Samsung quer voltar a lançar telefones com Windows Phone

77 Comentários

A vasta oferta de equipamentos Android da Samsung tem levado a alguns dissabores nesta empresa. São tantos os equipamentos propostos que os seus lucros acabaram por cair, por esta empresa não se conseguir adaptar ao que a concorrência actualmente oferece.

Mas as mudanças na Samsung podem estar a começar a tomar forma. A gigante Coreana começa agora a olhar para o Windows Phone com outros olhos e pondera voltar a este sistema operativo em breve.

samsung_1

A intenção da Samsung de voltar ao mercado com os seus smartphones baseados em Windows Phone vem mostrar que o mercado Android começa a ficar saturado e que a necessidade de novas soluções passou a ser uma realidade para esta empresa.

Com uma presença muito reduzida no ecossistema Windows Phone, que se limita ao ATIV S, começa agora a ser ponderado o regresso a esta plataforma, mas mediante algumas condições muito específicas e que podem de alguma forma atrasar ou até inviabilizar este processo.

Para poder voltar, e isto segundo as intenções da Samsung, terá de haver um acordo entre esta empresa e a Microsoft no que toca à utilização de patentes.

A ideia da Samsung para retornar ao universo Windows Phone é mesmo que passe a usufruir de um estatuto especial junto da Microsoft, desistindo esta dos processos e das royalties que recebe, por utilização indevida das suas patentes no mundo Android.

Provavelmente, e a somar a este desejo da Samsung em relação às patentes, deverão ser também resolvidos todos os processos pendentes em tribunal e que colocam frente a frente estas duas empresas.

A maioria destes processos são também relacionados com acordos de patentes e de pagamentos pela sua utilização.

samsung_2

A vontade de abandonar, de forma parcial, o Android e toda a concorrência directa que tem neste sistema operativo levaram já a Samsung a querer alargar o espectro da sua oferta, começando a apostar no Tizen, se bem que o seu interesse é ainda fora do mundo dos smartphones.

Como alternativa para conseguir ter uma oferta atractiva só resta a opção Windows Phone, mas mesmo essa tem o problema de estar dominada pelos equipamentos Lumia e pela própria Microsoft.

A única forma que resta à Samsung é mesmo a procura de um acordo com a Microsoft, que a torne um parceiro igual e com acesso às mesma oportunidades que existem.

Caso consiga chegar a um acordo com a Microsoft, a Samsung deve conseguir colocar novos equipamentos no mercado já no terceiro trimestre deste ano, mas para isso tem mesmo de conseguir convencer a Microsoft a abrir mão de parte das suas receitas.

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    Samsung… a desilusão continua…
    Afinal metem android e não actualizam os dispositivos, agora querem meter Windows phone….. boa sorte com isso.

    1. Avatar de int3
      int3

      vai ser um tiro no pé meter Windows Phone.

      1. Avatar de Jorge Rodrigues
        Jorge Rodrigues

        sim acho que assim será por vários motivos os dois maiores são mesmo a estupidez da Samsung em não actualizar o software dos dispositivos e a outra é na minha opinião a dificuldade de utilização e falta de algumas funcionalidades (ou o estarem mais escondidas) no Windows.

        1. Avatar de JJ

          As actualizações do WP, independentemente da marca estão a cargo da Microsoft.

          Depois, conhecendo os outros SO’s, não vejo onde estão as faltas de funcionalidades. E se estão escondidas, será ao mesmo nível, das que estão escondidas nos outros SO’s

      2. Avatar de Luis Silva
        Luis Silva

        Um tiro no pé, Porque? Não acho isso, até pode ser melhor que se pensa, talvez até vá fncionar melhor um equipamento samsung com WP do que com android

        1. Avatar de JJ

          O ATIV S é fantástico!

          1. Avatar de João Silva
            João Silva

            O Ativs S tem características parecidas ao Galaxy S3, porém com um aspecto mais premium. No entanto não deixa de ser um telemóvel com 3 anos.
            A actualização disponibilizada para WP8.1 demorou quase 1 ano e agora recentemente foi lançada o update 1 que começou a brickar os aparelhos!

            A própria Microsoft ignora actualizações e melhorias à alguns dos seus Lumias. A Samsung tem um historial nada famoso nos seus Androids. A meu ver esta parceria vai ser uma dor de cabeça para os consumidores.

          2. Avatar de JJ

            WP8.1 demorou quase um ano, porque a Microsoft primeiro actualizou a sua linha Lumia e depois os outros equipamentos.

            Ainda não saiu oficialmente o update 1 para os ATIV S. Os equipamentos que já receberam esse update é porque tem a versão DP, logo existe essa grande probabilidade de ter problemas.

            E todos os Lumia que tinha WP8, foram actualizados (ou estão a ser actualizados) para o WP8.1.

            Alias a Microsoft até informou que todos os equipamentos WP8, iriam receber o 8.1, independentemente da marca (salvo a marca deixar de dar suporte ao WP).

