispositivos.
        A AppleTV tb funciona de forma “independente” com conteúdos

        1. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Eu tenho 2 Samsung Note, 2 PC Lenovo, 1 Tablet Android Asus de 150 euros e todos funcionam “sem espinhas” com as tv Samsung / LG la de casa por wireless. Isto em 1080p.

          Isso sim a latência é um problema em jogos (uns 500ms)

          Em todo o caso a Apple é rainha em protocolos proprietários, e métodos caros. A compra de um aparelho de 80-100€ para o efeito wireless, ou cabos de >30€ não são boa política para o consumidor.

          Basicamente obriga-te a estar apenas no ecossistema Apple, e limita imenso a liberdade de escolha

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            :S tens aplicações para iOS que te permitem ligar por outros protocolos!
            O Airplay tb suporta 1080p via AppleTV, como suporta mirroring do que quer que esteja no ecrã, como suporta o uso como segundo ecrã, etc! Tem mais funcionalidades com a AppleTV para além do streaming.

  6. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Até os cabos servem para sacar dinheiro. É preciso jailbreak e usar uma app para sermos livres de comprar cabos onde quisermos. Esta Apple é uma anedota …(das caras 🙂

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Meu caro o meu cabo com HDMI numa loja inglesa custou-me uns 8€! Acha caro?

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        É irrelevante ser caro ou não. Idolatrar uma empresa que até bloqueia o uso de cabos com o único propósito de lesar financeiramente os consumidores (não existe qualquer outra justificação plausivel), é absurdo.

        1. Avatar de Vítor M.

          Melhor que o Android é usar a Apple TV, perfeitamente fiável, com conteúdos sempre actuais. Além disso, sim não te esqueças que a tal liberdade que falas no Android advém do que dizes ser quase intrínseco, o root 😀 então no JB tens ainda mais liberdade para iOS.

          Na verdade, depois, vês é mais qualidade em máquinas mais caras, tal como no Android, mas nessa altura já justifica comprar um iPad em vez de um tablet Android. 😉

          Mas, lá está, é uma máquina que permite fazer tudo!!! Com qualidade e segurança.

          1. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            Vitor M, no Android precisas de root para quê?

            Tirando funcöes bloqueadas para que näo seja uma festa para os hackers, e tunning (kernel, recover, etc) para que precisas de root? Para ver tv por hdmi/wireless näo precisas de root e a esmagadora maioria nem para OTG, etc. E como launcher, widgets, app base de browser, etc säo opcöes de serie que näo precisam de root, ao contrário de outros SO que nem com jailbreak.

          2. Avatar de Vítor M.

            Nem no iOS, desconheces um pouco esse mundo, saberias que no iOS há muitas alternativas sem necessidade do JB. Esse discurso é de quem não conhece a plataforma 😉

          3. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            Não entendi a parte de eu não conhecer a plataforma, é um pouco areia ao ar, já que insinúas que eu é que comecei o argumento, quando foste tu que disseste que a “liberdade” do Android advém do root, quando no Android 99% das coisas funcionam sem isso, ao contrário do iOS (personalização, launcher, etc) 🙂

          4. Avatar de Vítor M.

            Areia para o ar estás atirar tu com o “99% das coisas funcionam sem isso”… pois é sabido que as rooms originais são as que os “entendidos” primeiro removem. Aliás, é sabido que 99% dos “entendidos” prefere rooms cozinhadas e por isso existem os tais “sistemas paralelos” que são bastante procurados 😉 e até são muito famosos.

            Personalização, launchers, etc…? Mas isso é o que as pessoas mais odeiam, pois é o que mais pesa e mais latência cria no android. 90% dos utilizadores Android, visto terem máquinas até 150 euros, têm uma usabilidade precária nos equipamentos android graças a esse teu argumento falacioso.

            Mas é escusado estar a perder tempo com esta conversa, é dar o dito pelo não dito, afinal se não conheces o ecossistema Apple para que estou a argumentar contigo? 🙂

          5. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            Não conheço? Então ter tido até há pouco tempo (já da era 8.x) aparelhos iOS mas não ter feito Jailbreak faz de mim desentendido? E se calhar porque não fiz root nem alterei a ROM do meu Note 3/4 (mas sim num Huawei X5) faz de mim também desentendido em Android.

            E claro, como os desafortunados compram Android sub 150 euros (Portugal, China, etc) deviam esperar ter a mesma performance e qualidade dos acima de 500€ do segmento iOS.

            Estas errado, mas se disseres que pouca coisa podes esperar e daí a malta tenta tudo … aí tens razão; e se disseres que os “entendidos” mudam de ROM, não porque estão insatisfeitos mas porque gostam de tuning E no Android dá…aí tens razão. Agora se disseres que no iOS não se faz porque estão satisfeitos: errado. Só porque não podem. E o pouco que podem, Jailbreak (e já se vê o sucesso que faz, que não seria se estivessem contentes).

