Limpe backups antigos dos seus dispositivos iOS no iTunes

7 Comentários

Os utilizadores do ecossistema Apple têm uma certeza: tudo o que fazem nos seus dispositivos via iTunes fica guardado “algures” no seu Mac. Mas isso, se por um lado traz muita segurança, o que é um ponto essencial, por outro traz Gigas de backups que, com o tempo, podem causar perda de desempenho e ocupação desmedida do espaço disponível em disco.

Há muitos utilizadores que actualmente têm esse problema, Gigabytes de cópias ocupados. Mas afinal quem está a usar esse espaço?

Hoje vamos aliviar o seu computador, limpando o iTunes de material desnecessário.

imagem_ipa_backups00


A ideia é retirar do iTunes o peso de backups do iOS e as apps que descarregamos e deixamos eternamente a ocupar espaço.

Apagar apps do iTunes

Era um hábito que tinha. Descarregava dezenas de apps via iTunes e, as que interessavam mesmo, sincronizava o iPhone ou iPad para as colocar ao serviço. E as outras? E as que, com o tempo, deixei de usar?

Essas ocupam espaço inutilmente, acreditem! Então é por aí também que vamos hoje “varrer” o Mac.

Se apagar as apps do meu iTunes, no Mac, perco essas aplicações?

Não. Na verdade, a Apple cria nos seus servidores uma lista de tudo o que descarrega, se apagar no seu Mac não há qualquer problema, até porque basta ir de novo à App Store e voltar a descarregar da Apple essa app para o dispositivo que possui, nunca perde nada, apenas ganha é muito espaço no seu disco.

 

O processo é fácil?

Sim, é muito fácil. Basicamente, cada app é um pacote de ficheiros, estes estão todos concentrados numa pasta e quando remove essa app o “.ipa” vai para o Lixo. Se entende que são ficheiros pequenos, dê um salto directamente à pasta onde o OS X descarrega as apps:

pplware ▸ Utilizadores ▸ pplware ▸ Música ▸ iTunes ▸ iTunes Media ▸ Mobile Applications

Obs.: Substitua no caminho onde diz “pplware” pelo nome da sua máquina.

 

Este foi o resultado que encontrei no meu Mac:

imagem_ipa_backups01

Então, para apagar as apps faça o seguinte:

  • Abra o iTunes
  • Clique no ícone Apps na barra superior da biblioteca

imagem_ipa_backups02

  • Seleccione as apps que quer apagar e clique na tecla Delete no seu teclado
  • Quando aparecer a caixa de confirmação, escolha o botão Apagar aplicações e depois Enviar para o Lixo!

imagem_ipa_backups03

Depois de ter apagado as apps, elas apenas foram movidas para o Lixo, como sabe. Vá agora ao Lixo e esvazie-o!

Recomendações:

Se o seu iPad ou iPhone tiver Internet lenta ou cara, então veja se não apaga algo que no futuro terá de voltar a descarregar, dessa forma terá no iTunes a app e basta sincronizar para a voltar a colocar no iDevice.

Também deve guardar aquelas apps que foram retiradas do mercado. Há algumas que não voltarão ao activo e se as tiver no iTunes, um dia pode voltar a instalar.

Feito isto, não perca tempo, eu recuperei mais de 14 GB de espaço. Mas não nos vamos ficar por aqui!

 

Apagar backups do iOS

Como referi no início, o iTunes fez, ou faz, backups do seu iPhone e ou iPad sempre que se liga a ele. Embora possa ter já desligado essa opção, hão-de haver alguns backups perdidos ou antigos no seu computador. A minha sugestão é para que apague, se usar backups para a iCloud, ou apague os antigos, deixando um recente, de hoje se possível.

Então para limpar espaço usado pelos backups faça o seguinte:

  • Vá ao menu do iTunes e escolha Preferências.
  • Clique no ícone Dispositivos no topo da janela que se abriu.

imagem_ipa_backups05

  • Seleccione na janela Cópias de segurança do dispositivo para o backups que quer apagar.
  • Clique agora no botão Delete no seu teclado ou com o botão direito Apagar.

imagem_ipa_backups06

Como pode ver na imagem em cima, eu tinha vários backups dos meus dispositivos, alguns com vários anos… inúteis claro! Recuperei uns Gigas ao apagar este “lixo”.

Assim recuperei mais de 20 GB de espaço no meu disco… que estava a “ganir”!

Espero que vos tenha ajudado com esta dica. Um sistema optimizado e limpo de “lixos” é um sistema com mais saúde.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de D!
    D!

    Em windows

    Aplicações: C:\Users\NOMECONTA\Música\iTunes\iTunes Media\Mobile Applications

    Backups: C:\Users\NOMECONTA\AppData\Roaming\Apple Computer\MobileSync\Backup

  2. Avatar de Fkordeiro
    Fkordeiro

    Não estou muito de acordo com essa suposta facilidade nos download de aplicaçoes após apagá-las no iTunes… Colei esse risco uma vez e apaguei o VLC, qual o meu espanto quando um tempo mais tarde essa app não se encontrava na AppStore e já não consegui voltar a obtê-la… O mesmo não se pode dizer do iCleaner, que tenho a sorte de ter ainda no ITunes, do Launcher ou mesmo o Quick-Tap pela qual paguei e se tivesse apagado do iTunes já não teria hipótese de a ter ou reaver o dinheiro. Portanto cuidado com o que escrevem: as app’s apagadas no iTunes podem não estar mais disponíveis na AppStore e depois foi-se… Quando são gratuitas ainda vá que não vá, quando são a pagantes já custa mais!

    1. Avatar de Não Não
      Não Não

      Não é bem assim, eu instalei o falou birds, e resintalei sempre sem problemas, porque a app foi tirada normalmente.

      Já o VLC, foi tirada por queixas da VLC, porque essa app não tem nada a ver com o VLC verdadeiro, e usava o ícone é nome do VLC.

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Bom artigo. Para mim, teve muita utilidade. “Recuperei” 35G entre backups e apps

  4. Avatar de Ivan Pinto
    Ivan Pinto

    Tenho bastantes apps do iphone/ipad ocultas no iTunes. Existe alguma forma das eliminar definitivamente para deixarem de estar associadas oa meu Apple ID?

  5. Avatar de paulo
    paulo

    limpei 50GB 🙂

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    e como ter a certeza que copiámos todas as fotos q temos no iPhone, para depois poder apaga-las?
    No Mac não há nenhuma funçao para copiar tudo e fico sempre com a duvida se fica alguma coisa para trás