            E tudo indica que a maioria se não todos os equipamentos que receberem o WP8.1, vão receber o o WP10.

            Por isso, não estou a ver onde a Microsoft esta a ignorar as actualizações.

      3. Avatar de Luis Sa
        Luis Sa

        Se calhar vai ver as vendas a aumentarem porque existem pessoas tão fieis as marcas que não trocam de SO so porque não tinham escolha.
        Repara, em Portugal tivemos os Samsung Omnia W e o Activ S a venda. Mas existem muitos mais e com vendas consideráveis em outros mercados.
        O Activ SE é uma grande máquina.
        Dou -te o exemplo da HTC com o M8 WP.
        Se existisse a venda na Europa seria um equipamento a tomar em atenção.
        Olha que por vezes mais vale tarde do que nunca!

  2. Avatar de Flavio
    Flavio

    “A única forma que resta à Samsung é mesmo a procura de um acordo com a Microsoft, que a torne um parceiro igual e com acesso às mesma oportunidades que existem.”

    Esse acordo interessa muito mais á Microsoft do que á Samsung. A Microsoft precisa de utilizadores para a sua plataforma de maneira a atrair programadores para começar a ter mais apps de qualidade na store e a Samsung pode ajudá-la a conseguir isso.

    E sim sei do que estou a falar porque profissionalmente desenvolvo Apps, mas o Windows Phone “não dá dinheiro”, a única razão que fazia a minha anterior companhia desenvolver apps para Windows Phone era um acordo com a Microsoft que nos dava algumas benesses se desenvolvêssemos para eles (licenças, Smartphones de todas as gamas, etc)…

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Nota-se logo que és fanboy ao afirmar que o Windows Phone não tem aplicações de qualidade e poucas.

      A Microsoft não precisa da Samsung, nem deste acordo. A Samsung que precisa.

      O Windows Phone não podia estar melhor de momento, o que não falta são pessoas a virarem as costas ao Android e a olhar para outros horizontes (Windows Phone, iOS).

      A share do Windows Phone ainda é pequena, mas devido a grande fragmentação e instabilidade do Android, o Windows Phone tem o mercado todo a espera.

      1. Avatar de Flavio
        Flavio

        Nos últimos 6 meses pode ter mudado e pode ter angariado milhares de utilizadores, sinceramente não sei visto que decidi mudar de empresa e agora não tenho muito contacto com Windows Phone.

        Eu digo isso pelos Boost’s que a Microsoft dava para desenvolverem para eles, as outras marcas não as vês a fazer isso e porquê? Porque não precisam.

        Adorava mesmo que as pessoas fizessem em massa uma migração Android -> Windows Phone, eu prefiro Windows Phone a Android a qualquer dia da semana.

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        No último ano o Windows Phone não tem crescido as vendas em quase nada! O marketshare tem vindo a cair significativamente em muitos sítios, mesmo com a Microsoft a lançar cada vez mais aparelhos baratos. Não é de esperar que a coisa venha a melhorar a curto prazo, ainda mais com o “desaparecimento” da marca NOKIA

    2. Avatar de Luis Sa
      Luis Sa

      Tenho sérias dúvidas que saibas do que estás a falar.
      Muitas dúvidas mesmo.
      A não ser que a tua empresa apenas faça apps para Android e Windows Phone.
      Olha que a Apple também existe e pelo que dizem paga pouco.
      Agora se me dizes que as apps para Windows dão o triplo do trabalho das apps do Android concordo contigo e dai nao se tirar o lucro pretendido pela teu Boss.

      1. Avatar de Flavio
        Flavio

        O caso aqui não é a “apple pagar pouco” com menos utilizadores em iOS tinhamos muito mais revenue que vinha desses utilizadores que o conjunto Android + Windows Phone.

        Isto porque os utilizadores de iOS estavam muito mais dispostos a pagar que os utilizadores das restantes plataformas.

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        A Apple não precisa de pagar pois a sua loja é a que funciona melhor, é onde os programadores conseguem vender mais ao consumidor.
        Creio até que o máximo que a Apple faz para ter determinada aplicação em exclusivo, é dar destaque à aplicação na loja.

      3. Avatar de Nunes
        Nunes

        Quanto à comparação entre Windows e Android, o que se ouve é que as pessoas gastam em média mais na loja do Windows do que no Android. O problema é que há muito menos gente no Windows, o que se significa que a loja gera menos dinheiro no total.

  3. Avatar de Darth
    Darth

    “Microsoft a abrir mão de parte das suas receitas”… mas quais receitas?!

    a microsoft esta a rezar para que a samsung venha

    1. Avatar de JJ

      Receitas de patente! A Microsoft é capaz de ganhar mais dinheiro em patentes do que com muito software/hardware que vende!

    2. Avatar de Plvm
      Plvm

      Devias te informar primeiro a Samsung está a dever à MS 6 billioes.