            O iOS o (pouco) que faz, faz bem. Mas fora isso é o sistema mais fechado, limitado (e seguro) e caro (ineficiente em funções/preço) que há. No Android e Windows 8.1 (WP não meto o dedo porque realmente não conheço) fazes coisas muito mais avançadas, completas e diversificadas que no iOS, por um preço razoável.

            Agora quem gosta de iOS pelas razão X ou Y não meto o dedo porque aí não são factos,são gostos e todos têm o direito de escolher e comprar o que gosta

          6. Avatar de Vítor M.

            Vamos lá desmontar essas inverdade que dizes:

            Não conheço? Então ter tido até há pouco tempo (já da era 8.x) aparelhos iOS mas não ter feito Jailbreak faz de mim desentendido? E se calhar porque não fiz root nem alterei a ROM do meu Note 3/4 (mas sim num Huawei X5) faz de mim também desentendido em Android.

            Afinal tinha razão, nas máquinas “caras” não hove necessidade de “mexer” no motor, nas mais “fracas” lá tiveste de mexer, contudo não encontras o ideal. Mexes uma vez e ficas com a noção que o Android, embora poderoso, é aborrecido, verdade? É essa impressão que deixas.

            E claro, como os desafortunados compram Android sub 150 euros (Portugal, China, etc) deviam esperar ter a mesma performance e qualidade dos acima de 500€ do segmento iOS.

            Nunca conseguem isso, perdem logo pela qualidade dos serviços no Android que se degrada a cada dia que passa. Depois pela falta de qualidade face ao ecossistema Apple. Deverias saber isso, nem parece que sabes o que é um iDevice.

            Escuso de referir que ao nível de serviços nativos como o mail, o safari, a app de música, o app de contactos, e outras apps nativas o iOS é mais rápido, estável e com mais rigor de desenvolvimento. Por isso a Google tentou de novo aproximar-se com o chamado “material design”… mais uma tentativa, sabias disso verdade?

            Estas errado, mas se disseres que pouca coisa podes esperar e daí a malta tenta tudo … aí tens razão; e se disseres que os “entendidos” mudam de ROM, não porque estão insatisfeitos mas porque gostam de tuning E no Android dá…aí tens razão. Agora se disseres que no iOS não se faz porque estão satisfeitos: errado. Só porque não podem. E o pouco que podem, Jailbreak (e já se vê o sucesso que faz, que não seria se estivessem contentes).

            Estou certo e tu errado. Basta ver as pessoas que mal recebem um dispositivo para se livrarem de tanto crapware e limitações das marcas tentam logo trocar de rom. Depois a ambiguidade das rooms de marca para marca. Já testei dezenas dos modelos que vês online e digo-te, é aborrecido ter um sistema que traz tanta coisa de forma nativa, é mais complexo e menos poderoso, basta ver o que consome de RAM por ser mais imperfeito e ter como base uma linguagem menos optimizada. Só por isso já te deves calar com o “Android dá”… dá é aborrecimentos, dá é desprezo a quem espera e desespera por uma actualização. Por alguma razão o cyanogenmod é tão famoso 😉

            O iOS o (pouco) que faz, faz bem. Mas fora isso é o sistema mais fechado, limitado (e seguro) e caro (ineficiente em funções/preço) que há. No Android e Windows 8.1 (WP não meto o dedo porque realmente não conheço) fazes coisas muito mais avançadas, completas e diversificadas que no iOS, por um preço razoável.

            Depois conta lá o que não podes fazer no iOS, ora diz lá!

            Agora quem gosta de iOS pelas razão X ou Y não meto o dedo porque aí não são factos,são gostos e todos têm o direito de escolher e comprar o que gosta

            Mas isso quem critica “mais” é a malta que só vê android à frente, são esses que criam os mais alucinantes argumentos para criticar quem quer um sistema seguro, estável, completo em serviços, apps e funcionalidades, como é o iOS.

            Depois deves esquecer-te que o iOS é mais unificado, não tem essa insegurança latente que o Android propaga, o iOS é mais estável, exige menos recursos porque é substancialmente mais optimizado, é um sistema que, caso as pessoas queiram se aventurar fora de portas, em repositório cydia, “permite” essas veleidades. E mais, as grandes “inovações” que apareceram no Android, por norma aparecem sempre primeiro nos repositórios do Cydia, repara se não é verdade 😉

            Depois é uma farsa que os utilizadores Android sejam mais “livres”. É uma tanga, 99% dos utilizadores Android usam o seu dispositivo para telefonar, mail, fotografia, música, chat, apps genéricas e serviços como GPS, monitorização do tempo, monitorização de actividades desportivas, e outras apps de gestão de conteúdos… isso sim é liberdade!!!! Enfim, balelas que vocês contam sobre a liberdade!!!