      1. Avatar de JJ

        Por isso mesmo é que a Samsung quer fazer este acordo.

        Do tipo: Eu faço equipamentos com o vosso SO, e vocês “desculpam” a divida…

        1. Avatar de ptpedropt
          ptpedropt

          hahaha muito bom..

    3. Avatar de Pedro Simões

      Apenas estes:
      http://bit.ly/1FKu5Ln – Microsoft lucra mil milhões de dólares/ano com Androids Samsung

      1. Avatar de Tavares
        Tavares

        Pedro Simões…essa é para mim a principal razão pela qual a Samsung não pode “exigir” nada à Microsoft. Pelo contrário…só o que as marcas “Android” pagam à Microsoft,pagam as despesas de desenvolvimento do Windows Phone!E ainda sobra “algum” para a divisão da XBox…

  4. Avatar de JN
    JN

    Se tal acontecer, a Samsung volta a estar no meu leque de opções para compras futuras.
    Tenho um Lumia 625 com 512Mb há quase um ano que, em menos de uma semana me fez esquecer o Android Samsung que tinha o dobro das capacidades de hardware.
    Mas isto é apenas uma experiência pessoal que vale tanto como qualquer outra, se calhar já alguém teve experiência contrária.
    Se vai ser bom para a Samsung o tempo o dirá. Para o consumidor, independentemente do SO que perferirem é ótimo, quanto mais opções houver, maior é a concorrência logo, menores serão os preços e mais as marcas de hardware e software terão que apostar na qualidade para se diferenciarem.

    1. Avatar de Haya
      Haya

      Você com um L625 consegue isso, agora imagine eu que tenho um L1520, que á parte de ter um ecrâ de 6″ (não agrada a todos) na minha opinião de proprietário de um android também, claramente não existe nada no mercado mais poderoso do que o L1520 ainda que já tenho sido relativamente ultrapassado em algumas especificações mas não em utilização e etc…..

  5. Avatar de JJ

    Acho uma boa noticia! Tenho o ATIV S e é um grande equipamento.

    E a Samsung nem terá de ter grande trabalho com as atualizações, visto que as mesmas estão a cargo da própria Microsoft. A Samsung apenas tem de fazer eventuais actualizações ao firmware dos equipamentos se for caso disso, o que já faz actualmente.

    Ao mesmo tempo, a Microsoft ganha uma boa ajuda de marketing, porque actualmente é a única a fazer publicidade ao Windows Phone. Com a Samsung a ter interesses nesse mercado, começa a fazer também publicidade ao Windows Phone, que irá trazer com toda a certeza mais utilizadores.

    Tendo em conta que a Microsoft, sempre foi conhecida por fazer bons acordos com os fabricantes de hardware, não vejo que seja difícil chegarem a um acordo.

  6. Avatar de Luis Sa
    Luis Sa

    Se a Samsung voltar a vender Windows Phone, vamos ter novamente a LG a ter também equipamentos com Windows e depois por arrasto vem a Sony.
    Alias nenhuma destas marcas precisa de fabricar terminais novos, basta pegar no que têm, alterar alguns pormenores e está feito.
    Veremos no futuro próximo as cenas do próximo episódio!

  7. Avatar de Alexandre Carvalho
    Alexandre Carvalho

    Se é para se livrarem dos bugs do android e do touchwiz pesadão, então é bem vindo, agora sim vai sair um telemovel rápido e fluido!

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Então vais ter um S.O. com uma interface péssima e complicado, num telemóvel que vais custar um balurdio?. São opiniões e eu tenho a minha.

      A samsung tem de mudar a politica de vender pouco por muito, senão até podiam por IOS e o problema de vendas iria sempre ser o mesmo.

  8. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    A mim parece-me muito bem que mais marcas apoiem o WP para que evolua, e quem sabe o WP 10 sai uma bomba. Eu estou com esperança que sim.

  9. Avatar de RaCcOn

    Excelente!! vamos a ver se a Samsung consegue levantar o WindowsPhone.

    Esperemos que o consiga fazer.

  10. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Fico sempre admirado quando não se fala de uma questão básica: o preço dos equipamentos / lucros / prejuízos.

    A questão da Samsung não é vender Androids ou WP – é a margem de lucro nos equipamentos vendidos.

    Com a Microsoft a vender Lumias a tuta e meia, com prejuízo, como é que a Samsung vai vender WP com lucro?

    A questão foi claramente posta por um dos fabricantes (Huawei) que abandonou o fabrico do WP – porque não dá lucro! A concorrência entre fabricantes Android está a comer a margem de lucro da Samsung (a única que tinha lucros de jeito), mas os WP estão no mesmo remoinho.

    A única que escapa é a Apple – porque conseguiu criar um universo (a tal plataforma) à parte.

    http://www.windowsmania.com.br/2014/08/26/huawei-vai-parar-de-fabricar-aparelhos-com-windows-phone/

    1. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Microsoft a vender lumias com prejuízo?

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Tecnicamente não é vender com prejuízo, mas os smartphones têm dado prejuízo à Microsoft. Isto é, os custos de venda são ligeiramente inferiores à receita, mas os restantes custos, como salários, garantias, marketing, etc, tornam os smartphones um prejuízo!

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Não é ligeiramente, não. Foram estimados 341 milhões de dólares de prejuízos da Microsoftt com smartphones, só no trimestre que terminou a 30 de Setembro. Estes valores estão em linha com os prejuízos trimestrais da Nokia, incorporada na Microsoft em Abril de 2014.

          Somando os resultados dos fabricantes de smartphones (lucros – prejuízos), a Apple ficou com 86%, a Samsung com 18%, a LG com 2%, os outros “em casa” (0%), a Motorola com -2% e a Microsoft com -4%.

          P.S. Ponho um link do Apple Insider, mas podem procurar qualquer outro.

          http://forums.appleinsider.com/t/183244/apple-continues-to-dominate-with-massive-86-share-of-handset-industry-profits

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            … este link é mais interessante porque compara o 3º trimestre de 2014 com o de 2013

            http://cens.com/cens/html/en/news/news_inner_47563.html

          2. Avatar de WPMM
            WPMM

            claro que tem prejuízo em 2014! Afinal a compra da Nokia entrou no balanço.
            2015 com a casa arrumada será o ano 1 para servir como analise mais real da facturação do WP.

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            Relê o que eu disse!
            “os custos de venda são ligeiramente inferiores à receita” – isto são dados da Microsoft
            Custo de venda é o custo de materiais e fabrico (e creio que transporte tb). O que isto quer dizer é que a Microsoft não está tecnicamente a vender com prejuízo, já que vende a um preço ligeiramente superior a aquilo que lhe custa directamente o hardware.
            No entanto, o seu negócio de smartphones dá um grande prejuízo
            “mas os smartphones têm dado prejuízo à Microsoft”
            por causa de muitas outras despesas associadas, como os salários dos funcionários, as garantias dos equipamentos, o desenvolvimento dos equipamentos, o marketing, etc!

          4. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Que eu saiba vender um telemóvel com prejuízo seria vender este abaixo do preço de custo, algo que não é indicado no artigo. O que este menciona é que o lucro feito com a venda dos telemóveis não foi suficiente para cobrir os custos operacionais.

            A Microsoft no último trimestre (2015 Q1) fez 478 milhões de dólares em lucro bruto na venda de telemóveis.

            http://www.microsoft.com/investor/EarningsAndFinancials/Earnings/PressReleaseAndWebcast/FY15/Q1/default.aspx

          5. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Não é lucro bruto é margem bruta. No último quadro do link que puseste o
            “phone hardware” contribui com 478 milhões para a margem bruta total, de 14.928 milhões.

            Se agora fores para o primeiro quadro vês que a margem bruta, de 14.928 milhões não inclui as despesas de investigação e desenvolvimento, vendas e marketing, despesas gerais e administrativas e de integração e desenvolvimento.

            Com estas despesas a margem bruta de 14.928 milhões diminui para o lucro operacional de 5.844 milhões (ainda não é o lucro líquido).

            Se aos teus 478 de margem bruta do “phone hardware” somares esse tipo de despesas, que não está por áreas, passas (é mais do que certo, mete-se pelos olhos dentro) para resultados operacionais negativos (prejuízos) nos “phones”, Lumias e outros.

            P.S. E ninguém contestou, nem a própria Micrososft, que estivesse a perder dinheiro com os “phones”, nem se esperava tal milagre, face aos resultados que a Nokia vinha a ter.

          6. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            De onde vêm tanta ignorância. A margem bruta um valor percentual, não um valor monetário. Deixa a margem bruta em casa que não é para aqui chamada. Mencionei correctamente lucro bruto que é isso mesmo que vêm no relatório da Microsoft.

            Não precisas de dizer que ao lucro bruto ainda têm que se tirar os custos operacionais. Alias eu mencionei acima, mas que escolheste ignorar.

            “P.S. E ninguém contestou, nem a própria Micrososft, que estivesse a perder dinheiro com os “phones”, nem se esperava tal milagre, face aos resultados que a Nokia vinha a ter.”

            Tuas palavras, não são minhas.

            “Com a Microsoft a vender Lumias a tuta e meia, com prejuízo, como é que a Samsung vai vender WP com lucro?”

          7. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ WPMM
            O dinheiro gasto na compra da Nokia não entra nesta análise. Nem sequer entra nas contas da divisão de telemóveis da Microsoft – não faz parte de resultados operacionais, é um item à parte nas contas da empresa.

          8. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Calhau mesmo. Nem dizendo os valores encontra a linha nos quadros que referi. É a que diz “Gross margin” (margem bruta).