            Serviços como a App Store onde muita gente lá vai, comparado com a Play Store é uma diferença abismal em qualidade, há muito mais qualidade na Loja da Apple. Serviços como o iTunes Store, não tem paralelo na Google nem noutros dos muitos que lá metem a mão, serviços como a iBooks Store é muito melhor no iOS que o homólogo da Google.

            Depois serviços da Google… ui por vezes são melhores no iOS que no próprio sistema nativo. Sim, já sei que vais dizer que em Android faz coisas que no iOS os serviços Google não fazem… pudera, mas sabes que é uma questão de dias 😉 até porque é mais atractivo o iOS que o próprio Android, onde quem manda não é a Google, são os fabricantes.

            Mais… tecnologias que são da Apple, quer permitem qualquer utilizador usar o seu dispositivo com simplicidade, como o Air Print que tanto jeito me dá, o Air Play que falam falam… mas com uma Apple TV faz maravilhas, acesso a conteúdos fantástico externos e aos nossos conteúdos na iCloud, além de permitir, pro exemplo ter num ecrã “grande” uma consola via iPad ou iPhone 😉

            Dirás tu: aa mas isso também se consegue no Android… consegues nalguns equipamentos, pouco, e nalgumas TVS, poucas. 90% não sabe fazer, não consegue ou não tem como fazer.

            Root, rooms e cozinhados… isso para uma minoria é para utilizadores que têm tempo, que no fundo não tiram nada disso de proveitosos (tirado quem programa claro) e de resto são balelas.

            Se eu gosto de Android? Claro, uso diariamente no meu LG G3, contudo é como te digo, a condição de um utilizador comum, de navegar na web, receber mail, tirar umas fotos, usar apps circunstanciais, ouvir música, fazer e receber chamadas, ter Facetime… receber uma chamada e poder tender no Mac sem tirar os olhos do ecrã, sair de casa e continuar oq ue estava a fazer no Mac no iPad… ter tudo salvaguardado (conteúdos do iPhone, do iPad na iCloud e conteúdos do Mac na TimeCapsule) é impagável e aí é muito melhor no iOS.

            E uso porque há algumas acções que prefiro fazer no Android, mas poucas, porque o resto, o grosso do trabalho, prefiro no iOS e no OS X.

            Cuidado que um tampo não serve para todos e certamente há pessoas que independentemente do equipamento ou sistema operativo precisam de funcionalidades que só o Android permite, outras que só o Windows Phone e outras que só o iOS, mas por isso é que gosto da pluralidade e não, como tu, radicalizar só para o Android. (sem ofensa) 😀

            A verdade meu car e é velho, só não vê quem não quer, qualquer equipamento android um ano depois de sair… passa a um comum smartphone, um ano depois do iPhone sair… continua um iPhone 😉 Um é para o momento, outro é para a vida. Basta estar atentos e verem os preços dos usados 😉

            Fora isso, usem o que melhor entenderem, pessoalmente e depois de muitos anos nisto… uso como sistema principal o OS X e iOS, uso Android para serviços específicos (por causa de um serviço onde os PDF’s são o centro do trabalho) e uso o Windows Phone porque há aplicações de serviços que só suportar essa plataforma.

            Aquele abraço.

  7. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Uma utilização (sem jailbreak) para um iPad – como segundo monitor de um computador, usando a aplicação/app iDisplay.
    Instala-se o iDisplay no Mac/Windows e no tablet iOS (10 dólares) ou Android (5 dólares).
    Na mesma rede Wi-Fi, executa-se o iDisplay no tablet que vai pedir para sincronizar no desktop.
    No caso do Mac/iPad, executo uma aplicação (por exemplo o Safari), arrasto-a para o ecrã do iPad e trabalho nela normalmente como se estivesse no Mac. Não esperem maravilhas, tem algum lag (vídeos nem pensar) mas pode dar jeito. É mais para quem está a trabalhar numa aplicação e quer estar “de olho” noutra(s).

    1. Avatar de Zero Zero Sete
      Zero Zero Sete

      O iDisplay não vale a pena…

      Se quiseres second monitor, por USB, sem lag, tens o Duet.

  8. Avatar de Hello World
    Hello World

    Uma questão, este sistema funciona caso se utilize um iPad de outra geração? Suponho que sim, mas gostaria que me confirmassem esta informasse, caso tivessem testado.

    Cumprimentos.

    1. Avatar de Adriano Matos
      Adriano Matos

      Não me foi possivel testar pois apenas tenho o iPad 1 mas em principio deve resultar de igual forma. Embora nas versões mais recentes acho que o cabo já é (pode ser) outro.