            Para determinares a margem bruta só considerastes o custo de fabrico ou seja: vendas – custo de fabrico, que te deu os 478 milhões. Agora (com valor negativo) soma-lhe as despesas que referi e passas para um resultado operacional negativo (prejuízos).

            Resumindo os “phones” da Microsoft dão prejuízo. Isto são coisas do bê-à-bá.

            Por acaso não te está a roer a Apple ficar com 86% dos resultados dos fabricantes de smartphones e os prejuízos da Microsoft representarem -4%, o maior prejuízo de todos os fabricantes?

          9. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Vistos o comentário antigo não ter passado pelos moderadores, aqui vai mais uma tentativa. Afinal aqui também não há liberdade de expressão.

            http://pt.wikipedia.org/wiki/Lucro_bruto
            http://pt.wikipedia.org/wiki/Margem_bruta

            Percebes a diferença agora? Nem sempre se traduz tudo à letra. Tal como de Francês para Portugues “pomme de terre” é “batata” e não “maçã da terra”

            Mais uma vez, existe uma diferença a Microsoft estar a ter prejuízo com os lumias, outra é dizer que está a vender os lumias a prejuízo. O que disseste implica que a Microsoft está a vender os lumias abaixo do preço de custo, que não é o caso.

          10. Avatar de Vítor M.

            Liberdade há, libertinagem não meu caro, aqui há regras 😉 a liberdade d ecad um termina quando a de outro começa. Isso da liberdade de expressão não dá direito a qualquer um insultar e dizer o que lhe apetece (não sei como é em tua casa, aqui é assim). 😉

            Abraço. E agora sim, o comentário parece-me que está sem qualquer problema “diplomático”.

          11. Avatar de NewJ
            NewJ

            O comentário mais acima diz “calhau mesmo”, se isso não é insulto, é o que? Liberdade de expressão? Estas questões são muito complexas, dependente muito do ponto de vista.

          12. Avatar de Vítor M.

            Entendo que o Benchmark do iPhone 6 se estava a referir a algum comentário dele mesmo, ele pode estar a falar dele próprio, não faço ideia… não está a dizer que alguém é calhau… 🙂 há pessoas que começam um comentário com: – eu tinha razão, ele começou com “calhau mesmo”… ele é que sabe!

          13. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Vou-te tentar explicar – e não preciso de ir à Wikipedia 😉
            Temos então:
            Vendas – custo de fabrico = margem bruta .
            Quando se quer construir um indicador, para efeitos de comparação exprime-se em percentagem, coisa que para o caso não interessa para nada:

            Margem bruta (em %) = margem bruta / vendas (em %)

            O que lá está nos quadros da Microsoft como “gross margin” é “margem bruta”, como resulta claro ao não incluir despesas de investigação e desenvolvimento, vendas e marketing e despesas gerais e administrativas. Com estas despesas, a margem bruta de todos os bens serviços da Microsoft, 14.928 milhões, diminui para o resultado operacional de 5.844 milhões (“operating income”).

            Na Wikipédia, embora de uma maneira, mal amanhada diz-se “Lucro bruto ou lucro das vendas ou lucro operacional bruto”. Nas contas da Microsoft, corresponde a “operating income” (lucro operacional). Temos então:

            Margem bruta (“gross margin”) – despesas I&D, marketing, administrativas, marketing (não as despesas financeiras nem impostos) = lucro operacional (“operating income”).

            Para todos os produtos e serviços da Microsoft (ver contas), para esses tês elementos da equação temos:

            14.928 milhões – 9.084 milhões = 5.844 lucro operacional (ou, se quiseres “lucro bruto”.

            No caso dos “phones” as contas da Micrososft dão-nos a margem bruta (478 milhões, incluídos nos 14.928 milhões, mas não individualizam as correspondentes despesas além das de fabrico (estão englobadas nos 9.084 milhões) nem o respectivo resultado operacional (está englobado nos 5.844 milhões).Então como se pode apurar o resultado operacional (“lucro bruto”) para os “phones” ?.

            É apurável/pode ser estimado, mas não com as contas do trimestre que estão muito sintetizadas. Num comentário/link acima digo que é um prejuízo de 341 milhões.

            Isso corresponde a 471 milhões (margem bruta) – 819 milhões de despesas de I&, administrativas, marketing e outras = – 341 milhões de resultados operacionais (“lucro bruto”).

            Se achas que os 819 milhões é muito para essas despesas, convém lembrar que as despesas a anuais de marketing da Samsung são de 14.000 milhões.

            Os teus 314 milhões de margem bruta, em que só consideraste os custos de fabrico (as peças e o que pagaste à fábrica que os montou) não dão nem para pagar as despesas de marketing do Lumia. Sim, os Lumia dão prejuízo e são vendidos abaixo do custo – porque não são só as despesas de fabrico que são consideradas.

            P.S 1. A quem me aparecer com “conhecimentos” da Wikipédia, especialmente em português, não respondo mais nada.

            P.S 2. O “calhau” tem relação com o “De onde vêm tanta ignorância” 😉

          14. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            … margem bruta dos “phones hardware”, nas contas da Microsoft: 478 milhões (e não 341 /314 que escrevi depois, por ter mais que fazer do que andar a perder tempo com isto).

          15. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Benchmark do iPhone 6
            O Nuno aparenta tem razão! Não é por a tradução literal de “Gross Margin” ser “Margem Bruta”, que “Margem Bruta” tem o mesmo significado em Portugal em termos de contabilidade. Na verdade em Portugal Margem Bruta ou Margem de Lucro Bruto é uma percentagem, e Lucro Bruto é o valor monetário correspondente.
            Mesmo em inglês o termo tem usos diferentes consoante o País!

          16. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            “Também tu Brutus” ?
            Está descansado que nesta matéria tenho obrigação de saber mais do que tu.

            Antes de ires à Wikipédia e ao dicionário, pega nas contas da Microsoft e revê o que escrevi mais acima, em particular:

            “Não é lucro bruto é margem bruta. No último quadro do link que puseste o “phone hardware” contribui com 478 milhões para a margem bruta total, de 14.928 milhões.
            Se agora fores para o primeiro quadro vês que a margem bruta, de 14.928 milhões não inclui as despesas de investigação e desenvolvimento, vendas e marketing, despesas gerais e administrativas e de integração e desenvolvimento.”

            http://www.microsoft.com/investor/EarningsAndFinancials/Earnings/PressReleaseAndWebcast/FY15/Q1/default.aspx

          17. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Benchmark do iPhone 6
            se tens obrigação de saber explica então o que é lucro bruto, lucro operacional e lucro líquido, que são 3 coisas distintas, e indica uma referência para que se possa aprender mais! E não, não fui atrás da Wikipedia ou a um dicionário.
            O que aparece nas contas da Microsoft são os termos em Inglês, não em Português. É isso que está aqui em causa. Em Portugal, Margem Bruta aplica-se à percentagem, tal como no Reino Unido, em quanto nos Estados Unidos tanto se usa para percentagem como valor monetário!

          18. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Não, aqui o que está em causa não é a tradução dos termos em inglês usados nas contas da Microsoft – é se a Microsoft tinha prejuízos ou não com os Lumia.

            Mas eu repito tudo direitinho. Quando há dúvidas nas definições dos conceitos examinam-se as contas, mas os usados pela Microsoft são relativamente standard:

            – Margem bruta (gross margin) = receitas das vendas – custo de fabrico.

            – Margem bruta de venda (em %) = (vendas – custo de fabrico) / vendas (em %)

            No custo de fabrico não entraste com as despesas de investigação e desenvolvimento (conceber o smartphone, testá-lo, e mais o WP), distribuição, vendas e marketing (por exemplo, a publicidade é caríssima), despesas gerais e administrativas (para haver Lumias tem que haver Microsoft e parte dessas despesas afectam-se/imputam-se à àrea dos smartphones) e outras despesas (tirando as de financiamento). Quando à margem bruta tiras estas despesas ficas com:

            – Margem bruta – despesas operacionais referidas = resultado operacional

            – Resultado operacional – custos de financiamento = resultado líquido, distinguindo-se entre antes e depois de impostos sobre os rendimentos.

            Para o efeito – se os Lumia dão lucro ou dão prejuīzo – tanto dá que se chame “lucro bruto” à margem bruta ou ao resultado operacional – o que importa é considerar como o custo do Lumia não apenas o custo de fabrico como também os restantes custos operacionais.

            Nunca viste a conta feita ao contrário, por exemplo no caso da Apple, determinarem o custo dos componentes e depois fazerem – lucro da Apple = preço de venda – custo das componentes (a parte mais importante do custo de fabrico) e depois convertem em percentagem e dá uns lucros fantabulásticos? E os outros custos todos, de investigação e desenvolvimento,etc?

            Aqui é rigorosamente o mesmo – não se pode considerar como custo do produto (Lumias ou outro qualquer) só o custo de fabrico (componentes e o que se pagou à fábrica para fazer a montagem).

            A Microsoft usou dois conceitos claros – margem bruta (gross margin) e resultados operacionais (operating income). Até a definição mal amanhada da Wikipédia em português identifica “lucro bruto” a “lucro operacional” dentro da mesma lógica – para o calcular o custo de um produto tem que incluir os custos todos (menos o de financiamento).

            P.S. Isto são tudo coisas do bê-á-bá. Admito que se pareçam a um puzzle, mas as peças são fáceis de encaixar.

          19. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Benchmark
            Não sei para que é que estás a repetir isso tudo quando fui logo o primeiro a descrever isso sobre os resultados! O Nuno Vieira por outras palavras disse o mesmo,
            Aqui a questão é o termo que se usa em Portugal para essa descrição. O Nuno Vieira disse Lucro Bruto e tu implicaste com isso dizendo que era Margem Bruta. Margem Bruta em Portugal usa-se para a percentagem e lucro bruto é um termo aceitável para o que se está a falar, embora muitas vezes se usem outros termos! Até agora o teu único argumento a defender esse uso em Português é olhar para um quadro em Inglês.