  9. Avatar de Zé

    Onde arranjo um cabo desses?
    Obrigado

    1. Avatar de John Kain
      John Kain

      O oficial: http://store.apple.com/pt/product/MC748ZM/A/cabo-av-composto-apple

      De certeza que há outros não oficiais mais baratos.

  10. Avatar de Filipe Fernandes
    Filipe Fernandes

    Com a TV CRT sim, agora magia com um “xaço” de um iPAD 1… só pelos fan boys da appple…

    1. Avatar de Comporta
      Comporta

      Ipad 1 chaço? Lolaltamente

      1. Avatar de Comporta
        Comporta

        Compreendo-te, faz parte dos Filipes.

  11. Avatar de Gois
    Gois

    LOOOL, tem um ipad de 500e mas a televisão ainda é das antigas 😛

    1. Avatar de Adriano Matos
      Adriano Matos

      O iPad até podia ser de 50000. Não sei o que tem uma coisa a ver com outra. Se a televisão funciona bem, deveria deitar ao lixo só porque sim?

  12. Avatar de Adriano Matos
    Adriano Matos

    Aos que deixaram comentários, tenho a dizer algumas coisas. Este artigo foi feito a convite pois acharam interessante o uso que se conseguiu dar a equipamentos antigos com recurso a alguns tweaks e afins.

    Em primeiro lugar, não sei porque criticam. Isto foi feito porque tinha uma TV antiga (que funciona perfeitamente) e queria dar-lhe uma nova vida. Aos que gostam de iniciar guerras por tudo e por nada, tenho a dizer o seguinte: Tenho um iPad 1Gen que ganhei num concurso. Não gastei nenhum com ele. Está em perfeito estado porque cuidei dele. Deveria deitar fora porque é antigo? Além do iPad, tenho um Macbook Pro e um iPhone. Mas também tenho 2 computadores Windows, tenho 2 telemoveis Android (San Francisco e Samsung) e tenho uma box “Minix” com Android. A box está ligada ao LCD porque só funciona com HDMI (coisa que a TV antiga não tem). Tinha o iPad e tinha o cabo. Investiguei sobre os tweaks e fiz o que fiz.

    Muitos gostam de incendiar conversas e mandar bocas sobre a Apple, outros com o Windows e Android. Todos os sistemas têm os seus prós e contras. Lembrem-se disso. Nenhum é infalivel nem nunca será!

    A Apple é cara. É. Mas chega a ser barata. Apesar de não ter gasto um centimo com o iPad, e embora comentaram a chamar de “xaço” aqui mesmo, corre tudo o que lhe coloco com a limitação do iOS ser o 5.1.1 (embora consiga instalar coisas que supostamente só correria com o iOS 6). Todos os equipamentos Androids têm o KitKat? Ou o Lollipop? Oficial ou não?

    Relembro que este artigo foi apenas para dar uma dica sobre como aproveitar equipamentos antigos e não terem de os deitar fora.

    Quem está a “criticar” (negativamente) que sugira ou faça um artigo com os seus equipamentos Android. Ou WP. Acho que tinhamos todos a ganhar.

  13. Avatar de Comporta
    Comporta

    Adoro jogar PS3 na minha TV CRT (ou PS4, estou a ser simpático com PS3), ver filmes em 1080i,p fazer lágrimas de Doutor alegria, que me receitou uns óculos!. Por falar em óculos, ontem, surgiu uma nova inovação, com o nome tecnologia 3D, que para se conseguir ver, assistir tem q s ter óculos… Afinal Dr. Alegria, é Dr ou vem do futuro? Que confusão. Enfim, vou mesmo ficar com a minha SÓ triton, que quando olhar, passar por a mesma, ver o que acho mais parecido com, quando não fui aos estados unidos ver grand canyon…. Para que ir lá se tenho em casa e com ofertas extras… factura da edp na caixa de correio, e uma box TDT. Só vantagens. Yes!

  14. Avatar de Mythic
    Mythic

    Mãezinha , olha os ladrões a lerem isto e a ver o material que cada um tem em casa 🙂 agora sério a coisa antigas que podem consumir mais mas teem uma durabilidade e eficácia extraordinária . Ainda tenho vídeo , telemóvel de 1996 , carro com 15 anos, mulher com 30anos 🙂 e tudo trabalha bem

  15. Avatar de Máquegáiver
    Máquegáiver

    o aifone ja faz parte do vocabolario nacional, tanto que na noticia a palavra “root” aparece entre aspas e a palavra jailbreak não precisa porque ja faz parte de nos Portugueses….

  16. Avatar de Zenith
    Zenith

    Dá para ligar um ipad air a uma TV desse género? Existem cabos compatíveis?