            “o que importa é considerar como o custo do Lumia não apenas o custo de fabrico como também os restantes custos operacionais.”
            No final é isso que importa [e isso tb eu já referi], mas a questão que foi levantada é que dizer “vender com prejuízo” está normalmente associado a vender abaixo do custo de fabrico/venda, algo que em muitas condições é ilegal – coisa que não parece acontecer com os Lumia! Sim, o Nuno Vieira implicou com algo que no contexto poderia ser interpretado doutra forma!

            “depois convertem em percentagem e dá uns lucros fantabulásticos? ”
            Isso é algo diferente pois essas análises sobre os preços de componentes e custo de fabrico são bastante incompletas. Podes pegar nos resultados oficiais da Apple e chegar facilmente à conclusão que a margem bruta global da Apple normalmente ronda os 38-40%, e com os iPhones deverá andar perto dos 50%.

          20. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Agora vens-me com o dumping?! Mas quem que é que te disse que “dumping” era vender abaixo do custo de fabrico? Porquê do custo de fabrico sem entrar com os restantes custos? Entraste no reino da fantasia.

            E vai lá ver – como eu fiz – se a “gross profit margin” da Apple:

            – cobre só os custos de fabrico – pelo que corresponderia à “gross margin” (margem bruta) das contas da Microsoft”

            – ou cobre todos os custos operacionais (os de fabrico e mais os que não me canso de referir, de I&D, distribuição e marketing, gerais e administrativos e outros) – pelo que correspode a “operating income” (resultado operacional) das contas da Microsoft.

            Se me disseres que foste ver as contas e que a “gross margin” da Microsoft” corresponde a a “gross profit margin” da Apple, ainda te posso dizer mais alguma coisa.

            Senão é uma perda de tempo. Pede a alguém que perceba alguma coisa disto que leia a conversa toda.

          21. Avatar de Nunes
            Nunes

            dumping?? Não falei em dumping [isso tem outra conotação e aplicação], falei em venda com prejuízo, algo que na lei portuguesa, por exemplo, está regulamentado e é vender abaixo do custo de venda, isto é, abaixo daquilo que custou a aquisição/produção do produto a vender. Os custos fixos, não relacionados com a produção e que não variam com o número de unidades vendidas [custos administrativos, R&D…], não entram no custo de venda! Se não acreditas vai ver a lei!

            Quanto ao resto, a Apple indica “Gross Margin” nos seus resultados, da mesma forma que a Microsoft. Tal como “Operating income”, etc! Os custos que mencionas aparecem agrupados nos custos operacionais da Apple – custos de distribuição/transporte estão normalmente englobados nos custos de venda [Cost of Sales/Cost of Revenue]
            A única diferença é que a Microsoft sendo maioritariamente uma empresa de software, no global tem relativamente poucos custos de venda e maior margem bruta. Mas com o seu hardware aparenta ter significativamente menores margens que a Apple.

        2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          No comércio sim, é possível determinar o preço de compra (pela fatura) e dizer – fica proibido de vender abaixo do preço de compra, prejudicando a concorrência.

          Na indústria, que é do que estamos a falar, não há nenhuma lei a dizer – pode vender abaixo do custo total, mas não do custo de fabrico. A diferença entre um e outro pode ser maior ou menor, tem interesse para examinar a estrutura dos custos e a sua evolução, mas no fim, o que interessa, é quanto custa o produto (os custos todos, não apenas uma parte) e por quanto se vende.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            Na Indústria tb é possível determinar os custos de produção [mesmo que seja mais complicado de calcular, tb têm facturas e contratos] – há leis da concorrência que regulam a prática de preços predatórios na indústria.
            De qualquer das formas o termo “vender com prejuízo” está associado à prática de venda a baixo do custo de venda, não englobando custos operacionais!

          2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Bom, visto que queres ter sempre razão, desencanta aí a lei que me impede de vender um produto, industrial, abaixo do preço de custo (tenha o custo as componentes que tu quiseres).

            É suposto eu não ter que vender com prejuízo. Mas até posso dar os produtos e ganhar com isso (se vender impressoras e tinteiros para elas, por exemplo).

            Não acontece nada à Microsof se, em vez vender os Lumia – com prejuízo, os der.

            (Acima excluíste o caso do dumping 😉 )

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Benchmark
            Não é proibir, é a autoridade da concorrência poder determinar ser ilegal em determinadas condições a prática de preços predatórios – isso vem na lei da concorrência. No caso duma loja, esta pode vender abaixo do preço de custo em determinadas condições – não é só por ter posto um certo preço que se torna logo ilegal!
            Dumping é um termo normalmente aplicado a comércio entre países. Toda a questão aqui foi sobre ter sido dito “vender com prejuízo”…

      2. Avatar de Zero Zero Sete
        Zero Zero Sete

        1 telemóvel que não venda, quem é que o paga?

    2. Avatar de Edgar Ferreira
      Edgar Ferreira

      Como vemos no Android, a Samsung em termos de baixa-gama só produz lixo. Se vier para o WP na gama média-alta (que é onde já esteve), acho que consegue margens de lucro interessantes. Pode perfeitamente deixar a gama baixa para os fabricantes “linha branca” e para os Nokia/Microsoft mais baratos!

  11. Avatar de NewJ
    NewJ

    Só vejo aqui fan Boys Android em pânico. O WP é melhor que Android em vários aspetos, desde a estabilidade à segurança, e também maia eficientes (rápidos com menos hardware).

    1. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Sério!?!!?! Se o Android também fosse só aos quadradinhos também tinha mais desempenho… E se tivesse meia dúzia de funcionalidades, não largo o meu Android puro por nada…. Se comprasse um Samsung com WP mudava logo para Android!
      A minha opinião falou

      1. Avatar de Edgar Ferreira
        Edgar Ferreira

        Alexandre, nunca usaste WP pois não?

  12. Avatar de NewJ
    NewJ

    Por outro lado, à 1 ano atrás o CEO da Samsung dizia que o WindowsPhone era um S.O. mau (foi publicado aqui no pplware), mas o tiro saiu-lhe pela culatra, tanto promoveram Android que agora só se vêm Wikos, BQs e outros Chineses.. Isto é o facto e agora secalhar vão repensar a estratégia.

    1. Avatar de JJ

      A Huawei é que disse isso… e deixou todos os clientes com o WP8 pendurados, visto não actualizam o firmware para poderem receber a versão 8.1.

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        Na, antes disse o CEO Samsung https://pplware.sitedev.pt/smartphones-tablets/android/samsung-windows-vende-pouco-utilizadores-querem-android/
        Mas parece que em pouco menos de um ano mudou de opinião, é precisamente o Andorid que os está a destruir.

  13. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    até agora esses asiáticos diziam que windows phone era um mau OS. Agora já querem meter! Pois, devem ter visto o windows 10 foi o que aconteceu =D

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Como diz o outro, “Só vendo é que acredito” 🙂
      Mas nunca disseram que o WP era um mau OS, disseram é que não dava lucro.
      Mas há a certeza absoluta que aos fabricantes e operadores lhes interessa que haja alternativas ao Android – no sentido de não haver monopólio (junto com o iOS). A Samsung quis chamar outros fabricantes para o Tizen, mas não pegou. Não é impossível que o WP ganhe “tracção” e venha a interessar outros fabricantes. Actualmente não se vê sinais disso.

      P.S. Cadê a fonte do post?

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        Disse que não dava lucro e que o Windows8 era pior do que o Vista. Só que a MS para dar a volta a estas mentes brilhantes da Samsung, vai dar o nome de Windows10 ao update do 8, e assim já devem ficar contentes.

    2. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      O WP até a versäo 8.1 tinha IMENSAS limitacöes, e até lá tinham toda a razäo, seria dar um tiro no pé. O WP 8.x é a bomba que ja o WP 7.x devia ter sido e o WP8 o que o WP10 irá ser.

      Em todo o caso a MS tem hipótese de remediar tudo se o WP10 for uma evolucäo sensivel, com suporte para HW de topo e modelos que utilizem esse hardware.

  14. Avatar de Pedro Neves
    Pedro Neves

    Estou a queer mudar a informacao de um Android Para windows phone (630 lumia). Eu nao gosto de utilizar as contas da cloud (gmail,hotmail,microsoft account).
    Nao estou a conseguir, importar contactos para o windows phone. O metodo que apresentaram no outro dia (transfer my data), nao importa tudo (birthday, notes,…)
    Alguem sabe se existem aplicacoes para importer/exportar por csv ?
    Alguem sabe como apagar todos os contactos de 1 vez ?
    Os metodos que encontro implicao utilizer a cloud, o que eu nao quero fazer.
    Para quem utiliza windows phone podem tambem me dizer quais as aplicacoes free preferidas ?
    Obrigado,
    Pedro

    1. Avatar de Edgar Ferreira
      Edgar Ferreira

      Pedro, penso que não há grande volta a dar. Para usares o Windows Phone tens que ter uma conta Microsoft associada, e é nessa conta que os contactos ficam guardados. Portanto, inserires informação no telemóvel ou ires ao portal Outlook.com vai dar ao mesmo. Sugiro que entres na página Pessoas no Outlook.com, aí podes importar contactos em CSV, e fazer edição e conciliação com relativa facilidade. Tens medo da nuvem? Ativa validação por 2 passos no Outlook.com, e mete também pin de desbloqueio do ecrã no telemóvel…